O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Bibliotecadabrubs 28/09/2022

Amei demais!
Eu achei essa leitura incrível. Estou muita ansiosa para ler os outros dois volumes e descobrir o que mais acontece. O Derfel e o Galaad sem dúvidas foram os meus personagens favoritos!

Jessé 27/09/2022

O Rei do inverno.
A 11 anos atrás eu tinha lido esse livro, gostado muito, mas por algum motivo que não vem à cabeça, não sei porque não dei continuidade nessa trilogia.

Mas dessa vez eu vou corrigir isso, pois estou extremamente empolgado em dar continuidade nessa história. E olha que eu nunca gostei muito de Bernard Cornwell, mas essa trilogia é uma exceção, pois ela é contada com tanta paixão e fervor que é impossível não amar essa jornada que se abre diante dos nossos olhos.

É uma delícia conhecer tantos personagens que sempre estiveram no nosso imaginário, de uma forma totalmente diferente das histórias que crescemos ouvindo.

Eu adorei de verdade!

Lucas 25/09/2022

Há muito e muito tempo, numa terra chamada Britânia, estas coisas aconteceram.
Bernard Cornwell é um consagrado autor britânico, conhecido por seus romances históricos. Em 'O Rei do Inverno', primeiro volume da trilogia 'As Crônicas de Artur', o autor trás talvez a versão mais fiel a história das Lendas Arturianas. Nesta obra, conhecemos uma versão um pouco mais pé no chão do lendário Rei Artur, sendo melhor conhecido aqui como O Rei que Nunca Existiu, O Senhor das Guerras e O Inimigo de Deus.

Encontramos aqui todos os personagens das lendas, Artur, Merlin, Lancelot, Guinevere, mas todos com um filtro realista por cima que nos traz várias surpresas. Conhecemos esses personagens através dos olhos de Derfel Cadarn, nosso narrador e protagonista, que no decorrer da história vemos se tornar um grande guerreiro, um dos conselheiros e amigos mais próximos de Artur.

Não dá para falar de Bernard Cornwell sem falar das brilhantes cenas de batalhas. Li este livro esperando momentos épicos quando dois exércitos se encontram num turbilhão de sangue e lama, e isso encontrei, mas o que também me chamou atenção foram os momentos antes das batalhas, as descrições dos campos, as discussões das estratégias e a camaradagem entre as tropas. Em suma, 'O Rei de Inverno' é uma obra completa e assim que terminei abri a continuação para ver onde Derfel vai me levar a seguir.

P.S. Jovem Nerd me colocou neste caminho e serei eternamente grato.

Aggie 22/09/2022

Real. Sangrento. Exposto.

Sabe uma das coisas mais legais? A magia aqui, não é nada do que você espera.

Personagens históricos mais icônicos do que nunca.

Aaah adorei

Andre.Pithon 21/09/2022

3.5

É difícil falar sobre algo que é bom. Não estupidamente intricado e fascinante, com dezenas de detalhes que captam sua atenção. Não magnífico em certos pontos e repugnante em outros, numa montanha russa de qualidade que pode tornar algo ao mesmo tempo excelente ou horrorizante. Não uma pilha de lixo que permite a dissecação deliciosa de porque aquilo é ruim. Mas bom. Simplesmente bom. Competente, capaz, bom. Esse livro é bom.

Porque, então, apenas 3? Se é bom, se nenhuma falha me salta tão monstruosamente, o que justifica isso? E essa é uma boa pergunta. Meus últimos livros foram fáceis de classificar, alguns eu amei, alguns eu odiei, alguns eu fiz os dois ao mesmo tempo. Para o início da trilogia de Rei Arthur de Cornwell, onde os clássicos personagens arturianos são reimaginados sobre lentes mais realistas, me faltou paixão. Me faltou conectar com a história, com a obra, com o narrador.

