Encarcerados

Encarcerados John Scalzi

Resenhas - Encarcerados

Maria 12/02/2024

Não prometeu nada, entregou tudo!
Uma história onde um vírus matou milhares de pessoas, nem tão distante da nossa realidade, hein? ?

confesso que demorei um pouco a pegar o fio da meada do livro; entretanto, meus amigos, o que sinceramente me pegou aqui foi a transferência da consciência humana para corpos sintéticos, apresentados como C3. imagina só, máquinas sendo conectadas na sua consciência pra que você funcione fora do coma normalmente em um corpo "emprestado"? coisa de maluco.

sei que o livro também tem uma pegada cyberpunk, mas na minha cabeça eu tava dentro da própria cidade de blade runner 2049.

glhrmnc 17/08/2020

Me prendeu mais no final, o que atrasou bastante a minha leitura. Gostei do livro, gostei da história e mesmo que o estilo de escrita (muito diálogo, pouca descrição) não seja meu favorito não chegou a incomodar muito.
Mas realmente passei as primeiras 200 paginas sem entender nada que tava acontecendo, acho que talvez eu releia daqui a uns meses.

greek tragedy. 13/05/2023

Amei muito essa leitura. eu comecei esse livro sem muitas pretensões mas ao mesmo tempo com algumas expectativas, já que tinham me indicado Encarcerados.
o livro é uma investigação policial com uma mistura de sci-fi (quem ler a sinopse vai entender, mais ou menos).
esse livro me fez sentir muitas coisas durante a leitura, coisas que eu não esperava sentir. eu ri, eu fiquei triste, eu fiquei empolgada com o rumo da história, eu me apeguei aos personagens. nada do que me prometeram quando me indicaram esse livro. eu achava que ele ia fazer a minha cabeça explodir com plot twists e etc, mas a não ser quando o autor está explicando o universo criado, é um enredo relativamente "simples", não tem muito mistério sobre quem fez o quê, é mais a condução da investigação pelos personagens. isso faz com que o livro não tenha ritmo, você não percebe muito em que ponto você está na história, mas isso não me fez desgostar da história, foi apenas algo que eu reparei mesmo. enfim, uma leitura muito legal e envolvente, gostei mesmo.
p.s.: eu nem costumo ler os agradecimentos pela pressa de terminar a história, mas o desse eu li e achei uma gracinha, vale a pena.

Hezrom Vieira 14/07/2021

Em um futuro Cyberpunk um assassinato acontece...
Em um futuro não datado, em um universo meio cyberpunk, uma doença atinge a humanidade em escala global. As vítimas dessa doença sofrem de maneiras distintas suas sequelas, alguns ficam incapacitados de se mover fisicamente sem o auxílio de máquinas e outros servem como "corpos temporários" para os primeiros. Em meio a esse ambiente um assassinato ocorre, mas será que é apenas isso?

O enredo, muito bem escrito por sinal, te prende nas páginas do livro e, na medida que a trama se desenrola, novos problemas e dilemas são colocados, fazendo com que você queira saber o que está acontecendo.

Preconceito, doença, acessibilidade, crítica social, todos temas sensíveis são apresentados e trabalhados pelo autor sem que o enredo principal se perca.

Recomendo para fãs de romances policiais e ficção científica.

Wagner 01/12/2021

Suspense e ação na medida certa
O autor da Guerra do Velho veio com uma história de mistério e ficção científica. A trama é amarradinha, fácil de ler, ideal entre leituras mais pesadas. Boa diversão.

Matheus 15/08/2020

Universo distópico/utópico (?) totalmente coerente
Finalmente eu terminei essa leitura. Que livro, meus amigos.
"Encarcerados" vai contar a história do agente do FBI Chris Shane, que acabou de ingressar na polícia e logo de cara recebe um caso de assassinato intrigante. Nesse mundo pós pandemia, todas as pessoas afetadas pela doença de "Haden" desenvolveram condições cerebrais únicas. Todas elas podem transferir as suas mentes de um lugar a outro. Explicando melhor, os "encarcerados", um dos grupos sobreviventes, são pessoas que ficaram adormecidas em seus próprios corpos, ao meu ver em estado vegetativo, sem a possibilidade de se moverem, falarem ou fazer qualquer outra coisa senão apenas respirar deitados numa cama. Por conta disso, o governo criou corpos robóticos, androids, por assim dizer, que pudessem alocar as mentes dessas pessoas, para que assim elas pudessem se reintegrar a sociedade. É como se elas fizessem uma possessão nesses corpos de robô, controlando eles mentalmente e à distância. Chris Shane, nosso protagonista, é um deles, um "haden", um policial do FBI em um corpo robótico. Bem legal, né?!
Além disso, existem os "integradores", um outro grupo de pessoas sobreviventes a doença de "Haden" e sem sequelas na coordenação motora, podendo viver suas vidas normalmente. O interessante é que esse grupo tem uma condição cerebral que permite que o outro grupo, o dos "encarcerados", usem seus corpos, assim como eles fazem com os corpos robóticos, porém dividindo a mesma consciência e controle daquele corpo e por tempo limitado. Inclusive os integradores são pagos em dinheiro para que os Hadens "aluguem" e usem seus corpos. Resumindo: Encarcerados podem possuir corpos robóticos e corpos humanos dos "integradores."
Eu achei essa história genial por conta disso. O autor consegue escrever uma história com uma temática absurda e improvável de uma forma tão coerente que faz parecer ser totalmente possível de acontecer.
A escrita é fluida e frenética, especialmente no final, um livro que você lê em 2 ou 3 dias, dependendo do seu ritmo. Além disso, eu senti uma vibe bem "Exterminador do Futuro" lendo esse livro, e pra quem é fã dessa temática, o livro é um prato cheio.
Vale muito a pena ler essa história.

