Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Rodrigo1185 23/07/2023

Esperava mais, mas gostei
Fui com uma espectativa grande neste livro, mas me decepcionei um pouco por ser meio cansativo nas histórias contadas no livro.
Porém aprendi bastante, ganhei algumas perspectivas diferentes e dei algumas risadas de alguns eventos que são contados com certo humor. Vale a leitura.

ferbreck 19/07/2023

Independente do seu conhecimento em estatística, eu recomendo! É uma leitura fluída e rápida. Embora o original seja de 1954, é um tema atemporal e os exemplos são de fácil entendimento. Muitas das manipulações estatísticas são feitas de forma não proposital, pelo mau uso da mesma. Então o livro serve para repensarmos se estamos fazendo certo nossas pesquisas, avaliações e como estamos repassando informações. Além, é claro, do objetivo principal do livro de abrir os olhos para manipulações estatísticas que bombardeiam nossas vidas diariamente. É um ótimo livro para iniciar o desenvolvimento de um olhar crítico.

Amanda2479 29/06/2023

Como mentir com estatística, é um livro que expõe os truques e artifícios utilizados para distorcer informações por meio da manipulação dos números. O autor demonstra como os dados podem ser apresentados de maneira enganosa, revelando a importância de uma análise crítica.

mands 01/06/2023

Acessível
Bom livro, leitura muito fácil e acessível até para quem não estuda Estatística. Gostei muito dos exemplos e das ilustrações divertidas. Tenho certeza que o lerei novamente.

Cebins 25/04/2023

Livro super necessário nos dias atuais
Eu comprei esse livro durante as eleições do ano passado. Eram mts gráficos e informações distorcidas e eu fique com medo de cair numa dessas enrascadas.
O livro é curtinho e fácil de ler. Os exemplos são antigos pq o livro é da decada de 50 mas tu se acostuma com isso
Super recomendo a leitura!!

Isaac 11/04/2023

Didático
Um livro de caráter didático, com uma linguagem simples, para qualquer leigo com Estatística, assim como eu.
Foi muito legal ler os exemplos do cotidiano. Um livro para você presentear aquele familiar que acredita em tudo que vê.

rai_sabreu 06/04/2023

Dei uma estrela antes, porém eu vi que esse livro é super necessário, como pode ter tanta gente que acredita e usa tanta estatística kkkkkkk dando 5 estrelas porque merece. Leiam!

Danielly 03/04/2023

O livro não ensina propriamente a mentir usando estatística, ele te ensina a não ser enganado com estatística, e consequentemente você acaba aprendendo a mentir usando-a também. Mas o propósito dele é te ensinar a questionar o que é mostrado por aí.
Excelente aprendizado e ajuda muito a manter a mente aberta.

Tirso 12/03/2023

Um livro pra ajudar no embate!
Em muitos cenários os responsáveis pela geração de dados e análises estatísticas são poucas pessoas, assim os primeiros capítulos dessa obra são focados para esse grupo seleto. Os demais, aqueles que vão ler e/ou receber essas informações devem prestar atenção no último capítulo, o mais importante de todos!
Hoje todo mundo se considera capaz de gerar informações quantitativas, a quantidade de confusões existentes entre correlação e causalidade é surreal, em todos os níveis profissionais, desde estagiários até diretores.
É uma ótima obra para te ajudar a questionar e ir aos poucos eliminando essas informações errôneas que estamos vendo por aí. É um livro que todos deveriam ler!

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Como Mentir com Estatística" é uma obra clássica que ensina o leitor a interpretar os números e a lidar com estatísticas de maneira crítica. Através de exemplos e ilustrações simples e didáticas, os autores mostram como as estatísticas podem ser usadas de maneira manipuladora e enganosa em diversas áreas, desde a publicidade até a política.

A obra é dividida em dez capítulos que abordam diferentes temas relacionados à estatística. O primeiro capítulo apresenta os conceitos básicos de estatística e mostra como os números podem ser usados para distorcer a realidade. Nos capítulos seguintes, os autores abordam temas como amostragem, gráficos e tabelas, médias e percentuais, correlação e regressão, entre outros.

Em cada capítulo, os autores apresentam exemplos reais de como as estatísticas podem ser usadas de maneira enganosa. Além disso, o livro traz ilustrações que ajudam o leitor a entender conceitos mais complexos de forma clara e objetiva. No final do livro, há ainda um apêndice com exercícios para que o leitor possa testar seus conhecimentos.

Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, "Como Mentir com Estatística" é uma leitura recomendada não apenas para profissionais da área, mas também para qualquer pessoa que queira aprender a interpretar as estatísticas com mais cuidado e discernimento.

Palavras-chave: Estatística, manipulação, engano, publicidade, política.

Indicação de uso: O livro "Como Mentir com Estatística" pode ser utilizado como material de apoio para aulas e cursos de estatística, bem como para leitores em geral que desejam aprimorar sua capacidade de leitura crítica de estatísticas e números em geral. É uma obra recomendada para estudantes, profissionais e interessados em geral.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

gapetiste 12/02/2023

Essencial em todos os tempos
Leitura dinâmica e super fácil de compreender, em tempos de fake News e dados manipulados, é imprescindível que todo cidadão leia.

Ffernandes13 09/02/2023

Apesar de básico, muito relevante
A linguagem fácil e as dezenas de ilustrações facilitam muito o entendimento de um assunto que muitos já olham desconfiados. Um livro muito divertido e relevante pra qualquer um que queira aprender a ser menos enganado por manipulações de dados comumente aceitas.

joao 08/02/2023

De São Tomé a era do Big Data
O livro apresenta algumas técnicas usadas para validar informações falsas ou que convém para o momento. Na era em que vivemos, onde a metralhadora de informações é disparada 24hrs por dia, sem cético é o básico para não ser manipulado ou enganado. A estatística é linda, mas usada de forma incorreta pode causar impactos gigantescos. Sabendo de tudo isso, continuo seguindo firmemente a cartilha de São Tomé, ?ver pra crer? e não acreditar em tudo a primeira vista.

Elisio Rebouças 28/12/2022

Informativo
Livro simples, mas com tudo que é necessário para que você aguce seu senso crítico sobre informações e textos que contenham estatísticas. Deveria ser obrigatório ler esse livro na escola

Caroline1442 26/12/2022

Esperava mais do livro
Com um título impactante e uma capa azul que se destaca em meio a outros livros, "Como mentir com estatística" despertou minha curiosidade. Entretanto, ao lê-lo percebi que o livro não era nada demais, ele não traz nada de novo para quem já tem um conhecimento básico de matemática (não me refiro nem estatística, mas aquela matemática básica de ensino médio) ou para àqueles que já tem uma boa interpretação. Faço aqui uma meia culpa, pois talvez estivesse esperando muito de um livro escrito no começo dos anos 50, provavelmente, naquela época tenha sido um livro realmente disruptivo ao afirmar que números podem "mentir" e nem sempre são o que parecem.