Um Estudo Em Vermelho

Um Estudo Em Vermelho Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

João Luiz 22/06/2017

Primeiro livro que aparece o icônico Sherlock Holmes. Um clássico da literatura mundial. Livro indispensável para quem é fã do gênero policial. Sir Arthur Conan Doyle criou uma obra espetacular!

Larissa Guedes de Souza 03/06/2017

“Um Estudo em Vermelho” é o romance de estreia do detetive mais famoso da literatura. A história foi primeiro publicada na edição de 1887 da revista paperback Beeton’s Christmas Annual, que também trazia outras histórias, como “Food For Power”, de R. André e “The Four-Leaved Shamrock”, de C. J. Hamilton.

Eu, como todo mundo, já conhecia (e adorava) o personagem Sherlock Holmes, de séries e filmes, mas nunca tinha lido as histórias originais do Sir Arthur Conan Doyle. Agora posso dizer que entendo completamente o fascínio e a fama deste personagem, pois ele é construído com maestria pelo Sir Arthur Conan Doyle.

O livro é dividido em duas partes, a primeira é narrada em primeira pessoa pelo Dr. John Watson, que através de suas memórias nos conta como chegou em Londres, como conheceu e acabou dividindo apartamento com Sherlock Holmes e como ele descobriu a genialidade do seu amigo e se iniciou no mundo dos mistérios policiais. Nesta primeira parte, somos apresentados aos nossos queridos personagens: Sherlock Holmes com sua excentricidade e genialidade, e o Dr. Watson que é igualmente interessante e com quem podemos nos identificar, pois ele, assim, como nós fica surpreso e incrédulo com as habilidades de Sherlock. Já nesta primeira parte, temos a resolução do mistério, com a prisão do culpado por Sherlock Holmes, mas é na segunda parte que aprendemos como Sherlock chegou àquela conclusão.

A segunda parte é narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente, e se inicia com um flashback para conhecermos a vítima, o assassino e os motivos do assassinato. Gostei muito da forma como o livro foi dividido e escrito, pois nos mostra não só a conclusão do crime, mas o contextualiza totalmente, nos fazendo entender a motivação do assassino e até gostar dele.

É uma leitura rápida, interessante, empolgante e cheia de mistérios, porque, apesar de logo na metade do livro descobrirmos quem é o assassino, só ao final que vamos descobrir como Sherlock ligou todos os pontos que pareciam desconexos e chegou àquela conclusão. E percebemos que realmente o raciocínio e a linha de pensamento dele é muito coerente e até simples, basta alguém que saiba ver além do que as pessoas comuns conseguem ver. A genialidade de Sherlock está nos detalhes aos quais ele dá a devida atenção, e os quais passam batido pela maioria das pessoas.

É um livro policial bem objetivo, que não enrola o leitor com informações desnecessárias. E que, além de nos intrigar e instigar com um mistério muito bem escrito, nos diverte com a excentricidade do personagem principal e a relação entre Watson e Sherlock. Mal posso esperar para ler as outras histórias escritas pelo Sir Arthur Conan Doyle para o detetive mais famoso da literatura.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br

Sala Literária 31/05/2017

Daí fico me perguntando: por que eu não li antes? O livro é muito bom!
Este é o livro que inicia a história de Sherlock Holmes, para minha enorme alegria, pois este também é o primeiro livro que leio do tão famoso detetive.
Sou fascinada por livros que envolvem mistério e crimes e com Sherlock não foi diferente. O livro conta como o Doutor John Watson conheceu Holmes e como passaram a dividir o mesmo apartamento, ao mesmo tempo que conhecemos um pouco da história de Watson.

Watson acaba de chegar da guerra no Afeganistão e como está ferido vive às custas do governo. Por causa disso ele não pode mais bancar o hotel em que está e pede a seu amigo que lhe ajude a encontrar um outro lugar para ficar. Por coincidência esse amigo conhecia Holmes, que naquele mesmo dia havia comentado que estava procurando por alguém para dividir seu apartamento.

Logo Watson pode conhecer Holmes, para tratar do assunto e ver se poderia dar certo eles dividirem as despesas do aluguel. Este é o momento em que podemos conhecer melhor o Holmes e pude ver (ler) com meus próprios olhos a razão deste personagem ser tão icônico. Holmes é super excêntrico, tem um raciocínio totalmente diferente e muito atento a tudo. Ele foi capaz de descobrir coisas sobre Watson que jamais teria como um estranho saber, como por exemplo, que ele havia voltado do Afeganistão. Holmes é totalmente diferente de Watson (e de qualquer pessoa, eu diria), mas isso não impediu que ambos se dessem bem e fechassem o negócio.
Continue lendo no blog:

site: http://www.salaliteraria.com.br/livros-estrangeiros/um-estudo-em-vermelho/

William.Almeida 27/05/2017

Deste primeiro volume, e ainda existem outros 3, dou destaque para os dois romances (um estudo em vermelho e o sinal dos 4) e para o conto Os cinco caroços de laranja.
Os romances, por suas peculiaridades, o estudo em vermelho é o melhor, porque retrata a origem da religião dos mórmons e toda a perseguição contra aqueles que se desviavam das suas doutrinas.
Achei extremamente interessante também O sinal dos quatro por ter certa semelhança com As mil e uma noites, pelo menos senti essa aproximação.
Dos contos, Os cinco caroços de laranja, por retratar uma das principais seitas secretas surgidas em solo norte americano, e por não possuir um final como os outros, na minha opinião é o melhor desse primeiro volume!

