A Fortaleza

Resenhas - A Fortaleza

1 | 2 | 3 | 4

Gabi Kalk 26/12/2017

Adrenalina pura
Camile e seus amigos vivem no subterrâneo do mundo, por conta da devastação ocorrida pela guerra nuclear. Porém, esta sociedade é classificada em escolhidos e não identificados, e eles se encaixam neste último grupo, assim vivendo nos arredores da Fortaleza número 7. Eles juntos formaram um grupo de resistência a este sistema, e Camile é a capitã deles.
Em uma destas missões, a líder ajuda um prisioneiro desconhecido, Adam, mesmo com receio ela o ajuda. Porém ele não lembra por um tempo o porque foi para ali, e quando o lembra, o grupo de Camile junto com Adam se preparam para ir em uma missão suicida para buscar umas anotações de Adam sobre um projeto. O que esse grupo não esperava é que esta missão revelaria muitas coisas sobre o passado.

Gente e aqui encontramos mais uma distopia em que seus olhos ficam vidrados. Amo quando tem muita ação e com personagens femininas fortes, como Camile. É incrível o modo como esta, guarda seus sentimentos para ser forte para os outros, mesmo que isso a machuque por dentro. E gente amei o casalzinho que acabou se formando no meio desta luta pela liberdade e sobrevivência. Serio, vale a pena a leitura, que inclui muita adrenalina e suspense.

Milene Farias 20/01/2018

Maravilhoso e muito bem escrito!
A história tem uma ambientação muito bem trabalhada, os personagens são jovens e demonstram muita maturidade e desenvolvimento ao longo da história, e se tem uma coisa que eu gosto são diálogos contextualizados, personagens e relações bem construídas e principalmente: mulheres fortes que fazem suas próprias escolhas e são admiradas pelo que são. E encontramos tudo isso e muito mais nesse livro!
Eu amei a escrita dela! Mostrou que pesquisou muito, tem diversas referências científicas com fundamentos corretos. É uma história simples e muito bem feita e eu recomendo com todo o meu amor!

site: www.estantedami.com

Camila.Martins 22/01/2018

Sensacional
Leitura finalizada!
Comecei a ler na sexta feira, indo ate a página 68. Hoje retomei com intuito de ler mais algumas páginas, prosseguindo a leitura durante a semana, mas quem disse que eu conseguia parar de ler?
Impossível desgrudar do livro sem saber o que ia acontecer na página seguinte.
Day nos traz uma distopia que se passa num mundo subterrâneo pós apocalíptico. Seria mais um clásssico livro distopico não fosse a escrita impecável da autora, que conduziu com maestria todo o enredo da trama. Tudo bem costuradinho, cada cena e personagem sem pontas soltas, todos com uma razão de ser. Nota-se claramente que a autora tinha plena certeza de cada trecho. Que os desfechos estavam em sua mente o tempo todo e não algo que ela colocou ali no meio de sua escrita para preencher lacunas. Day foi brilhante em cada plot, encaixando os fatos com capricho, tudo em seu devido lugar na medida certa.
Como eu amo quando leio um livro que noto que houve uma pesquisa e que o roteiro foi previamente planejado e moldado nos capítulos como que feitos sob medida. A autora foi meticulosa, precisa e pacientemente sagaz.
Um texto fluido mesmo em meio a detalhes dos locais ou flashbacks extremamente necessários. Eu me vi lá!
Não houveram trechos mornos para encher linguiça. Houve uma história rapida e envolvente ao mesmo tempo.
Gosto muito de distopias, sou fã de Jogos Vorazes e curti muito Divergente, e entre esses dois livros ícones, bem ao meio, eu encaixo A Fortaleza: Mundo Sombrio.
Teremos nesse livro uma personagem sensacional chamada Camille. Uma capitã forte, uma lider perfeita que não se gaba um único momento. Ela é uma personagem perfeitamente adequada e natural e isso me surpreendeu muito. Essa naturalidade de Camille me fez adorá-la, me fez sentir representada, pois é uma personagem humana e não um estereotipo exagerado de mulher super poderosa.
Em uma das missoes do grupo liderado por ela, Camille encontra um prisioneiro multilado e resolve salva-lo e aí resta aquela dúvida: Ele é um espião ou um novo aliado?
Leiam e descubram. Leiaaaam!
Day esgotou os exemplares físicos, mas ha o ebook na amazon por um precinho imperdível.
A nota por essa experiência n poderia ser outra:
5 ⭐
#AFortaleza #MundoSombrio #Sobreviva #DayFernandes #LiteraturaNacional #EuLeioNacional #AutorasNacionais #EuApoioNacional #EuDivulgoNacional

