O Mundo de Quatuorian

Cristina Pezel

Resenhas - O MUNDO DE QUATUORIAN

Vanessa Boedermann 22/07/2018

O Mundo de Quatuorian | Blog Corredora Literária
Cristina Pezel criou magistralmente fauna, flora, poderes mágicos, política, moeda e o tempo (de acordo com os sois e luas) em O Mundo de Quatuorian.

O livro é dividido em Prólogo, Parte I - Sob Sóis e Luas, Parte II - Cheiro de Tempestade, Epílogo e Apêndice (não o leia antes do livro todo para não levar alguns spoilers, rs); lá tem o guia dos personagens, organização político-administrativa, termos e moedas. Os capítulos são bem divididos e a leitura fluiu com facilidade.

Na primeira parte do livro, conhecemos a história de Quatuorian antes mesmo do nascimento dos nossos protagonistas. Depois acompanhamos a história individual de Teriva, Vinich e Julenis (a garota da turma) desde sua infância até o momento em que eles se cruzam formando um laço de amizade até a juventude.

Em Quatuorian as crianças são testadas no rito Puro Vitae. Dentre elas, sairão as crianças da profecia (as cenas são mágicas, lindas, diga-se de passagem). As escolhidas são enviadas na idade correta para os grandes mestres para desenvolverem suas habilidades na Estação Gnária, que é uma escola de orientação dos jovens de Quatuorian. E coisas muito estranhas acontecem quando os jovens estão em sua jornada... criaturas estranhas aparecem...

Paralelamente a estes núcleos, temos Vorten, nosso antagonista, cruel e misterioso, tramando, torturando pessoas, animais e fazendo coisas horripilantes...

A jornada do herói aqui nesta obra é feita magicamente pela autora, ela elaborou um mundo completamente peculiar. As cenas são ricas em detalhes e muito bem descritas. Inclusive, as cenas das refeições me deixaram com aquela vontade de comer o prato que os personagens saboreavam.

O personagens são cativantes e até mesmo os animais ganharam espaço dentro do meu coração! E tem cada ser incrível!

Ao chegar no final do livro, veio aquele plot twist e fiquei de cara olhando para ele indignada. Desde então, estou curiosíssina para saber como tudo irá se desenvolver.

Vou falar desta edição que está linda! A capa é chamativa e dentro há um mapa para ajudar na imersão, há também ilustrações dos personagens. Quando recebi meu livro, ainda ganhei chaveiro, botom, marcadores e um guia de referência.

O Mundo de Quatuorian é uma história cativante e envolvente. Para você que ama literatura fantástica, este livro é essencial para ter em sua estante!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com
Débora 01/09/2019minha estante
Onde vc comprou e recebeu todos esses brindes?? Tbm quero!

Vanessa Boedermann 02/09/2019minha estante
Foi no lançamento do livro

Nu e As 1001 Nuccias 03/07/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
"Ele não era mais o Imperador. Tudo porque seu tempo... seu tempo não era ainda."

Pois é! Um livro que já começa com esse lacre de citação...! O Mundo de Quatuorian é uma fantasia épica sem igual. Não a primeira na literatura nacional, claro, mas a primeira que eu vejo com um bom embasamento, verossimilhança e vocabulário. Tudo muito digno e agora eu vou explicar:

Em Cheiro de Tempestade, o volume 1 dessa saga, somos apresentados aos personagens desde sua infância, quando ninguém em Quatuorian espera o perigo, até o auge da juventude, quando o perigo é iminente e letal. Quatuorian é um Império, dividido em 4 grandes Terras: Crystallos, Jucundus, Protatus e Caldária. Cada região possui características próprias muito bem descritas na narrativa, além de animais e plantas exóticas criados especialmente para compor o mundo surgido na imaginação da autora. Ao longo da leitura ficamos familiarizados com os costumes, história, política e cultura do povo de Quatuorian, que vão desde a mensuração do tempo em quantidade de sóis (e são 4 sóis diferentes que só aparecem juntos a 1.111 sóis-azuis, mais ou menos 1.111 anos), até rituais de definição de poderes especiais, como as crianças vitae.

