O Efeito Rosie

O Efeito Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Efeito Rosie

Thaise66 22/06/2020

COMPLICADO...
"- Somos cientistas - lembrei - Não deveríamos nos deixar derrotar pelos problemas. Se pensarmos com bastante afinco, iremos encontrar uma solução".

Casamento que fala né....
Don está de volta, ele está aos poucos se acostumando com a vida a dois, delimitando uma linha entre técnicas e planos, mas aí Rosie fala que está grávida e os planos mudam de dois para três.
O livro novamente foca bastante em Don e suas dificuldades em entender os outros e até a si mesmo, mas a cada novo obstáculo ele consegue do jeito dele contornar, e isso meio que é o mais importante ponto do livro. Mas aí tem Rosie que ao mesmo tempo entende e ao mesmo tempo ignora e isso foi tão frustante nesse livro.
O casamento meio que se enrola todo a ponto de não saber quando os problemas começaram e nem quando acabaram, os personagens perderam um pouco o desfoque e não vou nem dizer do pre-conceito de Lydia (uma assistente social) sobre Don, isso meio que ultrapassou os limites.
O romance se perdeu no maremoto, a "comédia" virou um assunto sério a ser tratado e em todo o livro eu senti pena de Don, porque a única pessoa que antes ajudava ele a entender estava dando a maior bola fora, sinceramente fiquei com tanta raiva de Rosie que estava torcendo para que alguém fosse lá e estapeasse ela (o que ninguém fez, infelizmente).
Enfim, foi um livro meio pesado, com assuntos nada fáceis de tratar, e que o autor dessa vez não conseguiu me prender na história.
Nat 08/08/2020minha estante
Tô triste agora! Eu comecei a ler hoje este livro! E tô com receio de sofrer!

Thaise66 08/08/2020minha estante
Eita, mas não é um livro ruim não Nat, só não me agradou como o primeiro

Nat 08/08/2020minha estante
Vou continuar! Obrigada! Sua resenha fez eu ter mais curiosidade sobre esse novo projeto/fase da vida do Don! ?

Thaise66 08/08/2020minha estante
??

Caio 04/01/2021minha estante
Sempre achei a Rosie egoista, desde o primeiro livro quando ela guardou o rancor pelo pai por duas décadas por não tela levado a Disney sendo que estava numa cadeira de rodas logo após salvar a vida dela. E o cara nem sabia que era o pai biológico na época.

Beta Oliveira 06/08/2016

Confirmou apenas uma expectativa: Rosie não merece Don. No mais, não consegui achar graça na jornada do protagonista mais inesperado que li nos últimos anos.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2016/08/cap-1226-o-efeito-rosie-graeme-simsion.html
Carol Rodrigues 08/08/2016minha estante
Ah, não sei se é exatamente questão de merecer ou não.. Entendo sua opinião. Eu já levei em consideração o fator da gravidez que a deixou desnorteada e estressada, e que ela teve traumas relacionados a infância. Talvez isso tenha contado um pouco pra decisão dela de deixar o Don. Não sei, foi a impressão que me passou, pelo menos. Mas concordo bastante no quesito de graça, não achei nenhuma. Desde O Projeto Rosie não considerei comédia. Tudo o que o Don faz é com seriedade e preocupação. Talvez as trapalhadas dele por serem espontâneas acabem sendo engraçadas, mas ele com certeza não vê desse jeito.

resenhasdajulia 15/05/2021

Don, que gosta de planejar tudo e fazer listas, não vê outra alternativa, a não ser iniciar o "Projeto Bebê", quando Rosie anuncia que está grávida.

E, por se tratar de Don, é claro que o livro conta com várias confusões e mal entendidos.

É uma leitura divertida, mas ainda prefiro o livro anterior "O Projeto Rosie".
Araújjo 26/07/2021minha estante
A Rosie é um saco, pqp, que mulher mais chata! O primeiro livro é muito
Melhor que esse.

Livinha 08/11/2020

O Don é uma fofura. Esse é o tipo de livro bom para ler e passar o tempo!
Achei muito fofo o que os amigos do Don fizeram por ele e ao final do livro. Fora isso, gargalhei muito com Bud e com o banheiro-escritório.
Agora que acabei a sequência, o que me conforta é saber que já compraram os direitos autorais para a história virar filme! ?
kathrein.oliveira 08/11/2020minha estante
Sério que vai virar filme?? Me deu até mais vontafe de ler.

