Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

guijas 14/01/2024

Mudou minha vida para sempre
Geralmente, eu não gosto de afirmações do tipo "livros que você precisa ler", mas esse é uma enorme exceção. Qualquer pessoa, independentemente de formação, gosto e idade precisa ler Cosmos de Carl Sagan. É muito mais do que uma descrição da imagem do Cosmos como conhecemos hoje (no caso, em 1980); é um convite a contemplar a nossa própria insignificância porém, ao mesmo tempo, para conhecer e entender nosso lugar no cosmos, a preciosidade da vida, a complexidade dos sistemas formados por material estelar após bilhões e bilhões de anos, um apelo para que as gerações futuras superem as anteriores, um manifesto em benefício da ciência e de todos os seres vivos do planeta. Provavelmente o melhor e mais atraente trabalho de iniciação científica. Carl Sagan é simplesmente muito foda.

Tiffani.Silva 22/01/2023

Cosmos: livro necessário para astronomia!
O livro em si é maravilhoso, eu gostei bastante da forma que Sagan descreve em cada capítulo uma parte do cosmos, como sua possível origem, expansão, ano-luz? Esse livro é realmente importante para começar a entender a astronomia, porém os últimos capítulos foram um pouco cansativos de ler, de resto um ótimo livro para se informar, tem os asteriscos com as correções das informações atualizadas que deixa tudo melhor!

Jade8 03/02/2023

Incrível!??
Que leitura incrível! Eu amei cada detalhe, cada capítulo, cada aprendizagem e descoberta. A edição do livro é perfeita, no rodapé das páginas contém atualizações e descobertas novas e no final do livro há notas. Super indico a leitura?

Malu591 06/12/2023

A ausência da evidência não significa evidência da ausência?
Este é um livro >maravilhoso<
Ele tem uma linguagem bastante simples,o que é ideal pra qualquer um que quiser saber mais sobre astronomia. Ele começa um assunto com um pequeno fato e a apartir vai como se fosse ligando os pontos, Carl Sagan foi um dos maiores pensadores na minha opinião. Eu recomendo esse livro demais ?

Marcos Bobco 04/03/2023

Simplesmente Cosmos
Carl Sagan ainda é o melhor escritor de divulgação científica que já apareceu. Apesar de ser um pouco cientificista, ele ainda é um cientista cuidadoso, que evita fazer afirmações sem uma boa base, deixando bem claro quando é uma suposição. Ou seja, apesar dele tocar em alguns temas complicados como religião, crença em horóscopos (rsrs) e algumas questões até éticas, ele faz com muito tato e seu alarmismo sobre guerras (anos 80, guerra fria), extraterrestres e questões ambientais tem um bom equilíbrio, pouca ou nenhuma militância além do pacifismo.
Mas o tema principal ainda é ciência, e nisso ele é impecável, simples e elegante. Nem tem o que falar.

Rayfobic 02/12/2023

Demorei mas cheguei
Sim, fiquei quase um ano lendo esse livro. Foi muita informação em um livro só porém chef kiss. Agradecendo meu (ex) professor de ciências por me emprestar.

livia156 06/03/2023

Pai!
Gostei bastante mas nao foi o melhor livro do carl sagan que eu ja li. Mundo assombrado pelos demonios e bilhões e bilhões foram bem superiores. Mas de qualquer forma foi uma otima leitura que me trouxe muitas reflexões. Te amo carl sagan vc é uma verdadeira figura paterna pra mim!!

indyr 16/03/2023

Notas de rodapé
Esse livro é como uma porta de entrada para um dos conteúdos mais fascinantes (e até difíceis) da ciência moderna, que eu particularmente adoro consumir, que é ASTRONOMIA. O livro não fala somente disso, nem de forma rigorosa e científica, e sim traz várias reflexões sobre a existência humana no AGORA, além de explicar de forma bastante acessível temas como a "origem da vida" e a "teoria da relatividade". Essa será uma daquelas minhas leituras que pretendo reler sempre que tiver a oportunidade, pois vale a pena demais.