Will 20/08/2021

Muito divertido
Vim pra esse livro sem saber de nada sobre e sem muita expectativa, mas me surpreendi bastante com a escrita gostosa, lia várias páginas de uma vez sem me cansar, gostei muito disso.
A história é bem diferente das coisas que já li, os personagens não são tão cativantes assim, mas são legais. A trama em si é muito interessante, o autor constrói bem todo o mistério em volta do caso, não pude prever qual seria a resolução, o que é um ponto positivo.
Leitura bem divertida, nunca tinha lido histórias policiais então não tenho tanta referência, mas gostei bastante, ainda mais a junção disso com a ficção científica, fiquei levemente confuso em algumas partes, mas nada que me atrapalhou, no geral uma experiência muito boa, recomendo.

Marie 04/02/2021

Resenha de uma mocinha sem especialidade literária
John Scalzi me ganhou com A guerra do velho e sua trilogia, os grandes motivadores que me fizeram vir para este livro. Mas a experiência é bem diferente, e isto não é um defeito nada obra.
Encarcerados não é apenas um livro de ficção, ele é uma visão de um mundo segregado em pessoas com características diferentes que foram inicialmente consideradas doentes, jogados de lado e tratados como seres moribundos. Até conseguirem atingir nível de sociedade por simpatizantes e até chegar ao nível de serem odiados pelos avanços que promoveram ao "mundo físico" - leia a obra para entender.
É um livro muito interessante para se pensar no efeito da acessibilidade, na definição de o que é doença, no que une um grupo, e principalmente, do não tratamento culposo com dó e pena a pessoas diferentes.
Lunardi 04/02/2021minha estante
Amei a resenha

mdudalivros 28/02/2023

Encarcerados foi uma leitura divertidinha e nada mais que isso. Acho que o autor tinha um plano de fundo incrível que não foi muito bem aproveitado. A construção desse mundo pós pandêmico, com todas as suas artimanhas político-comerciais é muito interessante, assim como o caso policial em si. No entanto, o que me deixou desconectada da história foi os personagens e a forma com que o caso foi resolvido. Shane e Vann trocam diálogos que não parecem corresponder a algo que eles falariam, visto que o molde dos personagens foi mudando ao longo da história, parecia que eles eram muito fluídos, com um forte toque infanto-juvenil. A outra questão foi que não vemos o destrinchar dos planos dos personagens para a grande resolução, então pareceu que tudo caiu do céu de ?mão beijada?. Além disso, em algumas partes eu me perdia completamente por ter longas descrições sobre software, hardware, patches e etc. Fiquei triste porque tinha altas expectativas para esse livro, e o que eu recebi dessa história não passou nem perto do que o que eu esperava.

Tati 29/08/2021

Incrível
Achei que deu muito certo a mistura de investigação policial com ficção científica. A leitura foi extremamente fluída e traz questões muito atuais sobre um mundo depois de uma pandemia. Além de toda trama envolvendo a investigação, a história também aborda temas como tecnologia, política, economia, etc. Amei o desenrolar dessa narrativa e os questionamentos que ela traz. Favoritado!

Larissa.Diniz 26/07/2020

foi impossível largar a leitura depois que comecei a ler. primeira ficção científica que leio e não achei que fosse gostar tanto. algumas coisas só começaram a fazer sentido na minha cabeça depois da metade do livro, o que tornou a experiência de leitura mais rápida pra mim.
amei.

Giovanna.Pereti 21/03/2021

Talvez um pouco bobo
Mas quem disse que os bobos não são legais?

Ele tem uma pegada bem diferente mesmo. Só de pensar em algo que mistura ficção científica, distopia e romance policial... no mínimo interessante!

Gostei da trama, os personagens são leves e cativantes. Mesmo tendo mais de 300 páginas, tu não sente! É um livro realmente leve e intrigante.

Natasha 29/12/2021

Difícil, mas muito bom
O livro começa confuso e vc não entende nada, mas vai passando a história, os personagens são apresentados, e começamos a entender tudo. O autor tava drogado quando escreveu, não é possível.
Motivos pra vcs lerem:
- Vann perfeita, linda e maravilhosa. Nunca errou ?
- Palavras novas
- A dupla principal não fica junto ?
- É mó legal ?