Chris 11/03/2018

Para rir e passar raiva.
Já tinha adicionado Don Tillman a minha lista de personagens favoritos assim que li O Projeto Rosie. Apesar de ele ter sido diagnosticado com Síndrome de Asperge e Autismo erroneamente, sua insensibilidade aos sentimentos humanos alheios me cativou!
Nesse segundo livro, logo de cara encontramos um problema. Don será pai e isso não é spoiler! Mas, esse nem é de longe o problema. Eu considero o maior problema de Don durante todo o livro, a sua esposa.
Nunca detestei tanto um personagem! Sei perfeitamente que eu sou chata, mas Rosie ganha de mim de lavada. Nada para ela está bom.
Acho que se ela pudesse reprogramar Don para ser uma pessoa completamente diferente, ela faria isso sem pestanejara. Realmente não entendi qual era o problema dela. Don fez de tudo para se envolver com a gravidez do modo dele, ou seja, de modos não convencionais. Sua preocupação era evidente, menos para Rosie.
Quem leu o primeiro livro, sabe que ele não é uma pessoa dentro dos padrões e essa é a graça. Ao contrário dele, o escritor fez Rosie ser tão insuportável que eu desejei que ele simplesmente a largasse e não fosse atras dela, imaginando o quão melhor ele estaria sozinho. E até chegam a dizer isso para ele no livro!
Apesar de Don ser um dos meus personagens favoritos, o escritor está longe de entrar no meu top 10. As ideias dele a primeira vista, são geniais, mas algumas vezes ele parece se perder no que está escrevendo, tanto que demorou cerca de três capítulos para contar uma situação que ocorreu antes do início da história. Há algumas pontas soltas que são tão ignoradas que você mal se lembra delas quando ele tenta dar um fim ao assunto.
Os personagens são muito bem elaborados, dá para sentí-los e vê-los como pessoas reais. Mas, algumas atitudes os tornam questionáveis. Porém, nada disso me fez gostar menos da narrativa ou da história.
O final em si poderia ter sido melhor executado, em vez de ter sido tão rápido, onde personagens surgem dos confins da terra, enquanto outros mudam de opinião em um piscar de olhos quando bateram o pé na mesma ideia a maior parte do livro.
Eu teria amado mais o livro e rido sem culpa se não fosse pela Rosie.
Shirlei | @pazliteraria 20/04/2018minha estante
Tbm peguei ranço da Rosie, mas estava rezando pra eles não se separarem ?

Ani 25/07/2016

Don Tillman e Rosie estão de volta! Agora em O Efeito Rosie, os dois estão felizes e casados, vivendo em nova cidade e mantendo os mesmos – e poucos – amigos. Desde que o Projeto Rosie deu certo, a vida de Don mudou completamente. Ele que sempre foi muito certinho e incapaz de lidar com mudanças, aprende diariamente a contornar diversas situações inesperadas.

Para quem não lembra, Don era socialmente inepto e metódico, muitos o comparou com o querido Sheldon Cooper, e em algumas resenhas eu até li sobre alguns sintomas de Asperger. Confesso que sempre percebi uma pegada mais para esse tipo de autismo, mas nunca me apeguei a isso, até porque o autor deixou isso bem sutil e muitos não perceberam.

“Uma sociedade formada de vários Rain Man seria disfuncional. Uma sociedade formada de Don Tillmans seria eficiente, segura e agradável para todos.”

Em O Efeito Rosie, isso fica mais claro. Uma mudança acontece e Don tenta lidar com as consequências do seu jeito, respeitando protocolos sociais, seguindo conselhos dos seus sete amigos e evitando as projetos e programações.
Ah esse livro... Eu fiquei tão feliz quando abri o envelope e percebi que era esse livro, que comecei a rir sozinha. O Projeto Rosie me conquistou muito no ano passado e aconteceu o mesmo enquanto eu lia sua continuação. Uma coisa que eu acho interessante é ler um romance escrito por um homem e que tem seu personagem do mesmo sexo. Não me levem a mal, mas só um único autor me surpreendeu ao escrever uma obra sob o olhar feminino, os demais sempre erram a mão.

Então Don havia se tornado meu personagem favorito e com essa obra isso não mudou, inclusive, o amor aumentou.
Don continua com as mesmas características passadas, alias, bem mais flexível. Ele tenta de todas as formas entender e agradar sua esposa mesmo achando que o relacionamento dos dois era bom demais para ele. Falando em Rosie, eu fiquei bem decepcionada com ela. Sério, ela foi bem egoísta com diversas atitudes, confesso que mesmo assim, acho que todas as reviravoltas foram boas pois, deram um ritmo ótimo para a obra.

