O Mundo de Quatuorian

Cristina Pezel
Cristina Pezel

Resenhas - O MUNDO DE QUATUORIAN

Kah 14/09/2022

Em ressaca absurda que não me permite ler absolutamente nada só que tenho em mera ou vontade, tenho recorrido aos audiobooks não narrados por voz eletrônica, e entre esses, descobri esse livro.

A experiência foi boa, a história passa rápida e apesar do apelo ao triângulo amoroso(coisa que não suporto em livros pois sempre dão fim trágico ou de coração partido para a segunda pessoa), me apeguei aos personagens.

Valeu demais ouvir e acompanhar

Kahh 30/05/2020

Quanto maior sua expectativa maior será a decepção!!!
Depois de ver tantos falarem bem sobre o livro, e com incrível ele é, as espectativas estavão grandes, mas fiquei super decepcionada, apesar da escrita da autora ser muito boa, e o mundo que ela criou ser interessante, não passa disso, não há grandes acontecimentos na história, nem mesmo em parte mais filosófica, por se tratar de fantasia, não acontece nada de mais, foca mais na vida do cotidiano, os momentos que pareciam que grandes acontecimentos ocorreriam acabavam antes mesmo de começar, os personagens não são cativantes, o personagem Teriva apesar da história girar em torno dele, parecia mais um personagem secundário, ele é um bom garoto sem nada muito interessante, sem uma personalidade marcante, assim como seu amigo, teria sido melhor se a autora tivesse focado na Julenis, os momentos que ela aparecia eram o que dava um pouco mais de emoção, uma personagem que tinha muito o que aproveitar mas foi poucos os momentos que ela esteve presente, sendo que ela fazia parte do trio profecia. Achei que seria uma jornada cheia de aventuras, mas infelizmente foi mal aproveitado, não sei se no segundo livro será explorado sobre a profecia, a aventura e os poderes dos 3 jovens, mas sinto muito desmotivada a continuar.

Pedro 19/01/2021

Um potencial a ser explorado
Ultimamente, eu tenho me empenhado em valorizar mais e conhecer a literatura nacional. Mas, isso não significa que eu deva dar apenas elogios.

Primeiramente, preciso deixar claro que esse é um bom livro. A autora demonstra ter um carinho enorme pelo universo que ela criou aqui. Temos um mapa e até um apêndice explicando termos desse mundo, detalhes que mostram um grande zelo. O mundo, inclusive, é criativo mas ainda familiar. Há uma inspiração ?medieval?, mas sem que o livro pareça ser mais uma fantasia com ambientação nessa época. Na verdade, eu tive uma imagem de algo mais campestre que medieval mesmo.

Enquanto o mundo é a melhor parte, preciso deixar umas críticas sobre o resto. Os personagens não têm personalidades marcantes ou carismáticas. Acompanhamos eles crescerem e mesmo assim eles não parecem ter nenhum traço forte de personalidade. À medida que lia, eu não me vi torcendo por eles ou nada do tipo.

A forma que a história foi escrita também não me agradou muito. Temos capítulos bem curtos que, se por um lado mantém a história fácil de acompanhar em curtas sessões de leitura, por outro a deixam fragmentada demais. Temos pequenos arcos que servem para compreender o mundo melhor, mas são resolvidos rápidos demais, antes mesmo que fiquemos instigados pela narrativa.

Em síntese, foi uma leitura leve sobre um mundo interessante e concebido com muito carinho, mas que falhou em ter personagens e enredo cativantes. Eu ainda pretendo ler o volume 2, já que esse foi apenas uma introdução do conflito que (espero) ser desenvolvido no segundo livro. Mas essa foi uma introdução que pode desencorajar muita gente.

Crônicas Fantásticas 14/09/2020

O Mundo de Quatuorian: Cheiro de Tempestade
Resenha por Brena Gentil

Título: O Mundo de Quatuorian: Cheiro de Tempestade / Autor: Cristina Pezel / Editora: Mundo Uno / Gênero: literatura juvenil & ficção brasileira / Páginas: 300 / Ano: 2017

O Mundo de Quatuorian é composto por dois livros, e no primeiro deles, Cheiro de Tempestade, somos apresentados aos três personagens principais – Teriva, Vinich e Julenis – e a participações desses diante uma profecia. Os coadjuvantes não ficam de escanteio, cada um tem personalidade marcante e papel fundamental nos acontecimentos. Tem também um antagonista, vilão clássico e previsível, mas que dá uma sacada genial no final… adorei.

