Antes De Partir

Antes De Partir Colleen Oakley

Resenhas - Antes De Partir

Eder Ribeiro 14/03/2017

Simplesmente emocionante
"Enquanto a vejo atravessar o estacionamento escuro e molhado, quero ir atrás dela, mas sinto o peso da culpa. E de quanto é difícil morrer do jeito certo".

Desde o início do livro me senti tocado e tive que segurar as lágrimas. Muito do motivo emocional foi ter tido casos de câncer na família. Contudo, ressalto que o enredo do livro emotiva até quem não passou por essa situação. Recomendadíssimo.

Diane Ramos 03/04/2017

ANTES DE PARTIR (Colleen Oakley)
Á primeira vista o que mais me chamou a atenção em Antes de Partir foi sua capa maravilhosa, porém, ao buscar mais sobre o livro vi que ele trazia também uma sinopse muita atrativa, sendo assim, fiquei super curiosa para descobrir como a autora ia trabalhar na história e como seria o destino da protagonista. Confesso, que não tinha lido muitos comentários sobre a obra, portanto, li o livro sem nenhum spoiler e pude aproveitar a leitura sem pressões.
O livro traz a história de Daisy, uma jovem de 27 anos que há 3 anos se curou de um câncer de mama, e a partir daí ela mudou completamente sua vida: virou vegetariana, todos os dias pela manhã toma um smoothie verde, só come produtos orgânicos e nada de gorduras, tudo isso por medo de um dia seu câncer voltar. Porém, seu comportamento saudável de nada adiantou, e pouco antes da data em que comemorava 3 anos sem câncer, ela recebe a notícia de seu médico revelando que o câncer havia voltado e agora se espalhado por todo o seu corpo. Mesmo com todo o tratamento disponível, Daisy sabia que as suas chances de sobreviver eram poucas.
Sabendo que ela teria no máximo quatro meses de vida, ou um pouco mais, Daisy começa a se preocupar com o que será da vida do seu marido, quando ela não puder mais estar com ele. Quem cuidaria de suas roupas? Quem faria seu jantar? Com o tempo, Daisy começa a pensar que a melhor solução é encontrar uma nova esposa para Jack, uma que consiga cuidar do seu marido tão bem quanto ela.Com uma determinação singular, Daisy visita parques, cafeterias e sites de relacionamento à procura do par perfeito para Jack.
Porém, aos poucos, Daisy começa a se questionar se não seria melhor passar seu tempo com as pessoas que ama, do que tentar encontrar uma substituta para si. Afinal, o que é mais importante no curto tempo que lhe resta: a felicidade de seu marido ou a sua própria?

Antes de Partir é narrado em primeira pessoa pela protagonista Daisy, sendo assim, a leitura leva o leitor a acompanhar todas as fases da personagem principal, desde o ponto em que ela descobre que seu câncer voltou, a tudo o que acontece por consequência disso. A escrita de Colleen Oakley é extremamente cativante, fluida e envolvente, e por mais que tenha uma certa dose de melancolia em meio à narrativa, trazendo momentos mais tristes para a leitura, ela também consegue ser suave e divertida, com momentos de leveza que dão um toque especial na história.
Me emocionei demais com a Daisy, principalmente quando ela recebe a notícia de que seu câncer havia voltado e muito pior do que na primeira vez. Acho que eu não consigo descrever o aperto no peito que foi acompanhar todo esse processo de lidar com essa nova realidade e eu gostei muito que a autora tenha escolhido construir uma personagem forte e com coragem para enfrentar tudo o que ela enfrentou no livro. Eu acho que mesmo as partes em que eu conseguia ver que ela estava se acovardando, eu simplesmente não conseguia não gostar dela, porque mesmo a dificuldade a tornava mais humana.
O foco da trama está situada em como lidar com a morte, contudo, a autora igualmente abordou outras questões interessantes com a mãe e a melhor amiga da protagonista, Kayleigh, que por sinal, é a grande responsável por dar aquelas sacudidas em Daisy, mas também sabe o momento certo de ouvir. Sem dúvida, ela é encarregada por trazer leveza e equilibrar o enredo. O livro fala também sobre uma questão muito importante: o câncer de mama, que afeta milhares de mulheres e causa muitas mortes, muitas superações e histórias de luta.
Enfim, Antes de Partir é um livro muito bem escrito, com uma leitura fácil e dramática e que é impossível não se emocionar. O livro envolve muito sentimento, angústia e a autora mesclou isso com bom humor, o que deixou o enredo fantástico. Sem dúvidas é um livro pra te fazer refletir e te deixar de coração partido, como eu estou agora. Indico pra todos leitores que curtem um bom e envolvente romance!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/2017/03/resenha-79-antes-de-partir.html

Nessa 19/04/2017

Emocionante!
Sem palavras!! Tinha certeza que seria um dos meus favoritos.

Paulascrap 17/05/2017

Leve e Reconfortante
Esperamos uma leitura pesada e dramática ao ler a sinopse mas nos deparamos com a leveza da narrativa da autora acerca do tema delicado proposto. A abordagem do tema envolve decisões, medos, erros e insegurança da protagonista ao descobrir que teria somente alguns meses de vida após o diagnóstico do câncer terminal. Ser feliz ou cuidar de quem amamos para que eles sejam felizes após a nossa partida? Temos o direito de impedi-los de sofrerem essa dor juntos conosco? Se não podemos mudar o destino temos que achar a melhor maneira de enfrentá-lo mesmo que não saibamos como. A tramamos envolve em todas as dúvidas e ações da personagem é mesmo que o final seja inevitável ela nos absorver em querer mudar o rumo da história. Pela sinopse do próximo livro vamos enfrentar outro drama na leitura, já está na listinha.. adorei a Collen e estou ansiosa pela próxima leitura.

hully 19/02/2018

“Tudo está diferente, mas nada mudou. Esse paradoxo me deixa confusa.”

Doenças terminais não são novidades na literatura, mas, diferente da maioria, ’Antes de Partir’ não nos apresenta uma protagonista que transforma sua doença numa jornada de fé em busca de um milagre. O livro te ganha pela honestidade.

‘E então levanto o braço e aperto minha garganta seca, admirada com a rapidez - e a forma repentina - com que tudo pode virar uma merda.’

Daisy sabe que vai morrer. E odeia isso. (‘Sinto como se estivesse em um restaurante e o garçom me trouxesse um prato errado. Morte? Não, obviamente há um engano aqui. Não pedi isso.’)
É fácil se identificar com o seu fluxo de pensamento, sua fixação por organização, a necessidade de listas e o comportamento controlador e independente. No entanto, a história tem uma saliência, uma protuberância que desnivela e incomoda, assim como na sala de Daisy. Ela coloca o marido num pedestal. E o rodeia com velas.

Graduada e mestranda em Psicologia, sonhando com a carreira de terapeuta, Daisy não consegue analisar a própria relação. Ela passa metade da narrativa te lembrando que o cara possui dois doutorados, mas não sabe fazer um miojo. Que não coloca uma meia usado no cesto de roupa suja. A outra metade da história ela passa te mostrando que virou a mãe dele. Que ela tá morrendo, mas antes precisa encontrar uma futura esposa-mãe.

‘Ei, mas ele não pediu uma segunda mãe ou empregada’, podem protestar. Mas também não reclamou da esposa zelosa que mantém a casa em pé e que abdicou da própria vida pela vida do marido. São necessárias mais de 200 páginas para você pegar alguma empatia pelo Jack.

Mas a devoção de Daisy pelo marido, pela relação e pela necessidade de saber que tudo vai seguir bem, te prende. Seu humor ácido e ligeiro te faz torcer junto.

Você lê e rir, você lê e desconfia, você lê e chora. Você lê e torce por um final feliz. E ele acontece. Do jeito que tem que ser.

*Fer* 19/02/2018

Emocionante
Durante toda a leitura pensei muito na minha vida.
Eu tenho um problema congênito no coração e por enquanto está controlado.
Mas até quando?
A frase sobre: você pode ser atropelada por um ônibus a qualquer momento e morrer antes que qualquer um, ja foi muito falada para mim. Ri muio quando a li no livro.
Ri, me emocionei e chorei muito nos últimos 20% do livro.
Vale muito a pena. Temos que dar valor ao hoje, as pequenas coisas, as pessoas que amamos.
O livro é uma lição.

