O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Márcio 18/02/2022

O começo foi meio arrastado, mas depois a leitura fluiu, uma versão bem diferente do mito do Rei Arthur.
FB 18/02/2022minha estante
Esse livro é sensacional!!! A trilogia é super sensacional. Boa leitura

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Ano passado li As Brumas de Avalon e, para continuar no clima das aventuras arturianas, resolvi ler meu primeiro livro de Bernard Cornwell. O Rei do Inverno é o primeiro da trilogia Crônicas de Artur. Tive um pouco de dificuldade no início, pois é como se a história começasse como se já conhecêssemos todos os personagens. A história aqui é contada por Derfel Cadarn, um fiel cavaleiro de Artur – mas ele não narra apenas, ele tem sua própria história: um druida criado por Merlim. A história de Artur é, basicamente, a junção de histórias de guerra com histórias de amor, com uma pitada de religião. As batalhas são para saber quem tem o poder após a morte prematura de Uther (cujo filho ainda era menor de idade); o casamento com Guinevere, que estraga todos os acordos diplomáticos conseguidos pelo próprio Artur; além da rivalidade entre a crença em deusas ou no Deus da Igreja. Essa é só a introdução dessa grande trama, que traz ainda vários dos nomes já conhecidos pelos que leem ou assistem filmes baseados na Távola Redonda. Essa saga é considerada a mais próxima da realidade, se é que há realidade em se tratando de Artur. Mas pelo menos os demais fatos históricos da formação da Inglaterra são considerados muito possíveis de terem acontecido assim. É um ótimo livro, logo continuarei a trilogia.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Leonardo 08/08/2023

"O destino é inexorável"
Neste romance histórico escrito por Bernard Cornwell, autor de "Crônicas Saxãs", em 1995, acompanhamos os mitos arturianos, envolvendo não somente o Rei Artur, mas também o mago Merlin, as sacerdotisas Nimue e Morgana e os cavaleiros Lancelot e Galahad, sob a perspectiva do escudeiro e protagonista do livro Derfel Cadarn, que registra anos depois toda a história por escrito para entreter sua rainha Igraine.

Com uma bela prosa, Cornwell tece uma trama fictícia com muita coerência e respaldo histórico onde acompanhamos a Britânia arturiana sendo constantemente ameaçada por invasões anglo-saxônicas e irlandesas, além de sofrer disputas internas entre os pequenos reinos. O atrito entre o cristianismo e o druidismo também é descrito e trabalhado com muito esmero neste livro.

Os personagens do livro são muito bem elaborados e nem mesmo Artur, o grande herói histórico, é retratado como um santo. O autor expõe suas virtudes mas também escancara comportamentos e fraquezas que os conduzem a feitos abomináveis. Meus personagens favoritos foram Nimue e Merlin, além do próprio jovem Derfel.

A única coisa que não gostei neste livro foram as cenas de guerra, especialmente a do final do livro, que para mim foram muito enfadonhas de ler, mas isso não é demérito do autor, é só um gosto pessoal meu. De resto, eu amei de paixão a história e já estou doido pra ler os outros livros da trilogia. Engraçado que antes de começar a ler eu já tinha a certeza de que esse livro viria a se tornar um dos meus favoritos da vida. Afinal, como diria Merlin: "O destino é inexorável".

Recomendadíssimo para quem gosta e se interessa pela história do período medieval e pelas lendas arturianas. Se você já leu e gostou de livros de fantasia como "As crônicas de Gelo e fogo" as chances de curtir "As crônicas de Artur" são altíssimas.

Doug 24/06/2021

Favorito da vida
Meu Deus como alguém escreveu livro tão bom como esse. Vamos lá escrita bem fluída envolvente. Autor sobre dar começo meu e fim para livro. Cenas da batalha é uma obra de arte. Pessonagens bem envolventes. A lição de amizade até morte são companheiros até outro mundo. Livro fala muito da época da idade média e do costume. Agora bora segundo livro.

Paola / @poiia_brezolin 18/10/2020

Um livro impressionante, com personagens humanos, verdadeiros, muito bem contruidos... ansiosa para os próximos livros

Mariana Destacio 01/04/2021

As Crônicas de Artur vol 1 - O Rei do Inverno
Gostei desse livro bem mais do que achei que iria gostar. Amo Crônicas Saxônicas, e há alguns anos tentei me aventurar na trilogia do Graal do mesmo autor e foi uma decepção: em cada página eu só conseguia ouvir a voz do Uhtred, e não consegui gostar do personagem, porque me soava demais como uma cópia. Abandonei a trilogia depois de ler o primeiro livro, e as crônicas de Artur ficaram de lado.

Depois de ler "As Brumas de Avalon" (Marion Zimmer) e "Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda" (Howard Pyle), minha curiosidade foi atiçada e decidi dar uma chance pra essa triologia.

