Um Estudo Em Vermelho

Um Estudo Em Vermelho Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

Suellen 19/10/2017

Um Estudo em Vermelho é a primeira história que Sir Arthur Conan Doyle escreveu do Sherlock Holmes.
Esse livro mostra como Sherlock e o Watson se conheceram.
Algo que me chamou a atenção nesse livro é que as personalidades dos personagens estão um pouco diferentes. Watson que sempre foi mais compreensivo e paciente, estava mais presunçoso e sem paciência, e Holmes que é impulsivo e arrogante, estava mais tranquilo.
Achei esse livro um pouco diferente já que normalmente nos outros são contados vários casos de investigação de Holmes, e nesse livro só há duas histórias, e as duas são sobre o mesmo caso. Mas são só pequenos detalhes.
Se você ainda não conhece esse gênio da investigação, leia Um Estudo em Vermelho e conheça o melhor detetive de todos os tempos.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

vespeiro 01/10/2017

E Sherlock Holmes conhece Watson...
Quando eu era pequeno, tive a sorte de ganhar dos meus pais bons livros para iniciar meu hábito de leitura. Uma coleção que eu adorava era composta pelos livros do “Quem”, “Como”, “Onde”, “Quando” e “Porquê”. Neles havia centenas de perguntas e respostas sobre diversos temas que despertavam a curiosidade de uma criança. Bem, talvez possa ter vindo de lá meu gosto por histórias policiais e de investigação.

Em “Um Estudo em Vermelho”, de 1887, Sir Arthur Conan Doyle nos apresenta seu maior personagem: Sherlock Holmes. É a primeira aventura do detetive mais famoso da ficção e quando ele conhece seu fiel escudeiro Watson. Ambos investigarão um crime envolto em mistério, insolúvel para os agentes da Scotland Yard. Chama a atenção o modo pelo qual a narrativa evolui. Dividida em duas partes, começa com o encontro entre Holmes e Watson que logo se envolvem na investigação de um assassinato. Narrada por Watson, a história do crime começa nos mostrando o “Quando” e o “Onde”. A genialidade de Holmes nos leva a descobrir o “Como” e, por fim, ele nos conduz ao “Quem”. Resta-nos entender a verdadeira motivação do assassino e é assim que a segunda parte, narrada em terceira pessoa, conta uma história sensacional para nos brindar com o “Porquê”.

O texto de Conan Doyle é simples, direto e flui facilmente. Por conta da época em que foi escrito, traz algumas palavras e termos menos corriqueiros, como: Teste do Guáiaco, sarapintado, belbutina, Aqua Tofana, carbonários, álcali, busardos, jungido, azáfama, variegado, noitibó e lariço.

Nota do livro: 7,53 (4 estrelas).
Simone.GAndrade 01/10/2017minha estante
Nunca li nada desse autor :( Ótima dica pra começar!!!

vespeiro 01/10/2017minha estante
Sim! Comece por esse. É o início da história.

Deia 27/09/2017

Amizade
Aqui começa a parceria de Holmes e Watson, o que dizer? Quem é apaixonei perdidamente, já era pelo o do seriado Elementary. Um livrinho fininho mas delicioso. Recomendo! Não faço resenhas, apenas dou minha opinião, não sou expert para analisar os livros que leio, então será assim.

Carol.Santiago 12/09/2017

Sherlock Holmes Vol.1
Adimito que relutei pra comprar o livro porque imaginei que a linguagem poderia ser muito complexa, mas ao ganhar o box e finalizar a leitura do volume 1 percebi que estava totalmente errada. Arthur Conan Doyle conta de forma épica as aventuras de Sherlock Holmes. A leitura é simples e rápida o que proporciona mais desencadeamento da narrativa. É, com certeza, um dos melhores livros de detetive que já li.

