Canções de Ninar de Auschwitz

Resenhas - Canções de Ninar de Auschwitz

Daiana 12/07/2023

Canção de ninar
O livro é bom.
Você só entende o nome no final do livro.
Ele retrata a guerra, vista dos campos de concentração, por uma família cigana.
Na família em contexto a mãe é alemã e se casou com um cigano, teve a escolha de não ir aos campos de concentração, mas como se pede a uma mãe que abandone seus filhos?
Ela, juntamente com toda sua fã, sofrem o escárnio da guerra, a humilhação dos campos de concentração, a falta de humildade dos soldados da SS. Convive de perto com o doutor Mengele e vê as inescrupulosas experiência que ele fazia com as crianças, em especial gêmeos, e sofre mais ainda pois possui filhos gêmeos.

noemi.sobrinho 14/07/2023

Esse livro é um relato forte, pois é baseado em fatos reais e é desolador sempre voltar a história e ver que esse é só mais um entre as milhares de vidas que foram retiradas por fanáticos doentes. é livro muito comovente e fica impossível não se colocar no lugar dessas pessoas, nem que seja por um minuto e sentir esse inferno em vida que elas passaram. que estejam descansando em paz.

Emile Escatena 01/01/2024

Triste e Incrível!
Um livro maravilhoso, baseado em uma história real e eu simplesmente amei conhecer a história de Helene Hannemann. Chorei no final??

alinasjornadas 24/01/2024

Indicação Semanal = ?Canções de ninar de Auschwitz"
Indicação Semanal = ?Canções de Ninar de Auschwitz"
PUBLICAÇÃO DE = Mario Escobar
PÁGINAS = 224
Avaliação: 5.0;

O livro discorre sobre os 16 longos meses em que uma mãe de cinco filhos é encarcerada num dos Campos de Concentração/Extermínio mais famosos da rede localizada no Sul da Polônia, de operação do Terceiro Reich no decurso da Segunda Grande Guerra Mundial. Com validações reais, as narrações acompanham resquícios do diário original de Helene Hannemann, Alemã designada pela ideologia do período como Ariana ?pura?, que segue o marido e suas crianças, ambos de descendência cigana, para um percurso de aflições.

#CançõesdeNinardeAuschwitz #MarioEscobar

Rafa 27/01/2024

Comovente, marcante e real
Um livro forte? Um relato chocante sobre os sofrimentos de uma mãe que fez do seu amor por seus filhos um alicerce, uma âncora para se manter sã em meio a crueldades inenarráveis. Sem dúvida, um livro que nos faz pensar naquilo que nos move do dia a dia. Um lembrete que devemos ter respeito pela memória dos milhões que morreram vítimas dos campos de concentração.

Janaína Calmet 11/02/2024

O livro chegou ao final, literalmente, caindo aos pedaços. Que encadernação péssima. ?

Mas que história impressionante!

"Eu preferia enxergar os nazistas como monstros desumanos. Quanto mais humanos conseguiam ser, mais me horrorizavam, pois isso significava que todos poderíamos nos transformar em seres tão desprezíveis quanto eles."

Clarissa Barradas 10/03/2024

Como todo livro sobre o tema
Como todos os livros que li sobre o tema.
Cruel, triste e desesperador.
Livro bom, não é chato e contém coisas que não havia lido em outros.

?O contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença. O contrário da beleza não é a feiura, mas a indiferença. O contrário da fé não é a heresia, mas a indiferença. O contrário da vida não é a morte, mas a indiferença entre a vida e a morte."

Ribb 22/03/2024

Privilégios e infância
Sem dúvida uma das minhas leituras mais lentas (depois de cinco semanas pude terminar) não somente pelo sono, já que hoje li + de 10horas seguidas, mas pelo tema abordado.
Marcio conseguiu demonstrar a passagem de tempo de forma magnífica no livro, como os dias custavam passar. Demonstrar os desprezíveis atos que ali constavam. Ainda mais em meios tao insalubres?
Mostrar também a que nível o ser humano pode ser corrompido a ponto de perder seu traço mais importante: nossa humanidade
Um mundo no qual há tantos privilégios, devido a tanta secreção, que há mais segregação, que há ainda mais segregação. O foco desse livro explora mais o seguinte ponto central: crianças. Como essas pequenas almas tiveram que estar sendo submetidas a tanta insalubridade e maus tratos, como as mães tentaram preservar a infância dos pequeninos, sua inocência, salva-la ou pelo menos diminuir a dificuldade nessa fase tão importante da vida: a fase dos sonhos; porém é difícil sonhar em tais condições. Muito bem escrito e com um papel de suma importância, ajudar a não apagar a história de que milhares passaram por estas terras, em que os vilões tentaram apaga-las da história como se não tivessem nem existido, possui o papel de que estes vilões tenham fracassado nessa errônea missão de tentar apagar seus crimes

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 11/04/2024

O perturbador relato de uma mãe num dos maiores campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.Baseado em fatos reais."Os seres humanos são pequenos suspiros em meio ao furacão de nossas circunstâncias, mas a história de Helene Hannemann nos recorda de que podemos ser donos dos nossos destinos, ainda que o mundo inteiro se oponha."Mario Escobar Neste livro, Mario Escobar conta a trajetória real de uma família que passou 16 meses encarcerada em um campo de concentração nazista. Helene Hannemann era alemã, mas mesmo assim optou por partir para Auschwitz com o marido e os cinco filhos com ascendência cigana quando os policiais da Gestapo bateram à sua porta.Por ser enfermeira, mas, sobretudo, alemã, Helene foi escolhida pelo médico Josef Mengele, mais tarde conhecido como "O Anjo da Morte", para ser a diretora do jardim de infância do campo. No final da guerra, entre os papéis de Mengele, foi encontrado o diário que Helene manteve durante todo o seu período no campo de extermínio. Tendo como base a infeliz história daquela família, o autor nos emociona e surpreende ao narrar os medos, privações, torturas e até mesmo histórias de superação que milhares de pessoas vivenciaram sob o jugo dos nazistas.

Tinúviel 26/05/2024

Eu confesso que já estava um pouco saturada de livros que se passam no holocausto, pois a maioria são mais do mesmo. Segui com essa por se tratar do holocausto pela perspectiva do que aconteceu aos ciganos. O livro é pequeno e satisfatório.

Manú 03/06/2024

Creche escola em Auschwitz
A história de Helena é sua família levada para Auschwitz, porquê seu marido é filhos são ciganos. Mesmo sendo Alemã e podendo ficar livre escolhe ficar com a família até o fim.
Somente uma mãe é capaz de tamanho jesto. No meio daquele horror é escolhida por Mengele, médico do campo a dirigir uma creche escola, mau sabe ela os horrores que o monstro realiza com as crianças.