O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Hugo 28/12/2020

Os dois primeiros são perfeitos, os três últimos são ruins.
Douglas Adams criou uma trilogia de cinco livros com uma história totalmente maluca, repleta críticas direcionadas ao modo como vivemos e com um humor ácido fantástico. Você não vai levar muito desse livro para sua vida, mas você vai dar boas risadas, isso eu tenho certeza.

Os primeiros dois livros são fantásticos. Neles, o humor de Douglas Adams estava no seu ápice e as situações vivenciadas pelas personagens vão fazer você rir do começo ao fim.. Ao mesmo tempo, você também vai ter uma reflexão ou outra com relação ao modo como vivemos, além de também ficar um tanto quanto confuso com a lógica completamente louca da história.

Infelizmente, por mais que seja triste admitir, a qualidade cai bastante nos últimos três livros. O humor de Douglas se perde, você dará poucas risadas e vai passar a maior parte do tempo simplesmente confuso com as histórias. Como dito anteriormente, desde o começo a história já era suficientemente maluca, mas ao menos antes você conseguia rir bastante com o humor ácido do autor, juntamente com suas críticas pertinentes.

Pelo fato de que os dois primeiros livros são simplesmente fantásticos, beirando a perfeição, o saldo final ainda é positivo, merecendo 3 estrelas. No entanto, confesso que foi trabalhoso terminar a leitura.

Recomendo, mas já aviso que ler os últimos três livros não vai ser fácil.

Fábio Morcego 10/03/2023

Após terminar a leitura, ainda fiquei com a impressão que o que vale mesmo a pena são os livros 1 e 2. Sinto em desapontar os fãs da série, mas os outros parece que o autor perdeu a mão, fico achando que foram escritos por pressão da editora porque a franquia era dinheiro certo, ou algo assim.

Ed Batista 16/05/2020

Indescritível
O melhor livro que já li na vida. O primeiro livro é um pouco parado, mas após ele o universo se expande e não para de ter passagens completamente alucinantes. (Não creio que seja do gosto de todos)

André 28/01/2022

Não se esqueça da toalha... porém foi esquecida a essência.
Comecei esse livro com as expectativas lá em cima, afinal "O Guia do Mochileiro da Galáxias" era um livro que eu queria ler faz tempo, super aclamadíssimo e que junta duas coisas que eu gosto bastante: ficção científica e, principalmente, o humor.

O primeiro livro é simplesmente perfeito, a história é muito bem construída, os personagens são super carismáticos, as tiradas são sensacionais e a gente consegue se localizar no meio de toda a bagunça do livro - bagunça essa que não é nem um pouco um defeito, muito pelo contrário, se não fosse pela bagunça DUVIDO que o livro seria tão bom.

Já no segundo, eu achei que o rumo da história ficou mais embaralhado. Muitas idas e vindas, mas ainda conservando a essência da saga. O terceiro também é muito bom, e já dá pra notar nesse livro que a escrita vai ficando um pouco mais narrativa e menos humorística, o que NESSE LIVRO não me incomodou, porque o enredo compensa demais.

Agora, o quarto livro eu terminei na força do ódio, parece que esse livro foi escrito por uma pessoa completamente diferente. O livro anterior já tinha dado um bom final pra cada personagem, mas nesse volume parece que TODOS ELES perdem a essência. O enredo não coopera e é tudo meio chato, até as piadas não são tão boas como eram. ENfim, um horror.

O quinto, daí sim resgata um pouco dos primeiro livros. Também é mais paradão como o terceiro, mas desenrola a história muito melhor que o quarto. Se eu pudesse mudar alguma coisa nessa saga, eu tiraria de vez o 4o livro, dizia que os três primeiros eram a trilogia original e o 5o livro seria um spin-off pra fechar com a história.

Assim fica minha avaliação:
1 - O Guia do Mochileiro das Galáxias - ????? + ?
2 - O Restaurante no Fim do Universo - ??? 1/2
3 - A Vida, O Universo e Tudo Mais - ???? 1/2
4 - Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes - ??
5 - Praticamente Inofensiva - ??? 1/2

Lucas 31/12/2020

Cada vez melhor
Já é a terceira vez que leio esta 'triologia de cinco livros' e toda vez percebo alguma piada ou sacada genial que tinha deixado passar das outras vezes. Esse é o típico livro 'ame ou odeie". Já indiquei pra amigos de devoraram todos os livros e outros que não passaram do primeiro capítulo. Recomendo muito que você ao menos tente, que talvez você não se arrependa. (PS: Essa edição de capa dura da editora Arqueiro está fantástica)

Marina S 03/04/2021

A viagem perfeita
Posso dizer com tranquilidade que é um livro perfeito. Consegue ser cômico, alucinante, com cenários e momentos que fogem do imaginável. Arthur, Ford, Trillian para mim foram os personagens perfeitos nessa aventura. São sarcásticos e aventureiros, tendo a humanidade questionada em alguns pontos por seus envolvimentos com seres de outros mundos. Leitura prazerosa, com muitas surpresas e muita comédia.

