O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Pilantrinha 19/07/2022

Esse Artur tem muito é chifre e a venta suada.
Não vou enrolar muito, não. Isso aqui é incrível.

O Rei do Inverno te pega logo nas primeiras páginas, e o tempo todo você se pergunta se aquilo é um livro de ficção ou algum retrato da época. Não adianta o que você me dizer, para mim Derfel Cadarn existiu exatamente como ele próprio contou neste livro (talvez com algumas coisas que ele mesmo enfeitou), e o resto da galera também.

Por falar em Derfel, a forma que o Bernard Cornwell encontrou de contar sua história, com um narrador em primeira pessoa contando a jornada de Artur é genial. Como Derfel, somos só alguém acompanhando as desventuras de Artur, e isso causa uma identificação genuína. Mesmo assim, Derfel é um personagem incrível, muito bem construído. Acho que pouco me importei com Artur, estava mais interessado em saber como o garoto que escapou da morte lidava com seus dramas.

Os outros personagens são um espetáculo a parte, não vejo ninguém aqui que não seja interessante. As releituras de Merlin e Morgana são ótimas, porque trouxeram uma coisa mais humana às lendas (da mesma forma com Artur). Merlin é sábio, cheio de truques e os carambas, mas também é um velho intransigente cheio de ideias problemáticas. Morgana, cheia de mistérios por trás da sua magia, é rabugenta e rancorosa. Humanos.

E então, vem Artur.

Somos acostumados a ler e assistir diversas histórias sobre o lendário cavaleiro. Aqui, boa parte da "magia" cai por terra. Artur é um guerreiro incrível, coberto por lendas, sua Excalibur e seu cavalo... mas ainda é mais um homem burro, me identifiquei demais. O nosso "protagonista" faz cagada o tempo todo e durante toda a história precisa da ajuda dos outros, o que me deixou muito feliz. Os heróis são todos meio assim, orgulhosos e um pouco idiotas, e nunca fazem nada totalmente sozinhos. Ninguém faz.

A obra é meio pesada, até por lidar com questões do século V/VI, onde nós humanos éramos totalmente animalescos, e por isso pode incomodar o público mais sensível. Cornwell pode ser gráfico em suas cenas de batalha e sanguinolência, mas é mais contido ao falar sobre estu***(o que eu agradeço), que acontece bastante por aqui.

Se você é cristão, talvez precise de um cuidado ao ler esse livro, o autor pouco se importa com as críticas que são feitas as mais diversas religiões, e o cristianismo tem uma imagem bem fragilizada na obra (o que faz sentido ao ver o período, mas talvez desagrade algum religioso mais ferrenho).

No mais, é isso. Fiquei hipnotizado ao ler sobre a Britânia e em três dias tinha acabado com esse livro. Já separei ali o próximo volume, louco para voltar a acompanhar Derfel e Artur nas maiores PRESEPADAS do reino da Dumnonia.

Bebam água, comam frutas. Valeu!

Romulo 26/04/2021

Excelente
Descrição ímpar do período. História envolvente, personagens carismáticos é um Artur impressionante!

Braz 31/12/2021

Maravilhoso.
E assim termina meu ano de 2021. Com uma das melhores leituras do ano, a escrita do Bernard e fluida e mágica, eu amo esse gênero medieval e estou ansioso para o segundo!

Murilo 04/02/2021

Finalmente terminei o primeiro livro de 2021.
Cornwell é excelência em escrita, principalmente nos momentos de batalha e cenas de ação, aí a coisa anda e tu se sente ali no meio da loucura, da parede de escudos, tu sente o bafo de hidromel seguido de gritos, o cheiro de lama e sangue... Cornwell é sensacional em transpor isso em palavras!

Sensacional a forma como é retratada a "era das trevas", um Artur pé no chão, com magias que são totalmente interpretaveis, um Merlin que não é mago, mas sim um druida, e não apenas um druida, mas O MAIOR.

Mas nem tudo são flores...

Fui introduzido a leitura do Cornwell com as Crônicas saxônicas, e por ser uma série de livros "sem fim", a história por livro era mais enxuta e ia direto ao ponto.
Como esse é um livro mais antigo e focado para ser uma trilogia, parece que tem muita "linguiça" pra encher as 500 e tantas páginas propostas, o que as vezes acaba fazendo a leitura um pouco cansativa.

