O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Eduardo 15/04/2023

Ótima fantasia adulta
Para quem está órfão de ?as crônicas de gelo e fogo?, esse livro é um prato cheio. Ansioso para a leitura dos próximos livros.

Dani 12/04/2023

Uma das muitas lendas de Artur
De início, pode parecer um pouco lento e desanimador, cheguei a cogitar desistir. Os capítulos grandes ainda não favoreciam, muitos personagens com nomes difíceis pra lembrar, muito cansativo, e nisso se passaram mais de 100 páginas.
Mas à partir da segunda parte do livro, tudo fica mais envolvente, a coisa começa a se desenrolar e no fim você se vê imerso e preso nessa grande história do "rei" Artur (que nem é rei), contada de uma perspectiva diferente da que geralmente conhecemos. Muito interessante!
Realmente muito bom, definitivamente vale a pena a leitura. Ansiosa pra iniciar o próximo!

Jane 11/04/2023

Bernardo Cornwell sabe como contar uma história de forma apaixonante. O pano de fundo é a situação da Inglaterra após o fim da dominação romana, um local onde o cristianismo luta contra o paganismo, o povo luta contra os saxões e entre si por poder e terras.
Assim, vi-me influenciada por Derfel e sua lealdade a Arthur e a Merlim; senti seus medos, a energia da luta, a raiva ao ver os seus sendo brutalmente assassinados e, a pior parte, torci para ele matar brutalmente.
A medida que lia, Arthur foi perdendo a impressão quase mística, para se tornar um homem cheio de defeitos e qualidades, porém inteligente, estrategista e corajoso; lendário sim, mas tão humano quanto qualquer outro.

Sr. Quadros 11/04/2023

Excepcional em todos os aspectos
"O Rei do Inverno", escrito por Bernard Cornwell, é uma verdadeira obra-prima da literatura épica/Romance histórico que irá deixar os leitores empolgados do início ao fim. Com uma narrativa rica em detalhes e personagens cativantes, o livro é uma aventura épica que explora as lendas do Rei Arthur de uma forma única e envolvente.

O autor é famoso por sua habilidade em descrever cenas de batalha como nenhum outro e "O Rei do Inverno" não é exceção. As cenas de combate são intensas, sangrentas e realistas, transportando o leitor diretamente para o campo de batalha. A descrição minuciosa de cada golpe, de cada movimento, faz com que a tensão seja palpável, deixando o leitor ansioso para saber o que acontecerá a seguir.

A história também tem muito a oferecer em termos de personagens. O protagonista, Derfel, é um guerreiro leal e corajoso que, apesar de suas muitas façanhas, é humano e tem suas próprias fraquezas. Seus companheiros de armas são igualmente cativantes, cada um com suas próprias personalidades e motivações. E o próprio Rei Arthur é um personagem complexo, carismático e cheio de mistérios.

A ambientação histórica é incrivelmente trabalhada no livro. Cornwell se esforça para recriar a Bretanha do século V de uma forma autêntica, com todos os detalhes da vida cotidiana e dos costumes da época. A narrativa flui naturalmente e os personagens parecem pertencer ao mundo que o autor criou, tornando a leitura ainda mais envolvente.

É o tipo de livro que quando se fecha a última página deixa o leitor com aquele sentimento de querer a todo custo emendar na continuação.

Simplesmente excepcional em todos os aspectos

Rodrigo719 28/03/2023

A real Camelot (Caer Cadarn)
??????????

O Rei do Inverno é uma boa experiência para quem ama a Idade média, cheio de realismo, e até misticismo (embora autor enfatize a falta da mística na estória. Eu amo ler sobre idade média, mas achei Rei do Inverno um pouco previsível demais, muita paciência para discussões políticas; tramas com plots conhecidos, mas não deixam de cativar o leitor; personagens famosos sendo recontados e descontraídos como é o caso de Lancelot e Nimue, até mesmo Guinevere.

Eu já havia pesquisado sobre o livro e o fato de o autor tirar o misticismo por trás dos contos Arturianos e trazer pessoas reais, o que é uma boa proposta, tendo em vista absurdos como: transformar Artur em todos os animais para que ele tenha conhecimento ( T.H. White se não me engano, em o Eterno Rei), porém a ausência da magia, meio que profanou a sacralidade de personagens como Merlin, que não possui o poderoso conhecimento divino, como foi mostrado por Robert de Baron ( o Merlin desse livro é um louco irritado que não resolve nada), e muito menos o mistério da Dama do Lago (Nimue) que encontra Excalibur e entrega a Artur. Enfim, foi um livro difícil para mim, embora já familiarizado com obras similares como As crônicas de gelo e fogo, não senti apreço pelos personagens além de Artur. Espero bastante que o segundo me cative.

