Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Y. 31/05/2020

Bem humorado, objetivo e crítico
De forma sagaz, o autor traz exemplos básicos de como podemos nos munir criticamente de dados estatísticos manipulados. A leitura é fluida e foi bem fácil de ler. As ilustrações também são a cereja do bolo.

Livro essencial para quem vive numa sociedade como a nossa onde somos bombardeados por um número volumoso de informações todos os dias.
Jamile.Almeida 31/05/2020minha estante
Hummm, não conhecia, estou lendo as resenhas e ja quero!

Y. 31/05/2020minha estante
Legal. Super recomendo, Jamile. Facinho de ler, e super instrutivo. Boa leitura!

Aline 20/01/2022

O espetacular mundo de contar mentiras dizendo a verdade
Embora não seja novidade que diariamente somos inundados de notícias falsas ou tendenciosas, nos dias atuais esse livro se torna ainda mais relevante por escancarar as diversas artimanhas utilizadas para tais feitos.

Não é difícil enquadrar alguns dos muitos exemplos do livro em situações comuns do nosso dia a dia, mas vale dizer que alguns dos exemplos utilizados não envelheceram bem, mesmo q isso não mude o sentido do que é explicado.

Fica claro após a leitura o quão fácil é na pressa do cotidiano nos deixarmos influenciar por informações fora de contexto e muitas vezes intencionalmente manipuladas, e não é segredo que hoje existem "profissionais" especializados em criar narrativas deturpando dados.

Compreender como se faz a análise de uma informação torna-se cada vez mais uma habilidade necessária, especialmente em tempos digitais em que ao mesmo tempo que é fácil ter acesso a informação é igualmente facil acreditar em narrativas q distorcem a realidade.

A velha frase os números não mentem ganha o sentido novo, os números podem não mentir, mas as contas e dados utilizados ou a explicação dada à esses números podem sim mentir. E muito.
Luciano 29/01/2022minha estante
Que baita análise. Parabéns!!!

Silvio 19/10/2016

Números não mentem? Depende de quem os utiliza
Na década de 50, já consagrada como uma das principais instituições de ensino médico do mundo, a universidade norte-americana Johns Hopkins passou a admitir mulheres em seus cursos, até então frequentados única e exclusivamente por alunos do sexo masculino. A medida foi polêmica para a época e imediatamente gerou pesadas críticas, inclusive de que a medida havia sido tomada para favorecer funcionários da instituição.

Para comprovar, uma denúncia levada aos jornais afirmava que um terço das estudantes era casada com professores. Quando os repórteres foram investigar, constataram que naquele ano apenas três mulheres haviam sido admitidas na universidade, e sim, uma delas era casada com um dos professores!

Simplicidade e bom humor

Este é um dos inúmeros exemplos apresentados em Como mentir com estatística, cujo título não poderia ser mais didático. O autor, o jornalista Darrel Huff ilustra com simplicidade e bom humor como os resultados de pesquisas, relatórios, avaliações, censos e levantamentos são utilizados (com a melhor das intenções ou de má fé) pelo governo, imprensa, instituições de ensino, agências de propaganda e empresas para influenciar nossas decisões e opiniões sobre os mais diversos aspectos da nossa vida, de escolher uma marca de cigarro a disfarçar os lucros absurdos no balanço no balanço anual da empresa em relação à folha da pagamento.

As estatísticas podem estar corretas, mas a forma de obtê-las, analisá-las, interpretá-las, associá-las e até apresentá-las podem causar grandes distorções. A solução, alerta Huff, é ter sempre um pé atrás e estar atento a cinco aspectos principais:

1. Quem está dizendo: analisar a credibilidade das fontes, tanto de quem realizou a pesquisa quanto quem a divulga.

2. Como ele sabe: avaliar os critérios da pesquisa para saber ela é realmente isenta.

3. O que está faltando: buscar os dados complementares, como por exemplo a margem de erro dos resultados.

4. Mudança de assunto: estar atento e saber se a pesquisa sobre a “produção limões” não está sendo utilizada para justificar o “preço das bananas”, ou seja, as estatísticas e as suas conclusões estejam relacionadas.

5. Isso faz sentido: não acreditar cegamente nos números e analisar se eles são realmente coerentes.

Mesmo escrito na década de 50, Como mentir com estatística continua tão atual que deveria ser obrigatório nos colégios, faculdades e redações dos meios de comunicação.

site: https://www.tumblr.com/blog/marketingideiaslivros
Jamile 20/04/2017minha estante
Melhor resenha. Adequada e fiel ao livro!

