Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

brunomacedo_ 07/03/2020

Cosmos encanta o leitor
O estilo de Sagan em sua melhor forma. Ciência, entusiasmo e simplicidade mesmo ao tratar temas profundos.

Iranilson.Ribeiro 18/01/2021

Uma viagem de contemplação e amor a Ciência.
Uma verdadeira viagem pelo Universo, desde a sua misteriosa origem até as descobertas mais recentes da ciência, nos dando uma ideia da nossa pequenez perante todo o cosmo.

"O fato de vivermos num universo que permite a existência de vida é algo notável. O de vivermos num que destrói galáxias, estrelas e mundos também é notável. O universo não parece ser nem benevolente nem hostil, apenas indiferente às preocupações de criaturas tão insignificantes como nós" (Carl Sagan - Cosmos pg. 318)

Carl Sagan, sem nenhuma dúvida, foi um dos nossos maiores divulgadores científicos. Impressiona a sua capacidade de explicar de maneira tão clara e eficiente, determinados assuntos complexos nas mais diversas áreas da ciência, evidenciando em cada capítulo, página ou frase, o amor pelo conhecimento científico e pelos seus métodos.
Em qualquer momento em que a ciência seja negada, ignorada ou desmoralizada, livros como COSMOS e autores como SAGAN, merecem ser lidos e contemplados como uma luz de informação na escuridão da ignorância.

Pedro Guimarães 06/10/2020

Cosmos é um livro interessante para ser acompanhado juntamente com a série televisiva lançada pelo Dr Carl Sagan, sua equipe, esposa dentre outros colaboradores, no começo dos anos 80.

Principalmente, para o público que sente alguma dificuldade com termos, detalhes ou aspectos mais complicados. De modo que ,aqui, Sagan ''pesa um pouco a mão'' na Astronomia.

Mas, por outro lado Cosmos é um livro que pode ser, sim, adaptado para qualquer faixa etária.Como se sabe há dois conceitos chamados ''Concentration Span''e ''Short Attention Span'' que adequa a leitura ou visualização de algum vídeo para crianças de forma que não se desconcentrem ou perda o interesse

Sagan, mostra como fomos formados de poeira estelar, ele destrincha a história do universo, do progresso natural biológico ,buracos negros expansão e contração cósmica.
Sendo explicado para leigos a história da ciências e do pensamento, filosofia e do próprio desenvolvimento histórico

Até 1980,4 naves somente tinham sido enviadas ao espaço e o autor cita a escolha do obscurantismo como medida completamente equivocada. A titulo exemplificativo: ocorreu determinada pausa pelo governo Norte-Americano no que compete as corridas espaciais. Veja que até 1996 os pesquisadores estavam estudando o que fora recolhido de viagens anteriores.

O obscurantismo, durou 10 séculos, praticamente, findando no renascentismo italiano e descobrimento das Américas, mais ou menos. Assim , Sagan descreve perfeitamente a diferença do terraplanismo e seus ''moradores planos'' quando cita Edwin Abbott.
Lembro-me, inclusive determinado livro que li da escritora portuguesa Patrícia Portela chamado'' Para cima e não para o norte'' que solidifica bem essa hipótese.

Por outro lado, a astrologia e astronomia andavam juntas e em certa época se apartaram. O autor exemplifica perfeitamente através do exemplo de Jornais Norte-Americanos que publicam horóscopos diariamente demonstrando não haver sentido algum no que é publicado.Ele não ofende, ele te mostra como vc deve pensar. Não importa sua religião e sim pensar ''fora da caixinha''.

No capitulo 13,ele faz uma recapitulação relembrando pontos importantes como a biblioteca de Alexandria e o que levou a sua destruição envolvendo uma mulher, fanáticos e um homem que acabou virando Santo posteriormente.

A biblioteca foi um grande receptáculo humanitário e digno de conhecimento que, por sua vez, deteve durante anos obras que se encontram infelizmente perdidas atualmente. Dentre as mais de 100 peças de Shakespeare, Ésquilo, Aristarco de Samos e do Sacerdote Babilônico Beroso que compunha a história do mundo em 3 volumes.

Livro recomendadíssimo para entusiastas do pensamento, céticos,estudantes de astronomia e ciências em geral.