O Gato Yudi 11/09/2017

Sobre como Sherlock Holmes conheceu Watson.
O livro é mais sobre como os investigadores mais ilustres do século antepassado se conheceram do que sobre a solução do crime em si, então não é um livro tão cheio de quebra cabeças, mas muito provavelmente essencial pra se apreciar melhor os próximos livros.
O mais interessante em toda a narrativa é que o detetive não dispõe de recursos tecnológicos pta desvendar o crimr, mas somente do seu senso analítico em utilizar as pistas de forma muito inteligente.

Marker 07/09/2017

Pra ser muito sincero, não entendi o apelo não. Tem lá sua relevância história e estética, mas no geral a sensação era a de estar vendo um filme do Christopher Nolan, onde o personagem explica tudo nos mínimos detalhes a cada três cenas. Tem seus momentos curiosos, divertidos até, mas no geral devo concordar com aqueles que me advertiram sobre Sherlock Holmes ser um personagem bem chato.

Ana Flávia 16/08/2017

Descobrindo um misterio
Um livro de muito suspense, Sherlock Holmes descobrindo um mistério.
Sobre um pai,uma filha, uma tribo e suas leis religiosas. Filha obrigada a se casar , o cara da tribo nao aceita o noivado fora da tribo ,causa mortes e vítimas em apenas um assassinato.

Jess Alem 04/08/2017

Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho
Sou fã de Sherlock Holmes, dos filmes e séries, mas essa foi a primeira vez que li um livro de Sherlock, do famoso escritor Sir Arthur Conan Doyle. Escolhi Um Estudo em Vermelho por ser o primeiro episódio da série Sherlock baseado nessa história e acho que é o começo de tudo, desde o primeiro encontro do Watson com Holmes.

Nesse livro me deparei com um Sherlock diferente do qual até então eu conhecia, tive a impressão de que ele não apareceu muito, calma aí, já explico. É o seguinte: a história é narrada pelo Watson, começa com ele, como conheceu Sherlock, as habilidades do amigo detetive consultor que deixam nosso caro Watson de boca aberta e a apresentação do caso que o Sr. Holmes vai desvendar.

O caso é uma morte misteriosa de um homem em uma casa vazia em Londres, uma mistura de assassinato e suicídio. Sherlock vai até a cena do caso/crime para analisar evidências e tirar suas conclusões, após algumas pesquisas a história muda completamente e sem aviso, de Londres para pioneiros americanos anos atrás. Nessa altura eu já não lembrava o nome da vítima e nem dos suspeitos e o final foi uma grande surpresa.

Resumindo, o caso é apresentado e depois é contada uma história minuciosa que está por trás dos motivos do crime e como foi que chegou nesse ponto, como o crime em si aconteceu com todos os detalhes possíveis. Eu só queria ter "visto" mais de Sherlock Holmes nesse livro, ainda assim não me decepcionei, gostei muito e já quero ler as outras histórias.

Me senti uma detetive lendo Um Estudo em Vermelho! História e caso muito bem elaborado e estruturado, já estou lendo o próximo livro - O Cão dos Baskervilles - e o Holmes "tá que tá" nesse hein!

site: http://jessalem.blogspot.com.br

Dalves 07/07/2017

Muito bom.
Primeira aventura do famoso detetive a que tive acesso. O texto traz uma narrativa muito intensa, cheia de detalhes muito bem arquitetados por Holmes.
Depois desse, li vários outros livros sobre Sherlock Holmes.

Se Livrando 29/06/2017

Um estudo em vermelho
Após um tempo servindo como médico no Afeganistão, Dr. Watson volta à Londres e começa a procurar alguém para dividir as despesas de uma moradia. É nesse momento que somos apresentados a Sherlock Holmes, um homem que, desde o início, é descrito como alguém no mínimo "curioso".
Dessa forma começa a história de um dos maiores personagens já criados.

"Um estudo em vermelho" é o primeiro romance do personagem a ser publicado por Arthur Conan Doyle e, pelo menos para mim, é o mais fraco dentre os romances - o que não quer dizer que seja ruim. Aqui já começamos a notar as características que levariam a escrita de Doyle a se tornar tão conhecida.

