Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Sarahodealmeida 05/03/2023

Cosmos?
É um daqueles livros que deviam ser leitura obrigatória, ainda mais em tempos de analfabetismo científico crônico que permeia as redes sociais. Então aqui vai um breve(bem breve mesmo) resuminho sobre essa obra maravilhosa.
Com esse livro, Sagan acende uma luz nesta escuridão de ignorância nos trazendo a história da ciência, as ideias revolucionárias que povos antigos tiveram a respeito do universo, da Terra e até mesmo como sua curvatura foi descoberta usando apenas dois bastões de madeira, o sol e um cérebro para pensar. Além disso, Sagan nos leva pelos planetas e pelo sistema solar; fala da possibilidade de vida em Marte, de como muitos entusiastas enxergaram civilizações alienígenas em Vênus e no planeta vermelho; nos traz dados das missões mais importantes como as sondas Voyager, Veneera, Piooner. E ainda aponta para o futuro, em seu otimismo incansável de unir a raça humana por um bem maior, em uma civilização pacífica e capaz de superar o vazio do cosmos.
-Não é um livro apenas para amantes da física, mas sim o livro perfeito para quem tem curiosidade em querer conhecer mais sobre o universo, pois a leitura é super fluida daquelas que consegue te prender a cada página virada.

Zuarete 01/04/2023

...
Um dos melhores livros do Sagan com certeza, é maravilhoso terminar um livro dele parece que todo o ambiente a minha volta de transforma.

fernanda 29/04/2023

Minha biblia
Esse livro virou minha religião, amei dms, trás várias reflexões sobre a nossa sociedade e abrange termos cientificos muito bem explicado, só achei q em vez de ter aquelas páginas com imagens elas podiam estar espalhadas pelo livro, mas de resto eu ameeei, já quero ler mais dele

carl sagan te vejo como figura paterna!

Trindade 31/08/2023

Ótimo, mas já tem o seu tempo
O livro aborda vários temas sobre o universo, terra até sobre a evolução. É muito bom, pois é didático e explica os temas complexos de forma simples e com bons exemplos. No entanto, tem suas questões com o tempo, livros de ciência tem prazo de validade e esse, embora não seja ruim ou esteja desatualizado de forma grotesca, não é uma exceção.

Davi 14/10/2023

"Nosso amor pelas estrelas é grande demais...
... para termos medo da noite"

Sinceramente eu acho que a expectativa pesou muito... Quando falamos de Sagan, já pensamos na mais alta qualidade em se tratando de ciência, e longe de ser ruim, mas me decepcionou bastante.

O fato de ter inúmeras atualizações em notas de rodapé é natural devido ao tempo, mas já incomoda um pouco, como Físico senti estar lendo um texto desatualizado. Além disso, a retórica é muito longe da que eu vi na série, pelo menos foi o que eu senti.

Acho que a nota 3.5 é um exagero da minha parte, mas vou qualificar assim pois pretendo ler novamente em algum momento, para aí sim tirar conclusões definitivas, sinto que devo fazer a leitura com mais cuidado, para talvez ser menos imparcial.

Mapplehead 15/10/2023

Ótimo livro, mesmo para aqueles leigos em astronomia como eu! Apesar de ter alguns momentos bem técnicos (que tive que pular), é uma leitura pra ser feita lentamente. Para não me cansar, fui lendo ao longo de todo ano, intercalando com outros livros.
Com certeza quero ler mais de Carl Sagan!

Lucassharo 24/10/2023

Será que estamos sozinhos no universo?
"Cosmos" é uma obra-prima da literatura científica escrita pelo renomado astrofísico Carl Sagan, publicada pela primeira vez em 1980. Este livro é uma exploração fascinante do universo, desde os conceitos científicos fundamentais até as maravilhas do cosmos, narradas de forma envolvente e acessível.

Sagan leva os leitores em uma jornada interplanetária, explorando temas que variam da evolução do universo e da vida na Terra até as possibilidades de vida em outros planetas. Ele conecta a ciência à filosofia, à história e à imaginação humana de maneira cativante, enfatizando a importância da curiosidade e do pensamento crítico.

Além disso, "Cosmos" também foi adaptado em uma série de televisão de grande sucesso, ampliando seu alcance e popularidade. Carl Sagan conseguiu transmitir sua paixão pela ciência de uma forma que inspirou gerações de leitores a se maravilharem com o cosmos e a buscar respostas para algumas das questões mais profundas da existência.

