O Ano Em Que Disse Sim

O Ano Em Que Disse Sim Shonda Rhimes

Resenhas - O Ano Em Que Disse Sim

Priscila Labres 02/12/2023

SIM
Shonda escreve sobre sua vida de forma tão inteligente que parece que você está lendo um pedaço do roteiro de uma de suas séries. Gostei muito do intuito do livro, dos exemplos que ela traz, as vezes um pouco superficial, e por isso tirei 1 única estrela. Mas gostei e recomendo para quem quer uma experiência de leitura saudável.

Adriana 30/11/2023

Ótimo
Sensacional, achei que seria chato, mas foi divertido e empolgante. Realmente uma ótima escritora! Vale muito a leitura.

Priferreirahinckel 27/11/2023

Este livro já estava bastante tempo na minha wish list e eu não sei dizer porque mas ele sempre ficava para depois. Após conferir algumas avaliações dele pude confirmar o quanto este livro é bem escrito e o quanto a sua mensagem é válida. Shonda foi muito feliz ao proferir estas palavras. Recomendo a leitura!

Gabriela Bessa 25/11/2023

Que livro?
Chato. Achei a leitura super arrastada, penosa até. Achei a obra toda bem egocentrista e não precisava ter a quantidade de páginas que tem, pois a metade do livro são afirmações repetitivas (literalmente). A história não agrega, achei um livro bem distante e a tentativa que ela faz de conversar com o leitor é falha.
Não recomendo e só terminei de ler pois era uma leitura conjunta.

Carol 22/11/2023

Shondaland não para
Neste livro de memórias, acompanhamos a Shonda durante o ano em que ela decidiu mudar.

Dizer sim, dizer não, se posicionar, se aventurar....o ano em que ela conseguiu chegar mais perto da sua essência, ser mais fiel a ela mesma.

Amei a história dela (que não sei ao certo o que é verdade ou não, pois ela começa o livro com essa dúvida haha), mas de todo modo, ninguém pode negar que é uma ótima contadora de histórias!!

A cereja do bolo é para aqueles que amam Greys Anatomy!!! Ela conta várias partes do processo criativo e até a relação de amizade com alguns atores da série!

Um livro poderoso, sobre uma mulher forte, que me fez refletir em várias coisas

Ps: ouvi o audiolivro, e me irritou um poço a narração do simsimsimsimsimsim, que é repetido inúmeras vezes haha
Só um detalhe, mas no final já estava cansada haha

borgezzz 21/11/2023

Shonda, você é incrível! ?
"A felicidade vem de viver conforme você precisa, conforme você quer. Conforme sua voz interior diz.
A felicidade vem de ser quem você é de verdade em vez de quem acha que deveria ser.
Ser tradicional não é mais tradicional.
É engraçado ainda pensarmos dessa forma.
Normalizem suas vidas, pessoal.
Não quer um bebê? Não tenha um.
Não quer se casar? Não case.
Quer viver sozinha? Aproveite.
Quer amar alguém? Ame alguém.
Não peça desculpas. Não explique. Jamais se sinta inferior.
Quando você sente a necessidade de pedir desculpas ou explicar quem é, significa que a voz em sua cabeça está contando a história errada.
Comece do zero.
E reescreva.
Nada de contos de fadas.
Seja seu narrador.
E siga para um final feliz.
Um passo depois do outro.
Você vai conseguir."

amanda.sf 20/11/2023

O livro trás vários ensinamentos importantes e é muito inspirador ver uma personalidade tão admirável como a Shonda falando sobre ansiedade, medo, feminismo, maternidade e muito mais. os discursos que ela também adicionou aqui são incríveis. vale muito a pena!

Lady.Luar 18/11/2023

Demorei, mas terminei
Tentei ler esse livro 2 vezes e sempre para de ler durante um bom tempo, então quando voltava eu iniciava, mas dessa vez, depois de ficar meses sem ler de novo, eu decidi continuar onde eu parei.

Eu sinto que eu perdi algumas coisas, por ter ficado muito tempo sem pegar o livro, mas eu devo dizer que gostei. Achei muito bom, uma escrita leve e divertida. Ela prende nossa atenção e conta as coisas de uma maneira que faz a gente querer conhecê-la melhor.