A obra é dividida em:

Prólogo
Parte I – Sob Sóis e Luas
Parte II – Cheiro de Tempestade
Epílogo

Somos apresentados ao Códice dos Mestres e à nomeação do novo Imperador. Nesse códice há a história do mundo e de uma profecia prestes a ocorrer.

Então conhecemos com mais afinco o mundo de Quatuorian, o nascimento dos nossos queridos personagens principais, a infância deles e a como eles se conectam… Essa conexão é muito divertida e natural, como obra do destino, de uma profecia…?

Há um ritual, o Puro Vitae, onde as crianças são testadas e depois, escolhidas para irem aprender mais em Gnária, que se assemelha a uma escola de magia, onde também aprenderão mais sobre seu povo e mundo. Durante essa jornada, vários elementos da profecia aparecerão, e teremos um amadurecimento rápido dos personagens, além de um triângulo amoroso.

Através do percurso entre infância e adolescência dos protagonistas e de seus mestres, adentramos numa nova cultura e num sistema de magia que lembra skills de MMORPG; além de conhecermos várias criaturas mitológicas criadas pela autora. É um livro com teor de fábula, com ensinamentos e reflexões que vão agradar ao público juvenil. Os adultos também ganham com essa experiência, pois tudo é mostrado de forma muito inteligente.

As poucas páginas da obra são muito ricas, e nos mostram com perfeição um mundo totalmente novo, com sistemas político, financeiro e social próprios, sistema de magia, fauna, flora, culinária… e tempo, medido por sois, sois-azuis, e assim em diante. Aqui eu destaco a capacidade de verossimilhança da Cristina Pezel, pois não basta criar uma alta fantasia, ela tem que ser coerente com a vivência dos leitores. E caso precise, há um apêndice que explica toda essa inovação, além de oferecer um guia dos personagens.

Devo destacar também o cuidado que a editora Mundo Uno teve, qualidade do exemplar, físico com capa e folhas impecáveis, além de ilustrações e revisão primorosa.

Esse livro me deixou com o gostinho de ter um Kátigo de estimação e ansiosa para ler o final da estória.

Você também pode adquirir na Amazon ou na loja virtual da autora.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2018/10/29/o-mundo-de-quatuorian-cheiro-de-tempestade-1/

tícia. 03/08/2021

Um belo mundo de fantasias, adorei demaaais cada detalhe bem pensado desse livro. Mas confesso que a arquitetura do mundo me prendeu mais que a história em si..

Acervo do Leitor 31/01/2018

O Mundo de Quatuorian – Cheiro de Tempestade – Vol. 1 | Resenha | Acervo do Leitor
Quatuorian ergue-se em toda a sua grandeza e exuberância, um mundo de magia, capaz de engolir o mais experiente dos exploradores. Mas não se engane… Quatuorian não é um mundo somente de paz e harmonia, onde em seus campos se encontram apenas flores e paisagens bonitas. No fundo de suas entranhas, criaturas lendárias esperam pelo momento certo de atacar, e quando o grande vulcão der o sinal, Quatuorian nunca mais será a mesma.

“Não é qualquer pessoa, Teriva, que tem espírito e dedicação para permanecer nove sóis azuis em Crystallos na missão da guarda de Quatuorian”

Um dia e tanto para o mundo, as pessoas ainda não sabem, mas o nascimento de Teriva de Khor, poderá afetar todo o futuro de Quatuorian. Teriva, Vinich e Julenis são os protagonistas dessa história. Cada um é portador de um poder especial e deverão partir para Gnaria, um local onde aprenderão usar e aperfeiçoar cada um de seus dons. O Mundo de Quatuorian é marcado por profecias e os primeiros sinais de tempestade aparecem mostrando que os jovens serão de suma importância nessa jornada. Ao mesmo tempo que os garotos se preparam para o que está por vir, Vorten Mibus, trama e confabula para prejudicar todos em seu caminho e será preciso muito cuidado para àqueles que opoem a ele.

“O aroma do amanhecer pairou na brisa. Versakes inspirou. Gostava de sentir o ar penetrar suas narinas. O cheiro da manhã trazia-lhe lembranças de seu vilarejo de infância, quando trabalhava com o pai na lavoura, época em que fora feliz e sonhara tornar-se escultor. Sua orientadora dizia que ele levava jeito com o barro e a madeira, mas o destino o arrastara para profissões distintas. Nunca pudera aperfeiçoar tal ofício. E agora estava ali, trabalhando para Vorten.”

A jornada dos três começa de maneira turbulenta, pois aonde eles estão, coisas estranhas e catástrofes acontecem. Durante toda a leitura temos uma sensação de expectativa crescente, ao ponto que vamos acompanhando o crescimento dos jovens desde sua infância até sua adolescência. Os três têm personalidades únicas e cativantes, cada qual com a sua importância sendo desenvolvidos minuciosamente, formando um elo de amizade espontâneo e divertido.

“Havia sido uma noite difícil e de muitas dores. Duas Matermestres ficaram em vigília pela madrugada, tentando minimizar o sofrimento do enfermo. Quando o dia amanheceu, ele dormia dentro de seus olhos fundos.”

SENTENÇA

Cristina Pezel mostra uma escrita segura na hora de criar cada pedaço de Quatuorian, e por cada pedaço eu digo “literalmente”… Aqui temos tudo novo: Sistema político, monetário, iguarias, magia, fauna e flora, e até mesmo no modo como os dias passam, e essas não são palavras levianas, pois todos os itens citados acima, são preparados com muito capricho e cuidado. A construção de mundo certamente não é o único ponto forte, a história flui muito bem em seus capítulos curtos, despertando nossa curiosidade para saber o que vai acontecer e em poucas páginas presenciamos a criação de um universo e uma história repleta de magia e originalidade.

site: http://acervodoleitor.com.br/o-mundo-de-quatuorian-resenha/

Rosinha88 07/08/2016

O Mundo de Quatuorian - Por Castelo Nerd
Por Númen que livro incrível!!
O mundo de Quatuorian escrito pela autora Cristina Pezel, é simplesmente um mundo fantástico, que está distribuído em forma de uma leitura simples, fácil, encantadora e cheias de fantasia em suas 452 páginas. Acompanhe-me nesse review sobre essa historia e saiba como ganhar o livro no final do texto.
O prólogo começa com um Poderoso Imperador anunciando que ele deve se retirar até que um grande inimigo apareça e ele retorne para salvar o mundo de Quatuorian conforme a profecia vista por ele. Deixando um Códice com instruções de como e quando ele deve retornar aos quatro grandes mestres que protegem os quatro reinos.

Em seguida começa a narrativa da história de três jovens, sendo que o principal se chama Teriva. O livro está dividido em três partes, a infância de Teriva que junto ao seu amigo e quase irmão Vinich, eles crescem e estudam juntos até a chegada da adolescência onde são enviados a Estação Gnária, para aprimorar seus poderes que podem ser de quatro tipos (Lumin, Motion, Vitae e Visum) além dos estudos e conhecimentos gerais dos reinos.
Na Gnária eles conhecem uma jovem chamada Julenis, que é muito importante no decorrer da do livro. Após os estudos, Teriva se candidata a ser um guardião de Crystallos e lá ele reside até o vilão Vorten tenta concretizar seu plano terrível. Entretanto, o grupo entra em uma grande batalha para derrotar o inimigo cruel, sendo que profecia escrita ha muito tempo e guardada pelos Mestres pode ser revelada e uma trágica guerra pode vir de encontro de Teriva e seus amigos Vinich e Julenis.

Não falarei mais nada, pois a história é muito boa para ser contada de forma resumida!

No início do livro há o Mapa de Quatuorian (elemento básico para qualquer livro de fantasia) e ao final há um Guia dos personagens, termos usados, explicações da moeda e como é organizado a politica, um excelente adicional para quem quer entender melhor o mundo de Quatuorian. Para quem gosta mesmo de fantasia essa história é superinteressante, além de lembrar a escrita de grandes autores já conhecidos, como Tolkien e Patrick James Rothfuss (A crônica do Matador do Rei) .
Adorei o livro porque há muitas referências a RPG e apesar de ser fantasia medieval é incrível como a leitura fica fácil, nem um pouco pesada, há sim um pequeno romance, porém leve e tudo leva a crê que haverá continuação .

Adoro o fato de ter uma criatura que poderia ser descrita como um dragão, porém que solta gelo, em vez de fogo. O personagem principal é simplesmente uma pessoa que eu gostaria de conviver, por ser humilde e ajudar sempre com os afazeres , além dele sempre ser simpático com todos.

A personagem Julenis é o que toda mulher de TPM gostaria de ser, forte o suficiente e não demonstrar seus sentimentos tão facilmente. E o amigo Vinich, bom... É realmente um amigo, mas preguiçoso e chega atrasado às aulas, lembra muito a uns amigos que possuo.

Não tem como eu não me sentir parte do livro e gostar tanto dele. Pretendo ler novamente e recomendo a todos que leiam, seja através do livro físico ou via ebook.

site: www.castelonerd.com.br

Bells - @brumbells 11/05/2017

Uma aventura épica de fantasia repleta de ação e magia onde cada detalhe tem um sentido e cada um tem seu propósito. Esta é a história criada por Cristina Pezel em seu romance O mundo de Quatuorian.

Dividida em três partes, a narrativa inicia apresentando alguns dos personagens que figuraram ao longo da trama; Teriva é um deles. Tendo perdido seu pai na noite de seu nascimento, ele fora criado pela mãe e alguns bons amigos que os acolhera neste momento de tamanha dor, entre eles Vinich, que como Teriva perdera alguém querido (sua mãe) quando era ainda bem jovem e juntos formaram um forte laço de amizade.
Na primeira parte da história, vemos os dois ainda crianças aspirantes a guardiões no mundo de Quatuorian, um mundo comandado por um imperador e regido por leis próprias onde magia define cada ser habitante deste mundo, como Teriva e Vinich, que deverão ao longo de suas jornadas descobrir seus verdadeiros poderes. E assim conhecemos também Julenis, uma menina cheia de personalidade e atitude, embora seja ainda bastante nova, que ao longo da trama não medirá esforços para defender aqueles que ama.

“- Alguém pode prestar serviços ao desequilíbrio, pelo que sei - disse Axion voltando-se para Zertran para explicar seu argumento - Temos percebido, e todos os mestres aqui o sabem, que ganância, ambição e inveja são males que gradativamente estão voltando a Quatuorian. Em pequenas coisas temos observado isto, há décadas! [...]”
(Cristina Pezel, p. 92)

No decorrer da história, vamos acompanhado o crescimento dos três, que acabam se reencontrando enquanto treinam para aprimorarem suas habilidades recém-descobertas. Enquanto isso, alguém está traçando um plano terrível que poderá colocar toda Quatuorian em perigo, e é então que cada deles - entre outros personagens que aparecerão ao longo da narrativa-, descobrirá que faz parte de algo muito maior e deverão, portanto, lutar pelos que os cercam.

“- Tudo está escrito em uma série de profecias, e está explicado com pormenores num outro códice do qual não devo falar agora. Mas a parte das profecias... é preciso que entendam que estamos passando por um momento de revelações proféticas importantes. Devemos nos preparar para os próximos sóis-azuis e para o destino de Quatuorian. O que está se revelando é porque vocês fizeram parte dessas coisas agora, e precisarão fazer parte dela no futuro [...]”
(Cristina Pezel, p. 190)

Cristina soube explorar magistralmente todo o universo fantástico por ela criado, desde os seres que ali habitam às suas crenças e normas sociais - que são bem explicadas no apêndice do livro, logo após o final do história -, bem como criou personagens cativantes que poderiam facilmente vir a tornarem-se nossos amigos e bons exemplos a serem seguidos.

Gostei muitíssimo da história, que a meu ver termina bem amarradinha, onde cada detalhe vai sendo revelado o real motivo por ele estar lá ao longo da trama; não há nada solto ou jogado na história, tudo tem um propósito para estar ali.

Assim, deixo aqui minha recomendação de leitura a todos os fãs de Literatura Fantástica, sejam iniciantes neste gênero ou não. Espero que muitos possam ainda conhecer esta história incrível (e que dá um baita orgulho de ter sido criada por uma escritora brasileira ♡); por Númen, leiam!

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2017/05/resenha-livro-o-mundo-de-quatuorian.html
Cristina 15/05/2017minha estante
Obrigada pela leitura!

Mozer 24/05/2017

Alta fantasia nacional de primeira
Quando se fala em alta fantasia, algumas obras de renome nos vêm à memória como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e Guerra dos Tronos, todos clássicos internacionais. Agora imagine um livro nacional que reúna diversas características dessas produções, criando algo totalmente novo. Este é o caso de O Mundo de Quatuorian, da escritora Cristina Pezel.
Este livro pode muito bem ser colocado junto às obras mundialmente conhecidas de Tolkien, C. S. Lewis e George R. R. Martin, representando muito bem o Brasil nesse gênero da Literatura.

Paulo 27/06/2017

Muitas vezes buscamos alguma história ou conto para introduzirmos nossos filhos e filhas a entrar no mundo dos livros. Com tantas histórias complexas e um mundo cinza como nos dias de hoje, boas histórias se tornaram raras. Lembro-me de no ano passado só ter conhecido Lagoena, da autora Laísa Couto, que tivesse essas características. E, mantendo a tradição, parece que eu encontrei mais uma autora com esse estilo de escrita. E, antes de começar a resenha propriamente dita, queria agradecer à autora não apenas por ter nos enviado o livro para leitura e divulgação, mas por ter escrito essa obra tão linda. Esse é mais um livro que eu poderei indicar aos meus alunos que ainda não conhecem o mundo fantástico da leitura. Só por isso a autora já conseguiu um fã.

Bem, antes de falar dos inúmeros pontos positivos da obra, preciso comentar sobre os negativos. E eu fiquei em uma dúvida cruel entre pôr uma ou das corujas no elemento de escrita. O que pesou na decisão foram aspectos não necessariamente ligados à escrita em si, mas à edição física do livro. Acho que existem algumas coisas que podem ser aprimoradas para uma segunda edição. Queria antes alertar a autora sobre a encadernação feita. A minha edição descolou em menos de três dias. E eu sou um leitor cuidadoso com os meus bebês. Aviso à autora porque, com certeza, ela pagou uma nota do próprio bolso para imprimir e encadernar estas edições. Gente, livro físico é investimento. Cristina, cobre da pessoa que imprimiu os seus livros que seja mais cuidadoso ou até mesmo troque de lugar.

Mas, este não foi um aspecto negativo porque não estava na alçada da autora. O livro precisa de uma leve revisão para pegar alguns typos. Uma boa revisão faria muito bem ao livro porque pode acabar fazendo um bem danado à edição. Entendo que nem sempre seja algo barato, mas ao passar por uma revisão com alguém que realmente entenda do processo pode ser um verdadeiro banho de loja para o livro. Não que a escrita esteja ruim, nem nada do gênero. Muito pelo contrário. Mas, já que acertar typos é necessário, por que não fazer o serviço completo de uma vez?

Gostei muito da escrita da Cristina. Gostosa, suave e dinâmica em poucas palavras. Devorei o livro em menos de cinco dias. Pisei até no freio para curtir mais porque nos dois primeiros dias já tinha passado de mais da metade da leitura. Daí até o final foi um pulo. A narrativa é escrita em terceira pessoa, onisciente, a partir do ponto de vista de seu protagonista Teriva. Vez ou outra a autora sai um pouco do Teriva para compor capítulos com Vorten ou Versakes, mas não são comuns. Aliás, se não me engano, tem um até com Julenis mais para o final. Além de ser uma escrita gostosa, é uma escrita simples. Não existem dúvidas acerca do universo e a autora explica muito bem o funcionamento da física do mundo. Achei apenas que estas informações são colocadas de uma maneira muito expositiva. Um dos autores do momento, Brandon Sanderson, chama isso de info dumping. O autor se sente impelido a explicar ao máximo a magia, a sociedade, a política de forma a que o leitor não se sinta perdido na história. Porém, isso pode acabar atrapalhando a narrativa tamanha a quantidade de informações. Aqui existem dois pontos: primeiro, a autora precisa repassar o máximo de informações possíveis porque o seu público alvo é composto por leitores em formação, logo não há espaço para tornar as coisas complexas demais; mas, em segundo, a apresentação das informações poderia ser feita mais sutilmente, através de diálogos curtos, do uso dos cinco sentidos dos personagens, visões panorâmicas do mundo etc. Existem alguns truques narrativos que aliviam o info dumping sem afetar a história.

Ao observar aquelas páginas em branco espalhadas pelo livro, pensei em algumas soluções bacanas para suprir este espaço. Eles poderiam ser suprimidos, mas achei tão legal se a Cristina preenchesse esses espaços com lendas, canções e provérbios ligados ao mundo de Quatuorian. Isso daria uma profundidade maior ao universo sem tirar sua leveza. E eu percebi ao longo da narrativa que a autora sabe compor músicas e versos bacanas.

Os personagens são bem desenvolvidos pela autora. Cada um tem suas características exploradas ao longo da história, com suas falhas e virtudes. Mesmo Teriva tem suas inseguranças. Mas, claro, a autora trabalha estes temas sempre de uma maneira tranquila, tornando a história muito acessível para todas as idades. O uso da jornada do herói é feita sutilmente, tanto a ponto de eu só perceber apenas na terceira parte que ela a estava usando. Os personagens de apoio também são importantes para a maturação do protagonista e de seus companheiros. Existe um romance sendo explorado durante a narrativa, mas não é algo chato ou maçante. A autora apresenta o triângulo amoroso até de uma maneira harmônica com o desenvolvimento da narrativa.

A essência da história é a batalha entre o bem e o mal. Alguns de vocês, leitores, podem reclamar de um tema clichê. Mas, eu já disse o quanto as histórias empregam os mesmos temas há décadas. Encontrar algo 100% original é muito difícil. Não é o clichê per se, mas a forma como o clichê é usado para criar algo único é que faz uma história ser inesquecível. A autora não inventa a roda, mas cria uma história revigorante, partindo de um tema bem antigo. Nada é forçado demais e o tema é bem aproveitado para compor uma história aventuresca. Esse tom de curiosidade e aventura está presente em todo o desenvolvimento de O Mundo de Quatuorian. Me ressinto da falta de histórias que explorem mais esse estilo de narrativa. Como eu disse acima, tudo é cinza, o protagonista precisa ser sofrido ou um antiherói. Personagens como o Teriva não são comuns nos livros de fantasia e isso é uma pena.

Apesar de o livro ser grande, a narrativa é muito fluida. A escolha da autora por capítulos curtos facilita demais a leitura. Não significa que todos os autores devam empregar esta mesma fórmula. Significa apenas que, para a Cristina Pezel em seu livro, a fórmula funcionou bem. Ela compôs a história em três atos, com algum acontecimento impactante encerrando cada um dos atos. Para mim, a autora faz bem isso no final do segundo para o terceiro e no final da história. São os momentos mais emocionantes da história. Fica um aviso que quem estiver esperando uma história com lutas mortais, duelos de espada, cabeças rolando, saia fora. Essa não é uma história para você. Mas, quem, como eu, busca algo divertido, aventuresco e surpreendente, vai encontrar neste livro uma boa leitura para uma tarde de final de semana. O fato de o livro ser um stand-alone, ou seja, ser uma história fechada, ajuda muito. Para aqueles que estão correndo de séries, esse pode ser o livro que você pode estar procurando.

Cristina Pezel é uma escritora muito talentosa. Sinto que ela ainda busca trabalhar um pouco sua pena, mas se O Mundo de Quatuorian representa sua exposição para um público maior, já significa que eu quero acompanhar de perto os seus próximos trabalhos. Recomendo este livro a todas as idades, seja você alguém que procura algo de fantasia a ser lido ou alguém que deseja entrar para este mundo.

site: www.ficcoeshumanas.com

Rafa-El 22/10/2017

Um mundo riquíssimo em detalhes
" - Então, se não sabe, não sabe. Não deixe a imaginação utilizar seu medo para inventar histórias. Esqueça isso e descanse, Teriva. Durma. - Fitou-o por instantes. - Você pensa demais para sua idade. Seja um garoto. ", página 47.

