Welcome to Night Vale

Jeffrey Cranor

Resenhas - Welcome to Night Vale

1 | 2 | 3 | 4

vee rodrigues 11/10/2022

Parece com tudo que você já viu e tudo que nunca viu.
No começo, eu pensei que seria uma distopia cheia de elementos clássicos de uma distopia tradicional, depois de alguns capítulos eu ja não sabia de estava lendo certo, depois disso eu só queria explicações.
Enquanto lia, tinha a sensação de estar assistindo um filme bem maluco baseado em uma mistura de David Lynch, George Orwell, Stephen King, Black Mirror e qualquer coisa similar, tem um tom surrealista muito interessante que nunca tinha lido antes.
Extremamente confuso, justamente, porque o universo é construído da maneira menos uniforme possível - fator que para mim não é familiar, pelo menos não na literatura - em Night Vale, o tempo não faz sentido, e muitas outras coisas também não, as regras de tempo, espaço, magia, mentira, verdade, absolutamente NADA segue uma linha de raciocínio retilínea...porém depende.
Quando pensei que as estranhezas eram simbologias para conflitos internos, na verdade eram apenas o que eram: parte de um cosmos irregular e peculiar.
Em certo ponto se acostuma com a falta nexo entre os seres, eventos e existências e o foco se volta para todos os mistérios da vida na tal cidade que, por sinal, são bem cativantes. Para mim, a leitura valeu muito graças aos persoangens, o suspense e pela experiência que me remeteu muito ao horror e surrealismo cinematográfico, enquanto lia, parecia que cada cenas tinha sido pensada para se passar em uma tela, gostei muito.
Enfim, depois de capítulos em confusão que poderia, ou não, ter explicação, admito que o final não me satisfez como eu gostaria, está tudo bem, não tem como exigir justiça de um universo onde mal existe verdade.

Francohcl 18/09/2022

Pra quem ouviu o podcast é melhor
É um tipo de humor bem específico.
Sugiro ouvir alguns episodios do podcast com mesmo nome para aproveitar melhor a leitura e não assustar com a bizarrice de night vale. O bizarro é só charme aqui.

bella 28/07/2022

livro bizarro de bom, tem que prestar atenção pra não se perder na história
o podcast é doido igual ao livro, vale a pena escutar

clarinha | @mundi_livros 20/07/2022

Uma leitura estranha
Esse é um livro estranho, essa é a primeira coisa que você precisa saber. Quando comprei ele sabia que teorias da conspiração iriam rodear a narrativa, mas ela vai muito além disso.
A história gira em torno de Night Vale, uma cidade bemm estranha onde coisas mais estranhas acontecem o tempo todo e as pessoas parecem não se importar. A história tem como foco duas mulheres que passam por situações bizarras e juntas vão ter que solucionar um grande mistério.
Achei a narrativa confusa, e quase não entendi qual era o rumo que a história iria tomar e apenas bem perto do final fui entender pra onde a história estava indo ?
Entretanto, acho que caso você tenha a oportunidade, esse é um livro interessante para se ler.

dudínea. 30/05/2022

A incrível estranheza de Night Vale!
Desde que li a sinopse do livro, já imaginei que ia gostar da história. Mas quando comecei a ler o livro, de fato, encontrei algo diferente do que esperava e, felizmente, gostei mesmo assim.
No começo, é um tanto difícil acompanhar toda a estranheza da história (que não deixa de ficar estranha até o final), mas depois que eu me acostumei com isso, a leitura fluiu muito bem.
Eu amei as personagens principais, amei as críticas sociais, o humor e a história em si.
O livro me entregou muito mais do que eu estava esperando, por isso eu gostei tanto dessa leitura. Só senti falta de mais algumas respostas, mas acredito que a ideia seja justamente essa, não saber de tudo.
Depois dessa leitura maravilhosa, estou ansiosa para ouvir o podcast, o qual o livro é inspirado ?????

Danius.Maciel 31/03/2022

O livro começa bem confuso, mas no decorrer do livro tudo vai ficando mais confuso ainda...kkkkk....é uma prgada nonsense, que me lembra Douglas Adams, um tipo de leitura que não é pra ler sempre, mas que acho interessante apesar de bem doida....