BeaBalthazar 02/02/2018

A Fortaleza abriu meus olhos para um lado da literatura nacional que há anos não vejo
Day Fernandes nos apresenta um mundo pós apocaliptico, porém nosso inimigo não são zumbis ou aliens, mas sim a própria humanidade. Em um cenário onde o governo divide a população em dois, os reis e os escravos, como seria sobreviver neste mundo?
Fiquei simplesmente encantada com a leitura.
Excelente leitura!

Caso queira a resenha completa, segue o link!

site: http://garotadacameravermelha.blogspot.com.br/2018/02/resenha-1.html

@jeanflamel 06/02/2018

O provável futuro da Terra.
O livro que o mostra o planeta Terra arruinado por radiação, provocada por uma guerra nuclear, onde os sobreviventes são obrigado a morar em fortalezas no subsolo. Onde guerreiros que foram excluídos da nova sociedade , por não serem úteis, vão ter que lutar por seus ideais.

A história nos ensina que mesmo o nosso mundo esteja a beira do fim, ainda os seres humanos comete os erros do passado, onde o maior erro é o poder, ser mais que outro, na beira do colapso ter escravidão e exclusão social. Mas ainda temos seres humanos esperançosos que irão lutar ate o fim, para mostrar a humildade e a compaixão.

"O livro me prendeu do começo ao fim, uma arte que vale muito a pena ler. Reviravoltas, descobrimentos e segredos que dão uma pitada de ansiedade para chegar no final. "

Cris 22/05/2016

Muito bom!
Esta história é do tipo que eu gosto: tem muita ação, mas também tem momentos introspectivos e de romance. Os personagens são tão cativantes que fica difícil não se envolver, sofrer e se alegrar com eles. Recomendo.

Mari Pingituro 04/04/2018

Perfeito e instigante!
Precisamos falar sobre a escrita da Day Fernandes. Se você já leu alguma obra dela, vai entender do que estou falando. Se não leu, está esperando o quê, criatura?

O livro traz uma história pós apocalíptica diferente de tudo o que já li/conheci.
Após uma guerra nuclear, a Terra está totalmente contaminada pela radiação e os sobreviventes são encaminhados para construções subterrâneas sombrias denominadas "Fortalezas".

Camille é a lider dos Fantasmas das Sombras, rebeldes que lutam contra a forma de governo estabelecida na Fortaleza 7.
Durante uma missão, Camille e seu grupo resgatam Adam, um completo desconhecido que estava aprisionado, muito machucado e, devido à perda de memória, não consegue dar muitas respostas aos Fantasmas. Só se sabe que ele foi torturado e que estava envolvido em algum projeto do governo.

Assim, muitos segredos começam a vir à tona, e Camille precisa buscar respostas. Para isso, organiza uma missão até a Cidade dos Escolhidos, um local onde o governador/ditador Turtzi faz o que bem entende com a população.

Será que existe uma solução?
Por que o governo está atrás de Adam?
Até onde o ser humano vai pelo poder? E por vingança?

Estou encantada com a escrita da autora. A leitura flui muito bem, e é impossível ler só mais um capítulo.

Tudo é narrado de forma muito clara e tem boas doses de suspense, tensão e intrigas.
Uma obra totalmente original, criativa e com um final surpreendente.

