Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado




Resenhas - Tieta do Agreste


141 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Daiane539 02/03/2023

Sempre Amado
Os livros de Jorge Amado, apesar de às vezes nos arrancar risadas, nunca vai ser apenas uma narrativa qualquer.
Tieta do Agreste é repleto de assuntos polêmicos, corrupção, poder, moralidade, tabus, hipocrisia religiosa.
Tieta é uma pastora de cabras, com uma libido fora do comum, e por esses gosto apurado por homens o pai, tirano, a expulsa de casa. Ela vai fazer a vida em São Paulo, depois de anos regressa a Agreste, uma cidadezinha do interior, mas que tem seus encantos.
Eu adorei passar esses dias em Agreste, conhecer todos esses personagens apaixonantes.
Jorge, não e à toa que você é Amado. ???
comentários(0)comente



Rafael 25/02/2023

Sobre o valor das coisas não precificáveis.

Tieta é o terceiro livro de Jorge Amado que li, e para mim, fica cada vez mais claro que esse simpático baiano é o autor brasileiro que mais gosto de ler. Com grande sensibilidade ele consegue descrever nos seus livros as dores e as alegrias do povo brasileiro, mostrando-se inconformado com as injustiças sociais e denunciando com sutileza as muitas mazelas que assolam nossa sociedade.

O livro Tieta do Agreste retrata a simplicidade de um pequeno povoado localizado no norte da Bahia (e que faz fronteira com o estado de Sergipe), e tem como características as suas belas paisagens que são compostas por rios, dunas e praias paradisíacas, ainda que seja um local de difícil acesso. Nesse cenário, Jorge Amado contrasta as belezas naturais com o isolamento e a pobreza material e moral das pessoas de Santana de Agreste.

Como personagem principal, temos a Sra. Antonieta Esteves, conhecida em Santana do Agreste como Tieta, que no auge da adolescência foi expulsa da cidade por seu pai, após ter suas aventuras sexuais expostas pela sua irmã Perpétua, conhecida por sua religiosidade. Depois de muitos anos e de ganhar muito dinheiro em São Paulo, Tieta volta para a sua cidade natal em meio a uma polêmica que assola a população de Agreste: a possibilidade da instalação de uma fábrica altamente poluente na cidade que pode trazer prosperidade a população, mas também pode trazer inúmeros transtornos devido ao potencial de destruição dessa indústria.

O livro é bem divertido, inteligente e como costumeiro nas obras de Jorge Amado, com um teor bastante sexualizado. A história ainda destaca com humor a hipocrisia de uma população bastante conservadora nos valores, mas que no fundo escondem diversos deslizes morais.

Por fim, li muitas críticas ao tamanho da obra, entretanto, confesso que hoje em dia estamos acelerados e ficamos facilmente entediados com tudo que flui em um ritmo mais lento. Vejo que essa é a proposta real do livro, mostrar a pacata rotina de uma população habituada com a vida numa cidade onde o tempo corre sem pressa, onde todos se conhecem bem e onde há pouco conforto (imagine que é um local pobre na década de 60). Ainda assim, a história nos conduz a refletir sobre o grande valor de coisas que não podem ser precificadas, como por exemplo, a preservação ambiental, o ar puro, a saúde mental da população que vive em um ambiente sem ansiedade, sem estresse e sem grandes cobranças, a paz e a segurança do local, dentre outros fatores que o progresso ainda não comprometeu. Cabe mencionar ainda que o sucesso dessa obra literária pode ainda ser estendido a uma novela que teve grande êxito no final década de 80 e um filme protagonizado por Sônia Braga, que acabam por confirmar a beleza dessa história repleta de brasilidade e reviravoltas.
Katia Rodrigues 25/02/2023minha estante
???




Japa :) 19/01/2023

"ninguém morre de amor, de amor se vive"
Começo a resenha com esse trecho do livro, pois sem dúvida foi o que mais me marcou e vou levá-lo para a vida.

Tieta do Agreste é um livro que em minha visão é o melhor de Jorge Amado. No livro ele com seu jeito simples e coloquial de escrever, consegue passar para o leitor as dificuldades que uma cidade parada no tempo passa e consegue igualmente nos fazer sentir raiva daqueles que carregam dentro de si um falso moralismo, cheios de sacrilegios e entre outros pecados mundanos como a ganância e a inveja.