Apesar de ser um livro do Cornwell, ou seja, tem aquela mesma fórmula de bolo que ele sempre usa, Derfel conseguiu se sobressair e ganhar uma voz própria. Ao contrário de Uhtred, Derfel não é de família importante, não tem reino nem ambição de conquistar uma "Bebbanburg". Nem mesmo me pareceu que ele queria ser um grande senhor da guerra, apesar de ter se tornado um, e tudo o que conseguiu foi por esforço e vontade de seguir o seu senhor Artur, e ser um bom soldado. Derfel é confiante, mas não me soou arrogante como Uhtred costumava ser nos primeiros livros.

Outra distinção que me pareceu importante, foi como as mulheres são descritas. Uhtred sempre fez todas as mulheres importantes das Crônicas Saxônicas parecem belas fora do normal, de modo que todos os homens as desejassem. Derfel até agora não nos apresentou tantas mulheres, e apesar de descreve-las como belas, a beleza me pareceu sempre ficar em segundo lugar. A presença e o que cada uma representa pareceu ser muito mais importante. Ceinwyn descrita como um anjo, me soou assim apenas para Derfel, ainda que os outros homens possam tê-la achado linda, fica claro que essa visão mágica foi algo mais dele do que de todos os outros. Guinevere (e sua presença, mais do que beleza) teve um papel crucial para a história, mas Derfel não paraceu babar por ela o tempo todo. Nimue, rouba a cena como feiticeira astuta, portadora de conhecimentos valorizados muito mais que sua beleza. E Morgana, a personagem que eu mais queria ver, apesar de ter pouca participação ativa nesse primeiro livro, não tem absolutamente nenhuma beleza. Mas seu visual é igualmente incrível e marcante.

Sobre os homens, não soube bem o que esperar. Mas começando por Merlin, quando se diz mago, minha referência é Gandalf, e apesar de querer dar esse rosto à Merlin, não consegui. Merlin é descrito basicamente como "...malicioso, impaciente, impulsivo e total e absolutamente sábio. Apequenava tudo, denegria todo mundo e amava poucas pessoas por completo". Não dá pra saber se tudo que ele faz é loucura, ambição, diversão ou tédio. Achei que gostaria dele, mas nem de longe me agradou, apesar de reconhecê-lo como um personagem bem único. Ponto positivo para Galahad, só amores por ele. Artur nem se fala, não sei se abraço ele ou dou uma pancada na cabeça. Lancelot foi uma decepção, gostaria de vê-lo como um verdadeiro cavalheiro, mas alguém tem que ser o fresco da história... bom, assim vamos seguindo e saber se ele tem algum potencial e Derfel exagerou em seu relato, ou tudo que foi dito é realmente verdadeiro.

E pra finalizar, o que mais gostei e que diferiu das outras duas histórias que já conheci é esse clima de história REAL. Artur pode ter uma espada e armadura diferentona, Merlin pode ser um "mago", e Nimue e tantos outros druidas pordem "lançar seus feitiços" e existir todo aquele climão de superstição, mas no fim do dia, quem vence as batalhas é o melhor exército, com os melhores guerreiros e a melhor e mais resistente parede de escudos.

lukascione 31/07/2022

Uma história emocionante
Não considerei uma das melhores histórias já lidas porque achei um pouco arrastada (talvez porque é um pouco complicado você se localizar entre tantos personagens, locais e eventos históricos e mergulhar na narrativa), mas ainda assim, não deixa de ser uma história incrível e emocionante.
Mesmo o autor afirmando que a historia de Arthur não possui fontes históricas precisas e que o livro possui alguns anacronismos e diversos acréscimos fantasiosos, ele ainda parece um perfeito retrato do período e dos acontecimentos históricos que rolaram envolvendo estes lugares e estes personagens.
Foi meu primeiro contato com este estilo de narrativa e posso dizer que foi algo muito positivo, eu gostei de ler e me deliciei com as cenas de batalhas épicas, com os heróis e grande guerreiros, mesmo com as intermináveis páginas que às descrevem.

Roniele1 15/10/2021

Minha primeira saga.
Em meio a tantos filmes e series sobre o rei Arthur , tive uma grata surpresa quando lê o rei do inverno. Pois ele foi contra tudo o que eu tinha visto e foi além.
As cenas das batalhas, o modo como a história se desenrola, o modo como Derfel de faz estar com eles cara é genial.
Não teve um personagem que eu não gostei ou passou em branco. Estou animado pra caramba pra seguir essa saga. Recomendo a todos que dê uma chance pra esse romance, ele com certeza tem mais chances de agradar do que ao contrário.

Andy 16/03/2021

Um início surpreendentemente
O Rei do Inverno foi publicado originalmente no Brasil pela Editora Record LTDA em 1995, com autoria de Bernard Cornwell, que usa como fonte de inspiração e base em seus romances a história da Inglaterra.

A narrativa começa em uma seminário de padres, com Derfel, que contará a história de Artur, a pedido da rainha Igraine. Em As Crônicas de Artur o personagem principal é Derfel, tudo é narrado do seu ponto de vista, tanto que os aclamados Artur e Merlin aparecem menos. Todavia, quando estão na história suas ações influenciam o rumo da Grã-Bretanha.

