Welcome to Night Vale

Jeffrey Cranor

Resenhas - Welcome to Night Vale

1 | 2 | 3 | 4

Marcio 11/08/2021

Uma cidade igual mas diferente de qualquer outra
Não sei se era exatamente o que eu precisava ler depois de Lugares Escuros. Precisava de uma leitura atenta, era confuso, engraçado, excêntrico e confuso. Já falei que era confuso?
Na minha cabeça a história daria uma animação muito legal estilo bojack horseman ou uglies americans. Envolvia anjos, que não são anjos, lobisomens não literais, metamorfos literais, extraterrestres e agências supersecretas do governo. Nada fazia sentido e se encaixava perfeitamente na vida dos cidadãos, nos parâmetros da cidade de Night Vale parecia até normal.

Tudo começa com a chegada de um forasteiro usando paletó bege. Depois disso, coisas estranhas (um pedaço de papel pode estragar vidas) começam a bagunçar a rotina dos cidadãos de Night Vale e duas mulheres se unem para resolver os próprios problemas, antes que uma delas enlouqueça.

No geral, era tão criativo, a cidade tinha regras insconstantes de realidade que deixavam espaço para situações ainda mais imaginativas e caóticas. Eu adorei os personagens, o que eles representavam, porque, embora vivessem sob circunstâncias absurdas como um helicóptero sobrevoando a casa ou escutas nitidamente plantadas na cozinha, os problemas deles eram reais e passíveis. Então sim, por baixo de toda a excentricidade exagerada tem críticas e muito para refletir. Por isso, eu gostei e mais ainda por trazer o desconhecido como algo familiar.

Bel * Hygge Library 29/04/2020

Excêntrico
Esse livro é bem excêntrico e maluco, daqueles que não podemos ir com altas expectativas ao iniciar a leitura. E ainda bem que não as criei! Entrei na leitura para mero relaxamento, afinal, venho lendo muitas coisas pesadas, e, para isso, funcionou bem, mas é um livro bem confuso na maior parte do tempo. Os autores criaram tantas coisas estranhas para a cidade Night Vale que acabavam se perdendo em alguns trechos, mas tudo bem, acho que essa era a intenção deles. Em compensação, as duas protagonistas, Jackie e Diane, são ótimas, carismáticas e não tem como não gostar delas. Em um livro melhor elaborado, elas dariam ótimas heroínas. Fora isso, nem sei o que dizer, vamos deixar com os "bibliotecários", rs...

GabriellyCabral 09/04/2024

Faz sentido de um jeito sem sentido!
Nos primeiros capítulos achei que não terminaria de ler, mas acabei o livro já com saudades dessa cidade maluca onde o tempo funciona de uma maneira única.

A cidade de Night Vale é um personagem por si só! Gosto muito de como o Cecil representa muito bem a cidade e o mundo real na A VOZ DE NIGHT VALE, uma frase que representa o quanto o discurso dele é fictício e real é: Lembre-se de que o mau uso da linguagem pode levar a falha de comunicação e que a falha de comunicação leva a tudo que já aconteceu no mundo inteiro.

Sobre o personagens.
Josh, é um tipo o adolescente, amei a maneira como ele muda de formas tem vários significados! Jackie, representa todo mundo que está entrando na fase adulta, ela fica entre o mundo adolescente e o mundo amadurecido, concordo com a personagem e acho que cada um deveria poder envelhecer a hora que se sentisse pronto!
Diane, uma mãe solo que tenta segurar as pontas com o filho e com ela mesma!!
Troy, um típico homem que bagunça a vida de mais de uma mulher, deixa suas responsabilidades pra trás e segue fazendo o que bem entende, dizendo que isso é fazer o bem!
Prefeito, um típico prefeito atrapalhado que não consegue resolver seus problemas e nem os da cidade!

A história se desenvolve bem, por ser bem fictício no começo achei um pouco difícil entrar na história, mas aceitando a forma como as coisas se desenvolvem logo é possível se envolver e entender o sentido das coisas.

Senti que a moral da história é entender que família a gente constrói a nossa e que nenhuma é perfeita!

May 30/05/2020

SUSPENSE E HUMOR
Essa história não deixa de ser um suspense, onde inclusive ficamos tentando entender o que de fato está acontecendo. Mas o diferencial da narrativa é que tem muito humor, mas é um humor diferenciado, com palavras e acontecimentos tão sem sentido, jogados no meio das frases, que é inevitável não rir ao imaginar a cena. Os personagens apesar de suas angústias são muito engraçados, incluindo o radialiata que aparece de vez em quando para dar as notícias, igualmente sem sentido, para a cidade.