O enredo tem uma forma surpreendente de nos prender fazendo assim viajarmos para as dunas de mangue seco, as terras do coronel e até mesmo para a pequena venda de Astério. O desenvolver do livro é bem empolgante, por mais que existam algumas partes meio sonolentas!

esse livro com certeza me deixou saudades da Bahia e de uma bela baiana, igual a Tieta :)
comentários(0)comente



Ale 19/01/2023

No fim achei hilário
O decorrer do livro é um fingimento que só, a gente sabe que tem algo estranho acontecendo.
Há muita enrolação, o autor às vezes conversando com o leitor, às vezes falando sozinho...
Aí quando tudo se revela é uma correria, o ritmo muda de forma tão brusca, parece que estamos todos fugindo da cidade.
É uma experiência muito legal!! Recomendo muito!!!
comentários(0)comente



Nscalazans 26/12/2022

A PASTORA DE CABRAS
A maior, meu caros. Livro excepcional!!!! Tieta é sinônimo de humildade e libertação. Claro, o livro tem seus compromissos, mas muito divertido, interessante. Tramas complexas e bem elaborada, traz grandes debates a mesa. Sinto que deixa um gostinho de continuação, um final em aberto. Livro muito bem escrito. Queria mais.
comentários(0)comente



Clarispectiana 25/12/2022

Leiam, pelo amor de deus!!!
Fantástico!!
Se você quer um livro leve para dar risada, mas que tenha enredo e uma boa história é esse!! Tieta, cabrita retada do interior lá do Agreste sai de casa ainda muito moça e só retorna anos depois.
Eu dei risada demais, sabe fofoca de interior? esse livro tem demais (kkkkkk), além de discutir questões importantes como as mudanças que ocorrem em cidades interioranas (luz elétrica, fábricas, calçamento).

Sei dizer não viu, livro bom demais. E Tieta porreta é muito a minha personalidade, ave-maria.

Leiam, pelo amor de deus!!!
comentários(0)comente



Karen 12/12/2022

Punh&teiro
Seguindo a linha direta do autor, o título da resenha só poderia ser batizado com esse nome.
Inicio ótimo, idílico. O meio, pura encheção de linguiça. Ultimas páginas 100% fim de novela com tudo se resolvendo em 2 capítulos.
Livro pra mais de 600 páginas - tendo 250 seria o suficiente.
Comparado à novela adaptada do romance... uma prima distante.
Mesmos personagens, desenvolvidos diversos, propósitos outros e finais sem a menor conexão com a obra.
Porém, Bafo de Bode, em ambas, as gargalhadas mais sinceras.
"Seja feita a justiça de Deus! Mete ferro, padrequinho!".
comentários(0)comente



gr.will 02/12/2022

Que livro incrível! Mais um ponto pro Jorge Amado, no meio das inúmeras contradições que encontramos em sua obra.

O início do livro, devo dizer, achei bem incômodo. A sexualização e animalização de Tieta me pareceram elementos desnecessariamente excessivos. Em todas as passagens que o autor lançava mão desse recurso eu revirava os olhos durante a leitura.

O livro, porém, não pode ser anulado como um todo. De fato a trama se desenrola para além da sensualidade de Tieta, aliás, bem para além da personagem de Tieta. O Agreste toma vida à medida que vamos conhecendo cada um dos personagens. A discussão que o livro traz sobre Progresso também é um elemento que funciona muito na narrativa, dá movimento para a história, cria tensão entre os personagens e provoca o leitor a se posicionar também.

A narrativa em formato de folhetim também entretém bastante e torna a leitura muito dinâmica e divertida. Apesar das mais de 600 páginas, eu não conseguia largar o livro e sempre queria ler mais um capítulo, afinal são bem curtinhos cada um.

No geral, achei uma leitura muito prazerosa e repleta de conteúdo. Se insere, sim no hall de obras de JA que podemos (e devemos) problematizar, mas certamente também apresenta um autor experiente que sabe muito bem mobilizar vários elementos para compor sua narrativa e atingir os efeitos desejados.
comentários(0)comente



Daniela742 24/11/2022

Ai, ai, Tieta...
É tanta coisa que eu tenho pra falar desse livro que nem sei como organizar meus pensamentos.

Primeiro de tudo: que maravilha de representatividade do nordeste brasileiro! Foi meu primeiro contato com o autor e é bom demais ler algo que representa tantas características regionais do local onde vivo.

Os personagens são um show a parte. Cada um carrega um mundo de personalidade, características e tanto desenvolvimento que ocupam lugar especial e de destaque na história.

A trama é igualmente maravilhosa, discute temas fundamentais como política, sustentabilidade e a liberdade sexual da mulher. Tudo isso em 1977!

