Raio de Sol

Raio de Sol Kim Holden

Resenhas - Raio de Sol

ari 21/08/2020

err...
Muitas pessoas me recomendaram esse livro falando o quão bom e triste era, então como eu amo histórias assim fui ler bem animada e acho que nunca me decepcionei tanto.

Vou resumir bastante minha opinião, mas tiveram vários pequenos pontos no livro que me incomodaram, além da escrita em geral que não achei muito cativante. A "resenha" inteira vai ter spoilers então cuidado.

Li o livro na curiosidade de entender mais sobre a Grace e o que aconteceu com ela, depois que foi revelado, perdi meu interesse e li apenas para terminar o livro, pois odeio largar. Nada de muito interessante acontece e boa parte dele durante o início e meio é a Kate decidindo se gosta ou não do Keller, só.

Inclusive, não consegui gostar dele em momento nenhum. Ele parece ser um bom pai, mas um péssimo namorado. Sem motivo nenhum ele gritou e discutiu com a Kate duas vezes, uma delas bêbado e para quem teve uma mãe alcoólatra, não acho que foi uma experiência muito legal. Sei que toda a personalidade da Kate é baseada em perdoar sempre, mas isso eu não entendi como ela agiu com tanta calma.

Não simpatizei muito com nenhum dos personagens praticamente. Gostava de alguns até, mas nada muito "forte". Gus, Pete e Sheila foram os únicos que genuinamente gostei, mas os últimos dois só apareciam uma vez a cada vinte capítulos. O Gus é um ponto positivo desse livro, achei um personagem bem construído e gostei bastante da amizade dele com a Kate.

Ainda sobre os personagens, fiquei muito decepcionada com o Clayton. Não o personagem em si, mas a forma que a autora escreve ele. Existem esteriótipos de homens gays, mas a forma como o Clayton é construído é outro nível de exagero. Ele só aparece pra falar sobre roupas/dançar com a Kate, falar sobre o namorado e sofrer homofobia. É isso, é essa a participação tão especial dele. Não sei porque, mas me incomodou demais a forma que ele é mal feito e estereotipado. Não que não existam homens assim, mas já vi isso em várias mídias várias vezes e não preciso ver de novo.

Agora sobre a Kate, eu gostei dela até, é um amor de pessoa e alguém que eu adoraria ter como amiga, mas não é realista. Ela é completamente perfeita, personagens perfeitos me irritam mais do que os mal escritos. Não vou conseguir simpatizar com alguém que nunca errou e sempre sabe tomar as decisões certas, porque adivinha? Ninguém é assim. Tentei bastante amar ela e só consegui no final do livro. Todos os personagens e situações parecem que são colocados só para mostrar o quão maravilhosa e incrível ela é, ela nunca comete um deslize, nunca. Isso me irrita de uma forma inexplicável. As pessoas não são assim.

A primeira metade do livro é bem chatinha, mas eu entendo porque é para construir os personagens e suas relações, mas mesmo assim não me prendeu. A forma como alguns assuntos foram tratados me incomodou, a bulimia da tia dela ficou parecendo só mais uma característica negativa da moça, achei horrível. A Kate ser imbatível e conseguir reagir as duas vezes que o Ben assediou ela + os dois caras agredirem ela e o Clayton também me incomodou, sei que ela é corajosa mas eu duvido que alguém saberia o que fazer naquela situação. Além de que todo o plot sobre a homofobia do Clayton parece que foi feita só pra Kate ajudar ele e mostrar como é uma boa pessoa.

A segunda metade é mais interessante e não vou mentir, apesar de ter achado ruim o livro quase todo, eu chorei bastante no final, especialmente na cena das cartas. Afinal, comecei esse livro em busca de algo triste ou que me prendesse, pena que só consegui isso bem no finalzinho.

O drama é interessante, a forma que eles lidam com a doença parece realista (mas eu não sei nada sobre, então né). Até que o final é bom.

Pode parecer meio sem sentido dizer isso, mas acho que esse livro funcionaria bem melhor como filme. Não só para cortar as várias partes irrelevantes e que não fazem o plot andar, também porque dois momentos bem emocionantes são comunicados através da música, que não pode ser passada tão bem assim por páginas e imagino que seria muito interessante ver isso em um formato de filme, até para ser algo mais curto mesmo.

