Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Gustavogl 26/10/2021

Carl Sagan, professor de astronomia e ciências espaciais, consegue nos interessar e nos entreter com astrofísica. Eu queria ter lido esse livro na adolescência. Muitas das minhas dúvidas teriam sido sanados com o conhecimento e didatismo desse grande professor e pensador contemporâneo. Carl se mostrou um filósofo ao projetar esse livro que começa na Terra, onde o homem olhava pro céu com mistério e curiosidade. Faz o homem levantar vôo através do desenvolvimento da matemática e da física, viajando até os quasares na química quântica e retorna para os dias de hoje com uma visão ecológica e política. É um livro que eu quero que meus descendentes leiam!

Rodrigo.Rodrigo 20/12/2021

Carl Sagan explica de forma menos informal possível a história do átomo ao conjunto infinito de galáxias do universo, sem esquecer onde nós estamos e para onde devemos ir.

Marix 30/12/2021

Atemporal
"Não há na Terra outra espécie que pratique a ciência. Ela é, até agora, uma invenção inteiramente humana, evoluída pela seleção natural, no córtex cerebral, por uma única razão: funciona. Não é perfeita. Pode ser mal usada. É apenas uma ferramenta. Mas é, de longe, a melhor ferramenta que temos, autocorretiva, progressiva, aplicável a tudo.
Tem duas regras.

Primeira: não existem verdades sagradas; toda suposição tem de ser examinada de maneira crítica; argumentos com base em autoridade são desprovidos de valor.

Segunda: o que for inconsistente com os fatos tem de ser descartado ou revisto. Temos de entender o cosmos como ele é, e não confundi-lo com o que gostaríamos que fosse."

ValAria 23/01/2024

Carl Sagan é, de longe, o meu autor preferido. Ele consegue explicar uma coisa complexa de uma forma tão didática e com tanta paixão que é praticamente impossível não se apaixonar por astronomia depois de ler esse livro. Um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos!

MIkael.Miranda 16/01/2022

"Sempre fomos viajantes do espaço "
"A Terra é um mundo minúsculo e frágil. Tem de ser amada e bem cuidada "
Vale a pena perder um pouco do seu tempo, para descobrir os segredos do cosmos!

Lari 03/02/2022

O terror dos post-it
Que livro! Preciso começar dizendo que esse livro foi o terror dos meus post-it porque a cada 2 palavras eu já queria marcar 3! O livro é tão absurdamente perfeito que cada parágrafo é importante,magnífico e digno de um livro só dele.
Com linguagem simples, concisa e coloquial Carl Sagan nós leva para passear pela história, pelo espaço e pelo tempo. Trás reflexões muito importantes,principalmente morais. Para onde vamos? Onde queremos chegar? Da onde viemos? Existe vida em outros planetas? E caso exista, seria ela inteligente? Todas essas perguntas encontram respostas nesse livro.
Vejo esse livro como obrigatório, pois ele nos faz reflitir do hélio e carbono que somos até o hélio e carbano presente em todo o universo. Somos finitos e infinitos na nossa brevidade.

Volnei 11/09/2022

Cosmos
"Em toda a obra o autor explora todo o conhecimento que a humanidade tem sobre o espaço até a época da data do lançamento desta obra na década de 1980 , quando do lançamento da obra Em alguns pontos ele conta também os problemas das filmagens provocados por conflitos existentes na época em algumas das regiões do Oriente médio e quanto foi complicado gravar nessas regiões

LuanGabs 31/03/2022

Uma conversa sobre o universo?
Carl Sagan é além de uma referência científica e um marco histórico é um grande professor! Consegue transpor uma serie de TV para uma linguagem simples, fluida e extremamente palatável nos mais diversos níveis de conhecimento científico que você possa ter.
Tenho que destacar: não se trata sobre um livro didático que vai te enfiar goela abaixo uma sequência de conceitos e mais conceitos complexos sobre astronomia e astrofísica. (Se você acha que o livro é sobre isso, deixa eu quebrar a expectativa pra você agora). O livro é uma grande e profunda conversa de calçada com um grande amigo, onde assuntos gigantescos são trazidos pra debater os lados da existência humana.
Simplesmente Incrível.