Sem contar que a edição está lindíssima, com mapa, ilustrações e a diagramação excelente!

Amei e recomendo a todos os leitores que gostam de histórias originais!

Ps: estou ansiosa pela continuação.

Vanessa Boedermann 28/04/2018

A Fortaleza | Blog Corredora Literária
A narrativa em terceira pessoa inicia-se no ano de 2047, após uma guerra nuclear o mundo como conhecemos hoje ficou inabitável, os sobreviventes são obrigados a viver em complexos subterrâneos. e os personagens vão passando por diversas situações até o ano de 2070.

Adorei a construção  e envolvimentos dos personagens, eles são cativantes, cada um tem sua história pessoal e isso me aproximou ainda mais deles.

Camille nossa personagem principal tem personalidade forte, dona de suas próprias escolhas e não muda de opinião facilmente, tornou-se líder devido seu senso de justiça, ela faz parte da equipe chamada Fantasmas da Sombra, uma equipe de rebeldes que não aguentam mais a forte opressão de seu líder o governador Turtzi.

Mas além de ter de enfrentar o governador e seus sentinelas, eles descobrem que não estão sozinhos nestes esconderijos da Fortaleza...

Os sobreviventes dessa pós guerra foram divididos conforme podiam contribuir intelectualmente com a Fortaleza, tendo assim certos benefícios, quem não se encontra nesse grupo você já pode imaginar um pouco do que acontece com os eles...

A Fortaleza é protegida pelos sentinelas, todo o alimento, medicamentos e água são protegidos e racionados, quem possui um baixo intelecto se torna escravo.

A equipe Fantasmas da Sombra sempre sai em missões buscando mantimentos e medicamentos para os refugiados.

Em busca de vingar a morte do irmão Camille encontra um prisioneiro e passa por poucas e boas, há um grande mistério cercando este prisioneiro que se chama Adam, pois o mesmo se encontra sem memória de fatos acontecidos recentemente e Camille e sua turma de "refugiados" passam por ainda mais problemas.

O livro físico conta também com uma planta baixa a qual ajuda ainda mais na imersão nesta Fortaleza.

Uma leitura que me prendeu desde o início, me diverti e também passei apertos, há vários elementos surpresa que me fizeram suar.

Será que todos os sobreviventes continuarão na Fortaleza? Será que há habitantes em outros planetas? Haverá um meio de recuperar o Planeta Terra? Somente lendo a obra para descobrir.

É um livro curto e para todos os tipos e idades de leitores, você irá se apaixonar pela escrita da autora! Vai se tornar fã também! Há  cenas com muita ação e suspense. É uma grande crítica social sem dúvida alguma e me fez pensar até mesmo nas guerras que se arrastam há anos em nosso momento atual...

E que desfecho triunfal! A autora me deixou com aquela adrenalina correndo solta nas veias e acabou o livro um! Como assim?! Preciso de respostas! Não pude mais dormir!

Não há uma dúvida se quer de que tenho que ler o tomo dois! Aguardo ansiosamente para que chegue logo o final do segundo semestre de 2018.

Espero que tenha gostado, vejo você em breve!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com/

