Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Leonardo 06/01/2021

Como as estatísticas podem manipular opiniões.
Mais uma indicação de Bill Gates a respeito de estatísticas.
Explica que de certa forma é praticamente impossível realizar uma pesquisa que não seja tendenciosa, pois são mínimas as possibilidades de entrevistas todos os tipos de pessoas existentes em uma região.
Achei bem interessante a abordagem sobre a diferença entre média, mediana e modal, isso nos faz pensar sobre qual tipo de escolha foi feita na pesquisa, despertando em nós a curiosidade e a capacidade de análise crítica dos dados informados.
Salvo engano, a história contida na página 70 sobre o cigarro “Old Gold” foi contada também em “Factfulness”.
Achei o capítulo 7 sobre “números semiligados” muito interessante, mas também preocupante, é incrível o poder de manipulação que a imprensa tem sobre nós, e também o capítulo 8 sobre a possibilidade de inversão de causa e efeito.
As ilustrações são bem feitas e deixam a leitura mais leve.
Um bom livro para termos uma noção maior do poder das estatísticas, quando estas são utilizadas por pessoas com intenção de manipulação de opiniões.

Início: 03-01-2021.
Conclusão: 06-01-2021.

Julinhafox 31/12/2020

desconfie.
Livro divertido e didático, daqueles que nos ajudam a abrir os olhos, questionando e refletindo sobre as informações que chegam até nós.
Leitura leve, recomendo.

Amanda 31/12/2020

Interessante
O livro é bem rápido e fácil de ler. Ele aborda a estatística de uma forma simples e descomplicada

Luiz.Felipe 30/12/2020

Obra clássica necessária para entender o que matemática pode fazer para enganar.

Nalice 29/12/2020

Muito necessário e interessante
"Quando encontrar alguém ? geralmente uma parte interessada ? fazendo estardalhaço a respeito de uma correlação, procure verificar antes de tudo se não é um raciocínio desse tipo, produzido pelo curso dos acontecimentos, pela tendência de uma época. Em nossos tempos, é fácil mostrar uma correlação positiva entre quaisquer dois aspectos..."

Uma leitura totalmente necessária no mundo atual tão cheio de pseudociências e opiniões confundidas com fatos.
Tantas vezes estatísticas tendenciosas e falsas são usadas manipular massas. Não é de hoje e nem de ontem, é uma ferramenta que sempre foi e vai ser utilizada. Precisamos saber reconhecer para se armar e não sermos facilmente manipulados.

Uma leitura fácil para qualquer pessoa que se interesse, mesmo sem conhecer os termos estatísticos, é de fácil compreensão, e traz o panorama geral de como qualquer estatística pode ser manipulada, os famosos "viéses" que por vezes ficam invisíveis para os olhos leigos.

Me abriu os olhos para como o mundo da estatística é interessante e plural!

Natalia.Goncalves 28/12/2020

Título condizente com o conteúdo
O livro entrega o que propõe. Cita vários exemplos de como a estatística pode ser utilizada de forma enganosa dependendo das intenções que o autor deseja passar aos leitores. Embora o livro contenha exemplos dos anos 50, percebe-se que a forma de abordagem "mentirosa" continuam as mesmas. Por fim, não se engane com o tamanho do livro, mesmo sendo curto a leitura não é tão fluida como imaginava.

Bia Araújo 14/02/2021

É um livro que te faz pensar em sinais em notícias que normalmente você não notaria, com certeza será sempre atemporal.

Fernanda 08/12/2020

Super educativo
O livro é muito claro, trazendo diversos exemplos reais de péssimas aplicações da estatística.

Com essa leitura você irá entender mais sobre porque muitos números estão errados nas notícias e como se prevenir desses embustes (sim na tradução tem essa palavra).

Vitor Hugo 17/11/2020

Somos constantemente enganados
Diariamente nos diversos meios de comunicação, vemos resultados de pesquisas. Desde a média salarial de um país até as pesquisas eleitorais. Mas se eu dissesse, que várias dessas pesquisas foram feitas com metodologias duvidosas ou que a mídia manipula os dados, você acreditaria?

É isso que o autor Darrell Huff apresenta no livro “Como Mentir com Estatística”. Publicado em 1954, se tornou um livro atemporal e ainda mais relevante nos dias atuais onde somos bombardeados com várias pesquisas.
A estatística é um instrumento relevante para uma melhor tomada de decisão. Porém, necessita de uma metodologia clara e uma amostragem maior (número de entrevistados). O problema é quando a mesma passa a ser utilizada como forma de persuasão ou marketing dentro de empresas e meios de comunicação. Exemplo: 80% dos dentistas recomendam pasta de dente x. Trazem 10 dentistas para a pesquisa e 8 aprovam (amostragem baixa mediante a quantidade total de profissionais no país y).