“Sou extremamente experiente em lidar com constrangimentos gerados por insensibilidade ao sentimento alheio. Sou especialista nisso.”

A escrita de Graeme é sensacional! Leve, fluída e envolvente! Merece aplausos e prêmios, já sou fã. Sobre a parte gráfica, eu entendi que a editora seguiu o padrão das capas gringas, mas eu não curti! O primeiro livro estava lindo, delicado e uma graça esse ficou um pouco mais pesada. Não sei se deu para entender... A parte gráfica está boa. Tem um bom espaçamento e uma fonte agradável, mas algumas palavras estavam borradas, o que infelizmente é comum em algumas obras do selo.

Em suma, leiam e se apaixone! Eu evitei falar muito pois querendo ou não há spoilers e eu procuro minimizar o máximo disso. Espero de coração se apaixonem por essa história quanto eu. E que a adaptação saia logo, né? Ia ser ótimo ver nas telonas os diálogos inteligentes e irônicos de Don Tillman.

“Perfeita é um estado absoluto, tal como única e grávida, e não pode ser graduado. Dizer mais perfeita, portanto era um erro. Só que meu amor por Rosie era tão poderoso que fizera meu cérebro cometer um erro gramatical.”

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2016/07/o-efeito-rosie-graeme-simsion.html

Meu Vício em Livros 04/08/2016

Nesta sequência, Don continua inepto socialmente e ainda mais adorável. Casado há 10 meses, recebe a notícia que será pai. Nada foi planejado, o que acaba abalando sua rotina. Agora, ao invés do “Projeto Rosie”, em que ele criou um questionário com perguntas que considerava essenciais para fazer a escolha da esposa perfeita, tem início o “Projeto Bebê”, que mostra ser um plano bem mais complicado. Quando Rosie apareceu na sua vida mostrando o oposto das qualidades que ele procurava, ele se apaixonou e nada saiu como ele imaginava e agora, o que deveria ser normal na vida de um casal, este homem consegue transformar em uma comédia e uma sucessão de erros e mentiras.

Aqui, o seu objetivo é que a gravidez de Rosie seja perfeita e para que ela não sofra os efeitos do estresse, sem querer, ele começa a omitir fatos importantes dela, tendo que ser "salvo" pelos amigos. Munido de uma filmadora, ele arruma uma grande dor de cabeça ao tentar observar o comportamento de pais e filhos em um parque. Acho que já dá para prever a confusão que isso dá né? Polícia envolvida e tudo mais. Rosie e Don têm problemas de comunicação, por isso, os desentendimentos são inevitáveis.LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://www.meuvicioemlivros.com/2016/07/desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-o.html

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2016/07/desafio-fuxicando-sobre-chick-lits-o.html

Karen.Carvalho 21/11/2023

Um pouco decepcionada!!
Amei o projeto Rosie, mas a continuação não foi lá grandes coisas, o livro ao todo é até legal e possui umas partes bem engraçadas, mas a Rosie se tornou detestável!!!

Que saco todos falando para o Don que ele não é capaz de amar ou de ser pai, Rosie casou com ele assim e sabia muito bem como ele era, descarregar tudo encima dele que estava até então o tempo todo tentando ajudar do jeito dele é injusto.

Apesar do final ?feliz? não me convenceu, por fim Rosie não merece Don. A parte positiva é que Don continua sendo o mesmo personagem que adoro desde o primeiro livro, sempre ajudando os outros e disposto a melhorar mesmo que isso seja difícil.

Teka 14/08/2016

O efeito Don
"Era incrível que duas pessoas tão diferentes formassem um casal bem-sucedido." [O Efeito Rosie]. Graeme Simsion, Editora Record, 2016, p. 12.

Minha avaliação no Skoob: ???????? ??
Gênero: Adulto.

Don Tillman é um novo homem, casado há 10 meses e 10 dias com sua amada Rosie, percebe que melhorou em suas relações interpessoais. Não é mais adepto de refeições programadas, não programa mais o sexo, tornando-se assim um novo homem. Tudo ia muito bem até que Rosie o surpreende com a notícia de que estão grávidos.
Don muito surpreso não sabe lidar com a situação. Primeiramente por que não houve uma programação para essa gestação e segundo que Don não sabe lidar com uma grávida.
Como já esperado de Don ele recorre a ciência, o que transforma tudo em um grande desastre. Don não consegue se envolver com a Rosie grávida e não consegue se conectar ao bebezinho, que apelidaram como Bud.
Como já esperado o relacionamento de Don e Rosie começa a sofrer as consequências. Rosie por sua vez mais sensível, abdica de Don.
Don tenta buscar ajuda com os poucos amigos, porém ele percebe que todos eles precisam mais de sua ajuda do que ao contrário. Don tem um desafio em mãos: ajudar os amigos, reconquistar sua mulher e ainda entender seu papel como pai.
Esse livro achei especial, pois deixa de forma clara que existem situações na vida que a razão não tem espaço. Por mais que haja uma explicação científica pranteio, existem situações que temos que somente sentir.
Esse livro ao mesmo tempo que proporciona risadas proporcionam lágrimas também. Eu adorei!!