Kamonmila 13/05/2018

O livro nos apresenta um universo pós apocalíptico onde a humanidade (ou o que sobrou dela) vive no subterrâneo do planeta. O enredo gira em torno de Camille a líder de um grupo rebelde denominado “fantasmas”, eles se rebelam contra o governo totalitário que exerce poder sobre os sobreviventes da humanidade.
Camille como toda heroína de distopia se torna líder do movimento rebelde meio que por acaso, e têm de conviver com as responsabilidades e inseguranças que o cargo lhe trás. Certo dia o grupo sai em missão de resgate, para recuperar dois membros que foram capturados pelos soldados do governo, ao libertar seus companheiros Camille encontra um jovem misterioso que foi torturado e por isso perdeu a memória, mas algo diz a nossa Capitã, como foi apelidada, que aquele rapaz é uma peça importante no jogo do governo.
“A escuridão do universo não é nada comparada às trevas no interior do homem.”
No decorrer da história nós conhecemos diversos personagens que enriquecem o enredo seja com sua profundidade e importância diante das situações que ocorrem, seja com informações do passado que nos explicam as situações presentes e tornam a trama ainda mais intensa e cheia de motivações diversas.
O livro é narrado em terceira pessoa e podemos acompanhar diversos pontos de vista diferentes, o que deixa a leitura muito dinâmica e bem rápida, o ritmo se torna fluído e contínuo, dando ao leitor uma sensação de sufoco que nos faz seguir adiante com a obra. O desfecho final é completamente inusitado e imprevisível, a autora nos leva a outro nível quando revela um mistério muito original, e deixa uma porta aberta para uma sequência que tem tudo para seguir um rumo pra lá de inovador na série.

Suzane | @memoriasdeumaleitora 22/05/2018

Em 2050 uma guerra entre as nações se alastrou pelo planeta, os países se atacavam por motivos fúteis e sem nenhum pudor. Até que mísseis nucleares começam a rasgas os céus e destruir a terra forçando uma pequena parte da população a se abrigar em fortalezas subterrâneas.

A fortaleza 7 era comandada por Turtzi, um governador tirano e ditador que divide a população entre os "Escolhidos", aqueles que tinham talento para áreas da ciência, medicina e engenharia, podendo ser úteis na manutenção dos túneis; e os "Civis", que eram tratados em condições sub humanas, vendidos como escravos.

Mas existia um grupo que não estava nada satisfeito com o governo, e comandado por Antony, se esconderam pelos túneis se tornando os "Fantasmas", com seus dois filhos, Daniel, um adolescente e Camille, uma criança, e outros membros. Mas no ano de 2070 quem comanda os Fantasmas é Camille, uma mulher forte e valente, que viu diante dos seus olhos todo o sofrimento de tentar sobreviver pelos corredores sombrios buscando por suprimentos e lutando contra o tirano no poder.

E justamente em uma dessas missões por suprimentos Camille encontra Adam, um homem misterioso e ferido, mas aparentemente de grande valia para a Fortaleza. Camille e seus parceiros ficam muito curiosos para saber quem é aquele homem, e sua chegada muda tudo.

Adam tem o conhecimento de todo o plano da Fortaleza, e poderá ajudar os Fantasmas a vencer Turtzi. E agora nada mais poderei contar...

A Fortaleza é um livro repleto de detalhes, cada página é uma emoção nova, uma luta nova, uma adrenalina, aventura, e você tem que ficar muito atento pra não perder nenhuma parte. O ambiente contruido pela autora é muito incrível, todo funcionamento de um futuro caótico onde a população se perde e se destroi a procura de poder. Chega a dar certo medo de onde nossa humanidade vai parar...

Os personagens são fortes, guerreiros e cheio de mulheres incríveis e que lutam pelos seus ideais. O desfecho é muito intrigante e dá um excelente gancho para uma continuação que já me deixou muito curiosa de saber como será desenvolvido.

Gleyzer.Wendrew 22/07/2018

Livro mto bom!
Muito bom! Mistura de fantasia e distopia, com boas cenas de ação e suspense. Mto bem escrito. Parabéns à autora pela obra. Ansioso pela continuação!

Leitora Geek 07/08/2018

Uma distopia daquelas!
“Eu os vi cruzando o céu. Um estrondo ensurdecedor pareceu ecoar por todos os lados do planeta. Eu só tinha visto aquilo acontecer nos filmes de ficção cientifica, mas desta vez era real. Todos os vizinhos, assim como eu, sairam de suas casas para observar aquela imensa arma revestida de metal rasgar a atmosfera, deixando um rastro de fogo por onde passava. Três mísseis nucleares disparados, passando por cima de nossas cabeças. Não precisava ser nenhum gênio para contatar que aquilo era o começo do fim.”

