Welcome to Night Vale

Jeffrey Cranor

Resenhas - Welcome to Night Vale

1 | 2 | 3 | 4

GabriellyCabral 09/04/2024

Faz sentido de um jeito sem sentido!
Nos primeiros capítulos achei que não terminaria de ler, mas acabei o livro já com saudades dessa cidade maluca onde o tempo funciona de uma maneira única.

A cidade de Night Vale é um personagem por si só! Gosto muito de como o Cecil representa muito bem a cidade e o mundo real na A VOZ DE NIGHT VALE, uma frase que representa o quanto o discurso dele é fictício e real é: Lembre-se de que o mau uso da linguagem pode levar a falha de comunicação e que a falha de comunicação leva a tudo que já aconteceu no mundo inteiro.

Sobre o personagens.
Josh, é um tipo o adolescente, amei a maneira como ele muda de formas tem vários significados! Jackie, representa todo mundo que está entrando na fase adulta, ela fica entre o mundo adolescente e o mundo amadurecido, concordo com a personagem e acho que cada um deveria poder envelhecer a hora que se sentisse pronto!
Diane, uma mãe solo que tenta segurar as pontas com o filho e com ela mesma!!
Troy, um típico homem que bagunça a vida de mais de uma mulher, deixa suas responsabilidades pra trás e segue fazendo o que bem entende, dizendo que isso é fazer o bem!
Prefeito, um típico prefeito atrapalhado que não consegue resolver seus problemas e nem os da cidade!

A história se desenvolve bem, por ser bem fictício no começo achei um pouco difícil entrar na história, mas aceitando a forma como as coisas se desenvolvem logo é possível se envolver e entender o sentido das coisas.

Senti que a moral da história é entender que família a gente constrói a nossa e que nenhuma é perfeita!

Dani.Felicio 24/02/2024

Esse livro é perfeito na mesma proporção que é bizarro
E sim, vai ser o livro mais sem sentido que você vai ler na vida. Recomendo ouvir pelo menos os 3 primeiros capítulos do podcast pra não ficar completamente perdido.
A história vai ser confusa, você vai ficar perdido. Mas aos poucos, você vai entender quem é o Troy, o que é King City e por que a essência dessa história é a bizarrice.
Fui ler um livro e acabei me apaixonando por um podcast fictício com quase 250 episódios

Necolau 11/02/2024

Odiei e amei.
No futuro irei fazer uma resenha de verdade com comentários, reflexões e notas para declarar minha opinião sincera sobre o livro, mas no momento farei só um comentário seboso.

Comecei amando, continuei a ler e me encheu o saco a personagem da Jackie, do Cecil e da cidade em si. Achei um saco a forma como repetiram a mesma estrutura de piadas pra construir todas as situações do livro onde nem sempre funcionava.
No fim do livro chorei que nem criança por conta da evolução das personagens e apreciando mais o mundinho que criaram pro livro e que espero que seja expandido ainda mais nesse tal podcast em que foi baseado.

lucca brasil 08/02/2024

???????
To chorando tanto gente que livro perfeito é esseeee
Acho que vai ser uma leitura gostosa tanto para fãs que ja conhecem o universo quanto para novos leitores/ouvintes!! Aliás eu preferia ter lido isso antes de ouvir pra entender o personagem quando ele aparece no podcast. Mas de qualquer jeito, a cada referência de personagem, lugar, cultura e etc eu marcava gritava chorava sorria... O mundo é tão estranho que é reconfortante, se parece tanto com o nosso mesmo sendo tão diferente. Mistura a estrutura do podcast com um universo literário e tem o humor clássico de wtnv.
Além disso ESSE FINAL. Sério nunca vi uma obra com essa moral, que (meio spoiler?) a mãe da um fecho, um lacre, no pai mandando ele virar gente e o vilão é literalmente um pai ausente, tipo???? perfeito perfeito
Amo o found family criado no final e fiquei realmente impressionado com a capacidade dos autores de segurar o suspense até o final e ainda manter todo o caminho interessante!!
Tenho mto a dizer sobre esse livro mas acho q esse é um bom resumo. LEIAM