Mas para além disso, é possivel tirar umas mensagens bem interessantes, relaçao de mães e filhos, a luta de uma mãe solteira, pai ausente, filhos ausentes e mtas outras mensagens, algumas sutis outras bem presentes no decorrer do livro

Enfim, mais um livro desses de promoção que pego sem saber q q eu vou ler, e acabo me surpreendendo

Math 30/03/2022

Confuso e cansativo
O livro parece um grande delírio coletivo, o que de fato deve ser... ou não. As pessoas vivem normalmente com o anormal e o comum é tudo aquilo que é incomum.

Achei uma leitura difícil e confusa, muita teoria da conspiração, não sei se era isso que eu precisava no momento...

Bella :) 24/01/2022

interessante
uma distopia interessante inspirada no podcast que recebe o nome tal como o do livro

nunca escutei o podcast mas mesmo assim consegui me ambientar e fluir na leitura

nos faz viajar em outra realidade, tirando um pouco do mundo atual

Michele.GaviAo 18/01/2022

Livro confuso mas que não consegui para de ler, se você gosta de coisa inexplicáveis e coisas eelacionadas a área 51 esse é um livro para voce.

lz.campos 16/01/2022

3/5
Dei só 3 estrelas porque senti falta de um enredo com sentido. Achei interessantes as críticas sociais que são percebidas durante a leitura, mas achei fantasioso até demais (particularmente para o meu gosto, que não é muito voltado para fantasia). Em resumo, é uma leitura leve, fluida, mas sem muito sentido no enredo narrativo.

RobertaToussaint 02/01/2022

Não entendi absolutamente nada, 5 estrelas favoritado.
Eu queria fala sobre a doideira que esse livro é, mas eu não sei expressa direito a maluquece sem limite que se encontra nessa estória, é o livro mais nonsense que ja li na minha vida, então em vez de tenta fala sobre ele, e fracassar, vou colocar um trecho da primeira pagina.

"Em Night Vale, as lojas de penhores funcionam da seguinte forma: Primeiro, você precisa de um item para penhorar. Para obtê-lo, é necessário deixar passar muito tempo, anos vivendo e existindo, até chegar ao ponto em que você acredita na própria existência, na existência daquele objeto, no conceito de propriedade e no fato de que, por mais improváveis que sejam, essas crenças absurdas se alinham de forma a configurar sua posse sobre um item. Bom trabalho. Muito bem. Em segundo lugar, após acreditar que possui um item, você deve chegar ao ponto de precisar mais de dinheiro do que do item. Esse é o passo mais fácil. Basta possuir um item e um corpo com necessidades e esperar. A única loja de penhores na cidade de Night Vale é gerenciada pela jovem Jackie Fierro. O estabelecimento não tem nome, mas, se precisar dele, saberá onde encontrá-lo. Essa informação chegará de repente, em geral no chuveiro. Você vai cair de quatro, cercado por uma forte escuridão cintilante, a água quente escorrendo pelo corpo, e saberá onde fica a loja de penhores. Vai notar o cheiro de mofo e sabão e sentir uma pontada de pânico ao se dar conta da própria solidão. Será como a maioria dos banhos que já tomou. Antes de oferecer um item à Jackie é necessário lavar as mãos, por isso há tigelas de água filtrada por toda a loja. É preciso cantarolar enquanto lava as mãos. Claro, sempre se deve cantarolar ao lavar as mãos. Afinal, é uma questão de higiene. Quando estiver adequadamente purificado, você colocará o item no balcão, e Jackie vai analisá-lo. Jackie vai estar com os pés no balcão. Ela vai se recostar. ? Onze dólares ? dirá. Jackie sempre dirá ?onze dólares?. Você não vai responder. Na verdade, você é desnecessário nesse processo. Completamente desnecessário. ? Não, não ? dirá ela, agitando a mão. E aí dará o preço real. Em geral, é dinheiro. Às vezes são outras coisas: sonhos, experiências, visões. Então você vai morrer, mas só por um tempinho. O item receberá uma etiqueta de preço. Onze dólares. Tudo na loja de penhores custa o mesmo preço, não importa quanto Jackie lhe ofereceu pelo item. Quando não estiver mais morto, ela vai lhe entregar um recibo, que mais tarde você poderá trocar pelo item, ou para o qual poderá olhar a qualquer momento e se lembrar do item. Lembrar-se do item é de graça. Agora você vai deixar esta história. Você foi apenas um exemplo e, de qualquer maneira, talvez seja mais seguro não participar dela."