Enquanto lia não pude deixar de lembrar de outras distopias muito conhecidas como: Jogos Vorazes, Divergente e Maze Runner.
Mas a obra da linda e super fofa Day é super diferente e cativa de uma maneira especial, a autora criou um cenário incríveeelll, a história te prende e deixa vc sem fôlego por diversos momentos.
Me peguei por diversos momentos pensando na crueldade do ser humano e o que podem fazer pelo poder, bateu aquele medo do nosso futuro, sabe?! A Camille é super Girl Power, adorei o modo dela agir, mesmo deixando de lado o sentimento em prol da sua comunidade/família. Os personagens são incríveis demais. Cada um foi construído com uma personalidade própria e forte, sendo importantíssimos para o enredo. Fiquei todo momento torcendo pela Sarah/Will que eles parassem de brigar e ficassem juntos de uma vez hahaha. Apesar da autora focar mais na missão, onde o romance fica em segundo plano. Adorei isso, me surpreendeu bastante.
E o Adam... Aaah meu povo! Durante a leitura tive um Crush fortíssimo por ele!
A leitura é leve e simples. Com muita ação e suspense. Percebe-se que a autora pesquisou e muito sobre os assuntos explorados.
Estou louca pela continuação. Pois o ápice final do livro me deixou sem fôlego, necessitando saber o que acontece a seguir. Há extras que completam mais ainda a leitura. É uma cronologia de eventos, mostrando ano a ano o que aconteceu, abriu minha mente haha A Day pensa em tantos detalhes. Obrigada! 😘
Uma das melhores leituras que tive nos últimos tempos.
Amei conhecer o trabalho da escritora. E com toda certeza irei acompanhar pra vidaa o trabalho dela.
Parabéns pelo incríveeelll trabalho. Espero que tenha muito sucesso e que venha muitos e muitos outros livros.

“A escuridão do Universo não é nada comparada as trevas no interior do homem.”

RESENHA POR LEITORA GEEK

site: @leitora.geek

Jaque @blogmalucadoslivros 26/11/2018

Resenha: A fortaleza: Mundo sombrio - Livro 1
Já imaginou se o mundo como conhecemos não existisse mais? Em “A fortaleza sombria”, após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se tornou impossível e por isso as pessoas passaram a viver em complexos estruturais subterrâneos.

(Quote) “Depois da destruição da superfície, a população mundial foi reduzida a menos de um terço, mas, antes do fim, os esforços de todos os países haviam sido para concentrar a população sobrevivente em complexos estruturais no interior do planeta. Esses lugares são conhecidos como Fortalezas.”

O ano é 2070, e o medo reina na fortaleza 7. Ainda jovem, Camille viu seu pai lutar pelos renegados, formando um grupo de rebeldes contra a fortaleza 7, e acabou herdando a liderança deste grupo quando seu pai se foi. E mesmo tantos anos depois, o grupo de Camille ainda vive escondidos, tentando sobreviver em meio a extinção, mas, durante uma missão Camille acaba salvando um desconhecido, que pode trazer respostas e descobertas, que podem ser terríveis.

O livro é narrado em terceira pessoa, e tem uma narrativa fluida e cativante desde o início. A premissa nos deixa curiosos para saber o que vai acontecer dali pra frente com a Camille e com outros da Fortaleza 7, e também sobre como o mundo foi parar naquela situação pós-apocalíptica.

Camille é uma personagem forte, uma verdadeira líder sensata e com muita empatia, que foi o que fez com que eu gostasse mais ainda dela. Mesmo quando foram surgindo outros personagens ela manteve firme sua personalidade de liderança. E por falar em personagens secundários, Adam, o homem misterioso, que Camille resgatou em uma de suas missões, e uma personagem apaixonante e a química entre os dois é tão incrível que desde que ele apareceu na história, comecei a torcer por eles, e não me arrependi. Adam é um personagem que não se assusta com a personalidade de Camille e a respeita muito.

