Um Estudo em Vermelho

Um Estudo em Vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

1959 encontrados | exibindo 1 a 16

Naty 19/05/2024

Um gênio inútil ainda pode ser considerado um gênio?
Sherlock Holmes é um gênio, não há como negar. Mas apesar de destrinchar um mistério como quem desenreda um novelo incolor manchado de crime, existem duas versões no mesmo homem: o brilhante detetive particular e o depressivo inútil.

Veja bem, eu não tenho intenção de ser preconceituosa. A questão é que sou leitora há anos, mas nunca tinha me deparado com um personagem com sintomas bipolares. Particularmente, tenho minha própria batalha com a bipolaridade e sei como é estar extremamente produtivo, e então não mais; estar extremamente triste, e então não mais; ser um exemplo, um modelo, e então me tornar uma concha vazia longe do mar.

Faz um bom tempo que eu não faço o papel da pessoa que todos tentam tirar da cama, que obrigam a escovar os dentes para tentar trazer um pouco de dignidade de volta. Mas eu já me hospedei nesse mesmo hotel, nesse mesmo quarto com vista para o mar. Eu entendo completamente o sentimento.

É irrefutável a percepção de que o crescimento dos movimentos sociais a respeito da saúde mental trouxeram consigo a onda do autodiagnóstico. Uns serzinhos que gostam de dizer que tem isso ou aquilo por ser ?cool? após um vídeo de segundos do TikTok. A cada dia se soma à crença que com certas doenças o indivíduo é digno o suficiente para eu almejar ter aquilo, mas por mais campanhas que se façam em setembro, um depressivo é só um inútil.

Matt Haig disse essa semana no seu Instagram que pessoas são de boa com doenças mentais até alguém demonstrar os sintomas de uma, e eu concordo: a cada dia que passa realizo mais que a saúde mental é subestimada quando você a tem e colocada sob uma lupa quando você não tem.

Já ouvi alguns absurdos quando estava na pior, mas graças a minha rede de apoio eu superei tudo mesmo cheirando mal e de cabelo ensebado.

O que quero dizer com tudo isso, é que fiquei impressionada e feliz quando percebi que a genialidade se sobrepõe à condição da doença do detetive. Quando se fala em Sherlock, não se cita a bipolaridade, e sim o talento em investigação. Ser chamado de Sherlock (salvo em ocasiões do meme) é motivo de orgulho, e isso é incomum com pessoas que carregam uma dor psíquica como a nossa.

Infelizmente, o senso de identificação não foi o suficiente para me fazer gostar do livro como a maioria.

Durante a leitura, houveram falhas do Arthur na hora de conectar o mistério em si com a solução do mistério. Era confuso e difícil de acompanhar. Além de que muitas coisas pareciam sem fundamento, colocadas na história somente para alimentar a narrativa e, após servido seu propósito, descartadas sem mais nem menos. Por exemplo, um cão doente, nunca citado até aquele momento, que desapareceu assim que cumpriu o seu papel.

Quanto aos personagens, não tenho reclamações além das já citadas.

No geral, a leitura me enriqueceu com informações interessantes sobre a formação da cidade de Utah, sobre crimes antigos e processos de investigação criminal de outra década. Gostei de ser representada, mas me frustrei um pouco por um clássico ter tantos furos.

AmandaFerronato 18/05/2024

Sherlock Holmes - Um estudo em vermelho
Eu adoro leitura cheia de mistério e esse livro entregou tudo isso. O livro é muito bom e te faz querer ler mais e mais. Cheguei no final da história gostando do culpando e querendo uma história feliz para ele. Incrível como o autor consegue despertar isso na gente!

Gwendolyn Alekseeva 17/05/2024

Quando o drama brilha mais que o mistério
Um Estudo em Vermelho é um livro bom, mas não pela razão convencional. Enquanto muitos livros do mesmo gênero que este se destacam por conta da construção do mistério, Um Estudo em Vermelho se destaca pelo drama que está por trás do mistério. Assim como acontece em O Cão dos Baskervilles, as habilidades de dedução de Sherlock Holmes e a impossibilidade de adentrarmos a mente do personagem tornam o mistério um tanto chato e a sua conclusão repentina demais. Porém, para compensar, todo o drama por trás de mistério ganha força e destaque, ainda mais se for considerado que Sherlock Holmes não tira conclusões a partir deste elemento e nem esconde as suas deduções, já que não tem acesso sobre ele. Apesar de ter esperado mais do personagem e do mistério, devo confessar que a leitura é prazerosa de se acompanhar.

Hirth 16/05/2024

Especial!
Até ler este livro, nunca havia parado pra ler obra alguma de Sherlock Holmes, mesmo sendo fã de carteirinha dos filmes. Comecei pelo livro certo, não só por ser o primeiro, mas por ser impecável! É o exato tipo de história que não só me prende, mas me faz desperdiçar minhas energias torcendo para que algo ocorra.

Sempre fui de ler, mas não livros em específico. Havia grande desinteresse. Ao menos, até ler Um Estudo em Vermelho. A partir desse, os meus horizontes se expandiram e me fizeram me interessar pelo universo dos livros. Posso dizer, sem exageros, que essa foi a minha porta de entrada.

