Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Graxaim 02/11/2021

Complementar a série
Ainda que tenha alguns dados desatualizados, a escrita de Sagan é muito envolvente e empolgante. Como cada capítulo corresponde a um episódio da série, ler o livro e assistir a série simultaneamente torna a experiência fascinante.

Yago 27/01/2022

Um bom livro para começar a entender o cosmos.
Bom este livro é muito interessante, ele é repleto de fotografias que fazem a gente sonhar com planetas e galáxias. Porém elas estão tão distantes que o nosso senso de grandeza e distância ficam um pouco abalados, chega a entristecer e aumentar um pouco a ansiedade.
Há também algumas explicações um pouco complicadas de se entender, mas nada que uma pesquisada no Google não ajude.

Ledger 24/07/2022

Agrega muito ao conhecimento
Apesar de ser um livro denso e grande, ele possui uma leitura fluida para quem já intermediário/avançado nos assuntos de espaço, caso contrário, você ficará meio perdido nos assuntos. Mas, de modo geral, é um ótimo livro para aprofundar no conhecimento do Cosmos.
Enfim, Carl é incrível né? ??

Thiago Martins 21/01/2022

O melhor livro para começar na astronomia
"A natureza não é de todo imprevisível; Existem regras às quais ela tem de obedecer. Esse caráter ordenado e admirável do universo foi chamado de Cosmos."

Carl Sagan, infelizmente falecido, foi o maior e melhor divulgador científico de astronomia que a história já teve.

Apesar do tempo que se passou desde o lançamento do livro, o conhecimento que Carl passa no livro, em sua maioria, é atemporal.

A autor te faz refletir e pensar co mo nós somos totalmente insignificantes se comparados à imensidão do universo

Ele até mesmo, prova por A + B que a terra é esférica, e não plana Como alguns conspiracionistas dizem.

O mais interessante é que ele não tira sarro de alguns mitos totalmente irreais que ele refuta no livro, mas sim, usa como uma forma de obter conhecimento, ele mostra que questionar e ser cético é o caminho para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal.

o único problema no livro, é que, por vezes, Carl fica muito tempo explicando coisas que não tem tanta relevância, e isso deixa a leitura um pouco maçante e tediosa.

Enfim, é um ótimo livro, recomendo ?

Gabriel Farias Martins 06/12/2021

Faltam palavras..
Eu já conhecia a série, o livro foi um mergulho mais profundo..
Ler cosmos é se sentir grande e pequeno ao mesmo tempo.. há tanto a ser aprendido, tão pouco que notamos, o livro é uma obra estimulante, todos merecem a sede pelo conhecimento.

SandmanBR 02/05/2009

Clássico
Na minha opinião, o clássico dos clássicos em Astronomia.

É verdade, tendo sido escrito na década de 80 para acompanhar a série de TV, está um tanto desatualizado. Mas não há nada similar, em beleza, qualidade de informações ou poesia literária.

Altamente recomendado.

Murilo Gomes 22/12/2021

Mágico
Finalmente terminei esse grande livro. Carl Sagan foi um grande cientista e um grande homem. Em Cosmo, não aprendemos apenas sobre o universo, mas sobre nós mesmo, sobre quem somos e que caminhos devemos seguir.

Icaro 29/10/2020

Uma viagem interestelar
Carl Sagan - físico, biólogo, astrônomo, astrofísico e cosmologista - publica Cosmos em 1980, mesmo ano em que sua famosa serie homônima é exibida na televisão norte-americana. Logo após seu lançamento, o livro já havia se tornado a obra científica mais vendida de todos os tempos.
A grande maestria de Cosmos, e sua principal aclamação, reside no modo com que seu autor divulga milhares de anos de conhecimento científico acumulado com tamanha clareza, simplicidade e articulação. A obra nos conta a história da formação do universo, das galáxias, estrelas, planetas e da vida na terra a partir de uma linguagem poética, sublime e acessível. Ler Cosmos é ter a experiência de embarcar em uma viagem pelo universo.
Para Sagan, o cosmos é tudo o que existe e o que existiu; nós, seres humanos, somos a parte desse cosmos que, por uma série aleatória de acasos, despertou a vida. Nós somos poeira estelar que tomou consciência e seguiu rumo à uma jornada em busca dos mistérios que envolvem a nossa simples e pura existência.
Cosmos traz uma experiência única, ciência e poesia andando juntas. O esforço do autor por uma ciência popular é percebido em seu desejo de nos mostrar que ciência e conhecimento podem ser fontes de prazer. A obra nos faz admirar o universo através da perspectiva do microscópio e do telescópio, do simples átomo aos maiores aglomerados de galáxias.
Carl Sagan demonstra o quão pequenos nós somos diante do cosmos mas, no entanto, somos matéria que adquiriu vida e consciência, nós fazemos parte de um dos mistérios mais eminentes e singulares que o universo pode nos oferecer.