Aprendi muitas coisas com o livro e grifei o que mais me impactou. Irei ler de novo. Amei, quero mais sobre ela.

Kau 12/11/2023

Todo mundo deveria ler
Esse livro me faz mudar muito. Não tão radicalmente como a Shonda, mas ainda assim eu aprendi a dizer sim. Isso me trouxe tantooos benefícios esse ano que nem sei descrever. Ano que vem eu quero muito dizer sim pra muitas coisas mais!!!
Melissa620 23/11/2023minha estante
Me convenceu a ler ainda este ano para já sair dizendo sim em 2024

Karine 09/11/2023

Adorei
Logo de cara amei a escrita da Shonda: não esperava que fosse tão engraçada. Isso me prendeu até o final, e gostaria que o livro fosse maior.

Na realidade, esperava que ele focasse bem mais em situações específicas em que ela disse sim e contasse como foi. Não esperava que ela fosse abordar também sobre o próprio corpo, sua visão sobre filhos e casamento ou sobre dizer não às pessoas, e gostei das reflexões e dos discursos que ela deu.

O livro tem um leve tom de auto ajuda, e não gosto muito quando o conselho vem de uma pessoa milionária (e ela mesma aponta isso), mas achei bem gostosinho e leve de ler, já que ela apenas relata o que deu certo para ela. Poderia ter sido maior e mais desenvolvido, mas no final me deu muita vontade de catar as séries que ela ajudou a produzir e assistir tudo.

Carol 01/11/2023

Leitura rápida interessante. Mostra como sair da nossa zona de conforto pode mudar muitas coisas em nossas vidas.

Lumi Tie | @lumi.reads 30/10/2023

Shonda Rhimes nos conta que a frase dita por sua irmã mais velha foi o que causou esse estalo na percepção que tinha sobre si mesma, ao mesmo tempo que vai permeando o relato dessa experiência com momentos da vida que tornaram quem ela é hoje. E ela faz isso com maestria, uma vez que o ganha pão dela é contar histórias, não é mesmo?
Mas o que mais mexeu comigo em todo o livro foram os relatos tão reais de uma mulher completamente ciente dos privilégios que possui mas mesmo assim desce deste palanque imaginário e se coloca no lugar de outras pessoas, de outras mulheres, com quem ela está conversando.
E é isso que, ao meu ver, torna Shonda mais mágica ainda. Ela não tem todas as complicações da vida resolvidas num passe de mágica, num estalar de dados ou numa passada de cartão de crédito. Ela tem dificuldade em lidar com a vida da mesma maneira que muitas de nós, e eu me identifiquei em tantos momentos com os pensamentos mais pessoais que ela expôs que eu só pude traduzir tudo isso em pura admiração.
Pode ser que ela tenha tornado toda essa trajetória mais palatável pra que compreendêssemos a caminhada dela no livro? Sim! Mas fiquei muito feliz em ler naquelas páginas sentimentos que eu mesma não sabia dar nome, e isso é puro talento da parte dela.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2023/10/30/resenha-o-ano-em-que-disse-sim-shonda-rhimes/

gustavo francisco 23/10/2023

Finalmente lido, e que delícia!
Estava enrolando um tempinho pra ler esse, mas é incrível! É um relato autobiográfico de uma das mentes mais criativas da terra sobre sua própria vulnerabilidade, suas dúvidas, inseguranças e incertezas. Sobre o desconforto de viver com elas, e de supera-las. É um relato sobre a coragem de ser você mesmo, até quando não sabemos quem somos.

Lívia 21/10/2023

Até a metade, o livro estava ótimo, fácil vocabulário e histórias inspiradoras e divertidas. O final eu já não aguentava mais, capítulos imensos e fora que fala muito de Greys Anatomy que nunca tive interesse de assistir.
Os discursos são lindos, mas o livro me cansou demais no final.

Yohana 14/10/2023

O Ano em que eu disse Sim
Um relato inspirador e realista sobre vida, trabalho e família. Cada capítulo é traz uma reflexão importante sobre como levamos a vida em cada pequeno aspecto e como poderíamos melhorar para nós mesmos.
Extremamente necessário e único.
Já era fã das séries Shondaland, agora me torno fã da Shonda como pessoa.