Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Clarissa 08/12/2023

"Nossas lealdades são para com a espécie e o planeta". Mais uma vez esse cientista encanta com as reflexões que vão muito além da ciência. O otimismo dele com o progresso do ser humano nesse livro, que foi publicado em 1980, deixa um gosto amargo na boca, já que ele vislumbrou a decadência do apego armamentista, a aproximação entre todas as nações, o afastamento das pseudociências e a popularização da ciência, no que hoje é o nosso presente.... pois é. De qualquer forma, a leitura dá a dimensão do quão pequenos são os nossos desejos e vaidades diante do cosmos, que é um sentimento que eu adoro. O livro é bem científico em alguns momentos, o que dificultou um pouco a compreensão pra mim, mas considero esse um problema totalmente meu, não da obra (risos).

Karoline 07/08/2020

Um livro para qualquer um que já olhou o céu à noite e se perguntou sobre o seu lugar nessa imensidão de estrelas.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro é que Sagan sempre mostra o quanto somos insignificantes de uma perspectiva cosmológica, ao mesmo tempo que frisa o quanto cada um de nós, como seres humanos culturalmente diversos, importamos para o desenvolvimento do planeta Terra. O quanto depende de nós as mudanças que devem ser feitas para que não nos autodestruamos.

Escrito nos anos 80 mas com uma atemporalidade gritante.

Linguagem bastante didática, na qual Sagan não fica apenas na física, mas fala sobre biologia, filosofia, história e arte. Dessa maneira, o livro funciona para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais de nossa grandiosa pequenez diante do Universo.
Drizzle 07/08/2020minha estante
Muito produtivo

Tiago Souza 26/09/2022

Um livro que atravessa gerações!!!
Com certeza uma livro atemporal, por mais que algumas informações e fatos estejam desatualizados, a visão que o autor tem transcende o tempo no qual foi escrito. Uma leitura que nos faz mergulhar nos temas totalmente de cabeça, e nos proporciona grandes reflexões de nossa vida como um todo, além de ser muito didático falado sobre ciência.

Laura 05/02/2022

Cosmos é muito fluido e completo, não tem como não ter uma quedinha pela ciência depois de ler ele. Além de Sagan ser extremamente didático, evidentemente um dos maiores divulgadores científicos que já existiram.

GeanPerius 20/05/2017

Clássico fundador.
Apesar de ter sido escrito em 1980, e portanto desatualizado, Cosmos é de extrema importância como instrumento de divulgação científica ainda hoje, quase quarenta anos após seu lançamento. Marca a literatura científica como a primeira obra de grande alcance, pois apresenta uma linguagem acessível, didática que seduz leitores de qualquer formação intelectual. Carl Sagan tornou-se até hoje insuperável em sua capacidade didática e ao mesmo tempo extremamente técnico no campo da Astronomia. É uma obra clássica que vale ser lida, pois inaugura toda uma gama literária que a sucedeu.

Cássia 15/08/2022

Perfeito
Esse livro não me decepcionou em nenhum aspecto. Carl Sagan simplesmente ensinou sobre o cosmos e tudo, todos juntos num mesmo livro. Escritos de uma forma tão simples de se entender, e ao mesmo tempo discute sobre temas que ainda são um mistério, e outros já resolvidos que atiçam nossa curiosidade. É um livro perfeito.

Bielzin 10/01/2022

Cosmos é essencial
A forma que Sagan expõe as informações e sua admiração pelo Cosmos já havia me conquistado desde o início da leitura, e sua forma clara e instigante me conquistara em Bilhões e Bilhões.
Nossa pequena casa chamada Terra suportou grandes mentes, e de certeza Sagan se eternizou como um deles.
Ler Cosmos deveria ser um exigência escolar, textos científicos deveriam ser mais intregados e dissemimados desde nossa tenra juventude, é uma necessidade mostrar que a ignorância tem que ser atenuada, ainda mais no século que vivemos.

Leiam Sagan e disseminem seus livros, a ciência é nossa ferramenta mais útil e deve ser ensinada a ser usada corretamente. Não precisamos de armas, precisamos de livros como esse.
marjo 10/01/2022minha estante
mano meu irmão tem esse livro, vou ler ele só por causa da tua resenha sro

Jhones 04/06/2020

Chegou a vez de falar sobre uma das melhores leituras do ano!

Conheci Carl Sagan pelos excelentes livro e filme "Contato" e desde então sempre quis conhecer Cosmos, sua obra máxima. Nesse livro, Sagan nos leva a uma viagem pelos mistérios do universo. Conhecemos diversos personagens da história que fizeram sua contribuição para o que a ciência é hoje.

O livro foi escrito e publicado no início da década de 80, época em que a guerra fria e o desenvolvimento de armas nucleares estava a todo vapor. Como cidadão dessa época, Carl Sagan demostrou sua preocupação com o futuro da humanidade como um todo:

"De uma perspectiva extraterrestre, nossa civilização global está à beira do fracasso na tarefa mais importante que enfrenta: Preservar a vida e o bem-estar dos cidadãos do planeta. Não deveríamos estar prontos a explorar vigorosamente, em cada nação, grandes mudanças no modo tradicional de fazer as coisas, uma reformulação fundamental de instituições econômicas, políticas, sociais e religiosas?"

Muita gente acha que ciência e religião são incompatíveis. Carl Sagan, apesar de cético, tinha uma mente aberta e é isso o que eu mais gosto nele.