Fernando Vrech 18/05/2017

Genial
Partindo de um assassinato básico, só mais um para um policial, a história vai se aprofundando e mostrando todo o intrigante contexto por trás do crime.

Alefe Castro 24/02/2017

Indescritivel...
Amo Sherlock Holmes e li quase todos os livros de Arthur Conan Doyle.Aprendi a raciocinar e pensar com calma,o que me faz estar sempre atento à detalhes.Amo Sherlock Holmes por que gosto do seu jeito de pensar e raciocinar

Daniela 09/02/2017

O livro é, como soube, o mais indicado para iniciar a leitura dessas histórias, visto que é onde Sherlock Holmes conhece Dr. Watson, o qual, vendo o talento do detetive não ter o devido reconhecimento, muito menos crédito, resolve escrever sobre os casos e traze-los a público.

E o início é até corriqueiro, principalmente para quem assistiu a série da BBC (meu caso), ou filmes que tem aos montes por aí (os quais nunca assisti, mas imagino que contem essa história inicial). Feitas o encontro dos dois, contados os primeiros dias, eis que o primeiro caso aparece e mergulhamos no mistério junto com os personagens até o seu aparente desfecho, que surpreende por deixar pontas soltas.

Parte II

Uma nova história começa, aparentemente nem um pouco relacionada com os casos de Sherlock, quando de repente as coisas começam a fazer sentido. Fiquei fissurada, aproveitando cada tempo livre pra ver pra onde a história seguiria, e ficava tentando imaginar como seria o desfecho. Aqui obviamente não posso entrar em detalhes, para não soltar spoilers. Então, se tu que pensa em ler o livro está lendo essa resenha, quando chegar nessa parte, acredita e segue lendo, vai valer a pena.

Essa segunda parte aos poucos vai se conectando com o caso em Londres e ao final Sherlock conta como solucionou o caso. No final queria ver como ele explicaria tudo. E cada argumento para as suas deduções vão completando as lacunas e acabando com as tais pontas soltas que mencionei antes. Então não chega a ser chato, pelo contrário, a gente vai relembrando e conferindo mentalmente que as informações batem. É muito legal.

E por fim, o que posso dizer dessa obra é que, de fato, o autor foi muito feliz com a sua criação. Ao terminar a leitura em 4 dias entende-se porque esses personagens sobrevivem até hoje nutrindo o universo pop/geek.

site: http://sabeoque.blogspot.com.br/2017/02/resenha-sherlock-holmes-um-estudo-em.html

Cris 08/02/2017

Genial

“É um erro confundir estranheza com mistério. O crime mais banal é muitas vezes o mais misterioso, pois não apresenta nenhuma característica nova ou especial a partir da qual possamos fazer deduções.”

Um estudo em vermelho é a primeira história de Sherlock, e aqui temos a apresentação do Sherlock e outros personagens que aparecem ao longo das histórias. O livro é narrado pelo Dr. Watson em forma de diário e conta como os dois personagens se conheceram e como o Sherlock resolveu seu primeiro caso.

Neste caso, um homem aparece morto em uma casa vazia e a polícia se debate com a falta de pistas. Sherlock enxerga pistas onde ninguém mais consegue e, com isso, chegamos a uma história incrível.

Eu adoro as investigações do Sherlock, ele é genial, e o humor (ou mau-humor) dele, sempre sarcástico me diverte muito. Eu sempre me sinto meio burra lendo Sherlock, porque os detalhes que ele percebe são muito interessantes. Me simpatizo demais com o Dr. Watson, eu sempre fico tão perdida na investigação quanto ele hahaha.

"Acredite que chega uma hora em que, para cada novo acontecimento, você esquece alguma coisa que sabia antes. É da maior importância, portanto, não ter fatos inúteis expulsando os úteis.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

mi 31/01/2017

A curiosa história por trás de um cadáver.
Um homem é encontrado morto sem sinais de violência física. Junto a ele são descobertas uma aliança feminina e uma inscrição na parede com o seguinte dizer em alemão "RACHE". Para os investigadores e cidadãos londrinos o caso é um verdadeiro mistério e torna-se complexo a cada nova descoberta. Contudo, segundo o detetive consultor Sherlock Holmes, os fatos que o rodeiam são muito simples e dependem apenas de uma observação minuciosa.
Intrigante e magnífico, "Um estudo em vermelho" é sem dúvida um romance muito bem escrito. Por meio dele protagonizamos a peculiar história de um senhor e sua sede por vingança. Além disso, acompanhamos o início da famosa parceria entre o Dr. Watson e Sherlock Holmes, a qual perdurou por anos.

