Blink

Blink Malcolm Gladwell

Resenhas - Blink

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gustavo 14/04/2021

Intuição pode ser melhor que racionalização?
Comprei o livro achando que era mais sobre como tomar decisões melhores. Descobri que vai além. Explica como as decisões rápidas são tomadas e quais os fatores que as tornam acertadas ou equivocadas. Contexto, experiência, tempo de reação, nível correto de estresse, quantidade de informação... tudo isso faz parte da complexidade da nossa cognição rápida, processamento de informações dentro do nosso cérebro em frações de segundos que muitas vezes nem sabemos explicar. Um aprendizado de muito valor sobre nossos julgamentos instantâneos, ou àquilo que damos o nome de intuição.

Guilherme.Miranda 23/03/2021

Muito bom, mas...
O livro Blink é realmente muito bom, uma leitura que vale muito a pena.

Mas não se trata do que eu imaginava inicialmente, que era um material que ia me ajudar a tomar decisões mais rapidamente.

Ele conta diversos relatos de como nós tomamos decisões sem nem perceber, com base em experiências e julgamentos que formamos durante nossas vidas.

De toda forma, a leitura é bem agradável e aprendi muita coisa interessante.

Coelho 20/03/2021

Blink - uma abordagem a opinião e tomada de decisão
Foi uma surpresa imensa. Fiquei completamente absorvido pelo livro e não consegui parar de ler até acabar. Li em 5 dias e foi uma lufada de ar fresco nas minhas leituras diárias. Me ajudou muito com alguns conceitos pré-formatados e me despertou o interesse por mais livros do Malcom

Oliveira208 19/03/2021

Livro sensacional!!!
Se você quiser aprender um pouquinho sobre como funciona o seu subconsciente, este é o livro. O autor é didático e utiliza vários exemplos práticos que nos envolvem. Recomendo ??

Aialla 15/03/2021

Revelador
Aborda como nosso inconsciente é um tipo de piloto-automático, fruto de nossa evolução como seres humanos, que nos permite focar nossa atenção consciente em coisas mais relevantes. Mostra, por meio de uma linguagem extremamente simples e divertida, como esse ?inconsciente? pode nos ajudar ou nos enganar; como/quando ele pode ser mais acurado que uma deliberação detalhada ou deixar transparecer nossos preconceitos e levar a morte de uma pessoa.

Negres 14/03/2021

A Velocidade de decisão nem sempre determina a qualidade de escolha.
Um livro interessantíssimo, que traz várias histórias reais de como o cérebro é capaz de tomar decisões de avaliações importantes de forma instantânea e de forma completamente correta, mesmo que não saibamos explicar porquê estamos tomando aquela decisão.
O autor nos traz uma boa análise do Inconsciente Adaptável e o mesmo realça em suas próprias palavras que o objetivo do livro é refletir que decisões tomadas muito depressa podem ser tão boas quanto decisões tomadas de forma cautelosa e deliberada.
Histórias muito interessantes são contadas relacionando o instinto do cérebro para avaliações de como escolher entre Pepsi e Coca Cola sem rótulos em um copo, escolher um candidato para uma orquestra sem ver quem é a pessoa durante uma audição e até definições de caráter de alguém, observando-se as expressões faciais.
Um livro diferente que expõe uma área de capacitação de nosso cérebro que eu ainda não havia reparado, eu gostei da forma clara, simples e interessante que é colocado sobre esta capacitação de nosso cérebro de tomada de decisões rápidas, bom livro de Malcolm Gladwell.
Boa Leitura!
Sinopse por Ricardo Maia 14/03/2021

ferkw 02/01/2021

O autor mostra como nosso subconsciente leva uma fração de segundo para tomar certas decisões, mostrando o que há de bom e de mal nisso, assim como de que maneira podemos
desenvolver esse "dom". Bastante interessante.

Bruno Mancini 28/11/2020

Conjunto de histórias
Conjunto de história e exemplos para justificar a compra errada de uma obra de arte por parte de um museu. Mais um livro complementar como o Corpo que Fala. Extenso e algumas vezes cansativo.

Bruno 28/10/2020

Arrastado
Daria para reduzir o livro em 40 páginas, muito repetitivo nas informações.

Eloi 23/09/2020

Pensa rápido mlk
Neste livro Malcolm mostra como são as tomadas de decisões pelos seres humanos.

Ele mostra desde um jogador profissional de basquete nos playoffs na NBA, até um policial quando vai abordar um suspeito.

Para que isto aconteça, ele evidencia que a pessoa precisa de ter muito know-how e experiência adquirida para tomar esta rápida decisão de forma assertiva.

Daniella 14/09/2020

Esperava mais
O livro começa muito bem, falando sobre como decisões em um piscar de olhos podem ser mais acertadas que algumas muito mais elaboradas, mas se perde no meio dos exemplos dos vieses que impactam essas decisões.

Duda 01/09/2020

O poder do inconsciente
O que mais gosto nos livros do Malcolm Gladwell é que ele tem uma forma super interessante de comprovar as teorias apresentadas. As histórias e relatos contidos no livro nos ajudam a entender as suas ideias e nos dão uma melhor dimensão de como funcionam as teses na vida real, nas mais diversas situações.

Blink mostra o poder das primeiras impressões e como o inconsciente nos dá informações valiosas.

Rafael Augustto 11/06/2020

Esperava um pouco mais
As colocações são interessantes, mas o livro tem 230 paginas sendo que as 60 primeiras já dá o recado, e resto acaba sendo apenas historias argumentando a ideia do autor. Isso não torna o livro ruim, mas perde um pouco a atratividade.

Vinicius.Pedrosa 25/04/2020

Livro interessante
Gosto de ler livros como este, te trás um conhecimento central, mas o trás com diversos conhecimentos extras como exemplo, para sustentar este que é o principal. Ou seja, você termina sabendo muitas coisa extras além do tema do livro.

28/01/2020

Se você começou a leitura deste livro porque queria aprender a tomar decisões rápidas, já adianto que talvez você acabe se frustrando. O objetivo do livro é na verdade mostrar como é esse processo, que o autor chama de “fatiar fino”, utilizando vários exemplos interessantes. Assim como acontece no Fora de Série, foram os casos abordados que me interessaram e não necessariamente a vontade de aprender como ser bem-sucedida ou tomar decisões rápidas.

O método de “fatiar fino”, nada mais é do que jogar fora tudo que é irrelevante e focar no que realmente importa. Para isso, você precisará identificar padrões e fazer julgamentos instantâneos, ou seja, deverá ter a capacidade de fazer uma edição inconsciente. E para tomar essas decisões, a experiência é crucial.

Só que ás vezes o “fatiar fino” pode dar errado. Nós somos influenciados pelo meio em que vivemos, e muitas vezes nem percebemos o poder dessa influência. Num dos capítulos o autor aborda a questão da associação implícita, como por exemplo, associar cargo de liderança com um físico imponente. Nós conscientemente sabemos que uma coisa nada tem a ver com a outra, mas nosso inconsciente pensa de outra forma. O que explica tanta gente medíocre no alto escalão por aí. Mas o mais legal é que podemos ter uma ideia de como o nosso inconsciente trabalha através de um link para um teste de associação implícita. Os resultados são no mínimo impressionantes. Jamais esperava o resultado que obtive e ficou ainda mais claro que o nosso cérebro é realmente complexo.

Apesar de um pouco repetitivo, o livro é instigante. Diferente do Fora de Série, aqui tem uns casos um pouco chatos, mas nada que atrapalhe a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5