Mas é um livro gostoso de ler e é Cornwell né? Então vale muito a pena. Atualmente tenho alguns livros na frente para ler antes de continuar a saga de Artur e Derfel, mas ansioso pra voltar logo!

agathatriste 03/03/2020

Artur pelos olhos de Derfel
O livro que narra a história de Artur, convida o leitor a olhar novamente para o personagem consagrado. Não só para ele, mas para todos os personagens famosos dessa história. O autor apresenta ainda a expansão do cristianismo. A história narrada por Derfel(pronunciasse Dervel) é narrada pelos olhos de quem lutou ao lado de Artur e com isso o autor traz detalhes das batalhas que fazem cada página ganhar vida e cheiro de sangue.

O Crowler 27/03/2021

Nunca Li Batalhas Melhores
Sinceramente, as batalhas do livro são MUITO emocionantes, eu amo as Lendas Arturianas e o Bernard soube escrever sobre com MUITAAAA maestria, achei a Nimue meio rasa, ela me parece muito com o que a Morgana seria (pelo que conheço das lendas), porém...Ela só fica cuspindo e estressada a maior parte do livro, não vejo muita profundidade, mas acho que nem é tão necessário pois temos a Gwen que me surpreendeu bastante, e o Artur que é simplesmente INCRÍVEL, acho que é a partir de agora minha representação do Artur favorita. O Merlin é outro que eu simpatizei bastante, o Derfel é legal, não acho chato ler as coisas pelo ponto de vista dele, mas existem personagens bemmm mais carismáticos, porém nem ligo ele cumpre o papel muito bem mostrando a guerra do ponto de vista de um soldado comum. Eu amei a Morgana daqui mas ela não foi explorada então nem posso falar muito.
Sobre a trama no geral acho que é perfeitamente coesa e coerente, achei meio jogado uma coisa na batalha final mas achei coerente e possível, então por mim tudo bem, é isso leiam esse livro é ótimo pra se drogar da realidade.

Bruno Passuello 18/01/2021

A primeira experiência com o autor não poderia ter sido melhor sai sujo de lama, com cuspe e sangue na minha roupa e escudo.
Fui com a mente aberta para a primeira leitura do aclamado escritor Bernard Cornwell, após assistir a série The Last Kingdom baseada nas crônicas saxônicas de sua autoria não via hora de entrar no seu universo de batalhas, paredes de escudo, cuspes e praguejos. A história é envolvente do início ao fim fiquei feliz por não ser uma história escrita pelo próprio Arthur e sim por seu escudeiro Derfel, Derfel que por sua vez lembra muito o Uthred e seu crescimento desde a sua primeira morte, entrada ao culto de Mitra, batalhas em terras estrangeiras em nome de Arthur. Arthur não nega o seu poder e sua simpatia não um antagonista e sim protagonista e é difícil até para os seus inimigos o odiar, é um digno rei, justo, humilde, benevolente e sobretudo um Warlord. Ansioso pela continuação e ver como tudo isso ira desenvolver nos próximos dois livros. As descrições detalhadas do dia anterior da batalha, o que eles sentiam, o jeito que é descrita a batalha com todos os seus detalhes que fazem o leitor sair sujo de lama, suado e com sangue seco pela roupa e por muitas vezes até mesmo ofegante faz deste livro uma obra-prima.

Nice 30/12/2021

O Rei do inverno é simplesmente sensacional.
O Rei do Inverno é bom não só por ser mais uma obra bem escrita de Cornwell, mas por dar aos leitores uma versão bem diferente daquilo que se conhecia sobre os anos arturianos. Aos amantes dos romances e lendas medievais, recomendo fortemente a leitura. Agora é seguir para o segundo livro.