Léo 16/01/2024

Um livro sem nexo mas muito bom.
Peguei esse livro emprestado da minha namorada e demorei muito para terminar, mas enfim, acabei de ler. Um livro não muito longo, mas não muito curto, diria que é razoável em questão de tamanho.
Night Vale é um dos livros de uma saga de podcast na internet que eventualmente virou uma série de livros.
A história conta sobre a vida de Jackie e Diane, duas moças de uma cidade pequena e muito maluca que acabam tendo problemas com um cara chamado Evan e um papel escrito "King City", elas então vão atrás desse mistério e coisas loucas acontecem no caminho(sem spoiler). A leitura é fácil, porém, ela é propositalmente confusa, a escrita tem informações muito aleatórias que é exatamente para você ficar confuso. Night Vale vem da ideia de que é uma cidade confusa, maluca e com acontecimentos aleatórios e fora da compreensão humana. Então você irá se deparar com informações que não fazem sentido, e você irá tentar procurar sentido, mas aí vem a questão, NÃO EXISTE sentido nenhum nesse livro. Ele foi feito para te confundir e fazer pensar, mas não adianta de nada pensar, pois no fim a ideia é de que o livro foi feito para ser confuso e maluco, de você olhar com as sobrancelhas franzidas e pensar "como assim?". É um livro ÓTIMO e feito com um carinho gigante, foi uma leitura gostosa e divertida. Leiam.

capitalismos 22/11/2023

Extremamente lento
O começo é interessante mas depois de 60 páginas se torna excessivamente cansativo. demorei quase 1 mês e meio pra ler e mesmo tendo facilidade com leitura eu simplesmente empaquei e não conseguia mais ir para frente com o livro. só não desisti por que queria saber mais sobre o final e quando acabei senti uma decepção profunda. não vale a pena ler um livro tão pedante assim! fraquíssimo

vanessamags 15/11/2023

Totalmente biruleibe das ideias
Bom, se vc espera um livro convencional quando começar a ler welcome to night vale, é melhor tentar outra leitura
esse livro tem um estilo de escrita totalmente fora da casinha
e mesmo sendo assim vc se sente próximo dos personagens, pq é nessa não convencionalidade deles que tá a diversão, o encantamento da leitura
é uma história sobre uma cidade fictícia, night vale, onde tudo é "normal" até a chegada de um visitante que vira tudo de ponta cabeça; e mais pro fim a gente descobre que esse visitante não é exatamente má pessoa, que ele só precisava de ajuda
não vou falar mais nada da história pq senão vou acabar contando tudo

giu belchior 18/10/2023

Gente?
Eu esperava uma coisa e não recebi nada, cara, é literalmente meio br*sado e a história tem uma construção incrível que liga a vida real com o lúdico mas o desfecho não me agradou nem um pouco, achei meio básico. Não sei, não era o que eu imaginava.

Liliane32 24/09/2023

Algo de estranho acontece aqui...
Não eh só algo de estranho, tudo em Night Vale eh estranho. Temos os anjos (que existem mas por ordem governamental, não existem), tem o museo de tecnologias proibidas ( que eh considerado traição participar das exibições), tem a nuvem sinistra que agora faz parte do conselho estudantil, os monstros na biblioteca que atacam as pessoas, pessoas que não envelhecem, pessoas que se duplicam, triplicam... infinitas vezes, a polícia secreta, nem tão secreta assim... e, tem mto mais...
Livro divertido, e a narração do audiobook foi sensacional com direto a musiquinha e voz alterada nos momentos de narrar o locutor da rádio dando "notícias".
Vale a pena e já comecei a ouvir o podcast.

Irena Wieliczka 21/05/2023

Welcome To Nightvale
Esse livro é uma cheiração de cola sem tamanho.

Já li muita coisa estranha, mas nada me preparou para o apocalipse de non sense que eu estava prestes a ler?

É fato que não lembro de muita coisa da história, até porque li esse livro em 2018 e acho que ainda fui muito generosa ao dar 3 estrelas (acho que o fato de a capa do livro ser bem bonita e ele ter custado 5 reais na bienal contribuíram fortemente pra avaliação!), mas o fato é: esteja preparado porque sai do nada e chega a lugar nenhum.

