O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Beatriz de Medeiros Abreu 20/10/2021

Resenha: O Menino no Alto da Montanha
A história se desenvolve durante a Segunda Guerra Mundial, na casa do Hitler (líder nazista). A narração é em terceira pessoa, mas conhecemos a vida rotineira e os traumas e o desenrolar da vida de Pirrot que convivirá com Hitler, por isso é interessante saber o básico da Segunda Guerra Mundial para entender algumas coisas.
Eu gostei, e recomendo para quem gosta de ler livros relacionados com contextos históricos mundiais.

luquerino 18/10/2021

O menino no alto da montanha
Esse livro me deixou bastante curiosa para saber o que iria acontecer depois de tal acontecimento, mas acho que a leitura não aconteceu como gostaria.
O livro em si é bom, e recomendaria super, ate porque fala sobre a Segunda Guerra Mundial e todo o Movimento Nazista, trazendo um pouco mais de informação sobre o assunto.

Adrian.Luna 17/10/2021

Subestimei a coragem do autor

O livro é lindo e prende demais. Sei que é um livro curto, mas assim chama a atenção o quanto a escrita é rápida e dinâmica. O enredo progride de forma impressionante, com acontecimentos marcantes para a trama e para a história alemã.

Me surpreendi ainda mais com a coragem do autor em escrever algumas cenas, personagens e pensamentos sem se "autocensurar" por ter um protagonista que vimos ser criança. John Boyne conseguiu trazer profundidade e sensibilidade para questões que já vimos bastante ao consumir conteúdo relativo ao partido n4z!sta.

A crítica do clássico não é (e nem tenta ser) inovadora, mas continua pertinente.

roses in winter 08/10/2021

o menino no alto da montanha - 2021
quando vi que era do mesmo autor de "o menino do pijama listrado", fiquei ansiosa para ler e confesso que gostei. o desenvolvimento do personagem principal foi bem construído e me deixou enojada no final em uma determinada cena, mas fazer o que, não é mesmo? o poder subiu à cabeça, e o quase desfecho da história foi justo, assim como o fim, que me deixou um pouco feliz, mas nem tanto.
recomendo; se eu fosse professora de história, com certeza passaria ele para os meus alunos quando aprendessem sobre a segunda guerra mundial.

nomedecomida0 27/09/2021

Uma excelente reviravolta! Gostei bastante e confesso que fiquei com raiva do Pieter enquanto lia. Um livro ficcional, porém contêm vários fatos históricos verídicos, sendo também fonte de conhecimento.

Ana 01/09/2021

Li este livro para uma prova da escola, e é extremamente necessário! Vemos Adolf Hitler pelos olhos de um menino recém orfão, que "caiu de paraquedas" para morar na mesma casa que ele, com sua tia, que é a governanta de uma das muitas casas do Füher. Esse personagem entra para a Juventude Alemã e começa ver de perto um mundo perigoso, cheio de traição e maldade. Vale a pena ler!

Juliana 30/07/2021

li pelo colégio e me surpreendi
não estava mt animada para essa leitura, pois era um livro paradidático, mas acabei me surpreendendo e achei mt legal

Tatiana.Schemes 22/07/2021

É uma leitura que nos leva a momentos de amor e ódio pelo personagem, entretanto no decorrer da história o sentimento de compaixão prevalece.
É a história de um menino com o coração cheio de amor e decência, mas que acabou corrompido pelo poder.

Fernanda 13/07/2021

Pierrot vive em Paris com os pais. Filho de uma francesa e um ex-soldado alemão, que vivem um casamento conturbado devido ao estresse pós traumático do pai, Pierrot tem como melhor amigo o Anshel, um garotinho judeu surdo, com o qual cria uma maneira única de se comunicar. Em sua inocência, as duas crianças não têm noção de que o movimento que culminou com a Segunda Guerra mundial ganha cada vez mais força.
As circunstâncias levam Pierrot a ficar sozinho no mundo e ele vai parar num orfanato até ser encontrado pela tia paterna, que ainda não conhecia. Ela o leva para o casarão onde trabalha e mora, que não é nada mais, nada menos que uma das casas de Adolph Hitler. O menino muda de nome e é orientado a não comentar sobre seu passado, inclusive a sua amizade com Anshel. O contato inicial com o fuhrer causa temor na criança, mas, com o passar do tempo, a convivência exerce mais influência sobre ele do que deveria.

Assim como em O menino do pijama listrado, o autor trata o tema com mais delicadeza do que a maioria dos livros similares, podendo ser lido por pré-adolescentes, desde que os responsáveis considerem que tenham maturidade para tal, já os elementos centrais do tema estão presentes: a crueldade, o separatismo e a violência. No entanto, refletem fatos sobre os quais todos deveriam conhecer, para que não se repitam.

site: Estou no Instagram como @viralivros
CPF1964 16/07/2021minha estante
John Boyne e Victor Hugo são os meus autores favoritos. Dei 5 estrelas para este livro.

