O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Marina.Galera 19/11/2023

Ingeniudade x Poder
Leitura rápida, boa e deprimente. É possível entender o quanto o poder fascina até as crianças. O quanto as pessoas podem ser corrompidas pelo simples fato de querer impressionar, o status.. Pierrot um menino que conviveu diretamente com o Hitler, chegou doce e terminou com atitudes deploráveis. Para quem gosta do tema, a leitura vale a pena.

laurenwenclevski 19/12/2021

Nota 10/10
não me decepcionou em nada! livro empolgante, desafiador, eletrizante que te prende a todo momento. cada vez que você ler que mais e mais.
retrata a história de Pieter (Pierrot) um meninos francês que após a morte de seus pais foi obrigado a morar em um orfanato. sua vida é colocada de cabeça para baixo quando a sua tia Beatrix chama-o para morar com ela, o problema é que o proprietário da casa é o próprio Líder do partido-Nazista.
o ponto forte do livro é que o tempo todo ele te traz informações excruciantes e momentos impactantes! recomendo muito.

Fernanda631 29/08/2023

O Menino no Alto da Montanha
O Menino no Alto da Montanha foi escrito por John Boyne e publicado em 2015.
O livro é dividido em três partes e tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial. A primeira parte temos Pierrot criança vivendo em Paris, com seu coração totalmente puro e sem entender o motivo das brigas entre seu pai Alemão recém saindo do front da guerra e sua mãe Francesa. É de fundamental importância ressaltar aqui que seu melhor amigo era judeu e surdo. A delicadeza que o autor trata essa amizade na primeira parte do livro é tão comovente.
A segunda parte do livro já temos um Pierrot órfão (não é spoiler, está na sinopse) que passa de um Orfanato na França para morar com sua tia, que até então nunca havia visto na vida. Tia Beatrix era governanta em uma casa (quase palácio) no alto da montanha que era conhecida como Berghof.
Na terceira parte já temos um Pierrot totalmente envolvido com todos os planos de Hitler, não literalmente já que nunca lutou na Guerra, mas sabia cada passo que seria dado e cada terra que seria tomada para a construção de presídios para os judeus. Notem que ele sabe o que aconteceria aos judeus e lembrem-se que seu melhor amigo de infância era um
Então vamos começar pelo início da história.
Pierot é um menino de 7 anos que vive em Paris com sua mãe. Seu pai, que era Alemão, morreu anos antes ao se jogar na linha do trem, ele nunca superou o que viu na Primeira Grande Guerra. O ano é 1936 e todos estão aflitos com o rumo que a Europa está seguindo. Mas Pierot não tem idade suficiente para enxergar isso.
Anshel é o melhor amigo de Pierot, mas ele é judeu e embora nenhum dos dois saibam ainda o que isso exatamente quer dizer eles já sofrem com as consequências.
Quando a mãe de Pierot morre de tuberculose ele é enviado para um Orfanato e mais tarde sua tia Beatrix o leva para morar com ela. Entretanto, ela é nada mais nada menos do que governanta de Adolf Hitler. Aos poucos Pierot passa a se interessar pela causa Alemã e logo se junta a Juventude Alemã, completamente corrompido pelo poder e pelo que esse poder lhe daria.
O livro se passa em 9 anos, e podemos ver claramente a mudança na personalidade de Pierot, principalmente quando Hitler começa a lhe contar como a Alemanhã foi prejudicada e como ele retomaria todo o poder perdido. Pierot passa a ser agressivo e autoritário, sendo responsável por vários crimes.
É inevitável ficar com raiva do personagem, porque a gente conhece toda a história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Embora seja uma criança, ele passa a ter gosto pelo poder que supostamente ser membro da Juventude Alemã o dá. E por isso ele se afasta de seu amigo Anshel, de sua tia Beatrix de de todos que o trataram bem quando ele chegou na casa do alto da montanha.
A narrativa de John Boyne é surpreendente. É um daqueles livros de linguagem fácil e leve que você consegue ler em qualquer momento. E embora a gente já conheça exatamente como a guerra terminará, nós também queremos saber qual vai ser o destino de Pierot nessa história toda e principalmente depois de tudo o que ele fez de ruim.
Ao longo do livro torcemos muito pra ele perceber o que está acontecendo e voltar às origens, mas ele é apenas um menino Alemão que ouve histórias perigosas da boca do próprio Adolf Hitler, então é fácil entender como ele é tão rapidamente corrompido.
O livro nos mostra, como raramente faz, a versão Alemão da história, como eram os pensamentos de quem estava do outro lado da guerra e muitas vezes nem sabe tantos detalhes como sabemos hoje. A verdade é que na época os campos de concentração não pareciam tão ameaçadores como sabemos que são hoje, por isso achei uma leitura muito interessante. Embora tenha me retirado muitos sentimentos ruins, não tem como não sentir raiva de Pierot e nem desprezo pela pessoa que ele se transforma.
Temos o fim da Guerra, a morte de Hitler e a tomada da casa. Muito aconteceu na vida de agora um adolescente Pierrot, que carregava com pouca idade um mundo de lamentações, culpa, saudade e muito mais. O autor nos entrega um final para o que ele propôs desde o início, mas o Epílogo é para mim o real choque de realidade do livro.
O menino do alto da montanha é um livro emocionante que nos arranca sentimentos múltiplos e contraditórios, exatamente como aquilo que a gente tenta, mas não consegue entender que a humanidade foi e é capaz de fazer.

Gustavo.Radi 11/06/2024

O Menino no Alto da Montanha
"[... a história de um menino com o coração cheio de amor e decência, mas que acabou corrompido pelo poder."

Apesar de não ser o livro mais famoso do autor, gostei bastante da história narrada por Pierrot. O desenvolvimento do personagem principal é no mínimo curioso, a parte interessante é a respeito de como a influência do poder e a opressão levam pessoas que antes eram boas a humilhar aqueles com quem ela convive. Acredito que tenha sido a primeira vez que li um livro que não gostei do personagem principal, entendo as influências negativas que ele teve e o que o autor quis expor com a história. No geral um livro bom.

Bia.teca 10/09/2023

O livro se passa no final da primeira guerra mundial até o final da segunda, é muito interessante que vai acontecer durante cada fato que a gente já estudou. Foi bom e desconfortável ler pela segunda vez, não lembrava das cenas fortes, mas acho importante nunca esquecer quão ruim Hitler foi pro mundo, e quantas mortes tiveram que acontecer por causa da sede desenfreada de poder que ele tinha. Enfim, é um livro muito importante, leiam

Carlos Augusto Vasques 17/05/2024

Lido em 10/09/2023
Mais um livro de Boyne sobre dramas relacionados à segunda grande guerra. E mais um livro dele que tive dificuldade em largar antes de terminar.

A história dessa vez é sobre Pierrot, menino filho de pai alemão e mãe francesa que leva uma vida simples e humilde em Paris, nos anos que antecedem o conflito. Ainda bem pequeno, Pierrot perdeu o pai, que lutou na primeira grande guerra, ficando terrivelmente traumatizado pelo que vivenciou, tanto que a mãe de Pierrot costumava dizer que o marido não morreu em combate, mas que a guerra o matara. Algum tempo depois, Pierrot fica também sem a mãe, vítima da tuberculose, tendo que ir morar em um orfanato. As donas da instituição conseguem localizar uma parente de Pierrot, a tia Beatrix, irmã de seu pai que vive e trabalha como governanta em um casarão nas montanhas da Alemanha. Mas não se trata de uma residência qualquer: é a casa de campo de Ad0lf H!tler.

Morando de favor, Pierrot vai aos poucos conquistando a atenção de H!tler, de quem acaba se tornando protegido e se unindo à Juventude Alemã. Influenciado pela personalidade magnética do Führer e deslumbrado pelas demonstrações de poder que testemunha no casarão, onde decisões vitais sobre a guerra são tomadas, Pierrot tem seu nome mudado para Pieter e gradativamente vai abrindo mão de todos os seus vínculos com o passado, inclusive a correspondência que mantinha com Anshel, um amigo judeu surdo que sonhava em ser escritor. O garoto inocente e gentil que vivia na França se transforma quase sem sentir em um pré-adolescente arrogante e autoritário, para assombro e tristeza de sua tia e demais empregados do casarão. Só que os rumos da guerra, inicialmente favoráveis à Alemanha, vão se modificando, com grande impacto na vida de Pieter e de todos que vivem com ele. Obrigado a se defrontar com uma nova e dura realidade, Pieter se vê forçado a ser novamente Pierrot, tendo que mergulhar nas profundezas de sua alma para enfim ter consciência daquilo que se tornara e dos atos que cometera. Apesar da pouca idade, seria tarde demais para refazer sua vida?

História comovente sobre as tragédias da guerra e a fragilidade da juventude ante às tentações do poder, mas também sobre coragem, dignidade, arrependimento e redenção. Como os outros livros que li de Boyne, também achei este um romance muito bem desenvolvido, com a leitura me conquistando desde o início.

Lilian 20/10/2023

Uma história densa e desafiadora (emocionalmente).

"O menino no alto da montanha" é mais uma obra envolvente de John Boyne, o aclamado autor de "O menino do pijama listrado". Nos dois livros o autor explora a complexidade da Segunda Guerra Mundial. Boyne tem um talento especial para capturar o leitor, e neste livro, ele nos submerge nos dilemas emocionais e morais da guerra, apresentando-a de uma maneira única e profunda.

site: https://lilianfreitas.com/

andmelx 25/11/2021

O desandar da carruagem é real
Como sempre o autor consegue criar história sob a perspectiva inocente de uma criança de uma forma incrível. Nesta em específico, acompanhamos Pierre, um órfão que vai morar com a tia num casarão no alto da montanha, onde ela trabalha para ninguém mais ninguém menos que Hitl**. Desde o começo percebemos como a criança quer agradar o pai, quer ser vitorioso em algo, quer ser reconhecido por algo. E por conta disso ele acaba se tornando uma pessoa um tanto quanto...questionável.

FernandoSubra 04/09/2024

O menino no alto da montanha
Uma criança, órfã de um ex soldado alemão da primeira guerra e de uma mãe francesa é adotada por sua tia que é governanta de uma casa de veraneio no alto da montanha austríaca.
Essa residência possui um dono rígido e extremamente perfeccionista, casado e sem filhos, ele aceita receber o novo hóspede de sete anos de idade.
Ao passar dos meses, uma forte ligação entre ele e o menino vai se formando, presenteia-o com roupas elegantes, permite que o pequeno rapaz faça uso da sua biblioteca pessoal e faz dele seu braço direito em algumas ocasiões. O menino, que antes sofria na mão dos valentões quando estava na França, amadurece e adquire um ar de autoridade que impede aos pessoas de debocharem dele.
Esse livro traz uma reflexão profunda sobre os limites da inocência, a transformação do caráter e a influência do ambiente em nossas escolhas. Um relato ficcional surpreendente da vivência cotidiana entre o garoto Pierrot e Adolf Hitler.

Marcelinha 24/05/2024

O menino no alto da montanha
Estou completamente enjoada com essa história. Aprendi com os livros que é possível ficar fascinada sem gostar da coisa... Esse é o momento. Sem palavras...

Rony 06/02/2024

Livro competente em criar uma jornada que explora os perigos do poder quando não é aliado a um senso de responsabilidade com o outro. Gosto de como a história se conclui, sem soluções fáceis ou absolvições plenas para o protagonista, enfatizando o peso incontornável de suas atitudes.
No mais, nada se destaca. É Boyne fazendo mais ou menos aquilo com o que já está acostumado.

Duda 29/02/2024

Comecei lendo o livro com muito receio, pois li "O menino do pijama listrado" muito nova, mais de 10 anos atrás e só agora consegui compreender o livro e suas problemáticas. Dessa forma, comecei este já pronta para criticar, afinal, é um dos benefícios da literatura, o pensamento crítico.
Mas, ao terminar, me deparei com diversos sentimentos e ideias sobre Pierrot (sim, Pierrot). Senti raiva, nojo, ódio, repulsa, mas também compreensão. Era apenas uma criança quando sua maior referência de pessoa começou a plantar ideias em sua cabeça, tornando-o uma pessoa podre, realmente detestável. Ao longo do livro várias vezes pensei coisas ruins sobre Pierrot, mas o final me fez perceber que ele era uma criança mal instruída, envenenada por ideais ilusórios e maldosos e, ele mesmo compreende isso, sem esquecer que teve papéis nas coisas horríveis que se suscederam.

[SPOILER]

Quando percebi no final que na verdade Anshel era o autor do livro ques estávamos lendo, achei muito digno, pois, de certa maneira, ele compreendeu o papel de se amigo no Reich e mesmo assim quis contar sua história, para que não seja esquecida. Devemos entender nossos papéis em situações que, depois de um tempo, percebemos que fomos os vilões.
Eu não perdoo nem esqueço a coisas que ele fez, mas o vendo após os acontecimentos, anos depois, consigo entender que a pessoa que ele era durante o período do Reich se foi, e ele não é mais Pieter e sim Pierrot.

Mandy 28/11/2023

Chorei horrores
O livro conta a história de Pierrot, um órfão que vai morar com a tia, que é empregada de Hitler. o livro é lindo, muito triste e inspirador. a história é muito mais pesada que a do "o menino do pijama listrado", mas igualmente linda e bem escrita. super indico para quem gosta desse tipo de história, muito boa, mostra a historia da guerra por um outro angulo, que dessa vez é retratado por um menino em varias fazes da vida.