O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

agathatriste 03/03/2020

Artur pelos olhos de Derfel
O livro que narra a história de Artur, convida o leitor a olhar novamente para o personagem consagrado. Não só para ele, mas para todos os personagens famosos dessa história. O autor apresenta ainda a expansão do cristianismo. A história narrada por Derfel(pronunciasse Dervel) é narrada pelos olhos de quem lutou ao lado de Artur e com isso o autor traz detalhes das batalhas que fazem cada página ganhar vida e cheiro de sangue.

Nice 30/12/2021

O Rei do inverno é simplesmente sensacional.
O Rei do Inverno é bom não só por ser mais uma obra bem escrita de Cornwell, mas por dar aos leitores uma versão bem diferente daquilo que se conhecia sobre os anos arturianos. Aos amantes dos romances e lendas medievais, recomendo fortemente a leitura. Agora é seguir para o segundo livro.

akasaori 15/03/2022

Devorei esse livro em dois dias e me surpreendi com o que encontrei. A narrativa do Derfel é muito cativante em ambos os períodos de tempo, acompanhamos sua jornada como integrante do exército do Rei Artur e anos depois como ajudante de um sacristão. Estou animada pra continuar a série e partir para os próximos livros do Bernard Cornwell.

site: instagram.com/akasaori

Leonardo 08/08/2023

"O destino é inexorável"
Neste romance histórico escrito por Bernard Cornwell, autor de "Crônicas Saxãs", em 1995, acompanhamos os mitos arturianos, envolvendo não somente o Rei Artur, mas também o mago Merlin, as sacerdotisas Nimue e Morgana e os cavaleiros Lancelot e Galahad, sob a perspectiva do escudeiro e protagonista do livro Derfel Cadarn, que registra anos depois toda a história por escrito para entreter sua rainha Igraine.

Com uma bela prosa, Cornwell tece uma trama fictícia com muita coerência e respaldo histórico onde acompanhamos a Britânia arturiana sendo constantemente ameaçada por invasões anglo-saxônicas e irlandesas, além de sofrer disputas internas entre os pequenos reinos. O atrito entre o cristianismo e o druidismo também é descrito e trabalhado com muito esmero neste livro.

Os personagens do livro são muito bem elaborados e nem mesmo Artur, o grande herói histórico, é retratado como um santo. O autor expõe suas virtudes mas também escancara comportamentos e fraquezas que os conduzem a feitos abomináveis. Meus personagens favoritos foram Nimue e Merlin, além do próprio jovem Derfel.

A única coisa que não gostei neste livro foram as cenas de guerra, especialmente a do final do livro, que para mim foram muito enfadonhas de ler, mas isso não é demérito do autor, é só um gosto pessoal meu. De resto, eu amei de paixão a história e já estou doido pra ler os outros livros da trilogia. Engraçado que antes de começar a ler eu já tinha a certeza de que esse livro viria a se tornar um dos meus favoritos da vida. Afinal, como diria Merlin: "O destino é inexorável".

Recomendadíssimo para quem gosta e se interessa pela história do período medieval e pelas lendas arturianas. Se você já leu e gostou de livros de fantasia como "As crônicas de Gelo e fogo" as chances de curtir "As crônicas de Artur" são altíssimas.

Doug 24/06/2021

Favorito da vida
Meu Deus como alguém escreveu livro tão bom como esse. Vamos lá escrita bem fluída envolvente. Autor sobre dar começo meu e fim para livro. Cenas da batalha é uma obra de arte. Pessonagens bem envolventes. A lição de amizade até morte são companheiros até outro mundo. Livro fala muito da época da idade média e do costume. Agora bora segundo livro.

O Crowler 27/03/2021

Nunca Li Batalhas Melhores
Sinceramente, as batalhas do livro são MUITO emocionantes, eu amo as Lendas Arturianas e o Bernard soube escrever sobre com MUITAAAA maestria, achei a Nimue meio rasa, ela me parece muito com o que a Morgana seria (pelo que conheço das lendas), porém...Ela só fica cuspindo e estressada a maior parte do livro, não vejo muita profundidade, mas acho que nem é tão necessário pois temos a Gwen que me surpreendeu bastante, e o Artur que é simplesmente INCRÍVEL, acho que é a partir de agora minha representação do Artur favorita. O Merlin é outro que eu simpatizei bastante, o Derfel é legal, não acho chato ler as coisas pelo ponto de vista dele, mas existem personagens bemmm mais carismáticos, porém nem ligo ele cumpre o papel muito bem mostrando a guerra do ponto de vista de um soldado comum. Eu amei a Morgana daqui mas ela não foi explorada então nem posso falar muito.
Sobre a trama no geral acho que é perfeitamente coesa e coerente, achei meio jogado uma coisa na batalha final mas achei coerente e possível, então por mim tudo bem, é isso leiam esse livro é ótimo pra se drogar da realidade.

Arlan 22/04/2020

Simplesmente espetacular....!!!!

Anderson 01/10/2022

De tirar o fôlego
Para aqueles que acham que já leram uma batalha de forma empolgante, aconselho lerem esse livro.

uma revisão total das lendas arthurianas de uma forma brilhante e unindo a ficção com a história que é tão bem conhecida pelo autor.

Gabriel Capelin 31/03/2021

Fabuloso
"Naquela manhã não havia barreiras entre nós, nada além de um amor grandioso e crescente entre cada um enquanto esperávamos o inimigo. Éramos irmãos, éramos invencíveis."
Esse livro é uma das melhores coisas que eu já li na vida. Trás uma trama política muito boa e, personagens que você começa a gostar como se fosse seu irmão.
Muito ansioso pela continuação.

Alessandro.Aguilera 18/09/2020

Exímio contador de histórias
Minha primeira experiência com Bernard Cornwell. E logo com as Crônicas de Arthur. Que escrita fantástica. O que eu senti lendo O Rei do Inverno foi testemunhar a história, Arthur, Merlin, Lancelot, Galahad, Guinevere, Uther Pendragon, Derfel, Nimue, Morgana e outros. E que personagens muito bem descritos. As batalhas que Cornwell descreve são simplesmente fantásticas, parece que você está presente na batalha. A história é bem diferente do que eu conhecia, porque Cornwell escreveu uma história pé no chão sem os enfeites de uma lenda. Recomendo.

kk3thess 19/09/2020

A narrativa de Cornwell aqui é feita através de relatos. Esses relatos parecem muito mais registros históricos do que uma narrativa ficcional. É uma escolha do autor e, para o que ele se propõe a fazer, é bem feito. O grande porém aqui (e a principal razão para a minha avaliação pouco generosa) é que quando leio uma obra de ficção, eu quero imergir nela, quero ter uma experiência emocional e sensorial intensa, quero embarcar no universo da história e nos conflitos da narrativa. Nada disso aconteceu com O Rei do Inverno.

Nomes de personagens, locais e objetos são jogados a todo o momento. A impressão do narrador sobre os fatos é contada de forma impessoal. Personagens entram e morrem sem qualquer peso. A violência é tratada com um descaso alarmante. É como se Cornwell escrevesse sua história com indiferença, se importando mais com o que é contado do que em como está contando. E isso, para mim, é um enorme pecado.

Andrea.Rodrigues 19/09/2021

Vale cada minuto dedicado às 537 páginas!!
Livro que me pegou já nas primeiras linhas.
Cada capítulo uma reviravolta, chegou a lembrar os tempos áureos de episódios das primeiras temporadas de GOT.
A descrição das batalhas é sensacional, personagens cativantes, jogo de poder.
Excelente!