Apesar de não conhecer nada da história da Inglaterra e só saber algumas lendas de Artur e muito menos de Merlin, fui esperando tais fantasias. Porém,      Bernard Cornwell, procura ser mais realista, focado nos conflitos entre os reinos, sendo alguns personagens específicos o nosso acesso a magia. Tal abordagem não me decepcionou, pelo contrário, quando se pega um livro sobre o "rei" Artur e o maior mago da história, Merlin, já se espera as grandes histórias fantasiosas, então a surpresa foi agradável.

Derfel antes de se tornar padre e se converter ao cristianismo, era um escravo que se tornou um grande guerreiro e amigo de Artur. Sua admiração pelo mesmo é muito explícita, não o impedindo de mostrar os erros cometidos pelo seu senhor. Todavia sua narração não é confiável, ele deixa bem claro que vai contar o que quiser e da forma que quiser durante o livro.

Artur é um homem simpático e de caráter, um ótimo guerreiro, bastardo do Rei Supremo, ainda comete erros como um ser humano e sofre com isso. Já o mago Merlin, há uma aura ao seu redor, ele passa grande parte afastado, mas quando aparece é imponente e ousado.

Há diversos outros personagens interessantes, como Nimue e Morgana, que na falta de Merlin presente, são quem representa a magia durante grande parte do tempo.

Em síntese, me afeiçoei aos personagens principais, me empolgava com a diplomacia e o universo. Apesar de não ser um livro muito fantasioso, Artur é a base de tudo e Merlin, apesar de parecer quase um deus ex machina, tamanha sua imponência é um personagem muito interessante. A narrativa é muito fluida, quase não vi o tempo passar enquanto lia e quando percebi, terminei o livro e queria pegar a continuação em seguida.
FranciscoM 16/03/2021minha estante
Uma das minhas trilogias preferidas.

leo 08/09/2020

Excelente
O rei do inverno conta a lenda do rei Arthur de maneira mais realista. A leitura é muito gostosa e todos os personagens são cativantes a ponto de você emendar varios Capítulos para conhecer o destino deles.

Thiarles 22/08/2020

Emoções conflitantes
É um bom livro, mas não consegui me adaptar ao seu ritmo. A construção dos personagens é ótima, os diálogos são demasiados e muitas vezes cansativos embora tenham alguns muito bons. As batalhas são excelentes, reviravoltas também, porém não foi um livro que consegui ler facilmente.

Lucas 25/09/2022

Há muito e muito tempo, numa terra chamada Britânia, estas coisas aconteceram.
Bernard Cornwell é um consagrado autor britânico, conhecido por seus romances históricos. Em 'O Rei do Inverno', primeiro volume da trilogia 'As Crônicas de Artur', o autor trás talvez a versão mais fiel a história das Lendas Arturianas. Nesta obra, conhecemos uma versão um pouco mais pé no chão do lendário Rei Artur, sendo melhor conhecido aqui como O Rei que Nunca Existiu, O Senhor das Guerras e O Inimigo de Deus.

Encontramos aqui todos os personagens das lendas, Artur, Merlin, Lancelot, Guinevere, mas todos com um filtro realista por cima que nos traz várias surpresas. Conhecemos esses personagens através dos olhos de Derfel Cadarn, nosso narrador e protagonista, que no decorrer da história vemos se tornar um grande guerreiro, um dos conselheiros e amigos mais próximos de Artur.

Não dá para falar de Bernard Cornwell sem falar das brilhantes cenas de batalhas. Li este livro esperando momentos épicos quando dois exércitos se encontram num turbilhão de sangue e lama, e isso encontrei, mas o que também me chamou atenção foram os momentos antes das batalhas, as descrições dos campos, as discussões das estratégias e a camaradagem entre as tropas. Em suma, 'O Rei de Inverno' é uma obra completa e assim que terminei abri a continuação para ver onde Derfel vai me levar a seguir.

P.S. Jovem Nerd me colocou neste caminho e serei eternamente grato.

Lek 29/03/2021

Vale a pena a leitura
O livro é envolvente e te leva para uma Britânia em guerra onde muito sangue é derramado, vilarejos são queimados e no ar além da fumaça ainda há espaço para o amor. Umas das coisas que acho mais interessantes e tristes nos contos sobre a vida de Artur e a antiga Britânia é como o Cristianismo foi aos pouco suplantando as religiões antigas, embora nesse primeiro elas volume coexistiam ?bem? de certa forma.

Danilo 13/08/2022

1/3
A leitura é extremamente cheia de emoções, muitos surpresas e alguns clichês, mas quem não gosta de clichês? Rsrs

A história é baseada aproximadamente no século IV d.C, das famosas batalhas de Artur. A história é contada por Derfel, logo a história é sobre Derfel Cadarn, não de Artur, mas isso é só um detalhe.

Recomendo até então a leitura.