Gabriel.Parodi 29/01/2017

Esse livro conseguiu fazer eu ter que escrever alguma coisa sobre ele, depois de uma fase que não tinha ideia do que ler e estava lendo somente os livros que sobravam, passei meses lendo John Green e Eduardo Spohr, havia esquecido oque é ler algo realmente bem escrito! Foi o meu inicio com Sherlock Holmes, e começou muito bem, o carisma dele, me lembra bastante o sentimento que tive com Dr. House, uma pessoa que é simplesmente incrivel na estória, mas que provavelmente pessoalmente seria extremamente irritante. Não sei se vejo como um ponto negativo, mas o inicio da segunda parte foi realmente complicado de entender, achava que o livro tinha partido pra outra investigação, até reli o último capítulo da primeira parte achando que não havia prestado atenção suficiente, pois o caso não havia sido explicado. No momento em que começa a ligar os pontos e volta para a visão do Watson realmente é o ponto alto do livro, é aquele momento do (Ahhhhh!).
De longe foi uma das melhores escritas que eu já vi e com toda certeza vou continuar a ler os livros.
Vi bastante gente comparando Sherlock com o Poirot, atualmente só li O Crime do Monograma que nem é escrito pela Agatha Christine, então não tenho conhecimento suficiente para opinar, mas se tem algo de diferente é que com Poirot você sente a investigação evoluindo de acordo com a leitura, enquanto praticamente todo Um Estudo em Vermelho foca em apresentar a relação/admiração que o Watson cria com Sherlock e os motivos do assassinato, são leituras diferentes mas ambas ótimas.

Anelisa 23/01/2017

Um mistério que confere uma intensidade ofegante à leitura na primeira parte, te deixando um pouco perdido na segunda parte, que desacelera um pouco e narra o que parece ser uma história paralela, mas termina não deixando a desejar em seu desfecho charmoso e convincente. Os personagens e suas personalidades são muito bem trabalhados, levando em conta que a trama se desenvolve ao redor do crime. É uma leitura rápida e satisfatória.
Só o que tenho a reclamar é a maneira tendenciosa com que se refere aos mórmons no livro, foi uma faca de dois gumes, por mais que o acréscimo de um contexto histórico tenha enriquecido a obra, ela confronta com a veracidade dos fatos históricos desses pioneiros e personagens presentes.

Willhian 18/01/2017

Sherlock Homes: Um estudo em vermelho
O Dr. John Watson precisa de um lugar compartilhado para morar, uma vez que seus redimentos como médico afastado é muito. Nessa procura ele conhece Sherlock Homes, um homem muito excêntrico, com paixão por investigações. Junto Sherlock e Watson vão descendar um caso de assassinato e se tornar amigos.

Vi 08/01/2017

Um Estudo em Vermelho - Doyle, Arthur Conan
Bem, como a sinopse descreve, esse é a primeira das histórias de Sherlock Holmes, e foi publicado em 1887! Eu nunca tinha lido nada do Arthur Conan Doyle. Sherlock Holmes é aquela história/personagem que você conhece e já viu várias coisas sobre, mas até hoje nem sei como ou por que! Visto que eu nunca li histórias sobre! Mas se algum dia eu descobrir onde foi que aprendi sobre Sherlock Holmes, eu também serei capaz de lembrar do meu primeiro tombo. O que não é algo muito fácil, então deixa clara a probabilidade de isto acontecer, rsrs.

Fiquei mais que impressionada por ter gostado. Admito! Pensei que eu ia ler e achar chato e entediante. Tinha aquela impressão que, por ter visto somente em filmes e similares, eu acharia a escrita anterior demais e acabaria por ficar entediada pelo modo "antigo" de narrar ou algo parecido. Bem, isto definitivamente não aconteceu! Realmente me diverti e admito que conseguia enxergar o Sherlock da série recente (BBC) também, o que não me atrapalhou nem um pouco, visto que o adoro. O único momento que realmente tive que me esforçar para continuar foi quando a narrativa foi para o homem no deserto. Mas depois você fica com um olhar completamente diferente do caso final, então no final de tudo eu acabei por amar o estilo que Doyle escolheu para narrar a história interna das personagens!

Sherlock Holmes é um investigador que usa o método de dedução para entender cada pedacinho de seu caso e compreender o acontecimento de forma total. Como Watson também é um leigo nesse mundo do amigo, temos a chance de entender o processo de Holmes conforme este o explica para o médico! Esta foi uma ótima jogada do autor, devo dizer. Difícil achar alguma falha grande nessa história. Gostei muito de tudo.

Quero saber mais sobre Sherlock e sobre o Watson. Quero ler todos os livros e saber todas as histórias, mas tenho que me concentrar na faculdade. De pouquinho em pouquinho vou tentar postar resenhas de todas as histórias de Doyle aqui! Espero que tenham ficado tão interessados quanto eu vão logo para a biblioteca mais próxima experimentar o universo investigativo de Sherlock Holmes!

site: https://souldoslivros.blogspot.com.br