Mariana.Leticia 03/08/2020

A vida, o universo e tudo mais
To apaixonada!
Agora eu entendo o papel da Terra em o Guia do Mochileiro das Galáxias, é porque aqui nós tínhamos o Carl Sagan para explicar, a nós meros mortais, toda a complexidade da vida, do universo e de tudo mais!
Desde que me conheço por gente sou fissurada pelo céu e os seus mistérios, tinha a sensação de que me faltava informação sobre... Esse livro foi perfeito para isso, tendo sobre a história da humanidade quanto do universo, esclareceu muitas teorias que eu não entendia muito bem e conceitos também.
Quantas coisas que eu achei que sabia, mas no fim não tinha a mínima ideia da verdade.
No fim do livro, a ideia que eu tinha estigmatizada de que não éramos nada nessa vastidão foi derrubada pela forma linda que Sagan descreve o quão improváveis e únicos nós somos, mas muito longe de sermos os ?escolhidos? ou algo assim. Somos improváveis na nossa condição específica, pois poderíamos ser totalmente diferentes, mas a vida em si é algo bem provável, não é comum, mas é muito provável. E eu sou das que acreditam em infinitas vidas inteligentes por aí, muito diferentes da nossa inclusive.
Quem me dera estar viva ainda quando várias das questões atuais não respondidas serão esclarecidas... inclusive a de não estarmos sozinhos e de qual é o nosso lugar nessa imensidão de poeira, gases, vazio e hidrogênio.

Wilson 09/07/2020

Livro fantástico!
Li este livro revendo a Série Cosmos original apresentada por Carl Sagan. Devo a este grande divulgador científico o meu interesse por ciência, nos anos 80!

Fabi 19/11/2021

Poeira das estrelas
Eu adorei essa leitura!
Esse sentimento tem se repetido todas as vezes que abro um livro do Sagan. :)
Uma leitura bastante fluida, onde se pode aprender muito e que valerá, com certeza, futuras visitas nos meus capítulos preferidos.

William 24/11/2021

Esplêndido!
Cosmos é um livro esplêndido. É um livro para eternidade. Carl Sagan soube dar tempero a ciência através do Cosmos. É um livro muito bem escrito te prendendo sua atenção o tempo todo. Mesmo tendo algumas informações ultrapassados, ainda é um livro que nos leva a fazer reflexões sobre o nosso papel na Terra e no Cosmos. Durante a leitura me fez lembrar quando era criança, no início dos anos oitenta, assistia a serie Cosmos nos sábados de manhã e dava asas a minha imaginação sobre o universo. E hoje, finalizando a leitura do livro, fico muito emocionado como Cosmos ainda me surpreende.

Leo 29/06/2021

Para além da Física e Astronomia
Carl Sagan, por meio dessa incrível obra, faz uma espécie de enciclopédia reduzida da humanidade e suas respectivas possibilidades, males, conquistas e entre outras coisas. Cosmos vai para uma estante muito além da Astronomia e Física, as quais marcavam Sagan, mas explora Biologia, Sociologia, Matemática, Antropologia e História, de maneira que o enfoque no homem teve sua adequação a todos esses campos. Sagan trata da vida de estrelas, composição química e biológica da raça humana, possibilidade de sobrevivência dos humanos, grandes invenções e descobertas de pessoas como Huygens, Kepler, Aristarco, Copérnico e entre outros. Além disso, conta histórias a respeito da biblioteca de Alexandria e como a Ciência Jônica foi e poderia ter sido mais importante para a humanidade se o ego humano e a busca por poder não fossem gigantescos. Passa por termos mais técnicos como Quasares e Supernovas, porém com uma forma tão incrível e simplificada, que chego a falar que nem o maior negacionista da Ciência resistiria a forma com a qual é retratado o universo e os seres que aqui habitam (nós). Recomendo para todo e qualquer indivíduo, pois é ótimo demais para que apenas poucas pessoas se deliciem com as palavras de Sagan. No meu TOP 3, certeza!

Bruna 09/07/2021

Um sobrevoo pela história do cosmos
Eu adorei essa viagem. Carl vai fazer aquele voo de planador por toooda a história do cosmos. Nosso planeta, com ele provavelmente surgiu, e todas as etapas até onde estamos hoje e o que será de nós. Principalmente reflete se conseguiremos continuar avançando sem nos autodestruir, e o mundo maravilhoso que nos aguarda no mundo cada vez mais tecnológico (tipo Chico Xavier pessimista da ciência haha). Isso que ele tá falando lá de 1980. Muitas vezes me perguntei o que ele pensaria sobre tudo isso hoje.