Esse é um dos livros que eu doei, sem dó. Mas, engraçado, as vezes me pego pensando nele, talvez no fundo eu até tenha cultivado algum sentimento por essa estranheza toda que é Welcome To Nightvale.
Luana 04/10/2023minha estante
Acho que a experiência pode ser melhor se já ouviu o podcast,é bem estranho mesmo, ao menos pra mim é um mata tempo legal.
Faz meu gênero,apesar de não ter lido muitos nessa pegada.

Mille 02/04/2023

Brilhantemente confuso, biruta e genial
Que livro foi esse? Eu não sei bem como começar essa resenha além de dizer que foi o livro mais biruta e bem escrito que eu já li. Vc vai ter que ler pra entender, mas seria da hora dar uma passadinha em Night vale!

fani 22/02/2023

KIDIABOS
Até agora não sei ou não se gostei desse livro, sinceramente.

Nunca ouvi o podcast, mas todos falaram tão bem dele e até do livro q resolvi tentar. Comecei uma vez e flopei no começo do livro, então peguei e reli do começo 2x antes de engatar de vez.

O começo viajado me cativou e era tão aleatório que me instigava. Mas durante a leitura eu simplesmente não tinha teoria nem nada, se tava tendo pistas eu não tava pegando, se tava tendo referencias eu não tava pegando, sabe.
Mas segui.

Depois de um tempo engatou legal, eu tava super perdida e sem teoria, sem a mínima ideia, mas por isso tão curiosa. Mas ao mesmo tempo sentindo que era tão vago e tão lento. Finalmente quando cheguei na reta final que as coisas foram acontecendo. E aí tudo se resolve rápido, em até poucas paginas que me fez questionar a necessidade de um livro tão grande e, as vezes, até a necessidade das partes do programa de rádio, embora eu também gostasse das bizarices nele.

E ah o final... Não sei, acho que foi o que me decepcionou, foi muito "simples" pra um livro que recomecei duas vezes, que me pareceu tão lento as vezes, me sugou um pouco. A sensação ao finalizar é de alivio, finalmente ter a mínima resposta, mas ao mesmo tempo de esgotada e frustrada com a resolução.

Pelo que entendi é uma das histórias de Night Vale (que nem tem no podcast inclusive) e poderia servir de gancho para mais coisas. E eu adoraria ver mais coisas dessa cidade na verdade, mas me parece que funcionaria mais como contos ou livros curtos, sabe.

Eu tenho elogios e criticas, eu to feliz de ter terminado e ao mesmo tempo querendo meu tempo de voltar, eu amei certas partes e certas criticas e detestei certas coisas que só eram esquisitas por quererem enfiar esquisitices mesmo. Sei lá... Só sei que se antes eu tava empolgada pra ouvir o podcast agora não estou, porque estou meio exausta, preciso de um bom tempo longe de Nigh Vale pra voltar a querer consumir alto dele.

Se recomendo o livro? Talvez, se você for um leitor mais ávido, que lê rápido, tem mais disciplina e gana pra ler mesmo se for mais parado.

Dito tudo isso, eu só tenho a dizer, com muuuuita satisfação. BOA NOITE NIGHT VALE! ACABEI ESSA LEITURA DE QUASE UM ANO, AMÉM!