"Parece que há muita gente que apenas quer uma resposta, qualquer resposta, e portanto foge do ônus de ter na cabeça duas possibilidades mutuamente excludentes"

O livro é dividido em 13 capítulos, cada um abordando um assunto diferente mas de certa forma relacionado com os demais. A escrita é acessível e nem um pouco complicada. Mesmo que você seja leigo como eu ? não vai encontrar dificuldades pra entender os conceitos apresentados no livro.
Não precisa nem dizer que fica a recomendação fortíssima pra você conhecer essa obra que se tornou um clássico moderno da divulgação científica, uma verdadeira aula.

Erika.Kimura 24/02/2024

Carl Sagan dispensa apresentação.
O que falar dessa obra de arte? Esse livro foi minha maior introdução ao mundo da ciência, foi por inúmeras vezes meu tema de trabalhos do colégio, tudo que eu aprendi com esse livro eu levo comigo dentro do coração! Carl Sagan é e sempre será um dos meus cientistas favoritos.

Ryan200 08/12/2022

Maravilhoso.
Sagan narra de forma descomplicada, apaixonante e poética temas como astronomia astrofísica, biologia, história, etc. Apresenta também críticas sociais e leva o leitor a refletir sobre seu lugar no cosmos.

Felipe Alado 24/01/2022

Luto Eterno pela Biblioteca de Alexandria
Lançado em 1980, juntamente com a série homônima, Cosmos é um livro muito interessante e para todas as idades. Afinal de contas, quem é que não tem a curiosidade de saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos?

Carl Sagan, sempre empenhado na divulgação científica, busca, senão responder, despertar em cada um de nós o interesse em questionar e buscar conhecer a história do cosmos e com isso conhecer a nós mesmos enquanto humanidade.

De maneira muito didática, Cosmos busca nos explicar não apenas a história da Ciência, como também a história do pensamento.

#Favoritado

Fabi 19/11/2021

Poeira das estrelas
Eu adorei essa leitura!
Esse sentimento tem se repetido todas as vezes que abro um livro do Sagan. :)
Uma leitura bastante fluida, onde se pode aprender muito e que valerá, com certeza, futuras visitas nos meus capítulos preferidos.

William 24/11/2021

Esplêndido!
Cosmos é um livro esplêndido. É um livro para eternidade. Carl Sagan soube dar tempero a ciência através do Cosmos. É um livro muito bem escrito te prendendo sua atenção o tempo todo. Mesmo tendo algumas informações ultrapassados, ainda é um livro que nos leva a fazer reflexões sobre o nosso papel na Terra e no Cosmos. Durante a leitura me fez lembrar quando era criança, no início dos anos oitenta, assistia a serie Cosmos nos sábados de manhã e dava asas a minha imaginação sobre o universo. E hoje, finalizando a leitura do livro, fico muito emocionado como Cosmos ainda me surpreende.

Pedro Guimarães 06/10/2020

Cosmos é um livro interessante para ser acompanhado juntamente com a série televisiva lançada pelo Dr Carl Sagan, sua equipe, esposa dentre outros colaboradores, no começo dos anos 80.

Principalmente, para o público que sente alguma dificuldade com termos, detalhes ou aspectos mais complicados. De modo que ,aqui, Sagan ''pesa um pouco a mão'' na Astronomia.

Mas, por outro lado Cosmos é um livro que pode ser, sim, adaptado para qualquer faixa etária.Como se sabe há dois conceitos chamados ''Concentration Span''e ''Short Attention Span'' que adequa a leitura ou visualização de algum vídeo para crianças de forma que não se desconcentrem ou perda o interesse

Sagan, mostra como fomos formados de poeira estelar, ele destrincha a história do universo, do progresso natural biológico ,buracos negros expansão e contração cósmica.
Sendo explicado para leigos a história da ciências e do pensamento, filosofia e do próprio desenvolvimento histórico

Até 1980,4 naves somente tinham sido enviadas ao espaço e o autor cita a escolha do obscurantismo como medida completamente equivocada. A titulo exemplificativo: ocorreu determinada pausa pelo governo Norte-Americano no que compete as corridas espaciais. Veja que até 1996 os pesquisadores estavam estudando o que fora recolhido de viagens anteriores.

O obscurantismo, durou 10 séculos, praticamente, findando no renascentismo italiano e descobrimento das Américas, mais ou menos. Assim , Sagan descreve perfeitamente a diferença do terraplanismo e seus ''moradores planos'' quando cita Edwin Abbott.
Lembro-me, inclusive determinado livro que li da escritora portuguesa Patrícia Portela chamado'' Para cima e não para o norte'' que solidifica bem essa hipótese.

Por outro lado, a astrologia e astronomia andavam juntas e em certa época se apartaram. O autor exemplifica perfeitamente através do exemplo de Jornais Norte-Americanos que publicam horóscopos diariamente demonstrando não haver sentido algum no que é publicado.Ele não ofende, ele te mostra como vc deve pensar. Não importa sua religião e sim pensar ''fora da caixinha''.

No capitulo 13,ele faz uma recapitulação relembrando pontos importantes como a biblioteca de Alexandria e o que levou a sua destruição envolvendo uma mulher, fanáticos e um homem que acabou virando Santo posteriormente.

A biblioteca foi um grande receptáculo humanitário e digno de conhecimento que, por sua vez, deteve durante anos obras que se encontram infelizmente perdidas atualmente. Dentre as mais de 100 peças de Shakespeare, Ésquilo, Aristarco de Samos e do Sacerdote Babilônico Beroso que compunha a história do mundo em 3 volumes.

Livro recomendadíssimo para entusiastas do pensamento, céticos,estudantes de astronomia e ciências em geral.