No Códice dos Mestres, o livro que reúne a história do mundo, há uma profecia milenar que, após análise dos sinais pelos Mestres e pelo Imperador, está prestes a se realizar. Nem preciso dizer que isso equivale a um grande perigo se aproximando! E para lidar com esse perigo, jovens com grandes poderes são reunidos. Teriva, Vinich e Julenis se conhecem em diferentes fases da vida, mas se encontram como se o destino os quisesse juntos. A amizade, os estudos e aventuras, além de amor, se fazem presente.

A gama de personagens é grande e variável, afinal, é um mundo deles. Mas calma, não entrem em pânico! Há um complemento ao final do livro que enumera termos e personagens citados. E... não possui spoiller!! Você pode ler todas as definições várias vezes que não afeta suas surpresas durante a leitura.

Sendo muito sincera, amei! Não só a história em si é boa, mas a leitura é fluida e enriquecedora. Cristina é fluente em português como poucos, tendo um vocabulário extenso e não enfadonho. As descrições de cenas de ação e dos seres são impecáveis, tão bem feitas que nos dão clareza e liberdade ao mesmo tempo.

Notamos claramente a influência de autores clássicos, como Tolkien, na construção do universo de Quatuorian. Entretanto, influência não significa uso de seres idênticos. Cris criou os seus próprios seres, sua língua, seu mundo todo. E a beleza disso é a tal verossimilhança que torna o livro crível, real para nós. Nenhum é tão absurdo que não podemos imaginar.

Junte a isto uma beleza de edição: uma das melhores revisões do mercado! Ilustrações dos personagens, de algumas cenas impactantes e um mapa de Quatuorian feito pela própria autora. A capa em tons de azul e roxo representa o mundo e uma cena perfeitamente. E não, não é um dragão na capa! Só lendo pra descobrir que animal é esse!

Se continuar, terei elogios até o final do ano. Agora, só posso esperar que o segundo volume, além de tão bem escrito quanto este, chegue logo nas mãos dos leitores!

Cristina, parabéns! Estou com sincera inveja desse seu cérebro imaginativo!

site: http://1001nuccias.blogspot.com/2018/06/resenha-livro-mundo-quatuorian.html
Cristina 10/07/2018minha estante
Obrigada pelo feedback e por esta leitura tão atenta! Um abraço!

Bells - @brumbells 11/05/2017

Uma aventura épica de fantasia repleta de ação e magia onde cada detalhe tem um sentido e cada um tem seu propósito. Esta é a história criada por Cristina Pezel em seu romance O mundo de Quatuorian.

Dividida em três partes, a narrativa inicia apresentando alguns dos personagens que figuraram ao longo da trama; Teriva é um deles. Tendo perdido seu pai na noite de seu nascimento, ele fora criado pela mãe e alguns bons amigos que os acolhera neste momento de tamanha dor, entre eles Vinich, que como Teriva perdera alguém querido (sua mãe) quando era ainda bem jovem e juntos formaram um forte laço de amizade.
Na primeira parte da história, vemos os dois ainda crianças aspirantes a guardiões no mundo de Quatuorian, um mundo comandado por um imperador e regido por leis próprias onde magia define cada ser habitante deste mundo, como Teriva e Vinich, que deverão ao longo de suas jornadas descobrir seus verdadeiros poderes. E assim conhecemos também Julenis, uma menina cheia de personalidade e atitude, embora seja ainda bastante nova, que ao longo da trama não medirá esforços para defender aqueles que ama.

“- Alguém pode prestar serviços ao desequilíbrio, pelo que sei - disse Axion voltando-se para Zertran para explicar seu argumento - Temos percebido, e todos os mestres aqui o sabem, que ganância, ambição e inveja são males que gradativamente estão voltando a Quatuorian. Em pequenas coisas temos observado isto, há décadas! [...]”
(Cristina Pezel, p. 92)

No decorrer da história, vamos acompanhado o crescimento dos três, que acabam se reencontrando enquanto treinam para aprimorarem suas habilidades recém-descobertas. Enquanto isso, alguém está traçando um plano terrível que poderá colocar toda Quatuorian em perigo, e é então que cada deles - entre outros personagens que aparecerão ao longo da narrativa-, descobrirá que faz parte de algo muito maior e deverão, portanto, lutar pelos que os cercam.

“- Tudo está escrito em uma série de profecias, e está explicado com pormenores num outro códice do qual não devo falar agora. Mas a parte das profecias... é preciso que entendam que estamos passando por um momento de revelações proféticas importantes. Devemos nos preparar para os próximos sóis-azuis e para o destino de Quatuorian. O que está se revelando é porque vocês fizeram parte dessas coisas agora, e precisarão fazer parte dela no futuro [...]”
(Cristina Pezel, p. 190)

Cristina soube explorar magistralmente todo o universo fantástico por ela criado, desde os seres que ali habitam às suas crenças e normas sociais - que são bem explicadas no apêndice do livro, logo após o final do história -, bem como criou personagens cativantes que poderiam facilmente vir a tornarem-se nossos amigos e bons exemplos a serem seguidos.

Gostei muitíssimo da história, que a meu ver termina bem amarradinha, onde cada detalhe vai sendo revelado o real motivo por ele estar lá ao longo da trama; não há nada solto ou jogado na história, tudo tem um propósito para estar ali.

Assim, deixo aqui minha recomendação de leitura a todos os fãs de Literatura Fantástica, sejam iniciantes neste gênero ou não. Espero que muitos possam ainda conhecer esta história incrível (e que dá um baita orgulho de ter sido criada por uma escritora brasileira ♡); por Númen, leiam!

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2017/05/resenha-livro-o-mundo-de-quatuorian.html
Cristina 15/05/2017minha estante
Obrigada pela leitura!

Douglas 14/07/2017

A autora inovou, e criou um próprio mundo fantástico.
Animais que sofrem mutações, flora e fauna exóticas, pessoas com poderes especiais e todo um universo, criado unicamente para o livro.
Quatuorian é um mundo dividido em quatro territórios (o livro contém um mapa)
Conhecemos três jovens, que são enviados a um desses territórios, para que auxiliados por mestres, estudem e aprimorem seus poderes. Que envolvem emitir uma luz forte das mãos, mover objetos, “ler as pessoas”, entre outros. Cada personagem possui uma dose desses poderes a uma primeira instancia. Ali a menina Julenis se junta ao trio, e tem sua devida importância revelada no desenvolver da trama.
Em paralelo a isso, uma profecia guardada pelos Mestres revela que um poderoso imperador retornaria, quando o caos estivesse instalado em Quatuorian, e o momento é esse.
Os jovens estão ligados a essa profecia, e vão encontrando seu lugar na história, a medida que seus poderes vão sendo revelados, e desenvolvidos.
VALE A LEITURA?
A autora cria seu próprio universo, e bom, ele é gigante.
Ela elaborou um sistema de batalhas, política, história, economia, seres. Inclusive uma forma de passar e contar o tempo, baseada em quatro sóis que rodeiam essa esfera.
As criaturas são incríveis, e logo nas primeiras páginas uma batalha intensa acontece, preparando o leitor para o que está por vir.
Criaturas já existentes na fantasia serão encontradas, mas sem a visão estereotipada que temos deles. Portanto, você vai encontrar seres conhecidos no livro, mas não espere que ele se comporte como nos outros.

O desenvolvimento dos personagens é um fator de peso na trama, e a autora soube dosá-los de forma adequada. Cada um tem sua devida importância no momento adequado.
A edição ainda contém belíssimas ilustrações, e um apêndice, para nortear os leitores, e será relançada na Bienal do Rio.
Se procura um bom livro de fantasia, uma leitura agradável, bem desenvolvida e inovadora a sua maneira venha conhecer os territórios de Quatuorian.
Cristina 14/07/2017minha estante
Obrigada pela leitura e pelos comentários, Douglas! Que bom que gostou desta fantasia!!!