Este livro não apenas educa, mas também inspira um profundo senso de admiração e respeito pelo universo, tornando-o uma leitura essencial para entusiastas da ciência, curiosos sobre o cosmos e aqueles que desejam explorar o significado da existência humana em um vasto universo. É um verdadeiro clássico que continua a ser relevante e inspirador até os dias de hoje.

Zyy 31/10/2023

Chef's kiss
Escrita super confortável e fácil de entender, até mesmo os termos mais científico ele explica muito bem, traz ótimas reflexões e situações hipotéticas.
Com ctz m4ta aqle hiperfoco safado, babilônico, pré-histórico e danado q da do nada na gente.
Li no começo do ano, então não lembro em detalhes mas o que eu posso dizer é: top em fiote

jacarepaguá_blues 21/12/2023

Eu gosto do jeito que o Sagan pensa o mundo. A realidade das coisas parece mais mágica e preciosa aos olhos dele. O livro faz um apanhado geral da história da ciência (especialmente seu desenvolvimento no ocidente) com observações espertinhas e bem humoradas do autor. Apesar de tudo, a escrita do Sagan não progride de modo linear, os capítulos são organizados por temática (o que às vezes é bem cansativo pra mim porque eu começo a me perder naquele monte de palavras).

Charmssss 25/12/2023

O universo e tudo mais
Primeira vez que pego um livro focado em astronomia, é algo que me interessa, porém não estou extremamente por dentro do assunto. No geral, achei o livro bem didático, é possível entender a maioria das coisas que são abordadas ali e mesmo aquelas que ficaram confusas, um pouquinho de pesquisa a mais já ajuda a compreender melhor.

Me fascina muito as histórias que o autor coloca aqui, é impressionante como praticamente tudo que sabemos hoje foi estudado a muitos e muitos anos atrás, desde antes de Cristo, sem tecnologia nenhuma!!! O autor também fala sobre a evolução da vida na Terra, o universo, vida em outros planetas, assuntos que instigam a nossa curiosidade e imaginação, e que são base para os diversos livros de ficção científica que possuímos hoje.

Apesar do autor dizer que somos insignificantes dentro do imenso universo que existe, saí dessa leitura com um sentimento de olhar mais para as belezas do nosso planeta e da nossa vida, que por mais pequenas que sejam em relação ao universo, são extremamente cheias de detalhes maravilhosos.

bigoduda 04/02/2024

Blábláblá
Claro que eu achei o livro de certa forma incrível, pq mesmo tendo treze anos eu sou fascinada por astronomia e amo aprender, mas dessas 430 páginas teve muita enrolação e blábláblá que eu não consegui absorver nenhuma informação mesmo me esforçando. recomendo ler apenas se tiver bastante tempo livre, caso contrário eu acho meio complicado de ler

danilotomida 18/02/2024

Muito bom!
Embora eu tenha achado alguns capítulos um pouco maçantes de se ler (mas não por culpa do autor, e sim pelo meu desinteresse em determinado tema) o livro é uma fascinante viagem pelo universo e seus mistérios. Um verdadeiro passeio pela natureza cósmica e sua história. Cada tema, cada ciência abordada, é muito bem explicada, o que torna a leitura fácil e, até certo ponto, cativante. Os momentos em que Sagan fica mais poético e imaginativo foram os meus favoritos.

AzuraMay 30/04/2024

SIMPLESMENTE INCRÍVEL !
Não tenho muito o que dizer. Cada tema e ciência abordada foi muito bem explicada. Foi uma leitura fluida e cativante, eu me diverti lendo.
Tem notas de rodapé para atualizar as informações.
Foi uma aventura ler esse livro !

luizrantunes 06/05/2024

Totalmente necessário
Li esse livro no ensino fundamental na biblioteca da escola e mesmo sem entender aquilo tudo, eu achava incrível a maneira que as coisas eram explicadas. Essa magia criou um laço comigo e a astronomia até hoje. Obrigado por todo o legado que você nos deixou, Carl!

Quandon 21/05/2024

Esse livro juntamente com a série é simplesmente uma janela pra quem quer aprender e entender sobre o Cosmos.