Fer 03/07/2021

"É fácil assim corromper os inocentes?"
Que livro, meus amigos, que livro! John Boyne traz de uma forma - mais uma vez - genial a história de uma criança inocente no meio do caos e da maldade da segunda guerra mundial. A gente vê essa criança crescendo, entendendo cada vez mais tudo o que está acontecendo, e se envolvendo mais e mais. Dá um desespero, dá vontade de entrar no livro e abraça-lo, aconselha-lo, o que só mostra o quão boa foi a escrita.
É um livro rápido de ler porque tem poucas páginas e muitos diálogos, apesar da temática pesada.
Me surpreendeu muito, de forma muito positiva. Acredito que esteja no meu top 5 dos lidos desse ano!

Alicia.Fonseca 02/07/2021

Sem coração quentinho
A história vai cada vez mais e mais se tornando dolorosa. Foi muito triste ver um menino tão doce ser corrompido pelo desejo de poder, pela liberdade que ele acreditava que teria se possuísse poder.
A cada livro que leio desse autor, a escrita dele me prende mais.
Apesar da história ser triste, fazer o leitor passar muita raiva e angústia, vale a pena ler, o livro é muuito bom.

Gabi 02/07/2021

Fascinante e deprimente, O Menino no Alto da Montanha conta a revoltante história de Pierrot, garoto órfão que é levado para morar com sua tia no casarão de Hitler. Influenciado por uma visão distorcida, preconceituosa e cruel, Pierrot aos poucos se transforma diante dos olhos do leitor em alguém completamente diferente. Esse foi meu segundo contato com um livro de John Boyne e algo que gosto bastante na escrita do autor é a leveza com que consegue escrever assuntos delicados e tristes, então mesmo que o livro traga uma temática difícil, a leitura acaba sendo bem tranquila. Gostei muito e recomendo.

Liane Brisque 12/06/2021

4/5 ????????
?O que aconteceu com você, Pierrot? Era um menino tão doce quando chegou. É assim tão fácil corromper os inocentes??

Um livro fascinante que demonstra um menino facilmente influenciado pelo falso poder que cerca ele.

Durante esse livro, Pierrot passa de um garotinho simples, educado e que odeia violência para um garoto rude, impaciente e arrogante; essa mudança de personalidade se deve à Adolf Hitler.
É interessante ver quão ingênuo Pierrot é e como uma criança pode ser facilmente moldada de acordo com o que se deseja, pois ele vê o que Hitler faz e acha certo e incrível, não sabendo dos horrores por trás das belas palavras do nazista.
Pierrot faz muitas escolhas erradas e decepcionares ao longo da história, o que me deixou extremamente angustiada foi quando ele priorizou sua posição com Hitler e entregou sua tia e o chofer.

A escrita de John Boyne é sensacional, que te prende do começo ao fim. O Menino no Alto da Montanha é um livro incrível, se você gosta de ler sobre a Segunda Guerra Mundial, sendo ficção ou não-ficção, é um excelente livro, recomendo para todos por ser um livro curto e rápido de ler.
??

Deh.Nicoletti 11/06/2021

O Menino no Alto da Montanha
Mais um livro sobre a segunda guerra mundial. Particularmente gosto muito dessa temática. E assim como O Menino do Pijama Listrado, escrito pelo mesmo autor, esse livro é um recorte da segunda guerra sob os olhos de uma criança. Nesta história em específico, o protagonista Pierrot acaba ficando órfão e vai morar com sua tia, sua única parente que ainda está viva. Chegando lá ele descobre que a tia trabalha de governanta em uma das residências de Adolf Hitler, e é aí que a trama se desenrola.

Livros sobre esse tema nunca são fáceis de digerir, e este não é diferente. Pierrot vai morar com sua tia muito novo, e é naquele ambiente que ele começa a ter um contato mais direto com as ideias nazistas. Por ser criança, ele não consegue ter pensamento crítico o suficiente (as vezes por falta de maturidade, as vezes por falta de informação e as vezes por escolher ser alheio ao mundo exterior) para entender do que realmente aquilo se trata e contestar o que está sendo feito com as pessoas.

É indignante e revoltante, mostrando como o poder pode corromper a mente de um ser humano tão jovem, e por muitas vezes repetia para mim mesma: ele é apenas uma criança! Ele é apenas uma criança! Ele é apenas uma criança!

Sempre acho interessante poder ler sobre esse período da história da humanidade, e o livro acrescenta bastante no entendimento de uma das diversas motivações que poderiam levar uma pessoa daquela época a apoiar o nazismo.

felpssssssssss 08/06/2021

pierrot.
a história de um menino doce e inocente que foi levado por ideias supremacistas em períodos de guerra.
que livro.
esse final me emocionou em níveis absurdos.
o último capítulo.
infelizmente essa história não é tão conhecida como outras do autor.
mas os ensinamentos dela são tão profundos.
todos deveriam ler ?o menino no alto da montanha?