Em geral, o livro me irritou e entendiou o tempo todo, mas o final foi ok e até que valeu a pena. É raro eu não gostar de algo, mas eu senti uma sensação negativa tão profunda com esse livro que resolvi até fazer resenha (algo que nunca havia feito antes). Não sei se recomendaria para alguém ler, mas é um draminha ok.

marina516 06/04/2021

faça épico! ??
conclui a leitura de raio de sol agora depois de alguns dias enrolando, pq eu me apeguei demais a história e só de pensar em terminar, dava uma dor no meu coração ??
eu vou panfletar muito esse livro, pq acredito que todas as pessoas deveriam conhecer essa história encantadora. kate foi a pessoa com a alma mais linda, gentil e maravilhosa que tive a honra de conhecer através desse livro. ela brilhava em todos os momentos da história, ela é sinônimo de felicidade e eu amo isso.
apesar de sentir em um certo momento da história que uma personagem poderia ser mais desenvolvida, darei 5 estrelas para o livro sem nem pensar duas vezes. além disso, a história conta com personagens incríveis e eu adorei a escrita, pois em nenhum momento do livro fiquei cansada de ler. por fim, gostaria de agradecer ao kim holden por poder compartilhar essa história com o mundo e dizer que kate está marcada no meu coração e na minha alma para sempre.?

julya 10/04/2022

Vocês mentiram pra mim!
Comecei a ler esse livro porque me prometeram lágrimas intermináveis e uma história linda com personagens apaixonantes e estou me sentindo TRAÍDA pois nada disso aconteceu!!!
A narrativa é infantil, de um jeito que era muito encontrado na explosão de livros adolescentes lá em 2014, repetitiva e com detalhes demais sobre uma rotina que não é tão interessante. O livro se desenrola com um ritmo extremamente lento até seus 60%, onde a história muda drasticamente e começa a correr, seja com o romance sem química ou com um ?plot twist? que já era bem imaginável.
As personagens são típicas e extremamente caricatas, um retrato de pick me girl que odeia maquiagem, usa sempre moletom, coque frouxo, fala muito palavrão e não gosta de bebidas frescas que não são café preto. De resto, todos os outros parece que servem com o único propósito de enaltecer vinte e quatro horas por dia o quanto a protagonista é maravilhosa.
Entendo que o livro é reconhecido por tratar de assuntos sérios e importantes como homofobia, transtornos psicológicos, síndrome de down e entre outros, mas gostaria que também explicassem que todos são feitos de maneira extremamente rasa. Ainda estou dando três estrelas porque, apesar de tudo, o final emociona, mesmo que de uma maneira que te força a se emocionar. Acredito que seja um ótimo livro introdutório e que, provavelmente, eu não me inclua na faixa etária alvo, mas passei uma boa parte do tempo esperando que a trama acabasse logo.
Com uma filosofia mais ou menos que chega bem perto da positividade tóxica (ser positivo em todos os momentos da vida e só ver o lado bom das coisas não te tornam amável e forte, só te deixam mais psicologicamente abalado em qualquer situação), não sei se é uma leitura que chegaria a recomendar.

Lauraawbooks 08/10/2023

Faça épico
Kate fez épico na vida de todas as pessoas que a amava. Ela era aquele raio de sol que iluminava a vida de todos. Mesmo nos momentos difíceis ou tristes ainda era possível encontrar felicidade por que era Kate. Ela fez cada um sair da sua zona de conforto e mostrou que é preciso viver cada dia como se fosse o último e que mesmo no último é preciso fazer épico.

Kate é aquele tipo de personagem que te faz pensar sobre viver, sobre aproveitar cada momento, não aqueles momentos extraordinários pelo qual tendemos a esperar, mas aproveitar os pequenos momentos da nossa existência: uma dança, um abraço, risadas, um eu te amo... Obrigada, Kate, por compartilhar sua história, foi incrível!!

"Katie tinha um dom inacreditável para encontrar o melhor em todas as situações, boas ou ruins. [...] A felicidade, a atenção e o humor eram parte dela, mas também eram uma escolha deliberada e consciente." ????

