Encarcerados John Scalzi

Resenhas - Encarcerados

Di3gao 12/11/2021

Sci-fi e investigação combinou muito
Encarcerados se tornou um dos meus livro favoritos de longe.
O autor usou dois gêmeos literários bem diferentes e conseguiu fazer isso muito bem, criando uma história bem desenvolvida e um universo criativo e tecnológico. Os personagens criados também são bem trabalhados, aprofundados e muito carismáticos.
O livro apresenta muito bem as partes tecnológicas, os C3 por exemplo, e a parte investigava, que consegue te prender ao livro e possue uma conclusão lógica. Além de unir esses dois fatores fazendo a parte tecnológica ajudar na criação e resolução do crime.
A leitura é muito fluída, até os maiores capítulos são lidos em um instante, e os diálogos possuem muita importância no futuro da trama. Também são apresentadas questões que possuem grande influência no desenrolar da história, como a política e o preconceito sofrido pelos hadens.
Ou seja, eu recomendo muito esse livro e é uma ótima porta de entrada para o mundo da ficção científica.

GabrielxxGarcia 11/12/2021

Vale demais a leitura!
Adorei a construção de universo, a idéia do autor para os robôs foi incrível, não saber o sexo dos personagens traz um dinamismo todo atual para a história, faz a gente perceber como o gênero (dos personagens) nas histórias são superestimados. Ansioso pelo próximo livro da série!

Ivan 19/01/2021

Um ótimo paralelo com nossa indústria farmacêutica
Nessa obra de John Scalzi vemos uma sociedade que poderia ser facilmente a nossa em um futuro próximo, onde pessoas em um estado especial vivem "encarcerados", usando um sistema de corpo robótico, conhecido como C3 e um ambiente virtual exclusivo, chamado de Ágora, tudo controlado pelo governo com apoio da iniciativa privada.
A história se desenrola em volta de um suicídio e do dia a dia do policial novato Chris Shane com sua parceira Vann, em meio a um caos de interesse e traições.
Leitura rápida, sem nenhuma enrolação, sempre vai direto ao ponto e de maneira linear, como todos os outros livros que li desse autor.
Se você está a procura de um livro de suspense e ficção científica distópica recomendo fortemente, e se não estiver procurando nada disso recomendo também, porque ler algo do Scalzi sempre é recomendado.

Renata 09/01/2021

Uma ficção científica muito bem construída e desenvolvida; o mundo dos hadens me prendeu bastante e fiquei curiosíssima por mais. Gostei muito da mistura com a investigação policial, mas achei que as coisas foram desvendadas com muita facilidade, sem muito mistério.

Por ser um livro curto, acho que valeu a pena

marina510 25/01/2021

meio uau meio meh
o grande ponto positivo desse livro é sua história e ficção científica complexa e interessante. apesar de deixar umas coisas a esse respeito mal explicadas, é muito bom acompanhar a construção de tudo, além de como esses aspectos são usados para resolver os conflitos. o único pecado para mim foi o pouco e, quando feito, corrido desenvolvimento de personagens, não consegui me apegar a eles e muitas vezes suas narrativas soam pedantes e forçadas, mas não acho que havia um foco nisso, pela história que o autor se propôs a trazer. enfim, vale a leitura, vai prender e trazer momentos de "uau" com certeza. :)

Paulo.Henriqui 21/05/2021

Muito Bom.
O melhor livro de romance policial que já li, também um dos melhores em termos gerais kkkkk

Mar 07/04/2023

Uma premissa não basta
Há pouco mais a ser dito sobre Encarcerados, de John Scalzi. O que há de melhor no volume - sua capa, com arte de Josan Gonzalez, e a premissa - não conseguem carregar nem mesmo o primeiro capítulo, no qual a prosa simplérrima e repetitiva de Scalzi entendia quem lê e deixa clara a falta de interesse do autor em estabelecer a visualidade de seu mundo. Nada em Encarcerados consegue transpassar seu nome em questão de descritivos, o protagonista Chris Shane habita um mundo de substantivos, exemplificados por como tanto seu corpo real, de carne e hoje, como os androides chamados de C3 que habita para viver não são descritos jamais, assim como qualquer sala, rua, escritório, conhecido, suspeito, e a lista continua para tudo, menos a sala de troféus do pai do agente Shane, uma passagem arrastada de longos parágrafos descritos da maneira mais factual e pouco inspirada possível para que se entenda algo óbvio, o talento e riqueza do pai de Shane. Scalzi simplesmente parece ter esquecido como escrever um bom equilíbrio entre mostrar e contar, assim como parece ter esquecido que para escrever uma FC convincente com algum tipo de crítica ou ponderação social, aqui, direitos de PCDs, é preciso de fato estatar uma opinião sólida sobre algo, não sair pela culatra com um criminoso bilionário cujo objetivo é ser mais bilionário.

Em suma, Encarcerados é um aglomerado de diálogos clichês de romance policial, mais de 300 páginas que se passam no flash de um filme Tela Quente que será esquecido em três dias. Os personagens já começam prontos, assim como muitos outros são introduzidos apenas para povoar o mundo, de forma tão descartável que é distrativa (como os gêmeos habitando a casa onde Shane vai morar). A lista continua.

Infelizmente, um desperdício de um punhado de ideias inteligentes e uma FC que ao menos tenta abordar uma questão com muita vazão de ser tratada em FC, sem sucesso.

ArturDamas 11/03/2023

Sci-fi
Uma ótima leitura para fãs de ficção-científica. Os pontos altos do livro são a construção de mundo e elementos científicos que são introduzidos.
Tirei metade de uma estrela por conta da investigação policial que por um breve momento quase me foi desinteressante.

Gabi 28/01/2021

Encarcerados
Uma das melhores ficções científicas que eu já li, uma história intrigante e muito gostosa de ler!

Lucas 20/04/2023

Demorei um pouco para me acostumar com a escrita do autor. Estou mais acostumado quando tem muita descrição dos personagens e do ambiente, e terminei achando um pouco estranho de início. Quanto a história, eu achei muito boa a criação do universo, e todo o plot por trás da história, senti apenas falta do desenvolvimento dos personagens ao longo dos capítulos.

lumybea 03/02/2021

Encarcerados
É bem confuso. As explicações sobre as redes neurais e toda a situação da doença não me ajudaram muito no começo. Só fui entender mesmo lá pros 40%. O final é bem interessante.

Valena.Monteiro 27/09/2021

Gostei muito da história, no começo não tava entendendo muito, mas depois que comecei a entender foi super gostoso de ler.