Encarcerados

Encarcerados John Scalzi

Resenhas - Encarcerados

Gabi 28/01/2021

Encarcerados
Uma das melhores ficções científicas que eu já li, uma história intrigante e muito gostosa de ler!

GabrielxxGarcia 11/12/2021

Vale demais a leitura!
Adorei a construção de universo, a idéia do autor para os robôs foi incrível, não saber o sexo dos personagens traz um dinamismo todo atual para a história, faz a gente perceber como o gênero (dos personagens) nas histórias são superestimados. Ansioso pelo próximo livro da série!

Renata 09/01/2021

Uma ficção científica muito bem construída e desenvolvida; o mundo dos hadens me prendeu bastante e fiquei curiosíssima por mais. Gostei muito da mistura com a investigação policial, mas achei que as coisas foram desvendadas com muita facilidade, sem muito mistério.

Por ser um livro curto, acho que valeu a pena

I. Cristhini 18/07/2023

Gostei bastante, li praticamente em um dia, o mais assustador é pensar que é algo que provavelmente aconteceria na vida real

marina510 25/01/2021

meio uau meio meh
o grande ponto positivo desse livro é sua história e ficção científica complexa e interessante. apesar de deixar umas coisas a esse respeito mal explicadas, é muito bom acompanhar a construção de tudo, além de como esses aspectos são usados para resolver os conflitos. o único pecado para mim foi o pouco e, quando feito, corrido desenvolvimento de personagens, não consegui me apegar a eles e muitas vezes suas narrativas soam pedantes e forçadas, mas não acho que havia um foco nisso, pela história que o autor se propôs a trazer. enfim, vale a leitura, vai prender e trazer momentos de "uau" com certeza. :)

Gisele @abducaoliteraria 07/04/2018

Romance policial com sci-fi
John Scalzi tem um estilo de narrativa estimulante e viciante. Mesmo quando você está diante de inúmeras informações que dão um nó na sua cabeça, não consegue diminuir o ritmo de leitura; você quer ler mais e mais. Encarcerados segue um estilo completamente diferente da série Guerra do Velho, mas o autor foi capaz de apresentar um mundo tão impressionante quanto.

Devido a uma pandemia global que matou milhares de pessoas no mundo, a humanidade é forçada a se reestruturar para lidar com as suas consequências, investindo valores exorbitantes em saúde, pesquisa e tecnologia. Depois de atingir a primeira dama dos Estados Unidos, Margaret Haden, sua mais notável vítima, o vírus ficou mundialmente conhecido como Síndrome de Haden. Um dos estágios mais cruéis da doença, leva o indivíduo à paralisia completa do sistema nervoso somático, sem chances de reversão. Sua mentalidade e consciência continuam em perfeito estado, mas você é incapaz de se mover; perde toda a capacidade física, inclusive a de se comunicar. Fica encarcerado dentro de si mesmo.

Uma das saídas para reverter essa situação foi implantar uma rede neural no cérebro dos que sofrem de encarceramento, permitindo que eles retomem as suas vidas através da transferência de sua consciência para androides, carinhosamente conhecidos como C3. Este é o plano de fundo para a história de Scalzi, que mostra através de Chris Shane, um Haden, como é viver dentro dessa perspectiva - a de também milhares de outras pessoas. Chris é o novo agente do FBI, e junto com a sua parceira Vann, precisa desvendar um crime estranho e misterioso logo no seu primeiro dia de trabalho.

Como fujo um pouco de sinopses, entrei de cabeça dentro dessa história sem saber absolutamente nada sobre ela. Acabei me surpreendendo bastante com o mundo futurístico e a forma que a trama foi se desenvolvendo. Me senti lendo à um romance policial, com ótimos elementos de ficção científica, à lá Isaac Asimov.