A proposta de pintar uma Inglaterra da idade média sombria, órfã do império romano, atacada por todos os lados e se alto destruindo, funciona excelentemente. O cenário é rico, o constante conflito entre catolicismo e druidismo é bem representado, a perda de cultura é tema recorrente. O cenário da história é o grande chamariz, a principal vida e destaque do livro. Igualmente, os combates são bem narrados, historicamente fieis, e aquele que fecha o livro é um destaque especial que deve ter garantido, pelo menos, uma estrela dessa nota sozinho.

Ainda assim, me faltou uma centelha para me apaixonar pela obra. Os personagens são reconstruídos em figuras interessantes, deformados de seus conceitos básicos, o novo Lancelot deliciosamente deturpado, mas falta movimento para apegar-se. O protagonista funciona, mas é mais uma tela em branco, empurrado daqui para lá na necessidade de interagir com o mundo.

É bom.
Não é surpreendente, não é apaixonante, não é incrível.
Mas é bom.

PS: Detalhe irrelevante, mas fica o aviso que os capítulos são desnecessariamente longos, e venho me acostumando mal com belos capítulos curtinhos na minha fantasia.

Mariana113 15/09/2022

Baseado no mito imortal da história do rei Arthur, O Rei do Inverno oferece uma visão mais realista da história da Grã-Bretanha contada pelo ponto de vista de Derfel, um monge que nos seus anos jovens viveu com Merlin e lutou por Arthur e agora escreve as suas memórias para a rainha Igraine. O clima do livro é muito parecido com o clima da própria Grã-Bretanha, rústica, grosseira e sangrenta, atacada por todos os lados por seus inimigos e internamente pelas disputas políticas de um lugar abandonado após a queda do império romano e que ainda precisa reconciliar a religião natural (representada pelos Druidas) e o cristianismo crescente. Aqui, o Grande Rei Uther, pai de Arthur e Morgana, perde seu único filho legítimo numa batalha e precisa de um herdeiro, Mordred, seu neto; mas o menino nasce com o pé torto e muitos interpretam isso como um mal sinal. Após a morte de Uther, Arthur é nomeado protetor do novo rei e precisa manter a paz no reino e proteger o trono de Mordred. Derfel em suas memórias consegue passar tanto o carinho por seus antigos amigos quanto a dor de ver tantas guerras, mortes e perdas pessoais, assim como o olhar de um homem idoso para as atitudes de um adolescente.

Há uma vontade de classificar qualquer história de Arthur como fantasia, mas aqui isso não acontece. Não há pedras mágicas com espadas, mulheres feiticeiras em rios ou magias num caldeirão. As religiões e crenças deste mundo são tratadas como qualquer outro elemento realista da história e existe um esforço contínuo tanto de Derfel, o narrador, quanto de Bernard Cornwell, o autor, para manter o romance o mais próximo do que pode ter acontecido.

Eu comecei o livro sem expectativas, apenas porque estava disponível no kindle unlimited, mas logo me rendi. O livro é realmente bem escrito, com destaque para as cenas de batalhas (que não são poucas). Com certeza vou conferir os outros trabalhos do autor.

Brubs 14/09/2022

??
Relendo esse livro 12 anos depois. O livro que me apresentou o Bernard Cornwell e que me fez ficar apaixonada pela sua escrita, se tornando até hoje um dos meus autores favoritos.

Eu amo a história do Artur e de como o Cornwell nos apresenta nessa trilogia. Mas, não tem como não se encantar com o Derfel e a sua narrativa. O que mais gosto nesses livros, é conhecer o Artur através dos olhos de outro guerreiro.
Hayra2 19/09/2022minha estante
Gostaria de saber se recomenda algum livro fiel a lenda do rei artur?

Gabriel 13/09/2022

Brabíssimo
Uma leitura monstruosa e visceral sobre a história de Arthur. Cornwell consegue fazer mágica a partir de documentos históricos, criando uma narrativa tão épica que dá tristeza pensar que as coisas não aconteceram assim.

A leitura é um pouco cansativa em alguns pontos, mas com certeza vale muito a pena, principalmente nas batalhas e suas paredes de escudos.

Jhon 11/09/2022

Um mestre no auge de seus poderes
Há muito quero ler esse livro.