A história começa quando Holmes e Watson são informados sobre um crime sem causa aparente e sem pistas evidentes, levando-os à uma série de acontecimentos estranhos e curiosos.

Sherlock mostra-se um personagem intrigante desde o início. Sua capacidade dedutiva beira o inacreditável (e até mesmo gera certa desconfiança), seus modos peculiares, sua forma de agir e a maneira de encarar o mundo criaram um ser quase super heróico. Algumas passagens são muito interessantes e mostram um pouco quem é Sherlock Holmes, tais como o fato de ele desconhecer a teoria de Copérnico.

Sir Arthur Conan Doyle, tão inteligente quanto seu personagem, cria uma história objetiva e nada simples. Ele divide a história em duas partes: 1) o surgimento do caso e sua solução; 2) a história contada do ponto de vista dos envolvidos no caso. É uma forma interessante de se contar uma história, pois não fica nenhum ponta solta e ainda conseguimos entender a cabeça dos personagens, o que cria uma profundidade para eles levando-nos a refletir sobre suas motivações. Este caso, por exemplo, nos faz refletir se há alguma justificativa para um assassinato.

"Um estudo em vermelho", assim como os outros romances e contos, é uma história policial no melhor sentido da palavra e merece ser lido.

Nota: 4/5

RafaelL 25/06/2017

Parece até que voltei a ser criança, digo isso pois cresci lendo livros do Sherlock Holmes.

Uma vaga de apartamento para alugar acabou unindo duas pessoas totalmente diferentes que alguns anos depois fariam Sherlock e Watson se tornarem mais que simples personagens fictícios.

Ler a história de como tudo começou foi muito bom e não acredito que levei tantos anos para ler ou melhor conhecer um estudo em vermelho, pois até então não sabia da existência do livro.

O livro é dividido em duas partes. A primeira Holmes e Watson se conhecem. Já a segunda se chama flor de utah. Duas histórias diferentes que se intercalam em algum momento em uma mesma linha do tempo. E vai por mim se ainda irá ler há uma grande chance de ficar boiando no começo da segunda parte.

Mesmo amando ler até hoje existem poucos livros que me fizeram querer devorar as páginas rapidamente. Mas como não estava a fim de ficar querendo mais acabei lendo em dois dias. Não é muita diferença, mas foi um dia a mais para embarcar na história de Sherlock.

site: http://makaibooks.blogspot.com.br/

João Luiz 22/06/2017

Primeiro livro que aparece o icônico Sherlock Holmes. Um clássico da literatura mundial. Livro indispensável para quem é fã do gênero policial. Sir Arthur Conan Doyle criou uma obra espetacular!

Larissa Guedes de Souza 03/06/2017

“Um Estudo em Vermelho” é o romance de estreia do detetive mais famoso da literatura. A história foi primeiro publicada na edição de 1887 da revista paperback Beeton’s Christmas Annual, que também trazia outras histórias, como “Food For Power”, de R. André e “The Four-Leaved Shamrock”, de C. J. Hamilton.

Eu, como todo mundo, já conhecia (e adorava) o personagem Sherlock Holmes, de séries e filmes, mas nunca tinha lido as histórias originais do Sir Arthur Conan Doyle. Agora posso dizer que entendo completamente o fascínio e a fama deste personagem, pois ele é construído com maestria pelo Sir Arthur Conan Doyle.

O livro é dividido em duas partes, a primeira é narrada em primeira pessoa pelo Dr. John Watson, que através de suas memórias nos conta como chegou em Londres, como conheceu e acabou dividindo apartamento com Sherlock Holmes e como ele descobriu a genialidade do seu amigo e se iniciou no mundo dos mistérios policiais. Nesta primeira parte, somos apresentados aos nossos queridos personagens: Sherlock Holmes com sua excentricidade e genialidade, e o Dr. Watson que é igualmente interessante e com quem podemos nos identificar, pois ele, assim, como nós fica surpreso e incrédulo com as habilidades de Sherlock. Já nesta primeira parte, temos a resolução do mistério, com a prisão do culpado por Sherlock Holmes, mas é na segunda parte que aprendemos como Sherlock chegou àquela conclusão.

