Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Arthurcm 05/04/2021

Duvide de tudo!
Um dos melhores livros que já li, escrito há vários anos, continua atual e cada vez mais relevante na era da informação.
Hoje em dia estamos tão ligados em redes sociais e internet que somos bombardeados com informações relevantes e irrelevantes sobre assuntos diversos.
Porém, na busca por temas relevantes, muitas vezes nos deparamos com informações estatísticas sobre esses temas que nos levam a acreditar na posição do autor do texto.
E se você pudesse duvidar disso? E se você devesse duvidar disso?
Esse livro ensina que as informações estatísticas nem sempre são utilizadas para informar, mas muitas vezes para formar uma opinião!
Livro brilhante e cada vez mais relevante!

Rafael 12/03/2021

Um "convite" ao estudo.
O que achei mais interessante nesse livro genial foi mostrar não somente o quão atentos precisamos estar às falcatruas numéricas que vemos na mídia, mas, indiretamente, me senti impelido a entender mais profundamente esse mundo da estatística. Me surpreendeu muito positivamente.

Diogo 03/03/2021

Vale apena
Muito bom, te abre a visão para vários dados que vemos diariamente, e os explica com todas as artimanhas que podem ser utilizadas.

Ricardo.Borges 27/02/2021

Curiosidades legais
A probabilidade de 50% no cara e coroa é uma delas. Outra boa é o dos 50% de desconto e 50% de aumento.

Patricia 15/02/2021

Uma ótima leitura para nos fazer refletir sobre gráficos e estatística que são vistos na imprensa, e atualmente muito na internet. Bem como o quanto os números podem ser manipulados para dar ênfase ao que se quer mostrar.

Bia Araújo 14/02/2021

É um livro que te faz pensar em sinais em notícias que normalmente você não notaria, com certeza será sempre atemporal.

Bruno 30/01/2021

Um novo jeito de assistir ao jornal
Uma leitura rápida e divertida sobre a manipulação de dados que nos cerca todos os dias.
Excelente para quem consome dados, melhor ainda para quem produz.
Me diverti com as abordagens à estatística médica e me vi várias vezes na condição de enganado e enganador inconsciente.
Não serei capaz de ler ou assistir a um jornal da mesma forma.

Andrea 20/01/2021

Vou deixar apenas meus históricos de leitura registrados dessa vez porque pressinto que vou reler este livro, aí eu faço uma resenha melhor. :D

[Período de leitura: de 16 a 19/01/2021]

HISTÓRICO DE LEITURA

16/01/2021 - 26% (42 de 160)
Evito comprar na Amzn ao máximo, mas esse e-book ficou aparecendo pra mim direto e fui convencida. Acabei comprando e já comecei a ler! Primeiro, me surpreendeu por ser um livro escrito há quase 70 anos e ainda ser considerado relevante. Depois, eu acho estatística um assunto fascinante. Tive um período na faculdade e foi uma disciplina que teria estudado mais tempo de bom agrado. E já naquela época, conhecia e brincava com a minha professora sobre você poder demonstrar qualquer coisa com estatísticas. Parece que vai ser uma leitura bem básica e rápida (estou relembrando vários conceitos que aprendi). Algumas citações pra se pensar:

«Analise mais a fundo as coisas que lê e poderá evitar aprender um monte de coisas que não são verdadeiras.» (Página 21)

«Nenhuma conclusão de que '67% dos americanos são contra' isso ou aquilo deve ser lida sem a pergunta persistente: 67% de quais americanos?» (Página 27)

17/01/2021 - 60% (96 de 160)
Que livrinho viciante, viu. E é tão gostoso de ler, que estou fazendo isso no tablet mesmo, nem usei o leitor de livros. Vontade de recomendar pra um monte de gente, principalmente pra equipe desse (des)governo que definitivamente não entende estatística. Ou de qualquer coisa, né. Mais citações:

«O teste [de QI] ignora características importantes como liderança e imaginação criativa. Não leva em conta o discernimento social nem aptidões musicais, artísticas, entre outras, sem falar em questões de personalidade como empenho e equilíbrio emocional.» (Página 55)

«Se você não consegue provar o que deseja, demonstre alguma outra coisa e finja que são equivalentes.» (Página 75)

17/01/2021 - 83% (133 de 160)
Hahaha, não acredito que estou brigando com a matemática!! Tive até que abrir a calculadora pra fazer umas contas, de porcentagem, e inclusive tem uma aqui que não bate...