MENSAGENS SUTIS

Apesar de ser uma história feita para tirar risos do leitor, algumas mensagens desconstruídas e muito interessantes se fazem presentes. Night Vale é uma cidade diferente em muitos aspectos, incluindo o fato de que lá orientação sexual, identidade de gênero, aparência e classe social não são nada importantes e não fazem parte da vida doa moradoras. Além disso, aborda a vivência de mães solteiras e como precisam se desdobra r para cuidar dos filhos, o também claro, o pai ausente que reaparece anos depois.

FLUIDEZ

Com todos esses aspectos, sem dúvidas a leitura fica muito rápida, apesar de não ser um livro curto. Você sai da leitura amando os personagens e querendo saber mais sobre esse lugar peculiar perdido no espaço - tempo.

Existe um podcast de mesmo nome que você pode encontrar em várias plataformas, onde  você pode ouvir mais histórias de Night Vale. Mas infelizmente o podcast é em inglês, então fica a dica para os bilíngues.

Gaby Santos 24/05/2020

Um livro bem doido, algumas vezes você tem que parar e reler para entender o que ele quis dizer e o que está acontecendo. Porém é uma leitura fluída e interesante em vários momentos. Adorei o mistério final, mas como tudo no livro ele é esquisito. Mas no todo foi um livro muito bom e eu adoraria morar em Night Vale.

André Siqueira 15/06/2016

Welcome to NIght Vale
Imagine que todas aquelas teorias de conspiração que você ouviu falar - e mais algumas - são verdadeiras. Essa é a premissa básica da obra, uma espécie de realismo fantástico que surpreende não apenas pela fidelidade ou criatividade com a qual os autores a seguem, mas pelo estranhamento que nos causa à simples consideração dessa hipótese (e confie em mim você vai considerá-la): Night Vale é uma cidade como outra qualquer, repleta de mistérios cotidianamente ignorados e realidades contraditórias.

Tudo isso acompanhado por uma história tão comum que ameaça - felizmente não concretizada - ser entediante: a busca de um filho por um pai ausente e a tentativa de uma mão presente de tentar evitar uma grande decepção.

O grande trunfo da obra se encontra na conciliação, do que parecem ser, estes dois opostos: uma cidade surreal onde nada é impossível e uma busca cotidiana aliada a uma escrita que não não consigo descrever de outra forma que uma mistura orgástica entre uma literatura profundamente reflexiva, absurdamente irreal e extensivamente tocante.

Prepare-se para encarar a realidade com outros olhos, ou para que outras realidades encarem seus olhos.

Dani.Felicio 24/02/2024

Esse livro é perfeito na mesma proporção que é bizarro
E sim, vai ser o livro mais sem sentido que você vai ler na vida. Recomendo ouvir pelo menos os 3 primeiros capítulos do podcast pra não ficar completamente perdido.
A história vai ser confusa, você vai ficar perdido. Mas aos poucos, você vai entender quem é o Troy, o que é King City e por que a essência dessa história é a bizarrice.
Fui ler um livro e acabei me apaixonando por um podcast fictício com quase 250 episódios

Beatriz.Silva 15/02/2020

Apesar de confuso,se você se deixar levar na leitura e se envolver o livro te deixa preso.

Mari M. 08/02/2021

Bom pra fugir da realidade.
Achei o livro em um promoção, e resolvi arriscar sem saber absolutamente nada da história.E para minha surpresa se revelou um ótimo passatempo.Pra dar um respiro em leituras densas, ou dar um pulinho fora da zona de conforto,vale a pena!
O livro não se parece com nada que eu já tenha me deparado, um mundo totalmente amalucado, com coisas desconexas,anjos estranhos, personagens bizarros, acontecimentos mais bizarros e loucos ainda!O resultado é que se lê rápido pra saber aonde toda a bagunça vai dar haha.E cuidado com as bibliotecas ao chegar em Night Vale, são altamente perigosas,você pode não sair vivo pra contar!Tenha cautela com os flamingos rosas também,na dúvida melhor evitalos.E se quiser dar uma morridinha rápida é só penhorar algo na loja da jackie(me achou maluca?Espere até ler este livro).