Apesar de alguns pontos terem me incomodando ao longo da história, sigo extremamente curiosa para ler várias outras obras de Jorge Amado.
comentários(0)comente



Jana 19/11/2022

Maravilhoso
Demorei pra ler Jorge Amado e agora quero ler toda a obra. O humor e a ironia narrando a hipocrisia e os preconceitos da nossa sociedade me fizeram rir sozinha em muitos momentos, até os títulos dos capítulos são engraçados e geniais.
Os temas tratados me chocaram um pouco, porém, é o retrato fiel da complexidade humana. Somos animais como os outros, a única diferença é que somos hipócritas haha. Ao contrário de muitos, adoro a linguagem chula tanto quanto a culta, ambas tem seu encanto. Achei o final acelerado (como o próprio autor relata), e fiquei com aquele gostinho de querer saber mais dos destino dos queridos personagens.
comentários(0)comente



Rubens 15/11/2022

O mesmo Jorge Amado
Esse é o segundo livro que leio do autor, e o maior. Não chega a ser cansativo, mas o maior acontecimento só vem nas últimas páginas; mas também não traz nada de incrível.
Um ponto que sempre me causa indignação é o fato do autor colocar o estupro como algo positivo para a vítima, "ela quis", me pergunto como Jorge Amado virou um clássico e como não se coloca em pauta todos os discursos fora de moda dele. Sei que foi escrito em outra época e com outro contexto social, mas nem por isso é menos problemático!
comentários(0)comente



Josana.Baltazar 06/11/2022

Nem acredito que levei tanto tempo para ler o grande Jorge Amado, sem sombr de dúvidas o livro é maravilhosamente bem escrito e aquele detalhe do autor escrever de tempos em tempos uma conversa dele com os leitores é muito interessante, mas percebesse pelo tempo que levei para ler que não foi um livro que me prendeu, gostei dos personagens e da estória em si. Vou com certeza ler outros livros do autor para ver se me apaixono
comentários(0)comente



Vanda 17/10/2022

Leitura antiga
Esse livro tem uma importância enorme na minha vida, não me sinto capaz nem de escrever sobre ele. Aqui Jorge Amado entrega uma novela muito bem feita, a leitura é gostosa, a imersão é tamanha que parece ser palpável todo esse universo de Tieta. Lembro-me de estar tão imersa com a obra ao ponto de sonhar com por diversas noites, e acordar triste, porque não era "real". Não entendo porque falam tão pouco sobre esse livro, pois para mim dificilmente outro do Jorge Amado conseguirá ser melhor. Não se trata apenas da história de Tieta, é sobre todo o Agreste, sobre a Bahia, sobre como o resto do país costuma nos ver e sobretudo como nós mesmos nos enxergamos. "O livro é item de primeira necessidade, como pão e água, no entanto querem vender como artigo de luxo". A frase que grifei não exatamente como no livro me marcou para sempre, acho que ela por si só consegue trazer muito da atmosfera dessa novela. Aqui apresenta-se ao leitor todo um embate do homem entre o que é o progresso e até que ponto ele deve ser priorizado e executado, entramos em contato com o grosso da sociedade da época retratada, esse livro é incrível! Emocionante e muitíssimo divertido, arranca ora sorrisos, ora lágrimas
Eu, como adolescente que li, lembro de ficar um pouco escandalizada com o erotismo da obra, os personagens são reais, dizem coisas reais e não são adeptos ao politicamente correto, diga-se de passagem. Portanto, não é uma obra para todos, há de ter uma mente muito aberta e sem preconceitos
Vania.Cristina 10/07/2023minha estante
Li agora. Concordo com você, livro emocionante e divertido. Na adolescência, li Capitães de Areia, e teve o mesmo impacto pra mim que esse teve pra você.




Thamirys Santos 29/09/2022

Primeiro Amado concluído com muito sucesso
Desde o início do ano me propus a ler clássicos da literatura, principalmente os nacionais. Decidi então ler algo de Jorge Amado, pois sei muito bem de sua influência e importância na literatura não só nacional. Sempre tive muito preconceito com suas obras baseada nas séries de tv e filmes inspirados nelas, mas nunca li nenhum livro seu pra falar com propriedade.

Eis que decidi começar com Tieta do Agreste, porque de suas obras mais famosas, essa foi a que mais me interessou a sinopse.

E que feliz surpresa tive em ler esse livro. Tudo bem que ele é desnecessariamente longo (o próprio autor brinca com isso no final da história), mas os diálogos e personagens são tão interessantes, que você vai lendo e se pega preso à história, na ansiedade de saber como as coisas vão acontecer e terminar.

Gostei demais e já coloquei outros livros do autor na minha lista de interesses futuros. Agora sim, posso dizer que meus preconceitos eram muito bobos, perto da maestria de Jorge Amado.
comentários(0)comente



Fayracr 20/09/2022

Cansativo.
Já li outros livros de Jorge Amado que simplesmente adorei, porém não consegui me cativar por esse. Achei a história longa e arrastada, com intermináveis diálogos supérfluos que poderiam diminuir o livro pela metade caso não tivessem sido escritos.
comentários(0)comente



141 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR