Nijigahara Holograph

Nijigahara Holograph Inio Asano

Resenhas - Nikigahara Holograph

Jazz 04/08/2018

Experiência incrível
Foi maravilhoso acompanhar a construção dessa história e tentar desvenda-la.
Como sempre, o Asano constrói personagens quebrados e mesmo assim memoráveis.

Grace 22/12/2018

Borboletas
Recomendo fortemente o mangá. Ele não é difícil de ler, porém merece ser lido com atenção.
Vi alguns comentando que o papel era transparente. O meu não é. Inclusive tem um cheiro que aprecio muito. Sim, eu cheiro os livros e mangás antes de lê-los, kkk. E, se tem um cheiro bom é mais um incentivo para devorar as páginas.
Achei a história bem bolada e quando terminou fiquei pensativa assim como no mangá Cidade da Luz do mesmo autor (mangaká). Gosto da arte do Asano e do jeito que ele escreve suas histórias.
Então, se está dúvida leia e tire suas próprias conclusões.
A borboletas na minha humilde opinião é a principal personagem. Sem ela não há os saltos no tempo (dobras temporais, efeito borboleta, etc). É começo, meio e fim trazidos por suas asas.

Erica 08/03/2019

campo do arco-íris
Após terminar a leitura, a sensação que tive foi a mesma de ter assistido a um filme de David Lynch. Mas, apesar de me sentir perdida e sem explicações óbvias, não consegui tirar da cabeça a história e alguns de seus momentos mais poéticos.
A narrativa não apenas não é linear, como é labiríntica, voltamos a episódios já vistos, como se o tempo se dobrasse e formasse interseções (como acontece quando dobramos o papel para fazer um origami).
É uma história pesada, que trata da crueldade humana. Por um segundo, pensei que passasse na mente doentia do protagonista, como uma forma de ele superar o que ele mesmo fez e o que aconteceu, como se ele tentasse se redimir, ou entender o que motivou suas ações, por isso tantas voltas, por isso ele retoma algumas cenas. Mas não é isso também, pois há a narrativa segundo o foco de outros personagens, coisas que o protagonista não poderia saber por não estar presente... então... é isso. Entender essa história é tarefa para mais de uma leitura.

Gabriel 20/06/2019

Uma viagem necessária
HQ mais louca que já li... mas algo me diz que foi importante... retornarei

Mustang 22/01/2020

Nijigahara Holograph
Depois que eu li "Cidade da Luz" do Inio Asano (você pode acompanhar a resenha aqui no Diplomacia), eu resolvi me aventurar em "Nijigahara Holograph", um mangá que ao terminar de ler fez a minha mente explodir, pois aqui temos uma história completamente diferente do seu estilo de escrever, um one-shot que acaba mexendo com passado, presente e futuro de uma turma escolar de Nijigahara.

Tudo acontece depois que uma garota é empurrada em um poço e entra em coma, ouviremos falar da lenda de um "monstro" que vive dentro de um túnel, e teremos borboletas "misteriosas" que aparecem fora da estação. Tudo isso começou a 10 anos atrás, os fatos daquela época não ficaram esclarecidos e hoje no presente percebe-se que cada um carrega um fardo que os impede de viver o futuro.
Aqui temos um mangaká que sabe realmente trabalhar uma trama, que vai além do seu estilo e que faz o nonsense criar sentido. Esse material que li mereceu uma atenção maior ao que acontecia a cada personagem, agora o porque essa historia foi das mais complexas que já li? Bom, foi necessário expandir a compreensão mais de uma vez e focar todos os detalhes que vão ocorrendo a cada um. O autor mistura facilmente o passado, presente e futuro, com isso, ele faz com que a mente do leitor assimile cada fato ocorrido nos capítulos. De principio parece que os capítulos estão misturados, mas não é isso, as historias individuais deles estão ligadas, Asano te compromete a acompanhar o que acontece a cada situação em particular, para depois se entender seu raciocínio na totalidade. Leitura essencial pra quem quer ver mais uma vez Inio Asano se reescrevendo como autor de algo tão complexo.

Nota : 5/5

Nome Original da Obra: Nijigahara Holograph
Autor e Desenhista : Inio Asano
Editora : JBC
Número de Páginas : 296

site: https://www.instagram.com/p/B42oJPqjXVy/?utm_source=ig_web_copy_link

Luan 31/03/2020

Muita coisa que ele iria vir a trabalhar em Punpun tem aqui. De maneira pouco hábil e muita coisa apressada, mas vale a experiência. Segunda obra dele que leio. A segunda que possui acontecimentos e soluções perturbadas e esquisitas. Inio Asano não deve bater bem dos pinos kkk

Joao Felipe 24/11/2016

Uma Leitura Poderosa
Nijigahara Holograph tem um enredo complexo que se desenrola minunciosamente, e requer atenção total do leitor, mas não somente isto, a releitura é quase obrigatória.
Particularmente foi uma leitura muito prazerosa.