Já conheço o trabalho do mestre Cornwell há muitos anos. Li toda a série Crônicas Saxônicas e alguns livros do Sharpe, mas há anos ouço que esse é o melhor livro dele, então a expectativa estava altíssima, e não me decepcionou!

Aqui conhecemos uma Inglaterra ainda mais antiga do que foi apresentado em Crônicas Saxônicas. É interessante ver os Saxões, que na obra citada são os protagonistas se defendendo de invasores nórdicos, aqui serem eles próprios os selvagens invasores!

Apesar do livro se propor a contar a história de Artur, na verdade acompanhamos Derfel, um jovem que se torna soldado e comandante sob o comando de Artur.

Essa é a marca do Cornwell, ele cria um personagem aparentemente menor, que pode orbitar livremente ao redor de tantos nomes lendários, como Artur, Merlin, Morgana e Nimue, e sem perceber já está eclipsando todos esses grandes personagens em nosso interesse.

Já estou ansioso pra passar para os próximos capítulos e ver as peripécias de Derfel, e dos outros...

Lucas Garcia 08/09/2022

Ficção?
Se o livro não se colocasse como uma ficção histórica, eu acreditaria facilmente que a história tinha acontecido na vida real.

Embora seja um livro grande, e isso possas assustar possíveis leitores, a leitura é super fluida, tem um ritmo muito bom até mesmo em partes com menos ação.

Eu como uma pessoa que não tem um conhecido grande da lenda do rei Arthur, senti que deixei algumas coisas passarem batido, quem tem mais conhecimento desse assunto vai aproveitar mais a leitura, mas esse detalhe não atrapalha o entendimento da história em nada.

Domino 31/08/2022

#relido
Engraçado como em releituras acabamos por nos identificar por cenas diferentes, por passagens diferentes, ver o que da primeira vez chamou atenção e sentir a emoção de ter encontrado um grande amigo muito querido que a muito tempo não vemos ? esse livro sempre me trouxe um quentinho no coração e tem um dos #quodes favoritos da vida!

Super recomendo a leitura ainda mais em tempos como estes, em que precisamos de heróis que nos tragam esperança ?

#books #livro #arthur #bernardcornwell #romancehistorico
Cacauzinha1 31/08/2022minha estante
Yes MA-RA-VI-LHO-SA essa história li toda a trilogia .

Guilherme.Ferraz 30/08/2022

Um típico livro de Bernard Cornwell
O rei do inverno é um prato cheio para quem adora estudar a idade das trevas. Aqui é apresentada a história de Arthur, as tramas políticas da Inglaterra e seus reinos divididos, invasões, paredes de escudos, rituais cristãos e pagãos.
O enredo gira em torno da unificação dos povos ingleses e acaba sendo simples. O destaque é o incrível nível de detalhes que Cornwell consegue dar as suas obras.

Fellipe.Henrique 30/08/2022

Ótimo livro
Este clássico livro mostra o motivo de ser obra prima de Bernard Cornwell. Introdução ao mundo de Arthur, realizada de forma bela.

Lehsga 24/08/2022

Excelente. Baralhas bem escritas e personagens interessantes, gostei particularmente de como a religião é posta no livro, una richa incessante entre druidismo e cristianismo.

Thiago.Santiago 22/08/2022

Politicagem sangue e magia
O jeito como Bernard Cornwell reconta fatos históricos entremeando-os com fantasia é sua marca registrada. Sua maneira de ambientar o leitor e transporta-lo pra i meio de uma batalha sangrenta é único.

O enredo se inicia com eventos politicos que vão desencadear uma briga politica a la Game of Thrones, resultando em traições, muito sangue e uma pitada de magia/religião.

O início é um pouco lento para se montar todo o panorama da trama mas depois as folhas simplesmente passam voando.

Uma ótima leitura que te deixa empolgado para saber como tudo ainda vai se desenrolar nos próximos dois livros.
William LGZ 22/08/2022minha estante
Ótima resenha, depois de ler As Brumas de Avalon fiquei com mó vontade de reler este livro