O Dono do Morro

O Dono do Morro Misha Glenny

Resenhas - O dono do morro

Deyviton.Yule 16/05/2021

Narcos a moda brasileira
O livro é muito bom, a forma como o autor conta a história de Nem sem deixar cansativo é espetacular. A única coisa que me incomodou é a passada de pano que ele faz para os traficantes (especialmente Nem), acredito que ele não quis se aprofundar em alguns pontos (assassinatos, torturas, sequestros etc) justamente pra não manchar a imagem do traficante "bonzinho" que estava criando. Apesar disso a obra é boa, pra quem não conhece a realidade das favelas do Rio, dá um raio-x de como o tráfico de espalhou e dominou vários setores da sociedade inclusive a política.

Lu @disse_umlivro 25/03/2021

O dono do morro
Fiquei bem na dúvida na nota que daria a esse livro.
O livro é incrível, bem construído, com muitas informações, uma verdadeira aula!
Minha dúvida surgiu somente porque achei o autor parcial em algumas passagens (muito pendente pro lado do Nem).
Eu acredito realmente que ninguém é de todo ruim ou de todo de bom. Acredito também que o meio pode influenciar na vida das pessoas. Mas mesmo acreditando em tudo isso, vi muita parcialidade. Imagino que ele tenha simpatizado pela figura que por horas entrevistou.

Fora isso, conhecer a história por trás de um dos maiores líderes do tráfico do país foi enriquecedor. Além da história dele, o autor se aprofundou no que acontecia no país em cada época.
É um livro realmente muito rico!

Mais uma leitura indicada !

Vinicius.Dias 21/03/2021

Visceral
Sabe aquele livro que te prende do início ao fim? Que tem uma história muito bem construída e com um tema bastante interessante? Se você conseguiu imaginar algo, já sabe que provavelmente terá em mãos um grande entretenimento. Além desses dois questionamentos, ainda adiciono outros dois pontos: E se essa história for real? E se ela escancarar as feridas e complexidades de um Estado caótico e conhecido por estar banhado em sangue, cocaína, dinheiro e muita corrupção? O potencial de sucesso é quase que instantâneo. E é isso que encontramos aqui. Um livro visceral, que te prende do início ao fim, com muita pesquisa e informação de primeira que dá visibilidade a toda podridão do Rio de Janeiro. Um livro que traz à tona a vida de Nem da Rocinha que, por falta de opções e no desespero, entrou para o crime organizado e, graças a sua inteligência, se tornou um dos principais nomes da organização e um dos bandidos mais procurados em todo o país.

O ano era 2000 quando Nem, um trabalhador que aos poucos crescia na hierarquia da empresa em que trabalhava: a Globus Express (responsável pela entrega da Revista da NET), e que já havia alcançado a chefia de distribuição em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro, descobriu que sua filhinha, Eduarda, de nove meses de idade, estava com uma doença raríssima que acomete cerca de uma a cada 200 mil pessoas, a Histiocitose das Células de Langerhans (HCL), que se não tratada pode ser fatal em alguns casos. Por conta disso, sua esposa pediu conta no trabalho para cuidar da filha, resultando em uma diminuição nos rendimentos financeiros da família. Isso acabou obrigando-os a voltarem a morar com a mãe do patriarca em um cortiço na comunidade da Rocinha. Para garantir que sua filha recebesse o tratamento de forma correta, seria necessário fazer uma cirurgia que custaria cerca de R$20.000, dinheiro que Nem não tinha e que não conseguiu emprestado em nenhuma instituição financeira. A medida que sua filha piorava e sem muitas opções, o pai de família tomou uma decisão: subir o morro e se encontrar com o seu então dono na época, Lulu. Ele pediu ajuda financeira para custear o tratamento da filha em troca da sua mão de obra. Assim, Nem selou o seu destino que o levaria a ser um dos criminosos mais conhecidos do país.

Uma vez dentro da organização, por conta de sua inteligência teve uma ascensão rápida e logo estava entre os principais líderes do tráfico da Rocinha. Embora seja inevitável a existência de violência nesse meio, Nem foi o responsável por reduzir a criminalidade e as taxas de homicídio na comunidade a níveis baixíssimos durante a sua liderança. Conseguiu modificar a forma como a população enxergava a Rocinha, chegando ao ponto de realizar a apresentação do rapper Ja Rule dentro da comunidade. Assim como Pablo Escobar, tentou se embrenhar na política, ajudando a eleger um candidato da própria região, o que acabou mostrando ser um erro. Além disso, foi parte na transição do comando das facções Comando Vermelho (CV) e Amigos dos Amigos (ADA) na Rocinha. Tudo isso e muito mais foi abordado nesse livro, inclusive o ponto de inflexão que fez com que a mídia e a sociedade de forma geral pressionassem o governo para que tomassem de vez a Favela.