Fabiano133 26/03/2023

Que leitura fantástica. A Idade Média, a idade das trevas, apresenta muitos personagens honrados e de valores muito bem enraizados. Um Arthur que não é rei, Morgana longe de ser A Morgana (das Brumas de Avalon), Merlim que se diverte com suas ações (mas com um senso de objetividade e amor incrivel) e muitas (muitaaaa) superstições. Livro 1 da trilogia aprovado com sucesso, agora vamos ao segundo: O inimigo de Deus.

Vivian124 25/03/2023

Muitos sentimentos
Livro extremamente envolvente, eu amei e recomendo caso vc quiser passar raiva, ver sangue, batalhas, um pouco de política e muito mais!
Aqui vai minhas impressõs com alguns detalhes que mais me chamaram atenção

A batalha entre o paganismo e o cristianismo é muito forte e é o tempo todo nos livros.

Eu amei acompanhar a trajetória de Derfel, é incrivel ver ele criança, magrelo, com sonhos de virar um soldado se tornando o Lorde Derfel Cadarn, braço direito de Artur, e um dos melhores guerreiros de toda a Britânia. Eu não fazia ideia de que eu amaria tanto essa trilogia.
Eu achei algumas passagens nojentas, mas na maior parte do tempo é um nojento bem característico dos britânicos, o que torna tudo ok
Nimue, tadinha, sofre e foi doloroso ler, no entanto é uma personagem extremamemte bem construída e consistente. Uther é um personagem multifacetadp pra mim, péssimo pai, péssima pessoa, bom governante,
Sagramor vc é foda! Bota medo em todo mundo.
Eu te odeio samsun
Comecei admirando a Morgana, mas parece que todo mundo despreza ela, menos Artur talvez
Merlin foi um mistério pramim, achei ele mto grosseiro, um druida comparável a Gandalf e Dumbledore, porém só faz o que quer na hora que quer
Muitos personagens são assim, um caso de amor e ódio

Eu surtei lendo esse livro por causa do Artur, sem palavras para essa decepção, uma decisão tomada pelo homem que era inspiração para tantos homens, especialmente o Derfel, uma decisão que "assombra" a vida de Artur no terceiro livro.

Ricardo.Rincon 25/03/2023

Maravilhoso
Um dos melhores livros de fantasia histórica que eu já li.
Derfel que é o narrador dessa história nos mostra como Arthur era honrado e até heroico da sua maneira.
As mulheres que ele narra são sempre interessantes e cheias de personalidades.
E cada personagem tem o seu momento.
Que leitura maravilhosa.

Luma.Silva 22/03/2023

O Rei do Inverno
Bernard Cornwell você será o meu próximo alvo de obsessão literária!!!!!

QUE LIVRO BOM!!! Peguei de bobeira na biblioteca só pq a capa era bonita, e acertei em cheio. PQ É MUITO MAIS QUE UMA CAPA BONITA, É UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA PERFEITA E FANTÁSTICA.

Não preciso de mais palavras pra deixar claro que esse foi o favorito do ano!

Kamilla 17/03/2023

Um começo cinco estrelas
O Rei de Inverno foi a minha primeira experiência lendo Bernard Cornwell, resolvi começar pela versão dele da lenda de Camelot por ser uma trilogia e por ser mais antiga na questão de formação da Grã Bretanha.

Gostei muito do Derfel como narrador, a construção de mundo a partir do ponto de vista dele foi muito perfeita, ele é um narrador muito carismático e humano, e as suas breves interações com a rainha Igraine e a explicação de como o narrador terminou em sua atual posição me deixam extremamente curiosa.

A escrita de Cornwell é extremamente envolvente, em alguns momentos eu ficava tão curiosa com os eventos seguintes - que Darfel, como bom narrador que é, já tinha insinuado - que eu revirava as páginas na velocidade da luz só para descobrir o que de fato aconteceu.

