Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Lucas.Teles 07/04/2024

Literatura básica
É um tipo de literatura, a primeira vista básica, mas enigmática de certa forma. É uma leitura que lhe trás informações sobre estatística e como ela é manipulada para favorecer determinada estatística.
Entretanto, o livro é um tanto repetitivo e enfadonho em alguns de seus tópicos

Flávia 04/04/2024

A mágica da estatística contextualizada
Vejo a interpretação de dados como uma ferramenta muito poderosa, que torna possível encaixar um valor real obtido a um contexto em que ele levará a conclusões completamente opostas.
Como Mentir com Estatística traz uma série de exemplos e situações em que essa manipulação se faz com leveza suficiente para que (quase) nunca se evidencie a desonestidade mas sim a falta de capacidade por parte de quem o fez.
A escrita é bem leve e traz humor a temas que poderiam ser vistos como complexos. No geral, é um livro agradável e fluido, com teorias em contextos variados, sobre como a estatística não deve ser utilizada.

Alfredo 13/03/2024

Interessante em saber como a interpretação pode mudar tudo o que observamos no dia a dia, principalmente no que se refere a números.

krmxzov 08/03/2024

Ok? razoável
Eu sinto que absorveria bem mais o conteúdo se trabalhasse constantemente com números e estatísticas e etc.
É um livro um pouco datado, mas atual quanto aos métodos de manipulação pela matemática (e linguagem também, pois o discurso da estatística contribui).
Foi uma boa leitura para um momento que eu estava num tédio catastrófico no meio de uma palestra e não havia levado livro nenhum na bolsa. Até porque esse livro nem meu é.

Paulo.Henrique 24/02/2024

Nada gostosinho de ler.. Na verdade bem repetitivo rsr
Embora o livro ofereça insights valiosos sobre como os números podem ser manipulados para enganar, sua mensagem central parece ecoar excessivamente ao longo dos capítulos. Esta repetição, embora sirva para reforçar a cautela necessária ao interpretar dados estatísticos, pode por vezes parecer redundante. A insistência do autor em destacar as mesmas precauções em diferentes cenários acaba por diluir o impacto de suas advertências. Em essência, enquanto a obra é instrutiva, a sensação de estar lendo variações do mesmo tema pode tornar a leitura menos estimulante do que poderia ser.

Kyuketsu 24/01/2024

100% dos leitores praticam o hábito da leitura
Este é um daqueles livros divertidos de ler. Rico em informações, acessível (linguagem simples) e agradável. Apesar de escrito em 1950 (salvo engano), seus exemplos são extremamente atuais.

Leitura obrigatória para interessados e, sobretudo, estudantes de todos os níveis. Apresenta ao leitor o quão simples é manipular informações para que um discurso ou ideia seja (des)favorecida.

O capítulo final apresenta ao leitor estratégias simples para identificar uma (potencial) fraude estatística.

Em resumo, ensina ao leitor bem intencionado a não ser vítima de estratagemas desonestos.

Gabriela 06/12/2023

Como mentir a Estatísticas ?
O livro é simples e tem ilustrações para melhor compreensão do leitor.
Informa principalmente como dados mal aprofundados podem ter uma grande repercussão prejudicial.
Uma informação importante é que na época da escritura do livro as mulheres não tinham muito espaço no mercado de trabalho, então algumas falas é necessário fingir nem ler, para evitar perder a paciência.

Neila Porto 16/11/2023

Recomendo!
"Como Mentir com Estatística", ilustrado por Irving Geis e escrito por Darrell Huff, é um livro clássico que explora de forma acessível e divertida como as estatísticas podem ser manipuladas e distorcidas para enganar as pessoas. Através de exemplos práticos e ilustrações cativantes, os autores nos mostram como números aparentemente convincentes podem ser usados para criar uma falsa narrativa.