Como vocês devem ter notado, Scalzi nos oferece uma construção de mundo distópica intrigante e verossímil. Sem dúvidas, foi o ponto alto da trama.  É plausível as várias possibilidades que a humanidade encontrou para se esquivar dos problemas, transformando o terrível acontecimento em algo positivo. Quando comecei a leitura, imaginei que o mundo sucumbiria por causa da doença, mas ele deu a volta por cima e conseguiu evoluir. Por conta desse período de transformação e readequação da humanidade, também nos deparamos com muitos jogos de interesses políticos.

Vann e Chris formam uma dupla sinérgica, divertida e promissora. Mesmo bastante diferente um do outro, o humor dos dois combina, e quando começam a trabalhar juntos, entram numa sintonia muito boa, digna de um bom par de agentes do FBI. Como sempre, os diálogos são ótimos, carregados de sarcasmo e um humor delicioso que já se mostrou a marca registrada do autor. Mesmo quando você está diante de uma situação que tem tudo para ser mais tensa, ele consegue encaixar motivos para te fazer rir e se descontrair - como por exemplo, Chris Shane é um desastre e ao mesmo tempo um perigo com uma panela.

Ao terminar a leitura, senti que faltou um pouco mais de tensão e emoção na história, principalmente na reta final. Gosto de temer pelos personagens principais e por aqueles que estão à sua volta, e sei que o autor sabe fazer isso muito bem.

Um fator interessante e que pode agradar aos fãs de Jogador Nº 1, é que existe um mundo não físico - não uma realidade virtual, porque para um Haden o mundo não físico é tão real quanto o físico - conhecido como Ágora, o local de maior ponto de encontro entre Hadens, que me fez lembrar muito do Oasis.

"Me disseram que meu espaço liminar é como a escuridão de um túmulo. Mas acho que é como a escuridão da outra ponta da vida. A escuridão de tudo o que está à frente, não de tudo  que ficou para trás".

Como sempre costumo dizer, começar a ler ficção científica pelos livros de John Scalzi é uma ótima decisão. Ele é capaz de construir um mundo bem arquitetado, carregados de informações complexas, mas que são conduzidos por uma narrativa fluida e trama divertida que possibilitam você de acompanhar a história sem problemas. Muito pelo contrário, quando acaba, você quer mais. Ainda não entendo como é que os livros desse homem ainda não foram adaptados. Mais Scalzi, por favor!

site: http://abducaoliteraria.com.br
Odair.Souza 08/05/2018minha estante
undefined

Valena.Monteiro 27/09/2021

Gostei muito da história, no começo não tava entendendo muito, mas depois que comecei a entender foi super gostoso de ler.

Danielle 03/05/2020

Encarcerados - John Scalzi

5 estrelas

Logo na primeira página somos apresentados a uma pandemia mundial que levou muitas pessoas a uma condição de paralisia apenas do corpo "encarcerados". A maneira que foi encontrada para lidar com isso foi a criação de robôs que recebem a coinciência dessas pessoas, como também integradores que alugam seus corpos (apenas pessoas que se curaram da doença seriam capazes de receber a coinciência da pessoa paralisada) e uma mundo virtual chamado Ágora onde os paralisados poderiam ter uma "vida".

Entendido este conceito de novo mundo onde humanos conviem com robôs e corpos alugados, iniciamos a trama com um assassinato envolvendo um integrador morto e outro no local do crime. A equipe do FBI de encarcerados vai para o local do crime investigar e aí começa a trama se desenrolar.

A trama é envolvente do início ao fim, a mistura de ficção científica, suspense e distopia ficou bem encaixada no contexto.