Os personagens secundários são muito bons, achei a Nimue um espetáculo, Merlin uma eterna curiosidade com a sua mania de sumir, achei essa versão de Morgana bem apagada - mas isso deve ser provavelmente porque a minha primeira adaptação das histórias da távola redonda foi com As Brumas de Avalon, onde ela era bem mais central rs - o Arthur tem umas aparições mais rápidas, mas lógico, com bastante potencial, Guinevere…não consigo ir com a cara dela em nenhuma adaptação…Lancelot, esse eu amei odiar!

A melhor parte do livro é que ele é meio que um romance de formação do Derfel, então eu em determinados momentos li a história mais interessada em como as coisas iriam se desenvolver para ele do que para os próprios personagens principais.

Adorei o livro, me envolvi bastante com a história, é uma daquelas leituras que realmente consegue te transportar para o universo que o autor criou. Não só vou terminar essa trilogia com toda a certeza, como pretendo ler mais séries escritas por Cornwell.

Nazli.Dias 13/03/2023

O Rei que Nunca Foi
É a primeira vez que vejo uma adaptação da lenda do rei Artur tão real. Magia e crenças plausíveis, guerreiros e druidas realistas. Também nunca vi nenhum autor descrever tão bem as batalhas! Senti falta de um pouco de aprofundamento em alguns personagens, mas a leitura de fato me instigou a buscar outros livros do autor.
Gabriel1994 15/03/2023minha estante
Uma parada que lembro desse livro quando li é quão imersivas são as descrições de batalhas e conflitos que o Bernard Cornwell escreve.

Parabéns pela leitura ????

Guilherme 12/03/2023

O Rei que não foi Rei
Sabe quando você lê um livro que você sabe que por mais que passe muito tempo, você vai continuar pensando na história é nos personagens? Isso está muito longe de descrever o que eu sinto agora, e isso eu só sinto quando leio algo do Bernard Cornwell.

Foi assim com As Crônicas Saxônicas e agora está sendo com As Crônicas de Artur.

Apesar do Artur ser o centro em que a história gira, o livro é narrado por Derfel, um antigo guerreiro e companheiro de Artur que agora é um monge.

Derfel, assim como todos os outros personagens importantes desse livro, é um personagem muito carismático. É orgulhoso, é corajoso e, além de tudo, um ótimo guerreiro.

Não é nada comprado com o Uhtred, de as crônicas saxônicas, mas é tão bom quanto e conquista a gente de forma profunda.

Tô ansioso pra continuar essa história, assim como todas as outras do Cornwell.

Ricardo369 10/03/2023

Um Artur "diferente"
Lembro-me de ter "esbarrado" com esse livro, por volta de 2006 em um PDF que encontrei pela internet na época. O Título me chamou a atenção, talvez pelo o fato do inverno ser a "quase" a minha estação do ano favorita. E para a minha surpresa, quando li suas primeiras páginas mal scaneadas, daquele infame PDF, O Rei do Inverno, de Bernard Cornwell se mostrou um livro fascinante para aqueles que amam as lendas do Rei Artur (Assim como eu). O tempo passou e o PDF se perdeu, assim como esse livro também havia se perdido nas brumas de minha memória.

Anos depois, agora em posse dessa trilogia em livro físico, pude finalmente deleitar-me com a obra. O livro apresenta uma abordagem diferente ao contar a história de Artur como um general e estrategista, (e ao que se acredita, a mais plausível historicamente) ao invés de sua tradicional figura como um rei lendário, justo e sábio. O autor conduz a história de forma magistral, mantendo um paralelo sutil com os contos clássicos de Artur.

O livro é uma obra-prima trazendo uma narrativa envolvente e personagens bem construídos que prendem a atenção do leitor do início ao fim.

O Rei do Inverno é uma leitura obrigatória para quem ama histórias medievais e lendas arturianas, pois apresenta uma nova perspectiva sobre a história de Artur e seus companheiros. É um livro que vai deixar o leitor ansioso para ler a sequência, e imerso na atmosfera mágica e brutal do mundo criado pelo autor.

Andurin, o calvo 07/03/2023

Realista e folclórico
Cornwell consegue contar uma história no ponto certo entre os registros e as lendas. Esse cuidado especial e sua forte descrição das guerras e das batalhas faz com que Senhor do Inverno seja uma experiência única ao misturar o realismo brutal e a magia farsante