19/01/2021 - 100% (160 de 160)
Livro muito bom, viu. Fiquei em dúvida com algumas informações, relembrei conceitos de faculdade e espero ficar mais atenta quando ver gráficos agora, hahaha.

Felipe Sampaio 18/01/2021

Resenha: Como Mentir com Estatistica, Darrel Huff
De fato temos que ter um maior discernimento sobre as estatísticas que são lançadas sobre qualquer tipo de assunto. Ter um senso crítico e não sair acreditando em qualquer percentual me parece no mínimo sensato, mas também me parece pouco importante pra maioria dos leitores o fato da estatística estar certa ou não, ou até mesmo se ela está usando artifícios para manipular e direcionar o mesmo para uma conclusão. Talvez eles saibam que estão sendo manipulados e não estÃo nem ai. Por outro lado, são tantas as informações participadas ao leitor de uma só vez e diariamente que a sensação que tenho é que esse nunca conseguirá estabelecer se a informação é ou não verdadeira, mesmo se esforçando muito. E é daí que surgem as crenças e as brigas que devem preencher as estatísticas de violência. Mas deixa pra lá, só 76,89% das pessoas realmente interessadas concordarão com esse comentário. (Zoeira.. não pra saber direito essa estatística que acabo de inventar.. e o mais certo mesmo era arredondar pra 77%.. Fonte: Google só pra ganhar veracidade)

victorbv01 08/01/2021

"Para um livro dos anos 50, Como mentir com estatística é surpreendentemente atual. Ele nos mostra que, embora a quantidade de informação tenha aumentado de forma exponencial desde então, a qualidade da interpretação não necessariamente a acompanhou."

Leonardo 06/01/2021

Como as estatísticas podem manipular opiniões.
Mais uma indicação de Bill Gates a respeito de estatísticas.
Explica que de certa forma é praticamente impossível realizar uma pesquisa que não seja tendenciosa, pois são mínimas as possibilidades de entrevistas todos os tipos de pessoas existentes em uma região.
Achei bem interessante a abordagem sobre a diferença entre média, mediana e modal, isso nos faz pensar sobre qual tipo de escolha foi feita na pesquisa, despertando em nós a curiosidade e a capacidade de análise crítica dos dados informados.
Salvo engano, a história contida na página 70 sobre o cigarro “Old Gold” foi contada também em “Factfulness”.
Achei o capítulo 7 sobre “números semiligados” muito interessante, mas também preocupante, é incrível o poder de manipulação que a imprensa tem sobre nós, e também o capítulo 8 sobre a possibilidade de inversão de causa e efeito.
As ilustrações são bem feitas e deixam a leitura mais leve.
Um bom livro para termos uma noção maior do poder das estatísticas, quando estas são utilizadas por pessoas com intenção de manipulação de opiniões.

Início: 03-01-2021.
Conclusão: 06-01-2021.

Julinhafox 31/12/2020

desconfie.
Livro divertido e didático, daqueles que nos ajudam a abrir os olhos, questionando e refletindo sobre as informações que chegam até nós.
Leitura leve, recomendo.

Amanda 31/12/2020

Interessante
O livro é bem rápido e fácil de ler. Ele aborda a estatística de uma forma simples e descomplicada

Luiz.Felipe 30/12/2020

Obra clássica necessária para entender o que matemática pode fazer para enganar.

Nalice 29/12/2020

Muito necessário e interessante
"Quando encontrar alguém ? geralmente uma parte interessada ? fazendo estardalhaço a respeito de uma correlação, procure verificar antes de tudo se não é um raciocínio desse tipo, produzido pelo curso dos acontecimentos, pela tendência de uma época. Em nossos tempos, é fácil mostrar uma correlação positiva entre quaisquer dois aspectos..."

Uma leitura totalmente necessária no mundo atual tão cheio de pseudociências e opiniões confundidas com fatos.
Tantas vezes estatísticas tendenciosas e falsas são usadas manipular massas. Não é de hoje e nem de ontem, é uma ferramenta que sempre foi e vai ser utilizada. Precisamos saber reconhecer para se armar e não sermos facilmente manipulados.

Uma leitura fácil para qualquer pessoa que se interesse, mesmo sem conhecer os termos estatísticos, é de fácil compreensão, e traz o panorama geral de como qualquer estatística pode ser manipulada, os famosos "viéses" que por vezes ficam invisíveis para os olhos leigos.

Me abriu os olhos para como o mundo da estatística é interessante e plural!