O livro aborda uma série de tópicos, como amostragem seletiva, médias enganosas, gráficos mal construídos e correlações falaciosas. Os autores demonstram como é fácil cair em armadilhas estatísticas e nos ensinam a questionar e analisar as informações que nos são apresentadas.

Com um estilo bem-humorado e linguagem acessível, "Como Mentir com Estatística" é uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em desenvolver habilidades de pensamento crítico e se proteger contra manipulações estatísticas. O livro nos incentiva a sermos mais céticos em relação aos números que encontramos no dia a dia, capacitando-nos a tomar decisões mais informadas e evitar sermos enganados.

As ilustrações de Irving Geis complementam perfeitamente o texto, tornando o conteúdo ainda mais compreensível e envolvente. O livro é uma ferramenta valiosa para todos, desde estudantes até profissionais que lidam com dados regularmente, pois nos ajuda a entender como as estatísticas podem ser usadas para distorcer a verdade.

"Como Mentir com Estatística" é um clássico atemporal que continua relevante hoje em dia, lembrando-nos da importância de questionar, analisar e interpretar corretamente as informações estatísticas que encontramos em nosso cotidiano.

Diogo369 15/11/2023

Fácil e instrutivo
Aprendi bastante como é possível manipular com estatística, e também como evitar seu enganado.

O Autor emprega muito vocabulário corriqueiro e quase nunca especializado. Além disso, seus exemplos são bem simples e diretamente relacionados com o conceito ensinado.

Os pontos negativos são muito leves: a tradução para a língua portuguesa foi muito literal, desnecessariamente expondo algumas formas de expressão típicas da língua inglesa que às vezes atrapalham um pouco a leitura; e alguns valores bem desatualizados, pois o livro foi escrito na década de 50.

Gabi 11/10/2023

Leitura muito divertida!!!

O assunto estatístico normalmente é mais denso, mas foi abordado de forma muito fluida, com vários exemplos para cada tópico e a parte teórica de forma direta.

Leitura essencial para os dias de hoje, em que chovem dados de todos os lados, mas as informações em si são distorcidas e nos levam ao falso conhecimento. Recomendo!
Talita578 06/01/2024minha estante
Show! Adicionei nas minhas leituras

Giu 03/10/2023

Interessante
Eu precisei fazer uma matéria de estatística na faculdade e o professor recomendou esse livro. Infelizmente, só li ele depois que eu já tinha finalizado a matéria. Ele me fez entender bastante coisa que na época o professor falava e pra mim não fazia muito sentido. Recomendo.

Digo Rameh 05/09/2023

O autor explica de maneira simples e direta (mas bem detalhada) como podemos manipular as estatísticas a nosso favor, e não ser manipulado por ela. Aprende-se a contestar e duvidar de tudo que ouvimos e lemos por meio de estatísticas

Danilo435 17/08/2023

Nunca mais lerá como antes
Muito interessante os pontos de vista e fatos, já estava aberto em alguns pontos entre tento outros não tinha notado.

E mais do que obrigatório essa leitura onde hoje a informação está sendo muito manipulada ?

JAssica228 07/08/2023

Para os de má fé um manual, para os bem intencionados escudo
Essencial para todos àqueles que trabalham com dados e estatística. Não é inovador em sí, muito menos contemporâneo, mas apesar de sua escrita datar do século passado a obra mostra-se bastante atemporal, e é um bom lembrete sobre como olhar para os dados sempre com desconfiança, principalmente em tempos de redes sociais e desinformação. A subjetividade da verdade e da mentira ao olhar de quem conta e de quem ouve. No geral muito bom! Rápido e leve, com ilustrações que abraçam os textos!

Rodrigo1185 23/07/2023

Esperava mais, mas gostei
Fui com uma espectativa grande neste livro, mas me decepcionei um pouco por ser meio cansativo nas histórias contadas no livro.
Porém aprendi bastante, ganhei algumas perspectivas diferentes e dei algumas risadas de alguns eventos que são contados com certo humor. Vale a leitura.