Marcio 11/08/2021

Uma cidade igual mas diferente de qualquer outra
Não sei se era exatamente o que eu precisava ler depois de Lugares Escuros. Precisava de uma leitura atenta, era confuso, engraçado, excêntrico e confuso. Já falei que era confuso?
Na minha cabeça a história daria uma animação muito legal estilo bojack horseman ou uglies americans. Envolvia anjos, que não são anjos, lobisomens não literais, metamorfos literais, extraterrestres e agências supersecretas do governo. Nada fazia sentido e se encaixava perfeitamente na vida dos cidadãos, nos parâmetros da cidade de Night Vale parecia até normal.

Tudo começa com a chegada de um forasteiro usando paletó bege. Depois disso, coisas estranhas (um pedaço de papel pode estragar vidas) começam a bagunçar a rotina dos cidadãos de Night Vale e duas mulheres se unem para resolver os próprios problemas, antes que uma delas enlouqueça.

No geral, era tão criativo, a cidade tinha regras insconstantes de realidade que deixavam espaço para situações ainda mais imaginativas e caóticas. Eu adorei os personagens, o que eles representavam, porque, embora vivessem sob circunstâncias absurdas como um helicóptero sobrevoando a casa ou escutas nitidamente plantadas na cozinha, os problemas deles eram reais e passíveis. Então sim, por baixo de toda a excentricidade exagerada tem críticas e muito para refletir. Por isso, eu gostei e mais ainda por trazer o desconhecido como algo familiar.

Rose 27/02/2021

Night Vale
O livro brinca com a mente do leitor e foge completamente do tipo de leitura que estamos acostumados a ler.
Night Vale te prende,não tem jeito!
Confesso que tbm esqueci detalhes sobre Evan até mesmo me perdi nos pensamentos de Jackie, a leitura é rápida recomendo...

Mari M. 08/02/2021

Bom pra fugir da realidade.
Achei o livro em um promoção, e resolvi arriscar sem saber absolutamente nada da história.E para minha surpresa se revelou um ótimo passatempo.Pra dar um respiro em leituras densas, ou dar um pulinho fora da zona de conforto,vale a pena!
O livro não se parece com nada que eu já tenha me deparado, um mundo totalmente amalucado, com coisas desconexas,anjos estranhos, personagens bizarros, acontecimentos mais bizarros e loucos ainda!O resultado é que se lê rápido pra saber aonde toda a bagunça vai dar haha.E cuidado com as bibliotecas ao chegar em Night Vale, são altamente perigosas,você pode não sair vivo pra contar!Tenha cautela com os flamingos rosas também,na dúvida melhor evitalos.E se quiser dar uma morridinha rápida é só penhorar algo na loja da jackie(me achou maluca?Espere até ler este livro).

La 17/01/2021

Um exercício para a criatividade
Não curto tanto o gênero de mistérios, mas confesso que a estranheza de Night Vale me cativou. No começo achei um pouco exagerado a frequência de citações sobre coisas estranhas, mas me acostumei e acabei gostando desse aspecto.

Gostei da forma como o livro desenvolve a jornada das personagens principais. Era bem legal explorar o mundo de cada uma delas individualmente, a cada capítulo. Gerou empatia, ligação com as personagens.

Gostei também de como os autores ressignificam coisas que fazemos na vida real, por exemplo, quando falam que uma pessoa estava confusa e olhou para cima esperando que uma ideia caísse pra dentro de sua cabeça. Normalmente fazemos esse tipo de gesto quando estamos confusos, mas no livro é como se o personagem literalmente fizesse isso para que idéias caíssem na sua cabeça.
Coisas desse tipo me fizeram pensar no significado de gestos e trejeitos que temos no dia a dia.

Além disso senti que em meio a toda a loucura de Night Vale o livro acaba trazendo divagações mais profundas sobre a vida.

O mistério da trama, em si, não achei tãaaao bom/profundo (mas pode ser porque não sou muito chegada em mistérios).

A única coisa da qual verdadeiramente não gostei foram as aparições de Cecil. Sentia muita vontade de pular essas páginas, só não o fiz porque sou fiel aos livros que leio e fico muito feliz quando leio um livro por inteiro. :P
(Vale lembrar que há várias resenhas por aqui que falam o contrário, que preferem ler as aparições de Cecil do que a trama em si.)

Vale a pena ler pela estranheza, pelo ressignificar das coisas, pelo estímulo à criatividade e o questionamento das coisas comuns. Te faz ver o mundo de uma forma mais criativa e curiosa.

1 | 2 | 3 | 4