Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

L U I S A 12/02/2022

extremamente importante
o livro é bem antigo, consequentemente os dados apresentados também, porém podemos fazer paralelos com várias situações atuais e refletir sobre. é um bom livro

Luanna 02/02/2022

Tema muito interessante?..
Já tinham me recomendado o livro a algum tempo, mas confesso que me surpreende com a sua qualidade.

O tema não é lá muito atrativo, mas a forma como o autor escreveu, com sua forma leve e uma pitada de sarcasmo sobre cada tema, deixou o livro super interessante.

O livro ensina de uma forma bem direta como não cair nas falácias de muitas estatísticas parciais que vemos praticamente todo dia?..ou dependendo de quem ler, como fazê-las.

Babs 02/02/2022

Pesquisas mostram que 76,78% dos leitores julgaram relevante
Como mentir com estatística é um livro ilustrado que mostra claramente o poder e a influência que os números (e a forma como retratamos eles) têm de influenciar interpretações.
É de fácil leitura, embora em alguns momentos exige uma capacidade analítica mais profunda. No geral, traz questionamentos muito relevantes acerca da eficácia de várias pesquisas e como ser mais cético com as estatísticas apresentadas. Um bom livro para quem é orientado a dados!

Beca 25/01/2022

Como mentir com estatística
O livro é muito bom, e apresenta diversos exemplos que passam pelo nosso dia a dia. Isso faz com que tenhamos um olhar muito mais crítico nas estatísticas que muitas vezes os jornais nos apresentam. Mas, em alguns momentos achei a leitura maçante e isso fez com que eu demorasse mais que o esperado para finalizar o livro.

Letícia Maia 22/01/2022

Em um mundo comandado por números, refletir sobre como os usamos é extremamente necessário. Acredito que de 1954 pra cá, os métodos científicos melhoraram. E o jornalismo também.
Mesmo assim, o livro segue sendo muito atual. Leitura necessária para pessoas de todas as áreas, basicamente. Apesar de tratar de estatística, o livro é leve, divertido e muito didático.

Aline 20/01/2022

O espetacular mundo de contar mentiras dizendo a verdade
Embora não seja novidade que diariamente somos inundados de notícias falsas ou tendenciosas, nos dias atuais esse livro se torna ainda mais relevante por escancarar as diversas artimanhas utilizadas para tais feitos.

Não é difícil enquadrar alguns dos muitos exemplos do livro em situações comuns do nosso dia a dia, mas vale dizer que alguns dos exemplos utilizados não envelheceram bem, mesmo q isso não mude o sentido do que é explicado.

Fica claro após a leitura o quão fácil é na pressa do cotidiano nos deixarmos influenciar por informações fora de contexto e muitas vezes intencionalmente manipuladas, e não é segredo que hoje existem "profissionais" especializados em criar narrativas deturpando dados.

Compreender como se faz a análise de uma informação torna-se cada vez mais uma habilidade necessária, especialmente em tempos digitais em que ao mesmo tempo que é fácil ter acesso a informação é igualmente facil acreditar em narrativas q distorcem a realidade.

A velha frase os números não mentem ganha o sentido novo, os números podem não mentir, mas as contas e dados utilizados ou a explicação dada à esses números podem sim mentir. E muito.
Luciano 29/01/2022minha estante
Que baita análise. Parabéns!!!

Wander 19/01/2022

Pensamento crítico e estatístico
"Como mentir com estatística", escrito por Darrell Huff, foi publicado pela primeira vez em 1954. Com uma leitura descontraída e prática, o autor demonstra uma série de exemplos onde a estatística é aplicada de forma a direcionar o público que consome o conteúdo a interpretar informações subjetivas e falsas como fatos e verdades. Através destes mesmos exemplos, somos convidados a ter um pensamento crítico e mais reflexivo sobre a origem dos dados, o método estatístico aplicado e a sua coerência.

Na atualidade, onde os dados são usados em diversas aplicações que influenciam as nossas vidas, o pensamento estatístico, se torna fundamental no exercício da nossa cidadania, nos guiando através do caminho do pensamento crítico.

João 15/01/2022

Bem interessante. Tenta simplificar alguns conceitos e te alerta pra vários recursos usados para manipular uma mensagem a partir de dados.

Tayenne.Lira 13/01/2022

O livro da vários exemplos de como nós podemos ser manipulados pela midia atraves da estatística, e também nos apresenta como podemos notar isto.
Minha crítica se retém ao fato que o livro foi escrito nos anos 1950 e por vezes os exemplos são um pouco defasados

Dani Scheibler 09/01/2022

A forma como manipulam dados de estatísticas para provar certas coisas é um absurdo. Muito legal saber um pouco mais como isso é feito, e como prestar mais atenção para não cair nessas pesquisas mal intencionadas.

Leo Vieira 05/01/2022

Dicas legais para não ser enganado
O livro é antigo e nos deixa esperto sobre como confiar nas linguagens rebuscadas em quem tenta nos firmar uma opinião falsa ou defasada. Aprendemos a diferenciar as informações ocultas e disfarçadas sofismadas pelas empresas. política e mídias gigantes.

Marcelo 01/01/2022

Muita atenção com números, eles podem estar sendo manipulados
Um livro interessante que tem por objetivo alertar a respeito do risco da manipulação intencional de números e estatísticas. Os números são muito importantes, mas para confiar neles é fundamental buscar entender se há imparcialidade na coleta e nos cálculos, se eles fazem sentido, se representam de maneira adequada uma população e etc. Vale a leitura, principalmente em tempos de Fake News.

July 27/12/2021

Como mentir com estatistica
Trecho do livro:
" Este livro é uma espécie de cartilha de como usar estatísticas para enganar. No geral, pode parecer muito com um manual para trapaceiros. Talvez eu possa justifia-lo como faria um ladrão aposentado, cujas memórias publicadas equivalem a um curso de pós-graduação sobre como arrombar um cadeado e andar por aí sem ser notado: os trambiqueiros já conhecem esses truques; os homens honestos precisam aprendê-los para se defenderem (p.17)."

Carol 18/12/2021

Merece o reconhecimento que tem
Mesmo que você já tenha um conhecimento básico em estatística, saiba as equações e a definição de alguns termos, pode não parar pra pensar e analisar de fato as estatísticas que encontra por aí. Pelo menos, esse era o meu caso.
A amostra utilizada realmente é significativa? Existe correlação entre os eventos?
A linguagem utilizada é bem simples e é um livro que pode ser compreendido por qualquer pessoa que tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, mas continua sendo um livro interessante também pra quem já conhece sobre estatística, o que é um equilíbrio difícil de ser alcançado.

Adrian.Daniel 10/12/2021

Estatisticamente bom
O livro como mentir com estatística é um manual de como se fraudar e como verificar fraudes no que se refere a dados, estatísticas, falas, médias e estimativas.

Coloca em texto quase um manual de como se fazer pesquisa, detalhes como amostras e conta muito sobre como os detalhes importam e a informação pode ter posicionamento de acordo com quem a manipula.

Sua leitura é rápida e recomendado para quem quer pesquisar ou quem depende de estatísticas e dados para dar sequência na vida.