Ana Luiza 20/08/2016

Divertido e surpreendente
CONCLUSÕES FINAIS
Eu fiquei com uma relação de amor e ódio com esse livro. O Efeito Rosie é uma boa continuação, ainda mais divertida e surpreendente que a primeira obra. O autor consegue passar mensagens bacanas sobre aceitação do diferente e sobre ajudar o próximo, ao mesmo tempo que em faz um relato curioso sobre o Transtorno de Asperger. Contudo, eu não curti o desenvolvimento dos personagens e odiei a Rosie, o que me fez desgostar também do grande casal da história.

O Efeito Rosie é um bom livro, um romance alto-astral para dar boas risadas. Quem gosta de histórias de amor gostosas de ler, mas que trazem mais momentos malucos do que românticos vai gostar do livro, contanto que não se importe com o casal completamente disfuncional. É uma obra que não vai agradar todo mundo, mas, no geral, eu gostei da duologia Projeto e Efeito Rosie e fiquei curiosa por mais obras do autor.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2016/08/resenha-o-efeito-rosie-graeme-simsion.html

Isa Soares 30/08/2016

Quem me conhece sabe que #oprojetorosie é um dos meus livros favoritos e então imaginem a minha cara quando eu soube do lançamento da continuação aqui no Brasil! É claro que eu tinha correr para comprar. ???? Para os meus amigos leitores que já leram o primeiro livro vão se sentir em casa ao voltar a ler as aventuras de #dontilman. A maneira como o enredo é conduzido é da mesma maneira. Vai encontrar uma leitura fácil e rápida e você nem vai notar as páginas passando. Dessa vez parece que ficamos ainda mais próximos do Don. Agora ele terá que superar ainda mais as limitações impostas pela Síndrome de Asperger para não perder a sua amada Rosie e como sempre o nosso protagonista vai passar por muitos momentos embaraçosos e engraçados.

Essa continuação me deixou com sentimentos confusos. Eu não me senti tão empolgada com a leitura desse em relação ao anterior. Parece que o autor errou um pouco a mão ao desenvolver os personagens. Cheguei até a estranhar um pouco. Continuei amando e compreendendo Don, mas Rosie, ah esta me fez querer entrar no livro e dá uns bons tapas nela por ser tão incompreensível. Adorei o acrescimo de novos personagens que deixaram a história bem melhor. Contudo, eu terminei o livro com uma sensação estranha de como se não tivesse reconhecendo aquilo... Enfim, eu ainda indico este livro para todos que gostaram do primeiro. Apesar de tudo Graeme Simsion nos dá muitas boas lições como a valorização das diferenças e o poder da amizade. Nos, faz acima de tudo, nos sentirmos bem com nós mesmos.

Nathy 13/09/2016

O Efeito Rosie – Graeme Simsion – #Resenha
Quando li O Projeto Rosie foi sem nenhuma expectativa e fiquei muito feliz. Por conta disso preferia que tivesse parado no primeiro livro. É interessante ver como Don irá lidar com as novas variáveis em sua vida. No entanto, eu não conseguia mais me conectar com os personagens. Todos os sentimentos que tinha tido no primeiro livro sumiram nesse. Não fiquei empolgada. Queria que terminasse logo. Foi por muito pouco que não desisti da leitura. E um dos fatores é que não gosto de abandonar as leituras na metade. Mas, não faltou vontade de tanta irritação que fiquei em diversos momentos. Aquela sensação de angústia de que algo iria acontecer e não fosse me agradar.

Na sequência Don está lidando com uma mudança de país. Um novo cargo em uma universidade. Seu amigo Dave, precisando de ajuda em seus negócios. Gene passando por uma dificuldade séria em seu casamento. Mas, tudo isso ele consegue lidar com muito planejamento. Menos com uma notícia impactante vindo de Rosie. Agora os problemas parecem ter duplicado. Don está de todas as formas tentando lidar com essas situações. Sem magoar ninguém. Algo que ele não consegue compreender rapidamente. O único problema é que parece estar falhando. E isso pode lhe custar algo muito importante – Rosie.