Izabelvidal 31/12/2022

Justificando a nota, eu não entendi muito bem o final mas no geral o livro é muito bem e consegue prender o leitor do começo ao fim

vicnako 13/01/2023

Mais um pra minha lista de favoritos
Eu comecei esperando que fosse ser um livro sério, parecido com algum filme de ficção científica moderno, mas fico feliz de ter errado.

O livro é extremamente engraçado, me fez rir em voz alta várias e várias vezes, coisa que nenhuma leitura fez antes. A história é engraçada, os personagens são memoráveis e cheios de personalidade (o andróide paranoide, Marvin, é o meu favorito), e os conceitos de ficção científica são incrivelmente interessantes e inteligentes.

Todo o plot é entrelaçado e nada fica solto ou obsoleto na história, é extremamente satisfatório chegar em um capítulo e perceber como ele se liga com eventos anteriores do livro. Foi o primeiro livro que li do Douglas Adams e já considero ele genial.

Todos que se interessam por ficção científica e coisas engraçadas deveriam ler esse livro, com certeza foi uma das minhas leituras mais prazerosas, me entreteve e me prendeu do início ao final.

Jonatas Salomão 04/12/2020

Incrível no começo,mas depois...
Você começa maravilhado pela saga no primeiro e segundo livro,mas ja no terceiro o negócio fica estranho...A leitura se torna muito arrastada e confusa,o final do quinto e último livro então ? Achei decepcionante

João Pedro 06/04/2020

Não entre em pânico. (Praticamente Inofensivo)
Esse livro as vezes é completamente incompreensível, Tem muitos conceitos de Física e Biologia que vão acabar te "bugando" kkk, mas a história e os personagens são muito bons, principalmente Marvin, o andróide Depressivo.
Dos 5 livros oque menos gostei, foi o 3 : A Vida, o Universo e Tudo Mais, por ser extremamente confuso.
Recomendo a leitura.Ressaltando que, acho que vale mais a pena ler este livro caso você já seja um leitor com um pouco de experiência, para evitar maiores sofrimentos que nem sofri, as vezes me perdendo na história e não compreendendo nada do que era dito xD.
Foi uma ótimo experiência, e ler este livro me fez perceber o quão complexo o Universo pode ser e o quão grande ele é, e que dele, pouco sabemos.

”O Universo, como já foi dito anteriormente, é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar.”

"Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.”
---------------------------------------DON'T PANIC !!!! -------------------------------------------------------------

Indie.Ingrid 28/02/2022

42...
Uma aventura tão aleatória quanto as aventuras de seus personagens.

Quando você pensa que entendeu o universo, ele explode, se reinventa e começa tudo de novo numa forma ainda mais intricada.
E se isso não for o suficiente, o espaço tempo ainda se retorce mais uma vez.

Mas quando se encontra personagens tão carismáticos, numa narrativa tão bem humorada, é simplesmente impossível parar de ler

Mateus Guarnieri 09/02/2022

Mediano
Eu sei que é um clássico, gostei bastante do começo, mas achei que do meio pro final se tornou algo repetitivo e chato. Sem contar algumas "zueirinhas" desagradáveis com o cristianismo(o que já era de se esperar, o autor é ateu).

Dominique.Auler 18/04/2021

Talvez a melhor sequência de palavras já colocadas em sequência por alguém deste canto da galáxia.

Marcinhow 21/02/2022

Não entre em Pânico!
42 é a resposta e isso é o que importa!
A série como um todo é muito boa, mas a queda de qualidade a partir do quarto livro é muito grande!
Vale a pena pelos três primeiros livros!

Yara 07/08/2023

Quando pensei que tava entendo algumas partes do livro, na verdade eu não tava entendo era nada. Kkkkk
Na realidade a melhor parte do livro que achei foi o último livro, esperava por esse final? Claro que não. Mas me deixou completamente transpactada. Mas no final do livro senti falta do Zaphod.