Imelfo 16/05/2024

Gostei
Eu já tinha lido esse livro há uns anos porque me interessei pela série da BBC. Agora eu reli porque o Sherlock é um dos meus personagens favoritos. É legal o livro, o Sherlock é muito inteligente e perspicaz.

Madu_Andrade 15/05/2024

Sherlock Holmes não é clássico atoa certo
Um livro pequeno e surpreendente bom.
Eu não coloquei muita expectativa nele por ser pequeno e não saber oq esperar mas fiquei muito satisfeita, você passa o livro achando que são 2 histórias diferentes até que tudo se encaixa em sua mente e vc sente que expandiu espaços a mais no seu cérebro

Marcelo 13/05/2024

Gostei bastante deste livro. É uma leitura leve, envolvente e atemporal. Uma história excelente para quem quer se distrair dos problemas do cotidiano, com uma leitura de qualidade.

Neuli0 11/05/2024

Meu Instagram: neuli_dicas_e_resenhas
Neste livro acompanhamos o início da amizade de Sherlock Holmes e Dr. Watson. Que vai se desenrolando no meio de uma investigação de um crime muito misterioso.
E você acha que Holmes desvendou esse crime? Elementar meu caro Watson!

Eu nunca tinha lido um livro sobre Sherlock, apenas assistido séries. E esse é muito bem escrito, fácil de ler, inclusive leve, mesmo sendo sobre crime.

O brilhantismo do Sherlock me encanta. Depois que ele explica como deduziu os fatos, parece tão fácil, que me pergunto como não pensei nisso na hora.

Recomendo demais.

Rebeca1291 10/05/2024

É um livro perfeito, faz vc concentrar demais e te faz querer ler mais e mais para descobrir o mistério

jhulica 08/05/2024

Melhor cura ressaca que eu já vi.
Não tava botando fé no quanto esse livro é bom!
Tinha acabado de terminar de ler um livro obrigatório (que foi um porre e me deixou numa ressaca literária péssima) e escolhi esse livro pra tentar me distrair? Literalmente terminei ele em uns 3/4 dias. Devorei essa história, passei horas lendo pelo simples sentimento de querer saber o que vai acontecer em seguida no enredo.
Um estudo em vermelho, além de ser a primeira obra escrita de Conan Doyle, é a primeira história com o personagem Sherlock Holmes, personagem peculiar e instigante, um detetive amador talentosíssimo sem o devido reconhecimento merecido (na história).
Infelizmente vou ter que gastar todo meu dinheiro nessa caralha de coleção da L&PM Pocket pq é simplesmente a editora mais CONFORTÁVEL de ler?
Enfim, inesperadamente maravilhoso.

Livinhaaaaa 06/05/2024

Realmente genial, mas não gostei tanto quanto achei que gostaria.

Não gostei do aprofundamento na história das vítimas, apesar de ser algo muito interessante, o conteúdo em si era chato.
Outro ponto é a estrutura do livro, com o caso resolvido sem uma imersão mais próxima da investigação para o leitor, acho que o que me incomoda aqui é que a maioria das soluções são resumidas nas habilidades do detetive ao invés de uma linha de raciocínio. Talvez essa seja justamente a mágica dos livros de investigações fictícias, mas dessa vez eu queria mais.

Robot_Rock 05/05/2024

Li esse livro há vários anos quando ainda estava na escola, mas não o terminei, e lembrava muito pouco do que lera, é interessante ler a primeira história de Sherlock Holmes, um personagem tão infundado na cultura de tantas pessoas, tem tantas frases e maneirismos que seriam costume de histórias de detetives, e tudo fora usado de tantas formas que quase chega a ponto de ser chato em comparação, mas não é, um mistério bem contado nunca é chato.

Minha única reclamação é a segunda metade da história, esse livro é dividido em duas partes, uma metade é detetive desvendando mistério e a segunda metade é sobre poligamia e Mórmons, ambas as histórias são boas, mas se você preferir uma a outra, ficará tendo que se forçar a ler uma história só para chegar na parte que interessa, mesmo gostando da história de John Ferrier e dos Mórmons vingativos, chegou um ponto que eu só queria que ela acabasse logo, devo imaginar que para várias pessoas essa segunda parte deva ter surgido quase como um plot twist, é bem inesperado e joga uma bola curva ao leitor, mas pessoalmente não a apreciei tanto assim, acho que só queria que ela fosse mais curta.

davi2h 05/05/2024

Um romance policial ou western?
Achei muito fluído o início do livro, bem interessante, mas parece que a investigação foi toda muito entregue de bandeja.
Outro ponto foi a virada na narrativa que leva a acompanhar o culpado (desde antes dele aparecer inclusive) que é basicamente outra história dentro do livro. Gostei bastante dessa história, não sei se até mais que a investigação, mas também não sei se ela devia estar tanto ali??? No fim das contas porém achei mais positivo que negativo.

Ca Sarchesi 05/05/2024

A primeira metade do livro é gira em torno da investigação feita pelo detetive Sherlock Holmes junto ao seu parceiro Dr. Watson e é toda bem empolgante, porém, durante a segunda metade a narrativa muda e se torna tão arrastada?

Umbrelliy 04/05/2024

O melhor romance de sherlock holmes, arthur connan doyle terminou de escrever essa com a caneta e o papel pegando fogo

1959 encontrados | exibindo 1 a 16