A amizade e empatia são pontos fortes nesta história bem desenvolvida, que tem uma trama bem elaborada também. E para a nossa alegria e ansiedade, terá o segundo livro, e da forma que este primeiro acabou, mal posso esperar para dar continuidade a esta história.

site: http://www.malucadoslivros.com/2018/11/resenha-fortaleza-mundo-sombrio-day.html

Thainá - @osonharliterario 04/12/2018

Venha fazer parte dos rebeldes!
Em 2070, após uma Guerra Nuclear, o mundo ficou infestado por radiação, tornando-se assim inabitável para o ser humano. Para sobreviver, a população se viu obrigada a morar no subterrâneo, a nova Fortaleza, e seguir ordens de um governo totalitário que dividiu as pessoas em castas: os escolhidos, os civis e os não-identificados. Camille, nossa protagonista, não encaixa-se em nenhum desses. Ela é um Fantasma.

Os Fantasmas das Sombras são rebeldes que vivem escondidos do governo. Camille, ou Capitã como é chamada pelos demais, lidera-os no lugar do pai. A garota é muito bem treinada, convicta de seus ideais e pronta para sempre ajudar e resgatar os que precisam. Na missão mais recente, cujo objetivo era resgatar membros do grupo que foram presos pelos sentinelas e roubar alimentos, ao lado da melhor amiga Sarah e do amigo Will um plano foi traçado e colocado habilmente em prática. Porém, embora os resultados tenham sido positivos, algo que não estava nos planos aconteceu: um prisioneiro, sem vestígios de suas memórias, despertou a solidariedade da Capitã.

Após salvar e acolher o desconhecido, os Fantasmas caem em um impasse: confiar nas memórias falhas de Adam, seguindo-o em um objetivo em comum, ou continuar vivendo às escondidas naquele buraco. Mesmo que no início não dê para confirmar se as lembranças do homem são verdadeiras e se o próprio está falando a verdade, o grupo de rebeldes embarca em uma nova aventura para descobrir o que é o Gênesis, uma possível descoberta que aparece misteriosamente na mente quebrada de Adam, a qual poderá ser a chave para a liberdade.

Composto de muitas cenas de ação, que irão lhe tirar o fôlego, e contando com surpresas interruptas, uma atrás da outra, a mera sinopse que dissequei acima não aborda nem a metade dos acontecimentos da obra. Temas diversos são mesclados à aventura dos rebeldes. É explorado a importância da amizade, como também a intensidade do florescer do primeiro amor.

Os personagens masculinos participam ativamente dos planos e dos mistérios, envolvendo-se significamente na história, porém o destaque fica com as mulheres. Fortes, corajosas e cheias de fôlego para encarar os mais diversos combates, cada personagem feminina tem sua característica própria e conquista de diferentes formas o leitor. Assim como qualquer pessoa, elas também precisam de ajuda e apoio, mas isso não a impedem que façam sozinhas o que é necessário.

Viver na escuridão é angustiante, sufocador e necessita de sacrifícios. Cada e quaisquer sentimentos expostos pelo personagem também serão sentidos pelo leitor. Mesmo que a narração seja em 3º pessoa, não tendo assim uma visão mais intima de Camille, o envolvimento e a intensidade com/da história são inegáveis. Você irá suspirar, sorrir e até gargalhar. Mas também irá chorar, se emocionar e se surpreender.

A Fortaleza é uma distopia com toques de ficção científica, resultando em uma história devastadora e totalmente plausível de acontecer atualmente. Só de imaginar em como iríamos sobreviver no subterrâneo fico com medo. Mas, ao mesmo tempo e inacreditavelmente, fico encantada. É isso que a Day faz com os seus leitores: nos deixa com sensações que nem nós mesmos conseguimos entender. Caso esteja à procura de uma leitura completa e saciável, indico que não espere por mais nenhum dia para conhecer Camille e os demais Fantasmas. Você se sentirá parte dos rebeldes.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/12/resenha-fortaleza-mundo-sombrio-day.html

1 | 2 | 3 | 4