Outros pontos interessantes trazidos em paralelo nesse livro além da história do Nem, são: a contextualização sobre a formação da Rocinha, o início do narcotráfico no Brasil, a formação das facções criminosas (Comando Vermelho, Terceiro Comando, Terceiro Comando Puro, Amigos dos Amigos), a ordem hierárquica precedente ao poder incontestável de Nem e suas principais influências, a formação das milícias do RJ, uma visão das policias militar, civil e federal atuantes na cidade, a pacificação das favelas com as UPPs e a política de Sérgio Cabral que estava em voga na época. Tudo isso com base em várias entrevistas realizadas com o Nem, a sua família, amigos e rivais, investigadores, o Secretário de Segurança do Estado e de cidadãos da comunidade que viveram esse período na pele. Um trabalho de investigação minucioso que deu luz a uma história envolvente, mega interessante e que mostra que mesmo após 20 anos, isso ainda continua sendo a realidade de uma grande maioria de pessoas que vivem à margem da sociedade e abandonadas por um Estado corrupto, elitista e genocida, que usa a guerra ao tráfico como a principal desculpa para ceifar a vida de inúmeras pessoas sem opções no nosso país. Uma triste realidade sem esperança de mudança no pequeno/médio prazo.

Esse livro foi lançado pela Editora Companhia das Letras e já entrou no rol dos melhores livros que já tive o prazer de ler. É visceral e essencial para qualquer brasileiro. Não perca tempo e adquira logo o seu, tenho certeza de que não se decepcionará. Super indicado!

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

Guiv118 15/03/2021

adorei
muito bom. É uma ótima interpretação sobre a questão do crime organizado no Brasil enquanto lida com um indivíduo tão fascinante que é o Nem.

Roberta 20/02/2021

Necessário
O livro é incrível e extremamente bem escrito, fiquei presa na leitura.

Misha conta os acontecimento no Rio de Janeiro dos anos 2000 (e um pouco antes disso, mas foca mais nesses anos) do tráfico no Rio, de como a polícia é corrupta, fala do caso Amarildo, sobre a Bibi, um pouco sobre os protestos em relação ao aumento da passagem, mas principalmente conta a história de como o Nem da Rocinha se tornou quem ele é.

A gente sai da nossa bolha e entende pq a comunidade gostava tanto dele e pq ele é adorado pela Rocinha até hoje.

Excelente trabalho investigativo do Misha!

amandajeanjacques 15/02/2021

Um inglês que consegue contar um relato perfeito do Rio
A obra tem como objetivo contar a história do seu principal personagem: Nem. Evidenciando não apenas sua visão do crime e tráfico como seu lado pessoal e amigo. Além disso, um relato histórico do Rio de Janeiro que mostra como a sociedade e o tráfico de drogas se envolveram a ponto de formar o Rio que conhecemos de hoje em dia.

eduardabuainain 30/01/2021

Jornalismo de qualidade. Percebe-se que Misha realmente entregou-se por completo a esse trabalho! O britânico pesquisou muito, entrevistou inúmeras pessoas, estudou a história e geografia do local, a cultura do povo brasileiro e inclusive morou na Rocinha por um tempo.
É um livro muito didático e essencial a todos os brasileiros. Com ele, entendi muito da estrutura política e história do tráfico no Brasil, como começou o sistema de corrupção que permeia a polícia até hoje, as origens e funcionamento de organizações criminosas, entre outros aprendizados.
10/10!

Amanda3913 21/01/2021

Obrigada Misha!
Que livro necessario! Que trabalho impecável! Sabe aquele livro que não queremos largar? É ESTE! O livro tem como foco central a história de Nem, um dos chefes do narcotráfico na Rocinha. É uma espécie de livro-reportagem, onde Misha descreve de um modo incrível a entrevista que realizou junto a Nem quando este já se encontrava detido na prisão federal. Além de contar como Nem deixou de ser um cidadão comum e se tornar um dos chefes de Morro mais procurados no RJ, cada capítulo é uma mini-aula sobre: ascensão da cocaína no Brasil; funcionamento das facções criminosas do RJ (Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigos dos Amigos); envolvimento de Fabiana Escobar, vulgo Bibi Perigosa e seu marido com Nem; caso Amarildo de Souza; Milícias; reflexo da política de Sérgio Cabral nas favelas, etc. Um trabalho excepcional!

Nathaliamatos0 02/01/2021

Livro simples de ler e com muita informação relevante sobre a história do Rio de Janeiro, trás muitos detalhes da vida de ?Nem? e conta, leitura muito instigante.

Samara 28/12/2020

Absolutamente inimaginável
Li praticamente forçada de tanto que uma amiga recomendava (obrigada, Yara!) e gente, só me arrependo de não ter lido antes. A história do Nem, das pessoas que vivem nas comunidades, da política, fa polícia, tudo é envolvido nessa história bem contada e aí fica a critério do leitor tirar as próprias conclusões. Impressionante.

Matheus 23/12/2020

Particularmente, gostei muito do livro em suas devidas proporções. Pra quem gosta de saber como funcionam algumas coisas nas comunidades cariocas, esse livro lhe dará uma boa visão sobre isso. Toda essa história poderia virar uma série de televisão com facilidade.

Meury3 01/12/2020

Trabalho jornalístico de excelência!
Para além da história de Nem da Rocinha, Misha apresenta ao leitor um estudo do surgimento da comercialização de drogas no Rio de Janeiro e de todo o impacto social interligado a isso (violência, facções, Estado, pacificação, corrupção, pobreza), toda a narrativa faz o livro ser viciante.. Gostei bastante!