A segunda parte é narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente, e se inicia com um flashback para conhecermos a vítima, o assassino e os motivos do assassinato. Gostei muito da forma como o livro foi dividido e escrito, pois nos mostra não só a conclusão do crime, mas o contextualiza totalmente, nos fazendo entender a motivação do assassino e até gostar dele.

É uma leitura rápida, interessante, empolgante e cheia de mistérios, porque, apesar de logo na metade do livro descobrirmos quem é o assassino, só ao final que vamos descobrir como Sherlock ligou todos os pontos que pareciam desconexos e chegou àquela conclusão. E percebemos que realmente o raciocínio e a linha de pensamento dele é muito coerente e até simples, basta alguém que saiba ver além do que as pessoas comuns conseguem ver. A genialidade de Sherlock está nos detalhes aos quais ele dá a devida atenção, e os quais passam batido pela maioria das pessoas.

É um livro policial bem objetivo, que não enrola o leitor com informações desnecessárias. E que, além de nos intrigar e instigar com um mistério muito bem escrito, nos diverte com a excentricidade do personagem principal e a relação entre Watson e Sherlock. Mal posso esperar para ler as outras histórias escritas pelo Sir Arthur Conan Doyle para o detetive mais famoso da literatura.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br

Sala Literária 31/05/2017

Daí fico me perguntando: por que eu não li antes? O livro é muito bom!
Este é o livro que inicia a história de Sherlock Holmes, para minha enorme alegria, pois este também é o primeiro livro que leio do tão famoso detetive.
Sou fascinada por livros que envolvem mistério e crimes e com Sherlock não foi diferente. O livro conta como o Doutor John Watson conheceu Holmes e como passaram a dividir o mesmo apartamento, ao mesmo tempo que conhecemos um pouco da história de Watson.

Watson acaba de chegar da guerra no Afeganistão e como está ferido vive às custas do governo. Por causa disso ele não pode mais bancar o hotel em que está e pede a seu amigo que lhe ajude a encontrar um outro lugar para ficar. Por coincidência esse amigo conhecia Holmes, que naquele mesmo dia havia comentado que estava procurando por alguém para dividir seu apartamento.

Logo Watson pode conhecer Holmes, para tratar do assunto e ver se poderia dar certo eles dividirem as despesas do aluguel. Este é o momento em que podemos conhecer melhor o Holmes e pude ver (ler) com meus próprios olhos a razão deste personagem ser tão icônico. Holmes é super excêntrico, tem um raciocínio totalmente diferente e muito atento a tudo. Ele foi capaz de descobrir coisas sobre Watson que jamais teria como um estranho saber, como por exemplo, que ele havia voltado do Afeganistão. Holmes é totalmente diferente de Watson (e de qualquer pessoa, eu diria), mas isso não impediu que ambos se dessem bem e fechassem o negócio.
Continue lendo no blog:

site: http://www.salaliteraria.com.br/livros-estrangeiros/um-estudo-em-vermelho/

William.Almeida 27/05/2017

Deste primeiro volume, e ainda existem outros 3, dou destaque para os dois romances (um estudo em vermelho e o sinal dos 4) e para o conto Os cinco caroços de laranja.
Os romances, por suas peculiaridades, o estudo em vermelho é o melhor, porque retrata a origem da religião dos mórmons e toda a perseguição contra aqueles que se desviavam das suas doutrinas.
Achei extremamente interessante também O sinal dos quatro por ter certa semelhança com As mil e uma noites, pelo menos senti essa aproximação.
Dos contos, Os cinco caroços de laranja, por retratar uma das principais seitas secretas surgidas em solo norte americano, e por não possuir um final como os outros, na minha opinião é o melhor desse primeiro volume!