Frdiego 27/02/2017

Básico e desatualizado.
O livro aborda os principais erros (e malandranges) no uso de estatística. Um leitor com um pouco de experiência no tema pode preferir um livro um pouco mais avançado e com exemplos mais atualizados.
Cid Espínola 18/05/2018minha estante
Sugere algum título mais recente?

Roger Ruiz 13/03/2017

Bom e direto!
Gostei da abordagem do autor, sem milongas, direto ao ponto com exemplos reais, bem oportuno para o tema. Recomendo a leitura, não por causa da estatística em si, e sim para abrir os olhos quanto às malícias ou inocências que causam mal em deturpas informações.
Jim 07/05/2018minha estante
Coloque as estrelas,senão a nota fica sendo zero! Abç!

Rozana 30/07/2021

Interessante
Interessante e instigante, exemplos cômicos que prendem a atenção. Por ser antigo, os numeros parecem um pouco fora da nossa realidade, mas é de simples entendimento e a leitura é fluida.
Senses 28/09/2021minha estante
Também estranhei os números, mesma coisa de ouvir "não sei em que ano eu entrava no mercado com 10 reais e saia com não sei quantos produtos".

Gabi 11/10/2023

Leitura muito divertida!!!

O assunto estatístico normalmente é mais denso, mas foi abordado de forma muito fluida, com vários exemplos para cada tópico e a parte teórica de forma direta.

Leitura essencial para os dias de hoje, em que chovem dados de todos os lados, mas as informações em si são distorcidas e nos levam ao falso conhecimento. Recomendo!
Talita578 06/01/2024minha estante
Show! Adicionei nas minhas leituras

Jon 04/05/2022

Muito útil e didático
Livro básico porém rico. Dicas excelentes que ajudam bastante na interpretação dos conteúdos estatísticos. Muito necessário nestes tempos. Vivemos uma época de desinformação, onde mentiras e meias verdades prosperam como nunca. Muitos enganadores e charlatões usam a estatística de forma distorcida para tentar sustentar suas pseudo verdades e assim manipular a opinião das pessoas. É um livro que pode nos fornecer uma blindagem para este tipo de prática e autonomia para interpretar corretamente os dados de um determinado assunto de interesse. Muito útil, bem escrito, não é uma leitura longa e nem difícil, o vocabulário é razoavelmente acessível, os exemplos são práticos e fáceis de similar. Apesar de básico e conter algum conteúdo já consagrado na literatura e no dia-a-dia de muitas pessoas (na minha opinião), eu recomendo a leitura desta obra, vale a pena, é uma utilidade pública.
Syrys 05/05/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns! Preciso ler este livro.

Batatinha 06/05/2020

Não como mentir, mas sim como saber a mentira
O livro é extremamente humorado com bastantes ilustrações. Abordando assuntos como: média, nem sempre ela vai ser o modelo ideal pra uma análise e exemplificação da população; gráficos exageradamente distorcidos para se adequar a interesses muitas vezes de empresas. E tudo isso com uma linguagem simples e na sua grande maioria sem matemática.

Isso porque Estatística é basicamente interpretação de dados, não adianta você descobrir que uma população tem média 500 e não saber interpretar esse dado.

Resumindo... O livro é ótimo, li em uma semana, recomendo pra quem gosta (em geral) de ser curioso sobre tudo e gostar de ler.
giovannaariah 06/05/2020minha estante
Comprei pro meu namorado de dia dos namorados ?

alex 09/10/2016

Como mentir com estatística
Divertido e leve, o livro tem a qualidade de destacar, ao leitor leigo em estatística básica, os riscos envolvidos em aceitar, passivamente, a 'verdade' dos números.

João Victor 11/05/2017

Caso esteja procurando algo mais aprofundado, a leitura talvez não te agrade. O grande mérito do livro é conseguir abordar o assunto de maneira descontraída e simples. Quando você menos espera já acabou, onde os vários exemplos citados ilustram as situações que o livro se propôs abordar.
É uma forma interessante de abordagem do assunto, principalmente no início da formação escolar.

