Júlio César

Júlio César William Shakespeare

Resenhas - Júlio César

EvaíOliveira 07/05/2022

Publicado em 1559, retrata a conspiração contra o ditador romano Júlio César, seu assassinato e suas consequências. É uma das diversas peças romanas que ele escreveu, baseada na verdadeira história romana, que incluem também Coriolano, Antônio e Cleópatra.

isa 01/05/2022

Primeira peça de Shakespeare que leio e, por não ser uma das que todo mundo recomenda a iniciantes, me surpreendi ao achar a leitura muito fácil (em comparação com o que eu esperava). A edição da Penguin é incrível como sempre e as notas me ajudaram a entender as partes mais difíceis da peça, fora as curiosidades sobre a tradução, o original e os fatos reais.
Fora que a história tá sempre andando, como é comentado pelo tradutor, pois tudo foi comprimido a menores espaços de tempo (o que é ótimo). Fico feliz de ter tido Júlio César como o meu começo para as peças de Shakespeare e lamento ter precisado da influência de outro livro pra isso acontecer (aliás, leiam If We Were Villains!!).
Recomendo a leitura dessa peça (em especial dessa edição, que tá tão bem traduzida que tive vontade de grifar o livro todo).
prblyafuturemilf 23/07/2022minha estante
kkkkkkk to lendo if we were villains e quero ler justamente por isso também

Nernwie 23/04/2022

a cegueira humana
Não foi minha peça favorita de Shakespeare, mas foi uma tragédia que me prendeu do inicio ao fim. Eu li esse livro com muita cautela, peguei uma edição que tinha quase 100 anos! Nem achei ela pra marcar aqui no skoob... fiquei morrendo de medo de estragar essa relíquia kkkkk
Mas enfim, sobre a leitura: achei extremamente interessante a forma pela qual os atos foram divididos, foi muito dinâmico e chamativo, realmente chamou minha atenção do inicio ao fim.
Não vou alongar muito pra não dar spoiler, sei que por ser +1 livro do desafio da rory seria sacanagem contar a história toda aqui, né?
Finalizo dando um selinho ana de aprovação e recomendando pra quem quer uma leitura rápida do desafio :)

Ana Bellot 11/04/2022

Até tu, Brutus?
Um clássico merecidamente. Julio Cesar é uma peça de muitos sabores: vingança, irmandade, patriotismo, poder. Genial.

Lea.0 18/03/2022

?O mal que os homens fazem vive sempre,
mas o bem é enterrado com seus ossos.?

É a terceira vez que eu leio algo do Shakespeare, e esta foi minha segunda experiência no formato de Atos/cenas.
Acredito que pelo formato da história (Atos/cenas) e por ser uma peça, quem não tem costume de ler Shakespeare acaba se perdendo um pouco em um conjunto de partes, mas é possível a compreensão. Além disso quem lê Julio Cesar pela edição da Penguin tem acesso as notas introdutórias e as notas finais (no início e fim do livro) então facilita o entendimento.
Bom clássico, leitura leve, mesmo contendo um esforço maior da minha parte por conta da linguagem culta ser bem carregada.

Hadelen 14/03/2022

É o segundo do Shakespeare que eu leio. Ao contrário do que eu esperava, a leitura não foi tão fluída, mas tem vários diálogos memoráveis.

Lilian 22/02/2022

Julio César
Está também já havia lido. A nobreza está na crença das motivações. William descreve um Brutus nobre pois coloca a liberdade de Roma acima de seus amores pessoais. Ele precisa se firmar nessa crença, pois do contrário, ele foi apenas uma marionete de um sujeito invejoso e manipulador. Na visão colocada Brutus é usado para legitimar uma traição, de modo que a traição deixaria de existir pois o interesse de Roma precisava está a frente de seu próprio coração. Pobre menino rico...

Adriano 20/02/2022

O rei está morto o rei ainda está vivo
Texto grandioso de Shakespeare. Uma traição na política e de uma amizade em prol da nobreza de um fim? o bem público? ou em função do desejo e da inveja??! Tradução e notas da Penguin Books - Companhia das Letras não decepciona. Destaco as notas - suporte fundamental para tirar melhor proveito do livro.

napolimarcy 03/02/2022

ambígua
essa foi a primeira vez que li shakespeare e não sei exatamente o que dizer sobre a peça.
eu já conhecia a história de júlio cesár, não há nada muito diferente do que ouvimos sobre a tragédia de césar e a obra shakespeariana além dos poemas do autor e da ambiguidade imposta na trama.
basicamente, o grande júlio cesár é apenas um coadjuvante, enquanto em toda a obra focamos nos planos de traição, começados por cássio e brutus.
vemos como roma idolatra júlio cesár, e como seus soldados (inimigos que planejavam sua morte) o viam como um tirano ditador. achei roma bastante maleável e influenciável, visto como rapidamente mudavam de ideia após os discursos (o de brutus, fielmente articulado em suas palavras, e logo após o de antônio, que diz-se honrar césar e prostar-se a mostrar o amor do decaído pelo povo e roma).
no final, a inveja que sentiam por césar, os levou a ruir pela própria espada e mesmo assim, brutus achava que tudo o que havia feito era de bom grado, pois amava césar, mas amava ainda mais roma.
(brutus odiara a ditadura, e cássio odiara o ditador)

Gabriel 17/01/2022

Júlio César, de William Shakespeare
Até o mais forte político pode sucumbir...