Fernanda631 23/01/2023

Welcome to Night Vale
Welcome to Night Vale foi escrito por Joseph Fink e Jeffrey Cranor sendo publicado em 13 junho 2016.
Não se deve esperar que as coisas façam sentido em Night Vale.
A cidade de Night Vale é perfeitamente normal. Para os seus moradores. Para nós, muitas coisas podem estranhar. Seus cidadãos convivem em harmonia com anjos, alienígenas, trocadores de formas, nuvens sencientes e agentes do governo sinistros. Além de que todas as teorias da conspiração são reais nesse lugar. A primeira personagem que conhecemos é a Jackie Fierro.
Ela é a gerente da única loja de penhores que existe em Night Vale. E como vocês já devem estar esperando, essa não é uma loja de penhores comum: Jackie faz qualquer negócio. Ela aceita negociar qualquer mercadoria. Se você vê valor em algum item, pode ir na loja da Jackie que ela vai aceitar o negócio.
O dia transcorria muito bem, Jackie sentia que estava próxima da hora de encerrar o expediente. Isso mesmo, você leu certo. Jackie apenas sente que está na hora de fechar, afinal não se marca o tempo em Night Vale. Nesse momento, se aproxima um homem de paletó bege e carregando uma pasta de couro de veado. Ele quer penhorar um pedaço de papel, escrito “KING CITY”. E Jackie aceita.
Os próximos personagens que conhecemos é Diane Crayton, mãe de Josh Crayton. O filho tem a habilidade de trocar de forma, e faz isso constantemente. E em um dia normal no escritório (ela trabalha montando banco de dados), Diane recebe o telefonema de um colega de trabalho avisando que precisará faltar, e pedindo para que ela avise a chefe. O problema é que ninguém se lembra do tal colega ter um dia trabalhado lá, somente ela se lembra dele.
A partir daí, nota-se alterações por toda Night Vale, e como essas duas personagens – e todos os outros – vão reagir a essas mudanças, vocês só vão saber lendo o livro.
É importante dividir com vocês que em diversos momentos a narrativa é interposta com o programa de rádio do Cecil Palmer. Ele anuncia tudo que acontece na cidade, e é muito importante se manter informado…
Toda a proposta do livro é muito divertida, e toda a estranheza nos leva a devorar a próxima página. Mas tive um problema com esse livro, mesmo problema que senti quando li “Os Filhos de Anansi” do Neil Gaiman: eu não sou muito fã de humor negro. Eu entendo que ali deveria ter uma piada ácida, mas não consigo me divertir com ela.
A narrativa da história principal é intercalada com a narração de Cecil Palmer, o radialista da cidadezinha que parece ter olhos e ouvidos em todos os cantos do lugar. O dia a dia dos moradores de Night Vale envolve Fastamas, Anjos - todos se chamam Erika - Alienígenas, Agências governamentais misteriosas que seguem os moradores e "espionam" suas vidas bem de perto, entre outras coisas bem estranhas que estão sempre acontecendo.
A história principal gira em torno de Diane Crayton e Jackie Fierro, duas cidadãs aparentemente normais - se é que isso é possível em Night Vale. As duas vêem suas vidas virarem de cabeça para baixo e seus caminhos se cruzarem quando um homem de paletó bege carregando uma pasta de couro de veado entrega para cada uma delas um pedaço de papel escrito KING CITY. E elas não conseguem se livrar desse pedaço de papel, sempre que tentam jogar fora ou rasgar ele simplesmente aparece em suas mãos novamente.
Uma coisa curiosa sobre esse homem de paletó bege é que após qualquer interação que qualquer um tenha com ele a pessoa simplesmente esquece tudo sobre ele. Seu rosto, seu nome, sua voz.... Tudo.
Enquanto Jackie é dona de uma peculiar loja de penhor, Diane trabalha para uma empresa que ninguém sabe exatamente ao certo o que faz - nem mesmo os funcionários - e também tem que lidar com seu filho, Josh, um adolescente que muda de aparência a hora que quiser - e é qualquer forma mesmo, de animais a plantas, passando por uma mistura dos dois.
Em um certo ponto da história Josh demonstra sua vontade de saber quem é seu pai e diz que deseja conhecê-lo, o que só complica ainda mais a vida de Diane que começa sua própria pesquisa sobre o homem para então decidir se vai ou não apresentá-lo a seu filho.
E essa é a base da história principal do livro. A busca de Jackie e Diane por King City - o que não será nada fácil já que em Night Vale a biblioteca é um lugar perigoso onde nem todos que entram conseguem sobreviver ou sair de lá - e ao mesmo tempo Diane tem que encontrar Troy, pai de Josh, e decidir se vai apresentá-lo ao seu filho ou tentar convencê-lo a desistir de conhecer o pai. E a narrativa dessas duas personagens é intercalada com algumas narrações de Cecil contando notícias do transito e fazendo seus próprios comentários sobre o que está acontecendo na cidade - como eu disse acima, ele parece ter olhos e ouvidos em todos os lugares e fala abertamente o que está acontecendo e manda até alguns recados direcionados exclusivamente para determinadas pessoas, às vezes até mesmo citando nomes.
Mais uma vez, esse livro tinha todo o potencial para ser simplesmente incrível, mas infelizmente ele é desnecessariamente longo. Muita coisa que acontece no livro poderia ter ficado de lado para que ele ficasse um pouco menor e a leitura não se tornasse cansativa.
O livro não segue Cecil – o radialista e narrador do podcast – como já citei, embora ele apareça em interlúdios. Acompanhamos, em vez disso, a história duas mulheres: Jackie Fierro, uma garota que cuida da loja de penhores da cidade e que tem 19 anos desde que consegue se lembrar, e Diane Crayton, uma mulher cuja maior preocupação é seu filho adolescente Josh, que assume qualquer forma física possível (embora o maior problema de Josh não seja esse, mas o pai que o abandonou e a relação com a mãe). O caminho das duas se cruzam quando ambas começam a se envolver num mistério envolvendo o pai de Josh e um desconhecido misterioso que aparece em Night Vale e de cujas feições ninguém consegue se lembrar. Pra quem ouve o podcast: sim, é o homem de paletó bege com a pasta de couro de veado. O livro vai desvendar quem é esse personagem e o que quer na cidade!
Assim como no podcast, em que momentos de pura hilaridade e nonsense se misturam com pensamentos profundos.
A obra consegue equilibrar os dois extremos do podcast muito bem, e fiquei bem impressionada com o modo como descreve as emoções dos personagens. Também fazia tempo que não lia um livro sobre duas mulheres e as duas protagonistas são personagens ótimas – enquanto os dilemas de Jackie são mais distantes da realidade (como não ter lembranças e nunca envelhecer), o drama familiar de Diane soa muito verossímil. Achei a primeira metade do livro um pouco mais lenta e confusa, mas à medida que a trama se desenrola, a história fica mais envolvente, e o final – como o podcast em seus melhores momentos – deixa o leitor refletindo.