A linguagem do livro é de fácil entendimento (para leigos mesmo), se você não possui um grande apreço pela estatística, poderá fazer a leitura sem medo. A leitura flui, o livro é fininho (menos de 200 páginas) e possui várias ilustrações feitas pelo Irving Geis, o que ajuda a explicar alguns exemplos mais complexos.

Ah os exemplos... O livro é composto por diversos exemplos para explicar as estatísticas manipuladas. Inclusive é ao mesmo tempo o ponto positivo e negativo do livro. Positivo: para entendermos a mensagem do autor. Negativo: os exemplos são pouco explorados, com poucos detalhes.
Exemplo 01: pessoas com câncer aumentaram em 50% nas últimas duas décadas. Na realidade a doença não aumentou, mas sim, o acesso ao médico que subiu, fazendo com que elevasse o registro.
Exemplo 02: produtividade brasileira subiu 30%, mesmo em período de pandemia. Óbvio que subiu, as grandes empresas com maior investimento, mão de obra qualificada e maior participação no PIB, “puxam” esses dados para cima no cálculo estatístico. Uma pesquisa individual por empresas ou pelo tamanho (pequena ou média), traria resultados mais consistentes.

Artimanhas utilizadas para manipulação:
- Amostragem pequena;
- Generalização da pesquisa;
- Eliminar resultados ruins e usar os bons;
- Mudar a estrutura dos gráficos (tipo, tamanho, cor).

Garanto a você que a estatística não será mais a mesma após a leitura desse livro. Comprem e tirem suas próprias conclusões.

Acessem o @1porsemana para mais conteúdos!!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Adria Eugenio 01/11/2020

Para aqueles querem estudar ou entender estatitica.
Estatistica não é um assunto muito facil, confesso que a leitura deste livro mesmo sendo um livro pequeno, foi um pouco arrastada, não digo isso tanto pela obra mas pelo assunto mesmo. Gostei bastante das ilustrações do livro pois ajudaram a entender bastante sobre o tema, porém senti um pouco de dificildade ao entender alguns exemplos, devido datagem dos aspectos financeiros.. O valor monetario é bem diferente agora do que nos anos 50. Quem gosta do assunto ou está estudando é bem interressante ler, em base o autor trabalha bastante em não trazer somente aspectos tecnicos, mas também aspectos cotidianos, para o entendimento, eu mesma iriei rê-ler futuramente para relembrar os aspectos gerais.

Leonardo 29/10/2020

Tem certeza que vai compartilhar a notícia e a opinião ali inserida?
Reflita um momento e seja sincero consigo mesmo. Você leu a notícia? Sabe do que se trata aqueles números? Já se perguntou porque é que foi apresentado desta ou daquela forma um determinado gráfico? Você entende um pouco do assunto ao qual está sendo tratado? Quando você leu a notícia, agradou-lhe por confirmar o que você esperava, pois ela afirma ainda mais sua aversão a um determinado parlamentar? No fim das contas, aquilo ali faz sentido? Estes e outros questionamentos mais entraram em minha cabeça após o término da leitura deste pequeno livro que, com uma leitura simples e exemplos primorosos auxilia o leitor a compreender aonde é que ele pode estar errando no seu julgamento ou na sua, digamos assim, propagação de opinião convergente à da notícia apresentada em questão.

Além dos questionamentos citados anteriormente, nem todos eles explícitos na obra, algo que muito auxilia o leitor que pouco ou nada entende de estatística é uma sugestão, ao final do livro, de cinco perguntas que podem ser feitas para auxiliar no descobrimento de uma apresentação não tão clara dos números.

Paulo, o Vitor 13/10/2020

Cumpre o que promete
É um livro interessante, a medida que se lê você tem novas informações acerca de como usam os gráficos e estatísticas para nos ludibriar. Porém nenhuma surpresa ou algo do tipo, fora que algumas partes são bem maçantes por isso só dei 4 estrelas de resto não tem do que reclamar.

Henrique Morais 11/10/2020

Essencial
O livro é essencial para todos aqueles que não querem ser enganados por estatísticas fajutas e números duvidosos.

Anderson 10/09/2020

Números
Uma boa leitura para entender como podemos ser enganados pela forma em que os dados são apresentados

Agatha.Uchoa 07/09/2020

Bem útil
Achei muito esclarecedor. Ajuda a saber verificar se um gráfico (do tipo que se vê em revistas, jornais, Facebook etc) é realmente digno de credibilidade.