Livros da Mar 10/03/2021

Emocionante! ?
E mais uma vez destruída por um livro e por isso ganhou 5 estrelas e favoritei. Sério, que história linda e emocionante, passa uma mensagem tão bonita.
A Kate é tão forte e leva a vida com tanta paz e alegria apesar de tudo, e isso é tão inspirador.
Me fez refletir em tantos momentos o quanto a vida precisa ser apreciada a cada dia sendo ele bom ou ruim porque afinal nada é perfeito né mas reclamar não muda nada.
Terminei esse livro com uma vontade imensa de sentar na frente da minha casa pra assistir o pôr do sol sempre que der, agradecer e sorrir mais por tudo! ???

emy 20/09/2021

impressionante.
Realmente não tenho muitas palavras pra descrever mas o conforme vou me lembrando vou escrevendo..

Lembro q no começo do livro eu tava meio, será q vai, será q é ruim,será q vou odiar.E errei em todas(como sempre skksksks)!! O livro "começa" soltando ummass bombas que meu pai com a boca aberta pq é umas bombas assim sabe,aí o livro começou a me interessar mais porém nem tanto,mas continuei pq eu tava curiosa pra história e me surpreendeu dmss!!!

É um triângulo amoroso pra começar a história KAKAKAKAKAKAK eu realmente não sabia q eu gostava tanto de triângulo amoroso,por mais que me deixe desesperada.

Eu amei os personagens, a Kate o Gus O Keller a Shell os o Clay o P todos todos todos mt perfeitinhos.

Com 60% o livro teve um Plot!!eu fiquei PERA MEO OQ TA ACONTECENDO AQ PLMDS AAAAAAAAAAAAAAA NUM ACREDITO. Essa realmente foi minha reação, eu amei o PRIMEIRO Plot.

Eu tava amando tudo,tava tudo simplesmente "PERFEITO" e "BLOOMMM" o SEGUNDO Plot.E eu danei a chorar, chorei,chorei continuei chorado até o final.Eu fiquei paralisada não sabia oque mais eu tava sentindo em meio daquilo tudo..foi como uma coisa "de repente" me nego a acreditar q isso aconteceu pra mim isso não aconteceu e tá tudo bem(só que não).

Motivos porque você deve ler esse livro:

1-indicado por mim
2- só se vive uma vez
3- toda vez que você for ver o pôr do sol vc vai lembrar desse livro
4- personagens únicos
5- vc vai chorar

Se isso não for o suficiente, volte para o motivo 1. Obrigada pela sua atenção e agora leia esse livro.