Will 19/11/2021

Leitura prazerosa
Estava bem empolgado pra esse livro por tudo que já tinha ouvido falar de Bernard Cornwell. No começo tive dificuldade para engrenar, estava achando bem lento e era cansativo ler mesmo que poucas páginas, mas mais pro meio do livro fiquei mais envolvido com a história e tudo fluiu melhor.
O detalhamento do mundo e das situações em cada parte é bem rico, a ambientação é muito bem feita e me fez ficar imerso sempre que estava lendo.
Além disso, a história por si só é extremamente interessante, eu psrticularmente não conhecia muito das histórias arturianas mas tinha interesse e gostei bastante de tudo que vi, os personagens são bem explorados e você se apega bastante ao Derfel por tudo ser do ponto de vista dele.
Pretendo continuar a trilogia porque gostei bastante, foi meu primeiro livro de ficção histórica e posso dizer que saí satisfeito.

PatrAcia.Freitas 26/12/2021

O Rei do Inverno - As Crônicas de Artur Vol 1
Que escrita incrível! Foi meu primeiro livro com tematica de guerras na Idade das Trevas e me senti muito bem situada.
O autor, que claramente pesquisou bastante para trazer o mais próximo da realidade o período descrito, conseguiu colocar em mim a mesma empolgação nas horas das batalhas bem como nas partes mais políticas e romanticas e também de amizades.
Devido a honestidade histórica com que o autor se situa, foi difícil em algumas partes ler algumas cenas com as quais as mulheres na época tinham que se submeter. Porém a existencia das personagens mulheres fortes foi um deleite.
O personagem principal é muito carismático, dá vontade de ficar acompanhando seu crescimento e jornada.
Livro muito bom!

Arlan 22/04/2020

Simplesmente espetacular....!!!!

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Ano passado li As Brumas de Avalon e, para continuar no clima das aventuras arturianas, resolvi ler meu primeiro livro de Bernard Cornwell. O Rei do Inverno é o primeiro da trilogia Crônicas de Artur. Tive um pouco de dificuldade no início, pois é como se a história começasse como se já conhecêssemos todos os personagens. A história aqui é contada por Derfel Cadarn, um fiel cavaleiro de Artur – mas ele não narra apenas, ele tem sua própria história: um druida criado por Merlim. A história de Artur é, basicamente, a junção de histórias de guerra com histórias de amor, com uma pitada de religião. As batalhas são para saber quem tem o poder após a morte prematura de Uther (cujo filho ainda era menor de idade); o casamento com Guinevere, que estraga todos os acordos diplomáticos conseguidos pelo próprio Artur; além da rivalidade entre a crença em deusas ou no Deus da Igreja. Essa é só a introdução dessa grande trama, que traz ainda vários dos nomes já conhecidos pelos que leem ou assistem filmes baseados na Távola Redonda. Essa saga é considerada a mais próxima da realidade, se é que há realidade em se tratando de Artur. Mas pelo menos os demais fatos históricos da formação da Inglaterra são considerados muito possíveis de terem acontecido assim. É um ótimo livro, logo continuarei a trilogia.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

otxjunior 04/05/2020

O Rei do Inverno, Bernard Cornwell
Faltou mágica. O que eu devia saber antecipadamente quando se trata do autor famoso por retratar com um certo realismo lendas do folclore britânico. Estava esperando um Marion Zimmer Bradley, mas Morgana aqui é apática! Obrigado por Merlin! Ou o pouco em que ele aparece no livro. Esforço admirável mas me deixou frio em meio a tantas batalhas. Talvez o gênero não seja pra mim. O que os fãs de GOT acharam do livro?

eeama_ 06/01/2022

e agradeço a Bel por guardar a vida do meu querido narrador!
De fato, é uma leitura mais lenta (e não vejo isso como algo negativo) e bem descritiva. As cenas de batalhas são extraordinárias e a escrita é muito polida e crua, simultaneamente. Então, só posso dizer que é uma leitura que te leva para um tempo por muito tempo. É realista e muito bem desenvolvida. O narrador me traz ao chão e me mostra uma faceta não tão vista nos livros, uma vez que ele é um ótimo guerreiro e uma pessoa de destaque na história mas não é O Escolhido, como o próprio Artur o é, e isso me faz ver os eventos de uma ótica mais verossímil, talvez? É como se eu acompanhasse a história de dentro pra fora e não de fora pra dentro.

Não sei se ficou claro, mas é isso kkkkk LEIAM!