Emanuelle - @LivrosUai 20/03/2018

Se prepara para chorar
Antes de Partir é um romance daquele bem dramático do começo ao fim, impossível não se sentir sensível ao virar cada página. A tocante história nos trás Daysi: 27 anos, estudante de psicologia e casada com Jack. Ele, veterinário em tempo integral e próximo da formatura de seu doutorado. Daysi teve câncer de mama, porém venceu a batalha há 3 anos. Mas na sua terceira comemoração do “câncerversário” ela recebe uma temível ligação falando que o câncer estava de volta e, dessa vez, ela teria no máximo, 6 meses de vida. Mas uma coisa a incomoda: ela está apavorada com o que será de seu marido, Jack, quando não estiver mais lá para cuidar dele, é nesse momento em que Daisy decide procurar uma nova esposa para o seu amado.

“É o Jack. Meu marido [...] E a nossa conexão enche meu coração de espanto e satisfação. Acho que todos os casais sentem isso em algum momento - que a ligação entre eles é a mais especial, a mais forte, o Maior Amor de Todos. Não sempre, só naqueles poucos-e-espaçados momentos em que você olha para a pessoa que está ao seu lado e pensa: Sim. É você.”

Não sou fã de sick-lits, porém leio e acabo me afundando em lágrimas, quem leu “como eu era antes de você”, “a culpa é das estrelas” e gostou, vai gostar de “antes de partir”. De todos os momentos compartilhado no livro, aquele que mais me doeu, foi quando vi Daisy se anulando em prol do futuro do marido e o afastando. Pouco a pouco, o enredo mostra como cada um deles vai sendo impactado pela notícia, e como os dois vão se distanciando, sem saberem como enfrentar a situação e manterem suas próprias sanidades. E o que falar sobre o Jack? Eu o vi através dos olhos de sua esposa e, inevitavelmente, me apaixonei por ele.

O câncer determina muitas coisas, mas nesse livro pude perceber o que é possível fazer e como se equilibrar nesse processo de adaptações, para assim, poder aproveitar os dias e também aqueles que nós amamos. Se amar em primeiro lugar, e só assim estará completa para amar outra pessoa, indico um lenço para aqueles que forem ler a obra, pois as lágrimas virão, com certeza.

A louca dos romances 24/03/2018

UM MILHÃO DE EMOÇÕES - PREPARE-SE PARA CHORAR
O livro inteiro é muito triste.

@aangeladani 13/05/2018

Capa fofa, né? Mas não se engane, porque a história trata sobre algo real: a brevidade da vida.

Gostei muito da narrativa, toda em primeira pessoa, e do quanto a trama pareceu convincente e emocionante, mas sem ser melodramática. É aquele tipo de história que faz a gente parar pra pensar no que realmente importa na vida...

Nota: 3/5 (bom)

Lari 15/07/2018

Gostei muito
Após tentar arrumar alguém para seu marido e além do sofrimento de estar morrendo, vem mais um dilema: uma possível traição, será seu marido já se apaixonando por outra!? Ótima leitura, te prende até a última página! Quer lágrimas? LEIA

Paula.Peixoto 25/09/2018

"Quem vê capa, não vê..."
Eu fui totalmente influenciada pela capa fofa desse livro. Confesso que sua sinopse também me conquistou, mas, infelizmente, parou aí.

O livro é todo narrado em primeira pessoa (exceto o último capítulo), pela protagonista da história, e aí é onde está o problema (pelo menos para mim): ela não cativa! Ela é chata! Muito chata! E eu passei o livro todo pensando: “calma! Tente entende-la! Ela tem câncer, afinal”, mas não consegui! Desculpa, não consegui ter empatia mesmo! Porque até quando ela narrava coisas da infância/adolescência, ANTES DO CÂNCER, ela já era chata! E cheguei até a sentir raiva dela! Com isso a leitura se tornou maçante, arrastada, não fluiu... Por vezes, pensei em desistir, mas, agarrada à esperança que desse alguma reviravolta, prossegui até o fim.