amy lê uns livros 28/11/2022

Talvez funcione em audiobook
Eu gosto muito do podcast, mas a linguagem e o humor perdem muito o charme nesse livro. Não sei se é porque não consegui me interessar muito por nenhum dos personagens principais ou porque a abordagem de 3º campo narrativo só parece meio perda de tempo quando escrita, mas realmente foi uma leitura arrastada demais para um livro sem grande metáforas ou palavras complexas

vee rodrigues 11/10/2022

Parece com tudo que você já viu e tudo que nunca viu.
No começo, eu pensei que seria uma distopia cheia de elementos clássicos de uma distopia tradicional, depois de alguns capítulos eu ja não sabia de estava lendo certo, depois disso eu só queria explicações.
Enquanto lia, tinha a sensação de estar assistindo um filme bem maluco baseado em uma mistura de David Lynch, George Orwell, Stephen King, Black Mirror e qualquer coisa similar, tem um tom surrealista muito interessante que nunca tinha lido antes.
Extremamente confuso, justamente, porque o universo é construído da maneira menos uniforme possível - fator que para mim não é familiar, pelo menos não na literatura - em Night Vale, o tempo não faz sentido, e muitas outras coisas também não, as regras de tempo, espaço, magia, mentira, verdade, absolutamente NADA segue uma linha de raciocínio retilínea...porém depende.
Quando pensei que as estranhezas eram simbologias para conflitos internos, na verdade eram apenas o que eram: parte de um cosmos irregular e peculiar.
Em certo ponto se acostuma com a falta nexo entre os seres, eventos e existências e o foco se volta para todos os mistérios da vida na tal cidade que, por sinal, são bem cativantes. Para mim, a leitura valeu muito graças aos persoangens, o suspense e pela experiência que me remeteu muito ao horror e surrealismo cinematográfico, enquanto lia, parecia que cada cenas tinha sido pensada para se passar em uma tela, gostei muito.
Enfim, depois de capítulos em confusão que poderia, ou não, ter explicação, admito que o final não me satisfez como eu gostaria, está tudo bem, não tem como exigir justiça de um universo onde mal existe verdade.

1 | 2 | 3 | 4