Flávio 11/08/2022

Um dos grandes clássicos, que deve ser lido!
Carl Sagan tenta resumir a maestria e grandiosidade do Cosmos neste livro, a Ciência sendo o principal instrumento para fazer-nos entender sobre o processo de formação e existência do Cosmos e nossa.

lehtz 23/05/2022

Esperava mais
O livro é MUITO bom de vdd, o problema é que a escrita é muito cansativa e sempre faz uma enrolação toda pra chegar a apenas um ponto. O livro aborda mtas curiosidades do meu interesse só que ainda prefiro o outro livro do Carl sagan.

Clarice 05/01/2021

Uma viagem interestelar
Eu já li alguns poucos e bons livros sobre o assunto Universo, mas Carl Sagan trata de uma forma que nos transporta para verdadeiras viagens interestelares. Foi nesse livro que tive a sensação, ou melhor, a constatação de que somos pequenos na vastidão do Cosmos.

b1ktwpas 15/08/2021

Comprometimento:
“Existem mundos nos quais a vida nunca se manifestou. Existem mundos que foram carbonizados e destruídos por catástrofes cósmicas. Temos a felicidade de estar vivos; somos poderosos; o bem-estar da nossa civilização e da nossa espécie está em nossas mãos. Se não falarmos em nome da Terra, quem o fará? Se não estivermos comprometidos com nossa própria sobrevivência, quem estará? (...) De uma perspectiva extraterrestre, nossa civilização global está à beira do fracasso na tarefa mais importante que enfrenta: preservar a vida e o bem-estar dos cidadãos do planeta.”

arrobasamara 22/10/2021

We are Made of Star Stuff
Eu li o livro e assisti junto a série apresentada pelo Sagan nos anos 80, e é simplesmente incrível o quanto ele era apaixonado pelo que fazia. Os efeitos da série são bem ruins, mas acredito que pra época era o máximo da tecnologia, rs. Tanto no livro quanto na série tem informações bem datadas, mas na edição que li tinha notas de rodapés comentando sobre as novas teorias ou desqualificando as anteriores. Eu fiquei muito impressionada de ver ele falando até então que NINGUÉM SABIA O QUE VARREU OS DINOSSAUROS DA TERRA (depois tem até um complemento na série de dez anos depois falando sobre a cratera de yucatan no México), não tinha me dado conta de que era uma descoberta recente, já que cresci aprendendo isso na escola ahauahhah
Meu livro favorito dele ainda é “Bilhões e Bilhões” que na verdade é uma junção de vários artigos publicados e transformados em livro (recomendo muito muito). Enfim, ele parecia ser uma pessoa incrível, ativista, inteligente e super apaixonada pelo trabalho, uma pena não estar aqui pra ver tudo que a gente tem hoje na ciência e na tecnologia.
E uma curiosidade aleatória; no livro ele fala bastante sobre os discos da Voyager e eu li recentemente que ele queria ter colocado Here Comes The Sun dos Beatles em um dos discos, e que embora a banda tenha aceitado, a gravadora deles recusou (uma loucura, porque tudo que os extraterrestes precisavam saber é que tivemos beatles!)

Deixo aqui duas citações que gostei muito no livro:

“A escrita talvez seja a maior das invenções humanas, ligando pessoas, cidadãos de épocas distantes, que nunca se conheceram. Livros rompem correntes do tempo, prova de que humanos podem fazer mágica.”

“Acredito que a sanidade da nossa civilização, o nível de profundidade de nossa consciência quanto aos alicerces de nossa cultura e nossa preocupação com o futuro, tudo isso pode ser testado em função de quanto apoio damos a nossas bibliotecas.”