Meu querido eu sou leitorað 31/07/2021

Decepcionada
PODE CONTER PEQUENOS SPOILERS
Nesse livro tem gatilho de bulimia, abandono e suicídio (mesmo sendo jogados e breves, acho importante avisar)
Esse é um livro que eu comecei a ler com um pé atrás, eu tinha começado a algum tempo e tinha parado porque não achei que era pra mim, mas depois eu acabei voltando para história pra terminar, principalmente por falarem que é um livro com um final incrível e emocionante.
Fiquei muito triste de não ter gostado tanto assim do livro como outras pessoas, porque a mensagem dele é linda e tem vários pontos que eu mesma tento colocar na minha vida como viver cada momento e apreciar cada pequena coisa.
Eu gostei muito da relação Gus- Katie (melhores amigos), pra mim foi uma das melhores coisas do livro, e eles dois, principalmente o Gus, foram os personagens mais bem construídos e consistentes durante toda a história.
O livro tem personagens bem cativantes e é bem legal de ler sobre o grupo de amigos e interação deles até um determinado momento.
O final do livro é realmente lindo, achei que a partir de 80% eu comecei a gostar mais, senti que a escrita melhorou muito e os acontecimentos foram descritos de uma forma muito tocante. Acho que se todo o livro tivesse sido dessa forma eu teria gostado bem mais.
Agora, pontos que eu não gostei:
O início do livro é meio confuso, demora um tempinho até você se situar na história, e quando me situei começou a ficar um pouco monótono, mais ou menos 20% do livro é a Katie bebendo café, trabalhando e conversando com os amigos, tinha momentos que parecia que eu estava lendo a mesma cena contada de uma forma diferente. (Isso me incomodou mas por incrível que pareça foi a parte do livro que eu li mais rápido kkkk)
Muitas coisas nesse livro pra mim não pareceram reais, a autora queria mostrar para a gente que a Katie levava o estilo de vida "aproveite as pequenas coisas" só que em alguns momentos foi muito forçado, a cada segundo tinha alguém para falar para a Katie o quanto ela era incrível e mudou seu mundo, e isso foi uma coisa que me fez até achar a personagem chata em alguns momentos, mesmo não sendo culpa dela, acho que se autora não tivesse colocado toda essa "bajulação" irrealistica e deixado só as ações da Katie falarem por si, seria mais interessante e mais verdadeiro.
Tinha momentos que eu pensava que a Katie era Jesus, porque era só ela falar alguma coisa e dar um conselho que a pessoa ouvindo ganhava uma enorme confiança vinda do além, e mudava toda forma de pensar e agir que teve a vida toda, e acho que isso esta incluído no que disse anteriormente sobre a autora querer mostrar para a gente o quanto a protagonista era incrível, mas achei que acabou ficando forçado em alguns momentos, tirando o fato que ela fazia um discurso sobre aproveitar a vida e saia com frases inspiradoras em momentos super aleatórios, tipo saindo de uma balada uma e meia da manhã (não que eu não concorde com as ideias dela, mas era muito do nada).
Eu tive um grande problema com a autora, porque ela pareceu querer abordar diversos assuntos mas não deu continuidade nem profundidade a nenhum, assuntos sérios como bulimia por exemplo foram simplesmente jogados e não explicados, só para chocar e fazer a personagem principal uma heroína, tratando a tia como uma coisa apavorante por ser muito magra e ainda tendo comentários como : ""tenho uma implicância com pessoas que fazem mal ao próprio corpo"" como se isso fosse culpa da pessoa, e não um transtorno, porém pensei que ia ser dado uma explicação melhor sobre o assunto e iria ser desenvolvido mas não foi, como também a relação dela com outro personagem chamado Gabriel que até agora eu não entendi porque apareceu no livro.
O par romântico da protagonista é muito inconsistente, tem horas que ele parece um filósofo erudito e na outra ele faz birra porque a menina não queria continuar beijando ele.
Para ser sincera eu acho esse final extremamente clichê, não é nada que eu já não tinha visto em outros livros e vários outros filmes, eu pensei nessa possibilidade no início do livro, porque a protagonista fala uma coisa que deixa meio óbvio, mas eu ainda tinha esperança que a autora iria por outro caminho, ou que a revelação do par romântico seria mais mirabolante, mas nenhum dos dois aconteceu. Achei muito aleatório o desenrolar do segredo do menino e o dela pelo menos foi mais óbvio porém muito melhor feito.
Não, infelizmente não chorei no final, queria ter tido essa experiência porque amo livros de chorar, mas acho que criei tantas expectativas de chorar no final que acabei ou não me surpreendendo tanto por já ser batido ou ter criado um bloqueio, mas sim, achei bem emocionante e triste, só não rolou lágrimas kkkkk