Kamilla 13/12/2022

" somos poeira estelar ". Incrível, amo Carl Sagan, através dele e da sua didática fácil de ler fizeram eu me apaixonar por astronomia. Livro incrível aborda várias temáticas não só na área científica mas como também social. INCRÍVEL

Johny Cash 26/11/2022

Viagem ao infinito
Livro de fácil compreensão, bem estruturado. Apesar de não ser tão atual com os novos avanços da exploração espacial, é muito rico ao apresentar fatos ao longo da história sobre o despertar do homem para o cosmos.

Théo 18/06/2022

PERFEITO
Sempre venho aqui pra falar bem dos livros do Carl, mas cosmos realmente se superou.
Minha paixão por astronomia estava meio esquecida, com tantos eventos no dia a dia as vezes eu não me lembrava muito bem do por quê eu amo tanto esse assunto, porquê eu me sinto tão bem contemplando o universo.
Mas esse livro me trouxe de volta toda aquela chama de interesse, tudo aquilo que estava guardadinha aqui dentro, só esperando para despertar de novo.
Obrigada Carl
Nós somos quem fala pela Terra.

caiohlp 22/06/2022

O brilho das estrelas sempre esteve dentro de cada um
Cosmos é tudo que conhecemos e ainda vamos conhecer e o esforço de Carl Sagan para democratização da ciência encontra seu sustentáculo em uma obra fantástica do ponto de vista técnico e lúdico, esse livro diz muito mais sobre nós do que estamos acostumados, conta mais sobre o que necessitamos do que nossos ouvidos teimam em aceitar e nos conscientiza de um passado que infelizmente insistimos em repetir. Ler Cosmos é o tipo de experiência que traria orgulho para a constelação de gigantes que desbravaram às cegas os caminhos que trilhamos com tranquilidade no presente, pois foram sobre os ombros deles que logramos êxito em enxergar um literal universo de possibilidades hoje. Mas toda magnitude dessa edição advém da dúvida, dos testes, das reformulações, da autêntica avidez humana em se aproximar da sua própria natureza por meio do conhecimento e da confirmação de ideias, pois aqueles que preferem evitar o mundo à enfrentá-lo têm medo do universo como ele de fato é e infelizmente preferem o conforto fugaz da superstição. É, por fim, o tom intimista de Carl que consegue a façanha de mostrar a pequenez humana de forma a não menosprezá-la, devemos sim respeitar o fato de sermos um pálido ponto azul no universo, mas somos também especiais pois, apesar de tudo, prosperamos, fazemos parte do cosmos e ele faz parte de nós.

Karina.Schiavoni 04/07/2022

Livro favoritado! Apesar de algumas informações estarem desatualizadas o livro em si é perfeito.. Carl Sagan tem uma escrita incrível e muito poética, amei cada capítulo e recomendo pra qualquer um que saiba ler.

Felipe 05/06/2012

"For we are the local embodiment of a Cosmos grown to self-awareness. We have begun to contemplate our origins: starstuff pondering to the stars; organized assemblages of ten billion billion billion atoms considering the evolution of atoms; tracing the long journey by which, here at least, consciousness arose. Our loyalties are to the species and the planet. We speak for Earth. Our obligation to survive is owed not just to ourselves but also to that Cosmos, ancient and vast, from which we spring."

setantarpgs 07/01/2019

Muito bom!
Terminei de ler hoje, fui da página 300 até o fim do livro.
Super recomendo!

Um dos aspectos que eu mais gostei é de que Carl Sagan não falou apenas sobre astronomia, avanços científicos e viagens interestelares (o que por si só já é surpreendente): ele também tratou de assuntos relacionados à história do mundo e das civilizações, filosofia, desenvolvimento biológico, evolução das espécies, perspectivas e visões de mundo ao longo dos séculos.
Esse livro é de leitura obrigatória. Mesmo antigo, permanece extremamente atual. Não seria exagero dizer que é uma obra atemporal. Foi e é revolucionária, sem dúvidas. Enfim, lê-lo é um grande passeio pela história das galáxias e do nosso mundo.