Mille 02/04/2023

Brilhantemente confuso, biruta e genial
Que livro foi esse? Eu não sei bem como começar essa resenha além de dizer que foi o livro mais biruta e bem escrito que eu já li. Vc vai ter que ler pra entender, mas seria da hora dar uma passadinha em Night vale!

giu belchior 18/10/2023

Gente?
Eu esperava uma coisa e não recebi nada, cara, é literalmente meio br*sado e a história tem uma construção incrível que liga a vida real com o lúdico mas o desfecho não me agradou nem um pouco, achei meio básico. Não sei, não era o que eu imaginava.

Fernanda631 23/01/2023

Welcome to Night Vale
Welcome to Night Vale foi escrito por Joseph Fink e Jeffrey Cranor sendo publicado em 13 junho 2016.
Não se deve esperar que as coisas façam sentido em Night Vale.
A cidade de Night Vale é perfeitamente normal. Para os seus moradores. Para nós, muitas coisas podem estranhar. Seus cidadãos convivem em harmonia com anjos, alienígenas, trocadores de formas, nuvens sencientes e agentes do governo sinistros. Além de que todas as teorias da conspiração são reais nesse lugar. A primeira personagem que conhecemos é a Jackie Fierro.
Ela é a gerente da única loja de penhores que existe em Night Vale. E como vocês já devem estar esperando, essa não é uma loja de penhores comum: Jackie faz qualquer negócio. Ela aceita negociar qualquer mercadoria. Se você vê valor em algum item, pode ir na loja da Jackie que ela vai aceitar o negócio.
O dia transcorria muito bem, Jackie sentia que estava próxima da hora de encerrar o expediente. Isso mesmo, você leu certo. Jackie apenas sente que está na hora de fechar, afinal não se marca o tempo em Night Vale. Nesse momento, se aproxima um homem de paletó bege e carregando uma pasta de couro de veado. Ele quer penhorar um pedaço de papel, escrito “KING CITY”. E Jackie aceita.
Os próximos personagens que conhecemos é Diane Crayton, mãe de Josh Crayton. O filho tem a habilidade de trocar de forma, e faz isso constantemente. E em um dia normal no escritório (ela trabalha montando banco de dados), Diane recebe o telefonema de um colega de trabalho avisando que precisará faltar, e pedindo para que ela avise a chefe. O problema é que ninguém se lembra do tal colega ter um dia trabalhado lá, somente ela se lembra dele.
A partir daí, nota-se alterações por toda Night Vale, e como essas duas personagens – e todos os outros – vão reagir a essas mudanças, vocês só vão saber lendo o livro.
É importante dividir com vocês que em diversos momentos a narrativa é interposta com o programa de rádio do Cecil Palmer. Ele anuncia tudo que acontece na cidade, e é muito importante se manter informado…
Toda a proposta do livro é muito divertida, e toda a estranheza nos leva a devorar a próxima página. Mas tive um problema com esse livro, mesmo problema que senti quando li “Os Filhos de Anansi” do Neil Gaiman: eu não sou muito fã de humor negro. Eu entendo que ali deveria ter uma piada ácida, mas não consigo me divertir com ela.
A narrativa da história principal é intercalada com a narração de Cecil Palmer, o radialista da cidadezinha que parece ter olhos e ouvidos em todos os cantos do lugar. O dia a dia dos moradores de Night Vale envolve Fastamas, Anjos - todos se chamam Erika - Alienígenas, Agências governamentais misteriosas que seguem os moradores e "espionam" suas vidas bem de perto, entre outras coisas bem estranhas que estão sempre acontecendo.
A história principal gira em torno de Diane Crayton e Jackie Fierro, duas cidadãs aparentemente normais - se é que isso é possível em Night Vale. As duas vêem suas vidas virarem de cabeça para baixo e seus caminhos se cruzarem quando um homem de paletó bege carregando uma pasta de couro de veado entrega para cada uma delas um pedaço de papel escrito KING CITY. E elas não conseguem se livrar desse pedaço de papel, sempre que tentam jogar fora ou rasgar ele simplesmente aparece em suas mãos novamente.
Uma coisa curiosa sobre esse homem de paletó bege é que após qualquer interação que qualquer um tenha com ele a pessoa simplesmente esquece tudo sobre ele. Seu rosto, seu nome, sua voz.... Tudo.
Enquanto Jackie é dona de uma peculiar loja de penhor, Diane trabalha para uma empresa que ninguém sabe exatamente ao certo o que faz - nem mesmo os funcionários - e também tem que lidar com seu filho, Josh, um adolescente que muda de aparência a hora que quiser - e é qualquer forma mesmo, de animais a plantas, passando por uma mistura dos dois.
Em um certo ponto da história Josh demonstra sua vontade de saber quem é seu pai e diz que deseja conhecê-lo, o que só complica ainda mais a vida de Diane que começa sua própria pesquisa sobre o homem para então decidir se vai ou não apresentá-lo a seu filho.
E essa é a base da história principal do livro. A busca de Jackie e Diane por King City - o que não será nada fácil já que em Night Vale a biblioteca é um lugar perigoso onde nem todos que entram conseguem sobreviver ou sair de lá - e ao mesmo tempo Diane tem que encontrar Troy, pai de Josh, e decidir se vai apresentá-lo ao seu filho ou tentar convencê-lo a desistir de conhecer o pai. E a narrativa dessas duas personagens é intercalada com algumas narrações de Cecil contando notícias do transito e fazendo seus próprios comentários sobre o que está acontecendo na cidade - como eu disse acima, ele parece ter olhos e ouvidos em todos os lugares e fala abertamente o que está acontecendo e manda até alguns recados direcionados exclusivamente para determinadas pessoas, às vezes até mesmo citando nomes.
Mais uma vez, esse livro tinha todo o potencial para ser simplesmente incrível, mas infelizmente ele é desnecessariamente longo. Muita coisa que acontece no livro poderia ter ficado de lado para que ele ficasse um pouco menor e a leitura não se tornasse cansativa.
O livro não segue Cecil – o radialista e narrador do podcast – como já citei, embora ele apareça em interlúdios. Acompanhamos, em vez disso, a história duas mulheres: Jackie Fierro, uma garota que cuida da loja de penhores da cidade e que tem 19 anos desde que consegue se lembrar, e Diane Crayton, uma mulher cuja maior preocupação é seu filho adolescente Josh, que assume qualquer forma física possível (embora o maior problema de Josh não seja esse, mas o pai que o abandonou e a relação com a mãe). O caminho das duas se cruzam quando ambas começam a se envolver num mistério envolvendo o pai de Josh e um desconhecido misterioso que aparece em Night Vale e de cujas feições ninguém consegue se lembrar. Pra quem ouve o podcast: sim, é o homem de paletó bege com a pasta de couro de veado. O livro vai desvendar quem é esse personagem e o que quer na cidade!
Assim como no podcast, em que momentos de pura hilaridade e nonsense se misturam com pensamentos profundos.
A obra consegue equilibrar os dois extremos do podcast muito bem, e fiquei bem impressionada com o modo como descreve as emoções dos personagens. Também fazia tempo que não lia um livro sobre duas mulheres e as duas protagonistas são personagens ótimas – enquanto os dilemas de Jackie são mais distantes da realidade (como não ter lembranças e nunca envelhecer), o drama familiar de Diane soa muito verossímil. Achei a primeira metade do livro um pouco mais lenta e confusa, mas à medida que a trama se desenrola, a história fica mais envolvente, e o final – como o podcast em seus melhores momentos – deixa o leitor refletindo.

