Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Way 23/07/2020

Leve
Boa leitura para quem precisa manipular a informação para dar valor a suas ideias

Rafael 29/06/2020

Como mentir...
... e vender livros com um título sensacionalista. Poderia ser um bom nome para o livro. A leitura traz informações que parecem bem óbvias a quem tem o costume de questionar os dados que lhe são apresentados e não dizer amém para tudo que vê. Tem alguns pontos interessantes, sim, por isso merece 2 estrelas. Mas de forma alguma vale o preço que geralmente é cobrado.

Felipe.Teixeira 10/06/2020

Estatísticas tem perna curta
Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo. Abraham Lincoln
Leitura bem fácil e bem humorada. O autor, além de demonstrar varias estatísticas equivocadas, ensina como identificar dados suspeitos.

Y. 31/05/2020

Bem humorado, objetivo e crítico
De forma sagaz, o autor traz exemplos básicos de como podemos nos munir criticamente de dados estatísticos manipulados. A leitura é fluida e foi bem fácil de ler. As ilustrações também são a cereja do bolo.

Livro essencial para quem vive numa sociedade como a nossa onde somos bombardeados por um número volumoso de informações todos os dias.
Jamile.Almeida 31/05/2020minha estante
Hummm, não conhecia, estou lendo as resenhas e ja quero!

Y. 31/05/2020minha estante
Legal. Super recomendo, Jamile. Facinho de ler, e super instrutivo. Boa leitura!

Douglas Tavares 30/05/2020

Leitura agradabilíssima :-)
Livro atemporal, instigante e de leitura agradabilíssima.
Acredito eu, que todos aqueles que tenham feito alguma disciplina de estatística básica se beneficiária muito com a leitura do mesmo.

Batatinha 06/05/2020

Não como mentir, mas sim como saber a mentira
O livro é extremamente humorado com bastantes ilustrações. Abordando assuntos como: média, nem sempre ela vai ser o modelo ideal pra uma análise e exemplificação da população; gráficos exageradamente distorcidos para se adequar a interesses muitas vezes de empresas. E tudo isso com uma linguagem simples e na sua grande maioria sem matemática.

Isso porque Estatística é basicamente interpretação de dados, não adianta você descobrir que uma população tem média 500 e não saber interpretar esse dado.

Resumindo... O livro é ótimo, li em uma semana, recomendo pra quem gosta (em geral) de ser curioso sobre tudo e gostar de ler.
giovannaariah 06/05/2020minha estante
Comprei pro meu namorado de dia dos namorados ?

Antonino 21/04/2020

Quer entender sobre aquele gráfico ou estatísticas que são apresentadas em jornais e TV? Leia esse livro! Ele mostra as armadilhas e artimanhas por trás desses números e gráficos.

Betina.Ribeiro 12/04/2020

Como descobrir se você está sendo enganado com estatística
O livro Como Mentir Com Estatística deveria ser lido por absolutamente todas as pessoas. Em uma época de grandes guerras e disputas de opiniões, ele traz conceitos importantes que nos fazem refletir sobre como somos constantemente enganados por números divulgados por aí. Médias que são usadas quando deveriam ter sido usadas medianas, gráficos com inversões de eixos e tantas outras estratégias utilizadas por quem quer que o dado que vai chegar até o público favoreça seu ponto de vista ou produto.

João Pedro 08/04/2020

Como mentir com estatística, uma utilidade
O livro tem a pretensão de informar ao leitor as técnicas mais usadas para persuadir o consumidor através de estatística, podendo ser de má fé ou pura incompetência. É uma leitura simples e divertida com ilustrações que dão mais prazer ao livro. Confusão com médias, problemas com amostragens e manipulação de gráficos são algumas das técnicas mostradas. Após a leitura é certo a aquisição de um senso crítico mais apurado diante de dados que são ditos em qualquer situação, seja em uma propaganda de supermercado ou em uma discussão política, por isso acredito ser um livro interessante para qualquer pessoa.

chfranca 06/04/2020

Neste livro o autor aborda de forma irreverente as armadilhas por trás dos estudos estatísicos. Um amostragem mal dimensionada pode não descrever a população que se deseja analisar e tornar os resultados tendenciosos. Além disso, mais que mostrar os problemas, o autor conduz o pensamento de forma que entregue ferramentas ao leitor para aprender a questionar os resultados quanto a veracidade do estudo conduzido. Realmente uma boa leitura, curta e informativa, que é fundamental para qualquer pessoa que atue com dados.

Arnaldo 16/03/2020

Projetando para os dias de hoje
Apesar de os exemplos serem dos anos 40 e 50 projetando para os dias de hoje vemos como as pessoas continuam a ser manipuladas da mesma maneira

Davi 07/03/2020

Um livro mais do que necessário nessa época de abundância de informações
Atualmente somos bombardeados com informações 24 horas por dia, muitas vezes com números que, teoricamente, deveriam servir como fatos, mas que muitas vezes são apenas uma cortina de fumaça. O autor mostra como é possível torturar médias, amostras e resultados de forma a usar um inocente número como desinformação.

Valério 02/07/2019

Fundamental
Em um livro simples, bem explicado e resumido, o autor explica os "golpes" que vemos até hoje serem aplicados, especialmente pelos principais jornais e revistas do país.
A famosa tática de usar uma verdade para contar uma mentira, embalando-a como inexpugnável.
Necessário, para que possamos parar de ser enganados.
No Brasil, pesquisas (especialmente eleitorais) são feitas sem que sejam divulgados os critérios.

Se quer que a pesquisa aponte mais votos para o candidato "A", basta saber quais os lugares mais frequentados pelos seus eleitores. Ex.: eleitores deste candidato tendem a ser pessoas com menor renda e escolaridade? Pesquise nos locais mais pobres.
Eleitores deste candidato são de classe alta? Pesquise nos shoppings mais frequentados por pessoas de alta renda.
Mais: Contrate institutos de pesquisa liderados por pessoas com ligação com políticos e com ideologias. Que por sua vez contratarão pessoas de mesmo viés político. O entrevistador tem certa liberdade de entrevistar aqueles que ele vislumbra que irão responder de acordo com o resultado que quer.
E assim por diante.
Não deixe de ler. Entenda melhor como somos manipulados.
O mesmo ocorre também com estatísticas divulgadas por empresas para promover seus produtos. Desconfie, desconfie e desconfie
Um livro escrito há mais de 50 anos. Mas que permanece ainda mais necessário hoje que outrora.

alvaro_becker 15/01/2019

Vale a pena
Nos tempo atuais, onde estamos "inundados" por números de todas as espécies e é tão fácil produzi-los sem mesmo compreender o que eles representam este livro é de leitura obrigatória por qualquer estudante, principalmente para aqueles que não são das exatas.