Primeiro livro do ano, primeira peça do Shakespeare do ano.

Em Júlio César (1599), vamos acompanhar a dualidade que rondava essa figura sagrada (literalmente, pois ocupava o posto de Imperador e de maior autoridade religiosa romana), e os conchavos que levaram ao seu assassinato- com 33 facadas- no Senado Romano.

Acompanhamos muito a trajetória da persuasão de Cassius para trazer Brutus (enteado de César) para o lado dos conspiradores. Marcus Brutus, que já tinha medo da possível tirania vinda de seu padrasto, acaba "cedendo", e junta-se aos outros 7 conspiradores- Cassius, Casca, Trebonius, Ligarius, Decius Brutus, Metellus Cimber e Cinna.

"Ele domina todo estreito mundo
Como um Colosso; e nós, homens mesquinhos,
Sob suas pernas vamos caminhando
Para encontrarmos covas desonrosas.
O homem por vezes manda em seu destino:
A culpa, Brutus, não 'stá nas estrelas
Mas em nós mesmos, se nos submetemos.
Brutus e César; o que há nesse 'César'
Por que ecoa esse nome mais que o seu?"
- Cassius (Pág 9 da peça- Edição da Nova Fronteira)

No dia dos Idos de Março (15 de março), Júlio César sai de sua casa, contrariando sua esposa, Calpúrnia, que teve um sonho premonitório de sua morte- além disso, um vidente já havia avisado a César que ele deveria ter cuidado com os Idos de Março, durante um festival de adoração a César.
Chegando ao Senado, é esfaqueado 33 vezes, o último golpe, dado por Brutus, nos rende uma das frases mais famosas de Shakespeare: "Et tu, Brutus?"

O desenrolar da peça nos mostra as mortes (muitos suicídios) dos conspiradores, por causa de um discurso bastante inflamado e, ao mesmo tempo, passivo-agressivo de Marco Antônio, braço direito de César.

Na minha opinião, é uma tragédia histórica- inclusive, o real título é "A Tragédia de Júlio César". Até porque marca o período entre a criação de Henrique V (peça histórica) e Hamlet (tragédia). Shakespeare tira proveito de uma história romana do século I a.C para criticar a sociedade inglesa da época, bastante dividida e com sérios problemas políticos. Esse período do Reino Unido é marcado pelo reinado da Rainha Elizabeth Tudor, última de sua dinastia (isso significava uma mudança de famílias no poder inglês). O duplo desse fato, na cena, é a mudança da monarquia para a república.

Uma peça marcada pela luta entre a política contra o amor; da honra romana contra a tirania; da persuasão contra os princípios; e a fácil manipulação de isso.

"Desde que Cassius, pela primeira vez
Me atiçou contra César, que eu não durmo.
Entre a execução de algo terrível
E a primeira ideia, o ínterim
Nos fica qual fantasma, ou sonho terrível:
A mente e o fatídico instrumento
'Stão em debate, e o estado do homem
Como um pequeno reino passa então
Por um processo revolucionário"
- Marcus Brutus

Tradução e texto introdutório, ambos de Bárbara Heliodora (li na edição da Nova Fronteira) impecáveis.

Giovanna.Campos 08/01/2022

A tragédia histórica trata de conflitos políticos e conspirações contra Júlio César, em seu período de ascensão política.

Apesar de se chamar "Júlio César", a obra é centrada nos seus principais opositores, Brutus e Cássio, e seu apoiador Marco Antônio.

Para mim, a tragédia não está entre as melhores obras de Shakespeare, no entanto é uma ótima leitura, que envolve seu leitor e o faz refletir acerca do poder e ambição.

Brandes 20/12/2021

Edição perfeita e história melhor ainda
Para todos que dizem que ler peças é chato e para aqueles que falam que literatura antica é incompreensível, complicada e sem humor, conheçam Julio César!

A introdução do tradutor foi impecavel, contando com as notas de roda pé e etc.

Sobre o enredo, fantástico. Ao longo da história você entra em um dilema moral digno de shakespeare e fica entre os traidores e os fieis. Quem estava com a razão?

veebooks 19/12/2021

Excelente
Ótima leitura, apesar de ter demorado muito tempo para terminar.

?Homens assim jamais ficam em paz Enquanto houver alguém maior que eles?

Deborahlendo 19/12/2021

Acho que o problema fui eu
Bom, foi o primeiro livro que li em 2021 e não curti muito. Ainda não tenho muita experiência com Shakespeare, então darei mais chances mais para frente.