Vitor Hugo 17/11/2020Somos constantemente enganadosDiariamente nos diversos meios de comunicação, vemos resultados de pesquisas. Desde a média salarial de um país até as pesquisas eleitorais. Mas se eu dissesse, que várias dessas pesquisas foram feitas com metodologias duvidosas ou que a mídia manipula os dados, você acreditaria?
É isso que o autor Darrell Huff apresenta no livro “Como Mentir com Estatística”. Publicado em 1954, se tornou um livro atemporal e ainda mais relevante nos dias atuais onde somos bombardeados com várias pesquisas.
A estatística é um instrumento relevante para uma melhor tomada de decisão. Porém, necessita de uma metodologia clara e uma amostragem maior (número de entrevistados). O problema é quando a mesma passa a ser utilizada como forma de persuasão ou marketing dentro de empresas e meios de comunicação. Exemplo: 80% dos dentistas recomendam pasta de dente x. Trazem 10 dentistas para a pesquisa e 8 aprovam (amostragem baixa mediante a quantidade total de profissionais no país y).
A linguagem do livro é de fácil entendimento (para leigos mesmo), se você não possui um grande apreço pela estatística, poderá fazer a leitura sem medo. A leitura flui, o livro é fininho (menos de 200 páginas) e possui várias ilustrações feitas pelo Irving Geis, o que ajuda a explicar alguns exemplos mais complexos.
Ah os exemplos... O livro é composto por diversos exemplos para explicar as estatísticas manipuladas. Inclusive é ao mesmo tempo o ponto positivo e negativo do livro. Positivo: para entendermos a mensagem do autor. Negativo: os exemplos são pouco explorados, com poucos detalhes.
Exemplo 01: pessoas com câncer aumentaram em 50% nas últimas duas décadas. Na realidade a doença não aumentou, mas sim, o acesso ao médico que subiu, fazendo com que elevasse o registro.
Exemplo 02: produtividade brasileira subiu 30%, mesmo em período de pandemia. Óbvio que subiu, as grandes empresas com maior investimento, mão de obra qualificada e maior participação no PIB, “puxam” esses dados para cima no cálculo estatístico. Uma pesquisa individual por empresas ou pelo tamanho (pequena ou média), traria resultados mais consistentes.
Artimanhas utilizadas para manipulação:
- Amostragem pequena;
- Generalização da pesquisa;
- Eliminar resultados ruins e usar os bons;
- Mudar a estrutura dos gráficos (tipo, tamanho, cor).
Garanto a você que a estatística não será mais a mesma após a leitura desse livro. Comprem e tirem suas próprias conclusões.
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