Ps: Laura não me bate KKKKKK

Laubrary 31/07/2021minha estante
Terapia

mia 13/10/2021minha estante
tive a mesma opinião

Beatriz.Manzolino 19/04/2021

Raio de Sol
Kate é uma pessoa positiva, ela sempre vê o melhor das coisas, ela é sorridente, ela ama a vida, e faz o melhor que pode. Todos os seus amigos amam ela engraçada e com um gosto musical incrível, Kate está indo para faculdade, levar mais alegrias para pessoas diferentes.
Gus é seu melhor amigo/estrela guia/astro do rock, eles fazem tudo junto desde sempre, a conexão deles é de outras vidas. Mesmo com alguns estados de distancia, eles se falam, conversam, e ainda pegam no pé um do outro o tanto quanto conseguem.
Kate é realmente um raio de sol na vida de todos que ela conhece, ela trás alegrias e risadas. Acho que todo mundo deveria ter uma Kate na vida.
Mas o fato é, Kate tem uma bagagem, assim como todo mundo, e ela escolheu não se deixar abalar por isso, ela escolheu o hoje, ela escolheu fazer o máximo de coisas boas e tirar o máximo de risadas que puder ouvir na vida de todos a sua volta. (to chorando dnv). E a Kate ter escolhido o hoje me inspira a pensar sobre o meu hoje. é muito difícil ser positiva depois de um ano de pandemia, mas a gente tenta, escolhe o hoje, escolhe as risadas e procuramos ver o lado boom das coisas, tentamos morar lá.
Acho que esse livro caiu nas minhas mãos exatamente no momento que eu mais precisava, é bem chicle mas eu acho que essa visão do "raio de sol" que eu precisava, então obrigada Kate.

Julia 15/09/2020

Maravilhoso
Sei nem como descrever esse livro. A quantidade de vezes que eu chorei lendo ele é incontável.
Os ensinamentos desse livro eu vou levar para a minha vida toda.

Gabi 22/04/2021

Livro SENSACIONAL
Sem querer dar spoilers mas chorei "só um pouquinho" viu kkkkkk
Acho que entrou pra lista dos meus livros favoritos porque é interessante, emocionante, faz com que nos envolvemos com os personagens e torcemos por eles. (Talvez eu esteja também um pouco sensível kkkk mas é só um detalhe hahah)
E além do mais faz com que pensamos na vida e a forma de vive-la!!!
Leiam...?

Lorena 15/06/2021

Chorei demais
Peguei esse livro pra ler sabendo que era uma história triste, mas não pensei que ia ser tanto.
Aqui a personagem principal é a Kate, nosso Raio de Sol. Ela tem esse apelido por ser uma mulher feliz, bondosa, que quer ver todo mundo bem. Mas, como todo mundo, Kate tem seus segredos (ah, e que segredo viu).
A gente também conhece o Gus, melhor amigo da Kate. No início a gente até pensa que eles são algo mais, mas depois percebemos que não tem nada a ver.
O Keller é por quem a Kate se apaixona, amor a primeira vista mesmo. Por conta de seu segredo, ela não quer se relacionar com ninguém, mas a paixão entre eles é tão grande que acaba cedendo
Fiquei triste demais sabe, o até 50% do livro é tudo lindo, depois é só bagunça SKSKSKSKSK
Um livro extremamente emocionante, a mensagem que ele passa é muito bonita. Preparem-se pra chorar.
OBS: tem gatilhos de bulimia, homofobia e aborto.

Lari 13/08/2020

Façam épico!
No começo, eu não estava com nenhuma expectativa e achava que ia ser só mais um livro, apesar de a mocinha ter me ganhado fácil com sua personalidade radiante. O modo com que Kate leva a vida faz a gente pensar em como a gentileza anda em falta no cotidiano.

Quando aconteceu a grande revelação e o livro começou a ir por certo caminho, começou a minha jornada de choro. O final foi realmente emocionante e me fez querer "fazer épico" para fazer jus à protagonista.

- o romance foi okay para mim com exceção de alguns pontos, e o par da Kate me irritou em vários momentos
- a amizade entre a protagonista e o Gus é muito fofinha e, no final, eu só queria dar um abraço nele
- a escrita da autora é super fluída, li super rápido

@loucuras_resenhas_spoilers 20/04/2022

Agora eu só sei chorar!
Eu não sei se eu rio, choro ou me bato, pq fazer essa releitura foi muito mais intensa do que a primeira vez, e como eu já sabia o final, foi tudo,e digo tudo mesmo...mais intenso.
Kate mais uma vez me provou o quanto a vida pode ser difícil, mas nem por isso a gente precisa ver só o lado negativo, muito pelo contrário,vamos viver como se fosse o último dia, e então não vale a pena se prender a tristezas, raiva, mágoas, van s colocar um sorriso no rosto e buscar a cada minuto ser um pouco mais feliz do que já fomos.
Nane.Fragnan 23/04/2022minha estante
Poucos livros me fizeram chorar, e esse me leva às lágrimas toda vez que eu leio!