subversivegrrl 16/08/2020

Interessante...
... no entanto, não para qualquer um. Mesmo tendo ouvido o podcast (ainda não todo) foi estranho me concentrar na forma como o livro era feito, até você entender o que está se passando demorou mais do que eu gostaria. Razoável. Não recomendaria para quem não fosse fã ou familiarizado com o podcast.

amy lê uns livros 28/11/2022

Talvez funcione em audiobook
Eu gosto muito do podcast, mas a linguagem e o humor perdem muito o charme nesse livro. Não sei se é porque não consegui me interessar muito por nenhum dos personagens principais ou porque a abordagem de 3º campo narrativo só parece meio perda de tempo quando escrita, mas realmente foi uma leitura arrastada demais para um livro sem grande metáforas ou palavras complexas

Dk 31/05/2020

Um livro para quem não se importa com a ausência de respostas.
Quer dizer, o mistério principal se "resolve". De forma satisfatória ou não, aos 45 do segundo tempo você tem as suas respostas. Ou parte delas. Night Vale é uma cidade excêntrica, isso fica claro nos acontecimentos, nos personagens, nos diálogos do livro, e se você não puder lidar com isso, não avança na leitura. Particularmente só consegui avançar com a narrativa quando aceitei que eu não teria todos os "porquês". Às vezes isso se torna meio caótico, o excesso de informações e de estranhezas, pode ser exaustivo abraçar tantas coisas de vez.

1 | 2 | 3 | 4