Impossível não comparar a síndrome de Haden com o momento atual que estamos vivendo hoje com a Covid 19 tanto pela questão da pandemia, quanto os sintomas iniciais, velocidade de transmissão e mortalidade. Um dos momentos em que uma encarcerada relembra como pegou a doença me emocionou, ela disse ter 16 anos na época e foi para uma festa clandestina em uma cidade que estava em quarentena e acabou ocasiando a morte do pai. Quando a ficção encontra a realidade que vivemos nesse momento.
Anderson 03/05/2020minha estante
Me lembrou a sinopse de um filme chamado Os Substitutos

Danielle 03/05/2020minha estante
Legal vou procurar

thaissdl 20/05/2021

tem uma história muito interessante e uma ideia muito legal, mas acho que foi escrita de um jeito muito confuso

michele 25/04/2021

prato cheio pra quem gosta de uma misteriozinho inteligente
achei o desenvolvimento da história e dos personagens 10/10 mas confesso que em algumas partes fiquei confusa mas é mais pela minha falta de atenção mesmo, o livro é ótimo! ps: a forma de contaminação dos hadens me lembrou o corona ? nem em ficção eu me livro desta praga

Matheus.Felipe 28/06/2020

Como ainda não fizeram um filme desse livro?
Encarcerados é um livro muito instigante e agradável de se ler. John Scalzi já entrou pra lista dos autores que irei ler todas as obras que lançar.
A criação de mundo desse livro é fenomenal. O otimismo do autor quanto ao senso de comunidade e auxílio do ser humano é uma dessas qualidades difíceis de serem encontradas em qualquer um.
Se vc gosta de ficção científica ou de mistério, esse livro é um prato cheio.
Recomendo demais!

Alan 05/05/2021

Sobre Hadens e Integradores
Gostei bastante da leitura, especialmente por sua estrutura feita em grande parte por diálogos, onqienora mim deixa a leitura bem fluida.

O que sem dúvida mais me chamou a atenção foi o universo onde se passa a história e as mudanças sociais causadas por essa nova realidade. Pessoas afetadas pelas sindrome Haden acabam enclausuradas em seus próprios corpos, e a solução encontrada através de avanços nas pesquisas foi a tranferir a consciência dessas pessoas para robôs.

O universo criado no livro e as adaptações que passam a ser feitas em decorrência da síndrome Haden geram discussões bem interessantes, entre elas a questão do capacitismo. Em um universo onde grande parte da população precisa transferir sua consciência para robôs com intuito de se reinserirem socialmente na comunidade, essa mudança começa a gerar preconceitos.

A situação politico-social que o livro apresenta também gera bastante interesse. Como forma de reintegrar pessoas encarceradas o governo criou um grande fundo de pesquisa e incentivo nessa área. No momento atual da história o senador acaba de aprovar um projeto de lei para cortar gastos desse projeto.

Outro ponto interessante são algumas passagens que falam de adaptações da sociedade, como por exemplo, um trecho onde o protagonista, que tem haden, vai visitar um apartamento para alugar e a corretora apresentar novos modelos de locação para hadens, bem menores e sem itens "humanos" afinal um haden precisaria apenas de um espaço para recarregar seu transporte e tal um espaço para o berço artificial que abriga seu corpo.

O sistema de Integradores também é explorado de forma bem interessante, inclusive com uma cena onde há um haden masculino que se íntegra com uma haden mulher, uma integração transgênero.

Gostaria de ver mais histórias nesse universo para ver certos conceitos mais explorados, como a Ágora.

A trama policial em si também é bem desenvolvida e envolve toda a situação política explicada logos nos primeiros capítulos do livro.

Karol 09/05/2021

Uma história com elementos de ficção científica mas com aquele gostinho de filme policial.
Super indico pra quem é fã de histórias de detetives. Além desse aspecto, temos uma perspectiva muito interessante sobre PCDs. Mais um título interessante pra pensarmos questões de capacitismo de forma fluída e natural. ??? ?
Lari 09/05/2021minha estante
O final dele é fechadinho? Vai ter sequência e eu queria saber se seria obrigatório comprar

Karol 09/05/2021minha estante
Final fechadinho! Inclusive to sabendo por você que tem sequência. Durante a leitura do livro eu torci muito pra que houvesse, mas o final não dá nenhum sinalzinho disso. Então acho que será algo do mesmo universo mas uma história independente, digamos assim.