Ele também cai um pouco no cientificismo do Yuval de "como poderia o mundo e a formação das coisas ter funcionamentos tão complexos e bla sem um grande Arquiteto? Ora, Fulano descobriu uma resposta muito mais plausível que essa tal inteligência onisciente: seleção natural." E QUEM BOLOU ESSA SELEÇÃO, GÊNIO? Hahahha

Como algo inteligente poderia funcionar sem uma explicação inteligente? Como pode a 'aleatoriedade' ter o poder tão gigantesco de criar funcionamentos altamente complexos e detalhados num simples 'tentativa e erro'? Não faz sentido pra mim.

Isso me mostra como realmente ainda estamos presos no dogma primitivo-religioso que se atribui a deus tudo aquilo que não podemos explicar, e assim que conseguimos explicar "ah então tá explicado! E se tem explicação então não tem nada de deus". Mas assim...nós só entendemos como funciona, não criamos nem inventamos aquilo, vale lembrar.

E quando ele fica falando dos aspectos físicos, químicos, biológicos de Marte e se seria possível haver vida com essas condições dá um pouco de nervoso de MEU DEUS MAS NÃO É ÓBVIO QUE A VIDA COMO CONHECEMOS NÃO SERIA A MESMA LÁ, CARAI. VOCÊ MESMO FALOU QUE A VIDA DA TERRA É PERFEITA PRA TERRA. Mas até que ele raspa em boas reflexões, até de talvez existirem por aí vida indetectável pra nós...aaah se ele tivesse se debruçado sobre princípios vibracionais da matéria!!

Mas a estrela que faltou nesse livro pra mim foram nos momentos que ele detalhava demaaais um assunto biológico, físico, químico, matemático e eu ficava ansiosa pro próximo assunto hahaha

Mas eu adorei. É um livro muito bom, ele escreve muito bem e é ótimo acompanhar as reflexões dele. Sou apaixonada pela versão de Cosmos com apresentação do Neil e agora estou me divertindo com o esforço tecnológico que foi fazer o programa em 1980 com Sagan!

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Bruno 18/01/2013

Descoberta da ciência
Li quando era um garoto no colégio decidindo o que fazer da vida. Um dos fatores determinantes em escolher ciência foi exatamente este livro, a bíblia da divulgação científica, me fez descobrir um mundo que só ouvia falar de forma distante e distorcida: o mundo da ciência

Graxaim 02/11/2021

Complementar a série
Ainda que tenha alguns dados desatualizados, a escrita de Sagan é muito envolvente e empolgante. Como cada capítulo corresponde a um episódio da série, ler o livro e assistir a série simultaneamente torna a experiência fascinante.

Evandro Rodrigues 31/03/2021

Uma jornada ao Cosmos!
Quase não tenho palavras para descrever o quão poderoso e perspicaz é este livro. Cosmos, escrito por Carl Sagan, deveria ser um dos livros "tenho que ler" de todos. Por meio da ciência, ao lado da matemática, linguística, filosofia, sociologia, biologia, física, química, astronomia e muitas outras áreas, Carl colocou em palavras o desejo da humanidade de conhecer e participar do Cosmos. “Somos feitos de matéria estelar”, esta frase faz todo o sentido, visto que somos seres que estão presentes neste universo e evoluímos ao longo de todos estes anos. Cosmos e Carl Sagan são uma verdadeira inspiração para mim. Se você ama o universo, as estrelas, a vida em geral, o Cosmos é uma escolha incrível para você. Mas se você quer ter esse primeiro contato, Cosmos é uma maneira necessária e confiável de começar!

gab 08/10/2021

FAVORITO
É um livro que considero como leitura obrigatória, é informacional, fácil de ler e super divertido. Espalhe a ciência sempre.

Queila9 16/04/2022

Cheio de dados e histórias incríveis sobre o universo esse livro é ótimo para quem quer aprender um pouco sobre o Universo, assim como eu. Tem cada foto magnífica e embora seja um livro científico e informativo sua linguagem é ótima