Brena 13/05/2018

Uma fantasia inovadora, uma fábula.
O Mundo de Quatuorian é composto por dois livros, e em Cheiro de Tempestade somos apresentados aos 3 personagens principais e a participações desses diante uma profecia. Os coadjuvantes não ficam de escanteio, cada um tem personalidade marcante e papel fundamental nos acontecimentos. Tem também um vilão típico e previsível, mas que dá uma sacada genial no final… Adorei.
As poucas páginas da obra são muito ricas, e nos mostram com perfeição um mundo totalmente novo, com sistemas político, financeiro e social próprios. Através do percurso entre infância e adolescência dos protagonistas e de seus mestres, adentramos numa nova cultura e num sistema de magia que lembra skills de MMORPG rsrsrs; além de conhecermos várias criaturas mitológicas criadas pela autora. É um livro com teor de fábula, com ensinamentos e reflexões que vão agradar ao público infantil e juvenil. Os adultos também ganham com essa experiência, pois tudo é mostrado de forma muito inteligente.
Aguardo ansiosamente pela parte final dessa história, e quero um Kátigo também!!! XD!

site: https://cronicasfantasticas.com/2018/10/29/o-mundo-de-quatuorian-cheiro-de-tempestade-1/
Cristina 10/07/2018minha estante
Obrigada pela leitura! Espero que goste do volume 2 que será lançado em agosto! Muitas surpresas... Um abraço!

Joao.Vitor 25/01/2018

Conhecendo o mundo fantástico de Quatuorian
Este foi um livro que foi me ganhando aos poucos, ele começa num ritmo devagar, apresentando os personagens com calma e ao mesmo tempo nos ambientando ao vasto mundo de Quatuorian, o que é algo muito difícil de fazer da maneira certa e devo dizer que Cristina Pezel acerta em cheio nisso, a autora se ateve aos mínimos detalhes, criando diversas criaturas, reinos, uma culinária própria e costumes diversos. Em determinado ponto do livro você já está investido nos personagens e já conhece bastante de como funcionam as coisas em Quatuorian.

Uma das coisas que mais me agrada no livro são seus personagens. Teriva, Julenis e Vinich são bastante carismáticos e divertidos, e a jornada de cada um é muito bem encaixada na trama.

O livro ainda conta um sistema de poderes muito interessante, que apenas um parcela dos habitantes de Quatuorian possui, e para descobrir se os tem é preciso passar por um teste quando criança, as pessoas que possuem tais poderes são chamados de Vitae. E essas habilidades são divididas em Lúmis, Motio, Empatio, Intuito e Kártida; algumas pessoas podem manifestar essas habilidades em níveis diferentes, sendo alguns mais habilidosos em determinado poder do que outros.

Eu tive uma forte impressão enquanto eu lia o livro de alguns elementos similares com os da série de livros Harry Potter, por meio de diversos fatores: álbuns traços de personalidade dos personagens, o local para onde os garotos vão depois que descobrem suas habilidades me lembrou muito Hogwarts, e alguns acontecimentos no miolo do livro me remeteram a coisas que o trio de bruxos tinha enfrentado nos livros de J.K Rowling.

Será que é piração demais ? Haha

Enfim, ler esse livro foi bem gostoso e me fez reservar um horário pra ler, coisa que eu não fazia faz um tempo. Recomendo muito !
Cristina 10/07/2018minha estante
João, obrigada pela leitura! Fiquei feliz com seu depoimento. Volume 2 vem aí com muitas surpresas... rsrsrs

Rabello 09/05/2018

Um livro bom mas que não me prendeu
Vi vários comentários sobre ah obra e fiquei curioso em ler e fico até triste em não ter curtido tanto como vi em alguns comentários.
Não eh uma história ruim e nem o livro em si, mas não me passou aquela emoção e nem me envolveu.
Cristina 10/07/2018minha estante
Obrigada pela leitura! O volume 2 vem aí. Espero que goste! :-)

Rosy 01/05/2018

Gente que mundo incrível!
Um mundo incrível está sendo criado aqui, eu digo está sendo criado porque tem tanta coisa interessante nessa história, que para qualquer lugar que ela for será sempre uma surpresa atrás da outra.
Um mundo que se assemelha ao nosso em características físicas, mas com criaturas fantásticas, gigantes,magos,poderes mágicos, profecias, disputas de poder e muito mais.
Quem gosta de fantasia não pode nunca perder essa leitura.
Três crianças com dons em fase de descobrimento, estão, através de profecias escritas no Códice dos Mestres, começando a perceber sua importância para salvar do mal o mundo de Quatuorian. Eles devem ser treinados até que percebam quem realmente são.
Leiam! É muuuuiiito bom! Aguardo ansiosamente pelo segundo livro.
Cristina 10/07/2018minha estante
Rosy, obrigada por participar deste mundo! O livro 2 chega em agosto-2018 na Bienal SP.