"Seja um garoto." Sei que parece um conselho até simples, mas quando li me pareceu uma mensagem tão poderosa. Claro que cada obra conversa de uma forma diferente com cada um de nós.

E é por isso que eu estou tendo tanto cuidado para escrever essa breve resenha, porque acho que a Cristina ainda tem muito a nos passar. Esse primeiro livro d'O Mundo de Quatuorian (primeiro do que espero sinceramente que sejam muitos) já nos mostra o quanto esse mundo é rico, bem construído e complexo. Um terreno fértil para muitas histórias, não apenas reduzido a esta trama que nos deparamos no livro citado. Até por isso compreendo as comparações com os mestres Tolkien e Lewis. É uma questão de construção de mundo e também de escopo. Não que esse fato diminua a história do primeiro livro. Pelo contrário, só engrandece.

Falemos agora um pouco sobre a jornada dos protagonistas. Cheiro de Tempestade contempla a passagem da infância até o início da fase adulta de Teriva, Julenis e Vinich. Até, mais precisamente, o momento em que devem estar prontos para os grandes acontecimentos que virão por aí. Acontecimentos que, pessoalmente, estou bastante ansioso para saber quais serão e como se desdobrarão. Mas a trama não se reduz somente aos três, porque, da mesma forma que o mundo é grandioso, o leque de personagens trabalhados por Cristina também é e mesmo aqueles com participações menores, podem ser tão interessantes quanto os protagonistas.

Ainda haveria muito para falar, sobre política, conhecimento e magia. É quase uma conclusão lógica saber que há mais para falar em um mundo rico como esses. Mas não tenho a pretensão de tornar esse texto muito mais extenso.

Apenas leia =)

" Esta, em particular, me intriga. Mas a seu tempo entenderemos o sentido. As histórias têm vida e vontade próprias. É a conclusão que chego, várias vezes. ", página 259.
Sim, isso é uma grande verdade. Principalmente em histórias como O Mundo de Quatuorian - Cheiro de Tempestade

Conchego das Letras 30/10/2017

Resenha Completa
Oi, pessoal!

Cheiro de Tempestade é o primeiro livro da série O Mundo de Quatuorian, da autora nacional Cristina Pezel. Nele vamos encontrar um mundo fantástico, dividido em três partes, relatando a vida de três jovens.

A história começa a partir da infância dos personagens Teriva e Vinich e vai até a adolescência, quando são enviados para a Estação para aprimorarem seus conhecimentos e poderes. Nesse local, conhecem Julenis, uma jovem que guarda um segredo e ainda vai encantar os garotos.

No decorrer da leitura, também acompanhamos a história do vilão Vorten, que está idealizando um plano cruel que pode afetar muita gente e, ao mesmo tempo, deixa o leitor intrigado e curioso com o que está por vir.

Existe uma revelação que ocorreu há mil cento e onze anos, que pode ser a salvação para o destino de Quatuorian, além do segredo que os Mestres aguardam a profecia do retorno do Imperador Milenar e esse momento chegou....

É uma história repleta de fantasia, com muitos significados e intensa com as batalhas e treinamentos dos jovens.

Se você é fã de uma fantasia bem escrita, tenho certeza que vai se apaixonar por O Mundo de Quatuorioan.

Não posso deixar de citar a criatividade da autora ao criar palavras originais, criaturas, poderes aos jovens e mestres, situações únicas e personagens inusitados.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/10/cantinho-da-daya-cheiro-de-tempestade-o_30.html