De 29 de dezembro de 2020, com adaptações de hoje.

Ryou 23/03/2023

O livro é muito bom, mas começou dizendo que não é exatamente uma transcrição da série Cosmos, e em quase todos os capítulos/episódios parecia que eu estava consumindo o mesmo conteúdo em mídias diferentes.

Além disso, Sagan sempre insiste na ideia de que possíveis civilizações alienígenas são absurdamente superiores a nós. É claro que ao considerar a definição de uma civilização técnica, somos ainda muito precários e aí eu não duvido que outras civilizações também técnicas sejam superiores. Entretanto, ao considerar vida inteligente em qualquer estágio de sua evolução, seria natural supor que pode sim existir alguma superior a nós, como também outras inferiores.

Fora esses dois pontos, a leitura foi muito proveitosa, e fiz inúmeras marcações em todos os capítulos.

Tássio 22/02/2024

Interessante pela passagem do tempo.
Adorei a leitura. Achei muito interessante, o livro tendo mais de 40 anos, ver como o mundo era outro na época em que ele foi escrito, não só no âmbito científico, mas também nos político, tecnológico e até ambiental.

Além disso, é um livro que tem uma contribuição incrível para a popularização da ciência para grande parte da população que não tem uma vivência próxima à ciência.

Marcelo1108 23/05/2023

Um clássico, uma didática muito acima da média deixa um assunto um tanto complexo e não popular em algo prazeroso e intrigante. Carl muito obrigado por ser nosso contemporâneo e nos ajudar a entender nossa pequenez e nossa grandeza.

Aleatório 09/06/2023

Esperava muito mais....
Eu sou apaixonada por Astronomia! Já vi diversas pessoas falando super bem desse livro e sinceramente eu criei expectativas altíssimas sobre esse livro(do tipo que eu achei q tudo mudaria depois que eu lesse ele) mas poxa... me desapontei de verdade. Eu comecei a ler e estava bom mas aí eu comecei a perceber que o livro é maçante! ele cumpre a ideia de falar sobre Astronomia e o que envolve isso, mas ele é maçante do tipo que tem 30, 40, 50 páginas em UM capítulo. Isso se tornou chato pra mim, porque era um mesmo assunto que era repetido várias vezes por longas 40 páginas, de verdade, não gostei. O conteúdo é bom, nosso querido Carl Sagan não erra, mas o livro ficou meio chato logo no segundo capítulo. Enfim, se você tiver paciência pra ler 50 páginas em um capítulo recomendo a leitura kkkkkkkkk

Obs: O livro foi tão chato pra mim que eu demorei dois meses pra ler ele, e por causa dele, durante esse tempo não consegui ler mais nada, ele me travou de forma total. Cá entre nós, não recomendo ?
Igor.Hekis 16/09/2023minha estante
Mesma coisa cmg

Agna1 24/07/2023

Que livro apaixonante!! É incrível como Sagan consegue descrever os fatos de maneira compreensível a todos, e transmitir a sua paixão pelo cosmos. É impressionante que a obra diz tudo aquilo que por toda a minha vida,eu ansiava ler.

Mercia50 17/08/2023

Livros são prova de que humanos podem fazer mágica.
Que didática incrível?

Um livro lançado há mais de 40 anos que continua magnífico, com as correções necessárias, obviamente, devido ao avanço da ciência e às novas descobertas, mas é fascinante a maneira como Carl Sagan consegue explicar de maneira simples coisas extremamente complexas.

Tive diversas vezes, a impressão de estar sentada com o autor tomando um café enquanto ele me explicava o universo.
É um ótimo livro de introdução a astronomia e a astrofísica, ansiosa para ler os demais títulos dele.

Thayllan0 17/08/2023

Este livro é uma viagem cósmica
"Há muito mais no mundo do que aquilo que podemos ver."

Este livro faz você ver isso, ele prova esta pequena frase.