A narrativa é em primeira pessoa. Assim como no primeiro livro o leitor acompanha tudo na visão de Don. O que torna mais fácil do leitor se aproximar do personagem. A escrita continua sendo muito boa. Porém, mesmo sendo rápida e dinâmica. Em alguns momentos eu achei bem cansativa. Talvez porque quisesse que o Don acordasse e percebesse a situação ao seu redor. Que não levasse tudo ao pé da letra. Que alguns desses conselhos poderiam lhe prejudicar para sempre. Por isso a leitura acabou se tornando um pouco cansativa na minha visão.

É justamente porque estou concentrada na minha tese que não me preocupo com outras coisas.

Desde o primeiro contato com o Don eu gostei dele. Do seu jeito de ver a vida. Não se deixar levar por rótulos. Sendo sincero em suas palavras. Sim, tem Asperger, mas não se deixa limitar nisso. Nesse livro eu fiquei um tanto irritada com ele. Porque estava sendo ingênuo na maioria das atitudes. Se alguém falasse alguma coisa. Não conseguia compreender e por isso agia de forma irresponsável. Pensando que estava agindo de modo certo. Sim, fez muitas coisas legais e impressionantes. A forma como o autor conseguiu abordar diversos assuntos no livro foi muito legal. Porém, estava tornando o livro bem cansativo. Partes que deveriam ser engraçadas não tiveram nenhum efeito.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2016/08/o-efeito-rosie-graeme-simsion-resenha.html

Michelle 17/09/2016

O Efeito Rosie
O Projeto Esposa está completo, e Don e Rosie estão bem casados e vivendo em Nova York. Mas eles estão prestes a enfrentar um novo desafio.
Rosie está grávida.
Don define uma tabela bem estruturada dos protocolos de como se tornar um pai, mas o seu estilo de pesquisa incomum o deixa com problemas com a lei. Felizmente seu melhor amigo Gene está à disposição para oferecer conselhos: ele deixou Claudia e foi morar com Don e Rosie.
Como Don tenta agendar tempo para a pesquisa sobre gravidez, tenta reunir Gene e Claudia, a manutenção da unidade de refrigeração industrial que ocupa metade do seu apartamento, ajudar seu novo amigo Dave, o fã de beisebol, a salvar seu negócio e tentar fazer com que Lydia a assistente social fique do seu lado, ele arranja o maior problema de todos: perder Rosie quando ela mais precisa dele.

Erika 28/10/2016

O efeito Rosie!
Gostei bastante do seu antecessor, O projeto Rosie. O efeito Rosie é um bom livro. É um tanto técnico e um tanto "cansativo", mas não deixa de ser irreverente e engraçado. Don Tillman, geneticista, casado, portador da sindrome de Asperger descobre que o Projeto Esposa originou um novo projeto inesperado: um bebê. Então Don, com sua inocência inata e seu jeito pouco convencional de ver o mundo e lidar com as pessoas agora tem que saber canalizar suas emoções e se preparar para uma vida nova a caminho.
É bem interessante..., Quem já convive com alguém portador do transtorno e tem certo conhecimento das características já reconhece logo do que se trata. Quem não conhece, será informado de uma maneira leve, engraçada e irreverente. Foi um bom livro.

Moonlight Books 25/12/2016

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Don!!!

Eu amei o primeiro livro e na época que li nem imaginava que teria um sequencia e isso foi uma grata surpresa, pois Don é um dos protagonistas masculinos mais queridos do universo literário. Logo mais poderá ser o das telonas, já que a obra teve seus direitos adquiridos para o cinema. Mas voltando para a história, eu iniciei a leitura bem empolgada e Don não me decepcionou nadinha, preservando todo seu carisma e peculiaridades.

É um romance maduro, com uma dupla de protagonistas forte e um rol de personagens secundários necessário e fundamental para o desenvolvimento da trama. Acho que a energia da cidade de Nova Iorque serviu para deixar a história mais vibrante e dinâmica, tal qual o ritmo acelerado da metrópole.

Se você quiser dar boas risadas e descobrir se Don, Rosie e o bebê tiveram um final feliz não deixe de ler. Se ainda não conhece a série, corre para conhecer. Indico para homens e mulheres de todas as idades e se for ler em locais de acesso público tenha cuidado para que as pessoas não achem você fora dos eixos, pois irá rir sozinho e ninguém vai entender direito. Confia em mim, não dá para segurar.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2016/10/resenha-o-efeito-rosie.html