Leonardo Reis 17/12/2017

Uma excelente pedida para os fãs de Harry Potter e O Senhor dos Anéis
O Mundo de Quatuorian é uma belíssima obra, uma edição muito caprichada com bonitas ilustrações e sem erros gramaticais ou de digitação. A escrita é sempre clara e fluida. O universo é muito bem construído e detalhado, desde as criaturas fantásticas que o habitam, passando pela sua geografia e seu próprio sistema político, financeiro e social. Os elementos de magia presentes são também bem desenvolvidos e há poderes interessantes, com toques de originalidade. Os personagens são críveis e cativantes. Esse primeiro livro apresenta e prepara de uma maneira muito vívida e sólida, a "tempestade" que irá abalar esse mundo fantástico no livro 2. Com um grande apelo ao publico jovem adulto, certamente encontrará um público apaixonado entre os fãs de Harry Potter, já que a história e sua condução e escrita remetem de certa forma a obra de J. K. Rowling. Mas o perfeccionismo da autora Cristina Pezel na construção desse universo épico e o estilo narrativo da jornada de seus heróis fez-me lembrar do mestre J.R.R. Tolkien e seu O Senhor dos Anéis, garantindo assim também um espaço no coração do público adulto, amante de uma boa e bem elaborada fantasia.

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 23/12/2017

Fantasia nacional de primeira qualidade!
Através de uma profecia, três jovens são envolvidos numa aventura que decidirá o destino do mundo de Quatuorian, tendo como pano de fundo: magos, animais fantásticos, criaturas gigantes e natureza exótica e única.

Com ilustrações e um belo mapa, a autora nos brinda com uma estória coerente que nos envolve logo nas primeiras páginas. A descrição do mundo de Quatuorian é primorosa e de imediato nos identificamos com os mundos de Nárnia e a Terra-Média. Tudo muito detalhado; com uma leitura fácil, dinâmica, com seus nomes, rituais, criaturas e até mesmo nos sistemas de medida, economia e astronomia.

É alta fantasia nacional de primeiríssima qualidade e que nos faz sentir orgulhosos por ter uma obra assim. A leitura é tão boa que, quem esteja lendo, fique preso na trama, maravilhado com a narrativa.

Vale ressaltar a belíssima capa e a qualidade do material impresso, pois são de excelente qualidade.
Uma obra literária madura nos moldes de autores da escrita fantástica como J. K. Rowling, C. S. Lewis e Naomi Novik.
Que venha logo o volume 2!!!i

site: www.bandeirabooks.blogspot.com.br

Joao.Vitor 25/01/2018

Conhecendo o mundo fantástico de Quatuorian
Este foi um livro que foi me ganhando aos poucos, ele começa num ritmo devagar, apresentando os personagens com calma e ao mesmo tempo nos ambientando ao vasto mundo de Quatuorian, o que é algo muito difícil de fazer da maneira certa e devo dizer que Cristina Pezel acerta em cheio nisso, a autora se ateve aos mínimos detalhes, criando diversas criaturas, reinos, uma culinária própria e costumes diversos. Em determinado ponto do livro você já está investido nos personagens e já conhece bastante de como funcionam as coisas em Quatuorian.

Uma das coisas que mais me agrada no livro são seus personagens. Teriva, Julenis e Vinich são bastante carismáticos e divertidos, e a jornada de cada um é muito bem encaixada na trama.

O livro ainda conta um sistema de poderes muito interessante, que apenas um parcela dos habitantes de Quatuorian possui, e para descobrir se os tem é preciso passar por um teste quando criança, as pessoas que possuem tais poderes são chamados de Vitae. E essas habilidades são divididas em Lúmis, Motio, Empatio, Intuito e Kártida; algumas pessoas podem manifestar essas habilidades em níveis diferentes, sendo alguns mais habilidosos em determinado poder do que outros.

Eu tive uma forte impressão enquanto eu lia o livro de alguns elementos similares com os da série de livros Harry Potter, por meio de diversos fatores: álbuns traços de personalidade dos personagens, o local para onde os garotos vão depois que descobrem suas habilidades me lembrou muito Hogwarts, e alguns acontecimentos no miolo do livro me remeteram a coisas que o trio de bruxos tinha enfrentado nos livros de J.K Rowling.

Será que é piração demais ? Haha

Enfim, ler esse livro foi bem gostoso e me fez reservar um horário pra ler, coisa que eu não fazia faz um tempo. Recomendo muito !
Cristina 10/07/2018minha estante
João, obrigada pela leitura! Fiquei feliz com seu depoimento. Volume 2 vem aí com muitas surpresas... rsrsrs