Sem falar também que enquanto a mulher estava ali com câncer, com “prazo de validade expirando", todas as pessoas mais importantes da sua vida (marido, mãe e melhor amiga) continuaram suas vidas normalmente “porque era isso que ela queria”... Oi?! Sério mesmo?! Achei tudo meio surreal, do comportamento da Daisy ao dos demais personagens.

Enfim, não me agradou. Definitivamente, o enredo poderia ter sido melhor trabalhado. Esperava mais!

Cris 23/10/2018

Uma história triste, mas contada de forma leve.
“Qualquer que seja a razão, imagino que todos tenham uma história que explica por que estão onde estão.” Pág. 24

Daisy tem 27 anos e nas vésperas de comemorar três anos livre do câncer, ela recebe a notícia devastadora de que o câncer voltou, e mais forte desta vez.

Ela recebe o diagnóstico de que lhe restam poucos meses de vida, e neste período ela não sabe bem o que fazer. Ela é casada com Jack, e sua maior preocupação, é em como ele vai se virar sozinho sem ela.

A partir daí, ela resolve se empenhar numa busca desesperada para encontrar uma companheira para Jack e que possa substituí-la.

Eu gostei muito do livro, a história é narrada pela própria Daisy, e eu li super rápido. Vi muita gente reclamando que a Daisy é muito chata, e realmente, concordo em partes. Ela tem uma personalidade forte, tem mania de arrumação e limpeza e é super detalhista. Mas eu acho que foi justamente disso que eu gostei na história. O casal está longe de ser um casal perfeito, e Jack não é nem de longe um príncipe encantado.

Mas eu gostei muito da forma que ela conta a história, o livro tem momentos cômicos, e a autora soube tocar num assunto tão triste com muita leveza, e sem apelar para o sentimentalismo.

Apesar disso, faltou alguma coisa pra eu amar o livro. Eu esperava que ele me emocionasse mais, mas fui surpreendida por alguns acontecimentos.

“Um tornado devastou minha vida, mas tudo ao meu redor permanece intacto. Tudo está diferente, mas nada mudou. Esse paradoxo me deixa confusa.” Pág. 104

site: http://instagram.com/li_numlivro

katiadantas 04/11/2018

@cadalivroqueleio
Antes de mais nada devo dizer que esse livro mexeu muito comigo! Se você está na TPM e quer um livro pra chorar, mas uma leitura rápida e gostosa, pode ir direto pra ?Antes de Partir?. Terminei o livro aos prantos! ??

Após descobrir que seu câncer havia voltado mais agressivo do que três anos antes, Dayse se vê com apenas alguns meses de vida. Ela decide então encontrar uma nova companheira para que seu marido Jack não fique sozinho após sua morte.

No meio da busca de Dayse, o leitor se aprofunda nos pensamentos e emoções da personagem, seu relacionamento com o marido, a mãe e sua melhor amiga. É realmente impossível não se emocionar com Dayse e sua trajetória.

Apesar de abordar um tema tão delicado quanto o câncer, a autora consegue deixar o clima da história leve, pois Dayse é uma personagem forte, decidida e cativante, tornando fácil se identificar com ela em vários aspectos.

site: https://www.instagram.com/p/BpxQ0DwA-pk/

Cris.Matthiesen 05/11/2018

A autora tenta passar um humor ácido numa história triste. Na verdade, ela consegue com êxito. O problema é que muita gente vai achar que é uma palhaçada. Mas não é. Pensamos em coisas muito loucas quando temos uma espada sobre a cabeça. E foi isso que a autora fez com maestria. Eu gostei bastante. Não do tipo gostar de ficar com saudades. Mas é um bom drama. Mesmo abordando um doença terminal tem suas tiradas ácidas e convicentes.

site: http://www.crismatthiesen.com/

Heloisa Motoki 27/11/2018

Emocionante
Emocionante, do começo ao final a autora te prende na história. Trata a morte de maneira leve. Recomendo