Fernanda 25/07/2016

O MUNDO DE QUATUORIAN
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/07/resenha-o-mundo-de-quatuorian-cristina.html

Arca Literária 19/10/2016

resenha disponivel a partir do dia 30/10 no link http://www.arcaliteraria.com.br/o-mundo-de-quatorian-cristina-pezel/

Mozer 24/05/2017

Alta fantasia nacional de primeira
Quando se fala em alta fantasia, algumas obras de renome nos vêm à memória como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e Guerra dos Tronos, todos clássicos internacionais. Agora imagine um livro nacional que reúna diversas características dessas produções, criando algo totalmente novo. Este é o caso de O Mundo de Quatuorian, da escritora Cristina Pezel.
Este livro pode muito bem ser colocado junto às obras mundialmente conhecidas de Tolkien, C. S. Lewis e George R. R. Martin, representando muito bem o Brasil nesse gênero da Literatura.

Conchego das Letras 30/10/2017

Resenha Completa
Oi, pessoal!

Cheiro de Tempestade é o primeiro livro da série O Mundo de Quatuorian, da autora nacional Cristina Pezel. Nele vamos encontrar um mundo fantástico, dividido em três partes, relatando a vida de três jovens.

A história começa a partir da infância dos personagens Teriva e Vinich e vai até a adolescência, quando são enviados para a Estação para aprimorarem seus conhecimentos e poderes. Nesse local, conhecem Julenis, uma jovem que guarda um segredo e ainda vai encantar os garotos.

No decorrer da leitura, também acompanhamos a história do vilão Vorten, que está idealizando um plano cruel que pode afetar muita gente e, ao mesmo tempo, deixa o leitor intrigado e curioso com o que está por vir.

Existe uma revelação que ocorreu há mil cento e onze anos, que pode ser a salvação para o destino de Quatuorian, além do segredo que os Mestres aguardam a profecia do retorno do Imperador Milenar e esse momento chegou....

É uma história repleta de fantasia, com muitos significados e intensa com as batalhas e treinamentos dos jovens.

Se você é fã de uma fantasia bem escrita, tenho certeza que vai se apaixonar por O Mundo de Quatuorioan.

Não posso deixar de citar a criatividade da autora ao criar palavras originais, criaturas, poderes aos jovens e mestres, situações únicas e personagens inusitados.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/10/cantinho-da-daya-cheiro-de-tempestade-o_30.html

Leonardo Reis 17/12/2017

Uma excelente pedida para os fãs de Harry Potter e O Senhor dos Anéis
O Mundo de Quatuorian é uma belíssima obra, uma edição muito caprichada com bonitas ilustrações e sem erros gramaticais ou de digitação. A escrita é sempre clara e fluida. O universo é muito bem construído e detalhado, desde as criaturas fantásticas que o habitam, passando pela sua geografia e seu próprio sistema político, financeiro e social. Os elementos de magia presentes são também bem desenvolvidos e há poderes interessantes, com toques de originalidade. Os personagens são críveis e cativantes. Esse primeiro livro apresenta e prepara de uma maneira muito vívida e sólida, a "tempestade" que irá abalar esse mundo fantástico no livro 2. Com um grande apelo ao publico jovem adulto, certamente encontrará um público apaixonado entre os fãs de Harry Potter, já que a história e sua condução e escrita remetem de certa forma a obra de J. K. Rowling. Mas o perfeccionismo da autora Cristina Pezel na construção desse universo épico e o estilo narrativo da jornada de seus heróis fez-me lembrar do mestre J.R.R. Tolkien e seu O Senhor dos Anéis, garantindo assim também um espaço no coração do público adulto, amante de uma boa e bem elaborada fantasia.