Matheus Cunha 18/07/2018

"Mais relevante que nunca" - Bill Gates
"Mais relevante que nunca" - Bill Gates
Isso é o que consta na belíssima capa dura que a editora intrínseca lançou. E de fato não poderia ser uma afirmação mais verdadeira. Como estudioso de estatística a mais de oito anos e estando trabalhando com ela pelo mesmo período, posso garantir que é as páginas dessa obra trazem verdades que não precisam ser atestadas por mim, pois elas se atestam sozinhas com a escrita fluída e descontraída do autor Darrel Fuff acompanhada pelas divertidíssimas ilustrações de Irving Geis.
"Mapas estatísticos", "médias" e "médias percentuais", "gráficos evidentes" entre outros artifícios estatísticos que são mal utilizados por uns ao mesmo tempo que por outros são magnificamente bem utilizados para seus propósitos. A estatística é uma linguagem, tanto quanto uma ferramenta matemática que permite a observação dos mais diferentes eventos naturais e sociais e como toda ferramenta ela pode ser benéfica ou maléfica.
Em pouquíssimas 160 páginas - menos até - os artifícios utilizados em pesquisas de opinião, que não revelam nada além de que as amostras são tendenciosas, pesquisas médicas que correlacionam positivamente eventos que não se associam, ou o que são os malditos pontos percentuais que falam nos jornais, tanto nas pesquisas de opinião quanto na seção de economia. Entre outras artimanhas são reveladas, destrinchadas e evidenciadas de forma clara e divertida.
Quanto as críticas negativas. Não sei porquê, mas me senti desconfortável com a tradução. As vezes eu verificava como determinada frase ficava em inglês e a tradução me incomodava um pouco. Ainda que assuntos mais técnicos tendem a perder um pouco de sentido na tradução e - por vezes - os autores que traduzem se dão o luxo de "melhorar" para os contextos onde estão sendo traduzidos, Como Mentir com Estatística me incomodou bastante nesse sentido ao ponto de que eu precisava ler duas três vezes frases, e parágrafos que muitas vezes nem possuíam aspectos técnicos para serem levados em consideração. Muito provavelmente isso não afete a leitura de outras pessoas, pois como o livro bem ensina, um caso particular não é comparativo de nada.
Outra coisa que me surpreendeu e não atendeu as minhas expectativas. Quando a minha namorada me presenteou com o livro, eu fiquei surpreso com o tamanho do livro. Nas fotos que a editora publicou em redes sociais, que eu vinha acompanhando a meses, me sugeria que o livro viesse em um formato pocket que achei que ficaria mais atraente. De fato isso não muda em nada a experiência da leitura, contudo achei importante destacar que tive essa impressão com as fotografias do lançamento.
Enfim, leiam e se divirtam e acima de tudo, não acreditem em estatísticas duvidosas!

alvaro_becker 15/01/2019

Vale a pena
Nos tempo atuais, onde estamos "inundados" por números de todas as espécies e é tão fácil produzi-los sem mesmo compreender o que eles representam este livro é de leitura obrigatória por qualquer estudante, principalmente para aqueles que não são das exatas.

Valério 02/07/2019

Fundamental
Em um livro simples, bem explicado e resumido, o autor explica os "golpes" que vemos até hoje serem aplicados, especialmente pelos principais jornais e revistas do país.
A famosa tática de usar uma verdade para contar uma mentira, embalando-a como inexpugnável.
Necessário, para que possamos parar de ser enganados.
No Brasil, pesquisas (especialmente eleitorais) são feitas sem que sejam divulgados os critérios.

Se quer que a pesquisa aponte mais votos para o candidato "A", basta saber quais os lugares mais frequentados pelos seus eleitores. Ex.: eleitores deste candidato tendem a ser pessoas com menor renda e escolaridade? Pesquise nos locais mais pobres.
Eleitores deste candidato são de classe alta? Pesquise nos shoppings mais frequentados por pessoas de alta renda.
Mais: Contrate institutos de pesquisa liderados por pessoas com ligação com políticos e com ideologias. Que por sua vez contratarão pessoas de mesmo viés político. O entrevistador tem certa liberdade de entrevistar aqueles que ele vislumbra que irão responder de acordo com o resultado que quer.
E assim por diante.
Não deixe de ler. Entenda melhor como somos manipulados.
O mesmo ocorre também com estatísticas divulgadas por empresas para promover seus produtos. Desconfie, desconfie e desconfie
Um livro escrito há mais de 50 anos. Mas que permanece ainda mais necessário hoje que outrora.