Confissões do Crematório

Confissões do Crematório Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

Adriana.Rita 27/01/2023

Lidar com a morte
Nunca havia pensado na morte de maneira tão natural, tão íntima, tão verdadeira e desnudada de preconceitos. Este livro me fez refletir sobre a naturalidade do morrer, além da necessidade.
Sempre pensei e desejei viver muitos anos, mas durante e depois dessa leitura tenho refletido sobre "quantidade e qualidade" de tempo de vida. É preciso repensar a vida e enxergar a morte como um bem imprescindível.

Batista 25/01/2023

Sempre achei que a morte era algo ruim, mas me deparei com esse livro que mudou minha opinião. Um livro que recomendo para todas as pessoas. Simplesmente incrível.

Bruna.Freitas 22/01/2023

Confissões do crematório, confesso odiei
Nota ZERO, comprei totalmente pela capa e me decepcionei. Leitura tão ruim que não consegui terminar.
Livro chato, sem emoção, sem graça, todos os capítulos a mesma coisa. Totalmente autobiografia que não prende, não faz o leitor querer virar a página.
Abandonei.

Natane 22/01/2023

Relevante
Apesar de achar que o livro traria mais relatos de situações vividas pela autora, e não seus sentimentos conflitos pessoais, o livro traz uma realidade que, como é dita no livro, precisa ser mais exposta sobre a morte e seus rituais.

Marlonbsan 17/01/2023

Confissões do Crematório
Mesmo jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito sobre esse mundo, além de todo o dia a dia de trabalho, apresenta reflexões sobre a vida e o destino inevitável de todos os seres vivos.

O livro é narrado em primeira pessoa e possui uma linguagem simples, mas como é um texto corrido, acaba ficando com uma densidade um pouco elevada.

O tema abordado por Caitlin em seus livros é interessante e permite conhecer mais sobre o trabalho em crematórios e um pouco mais sobre a cultura e como as pessoas lidam com as situações que cercam a morte.

Além de todo o trabalho de bastidores, os processos, desde a perda de uma pessoa próxima até alguns procedimentos, como cuidados básicos com o corpo ou embalsamento, são contados em detalhes e percebemos que não é algo simples, principalmente por tratar de outros seres humanos, conhecemos também mais sobre o viés capitalista que rodeia toda a indústria funerária e seria até interessante saber mais como ocorre aqui no Brasil.

Mas o livro não fala só sobre isso, também conta a história da própria autora como parte de sua biografia e que traz informações interessantes também, já que nos aproxima e tornam as coisas mais humanas.

De forma geral, o texto busca mostrar mais sobre o tema e o desmistificar, já que não é algo mórbido, mas sim, informativo e até com senso de humor. E ao mesmo tempo traz reflexões que envolvem a vida e a morte.

Stephanys27 16/01/2023

Livro muito interessante, traz uma nova visão da morte e de quem trabalha nesse meio. A forma com que a autora descreve cenas fortes com um tom leve mas sem ofender é admirável.

Tatiane.Moscardi 16/01/2023

"Somos animais glorificados que comem, cagam e estão fadados a morrer. Não somos nada mais do que futuros cadáveres".

?Todos nós vamos morrer um dia, isso é a única certeza que temos e a única coisa que não podemos evitar.

Para algumas pessoas com a morte acaba se tudo, que de fato é uma verdade, porém alguns problemas podem aparecer com ela.

Qual destino você quer para seu corpo?
Você tem onde ser enterrado?
Quer ser embalsamado ou cremado?

Caitlin uma agente funerária apaixonada pela morte, reuniu aqui suas experiências reais trabalhando em um crematório. Além de nos trazer questões importantes sobre a indústria funerária nos Estados Unidos, ela nos traz lições para a vida e para morte.

O livro é maravilhoso, apesar de ter algumas partes nojentas e tristes, mas é necessário. É um dos livros que me ensinou ver a vida e a morte de outra forma.

É uma das leituras mais incríveis que eu fiz ??

Barkley 12/01/2023

Um livro sobre a morte
A autora de forma descontraída, apresenta a morte por uma ótica diferente. Caitlin, trabalhou em um crematório por alguns anos, e lá desenvolveu um relacionamento com a morte.

A autora aborda o tabu sobre a morte através de suas experiências. Um assunto pouco falado, e que acontecerá com todos nós. O que ocorre nas funerárias é a ocultação do que a morte é na sua realidade, embalsamadores usam truques para deixar os corpos o mais natural possível, uma verdadeira negação sobre o assunto.

Vale a pena a leitura.

Kevin 11/01/2023

Nada além de curiosidades
A autora tem uma narrativa boa e até certo ponto leve para tratar de assuntos por alguns considerados tabus e/ou pesados. Chega a ter passagens interessantes (para quem se interessa pelo assunto) falando de como determinadas culturas lidam com a morte, de como se da o processo "comercial" da morte dentro das agencias funerarias, das formas de se dar fim aos corpos e também tras passagen até engraçadas de como ela chegou neste mercado, além de outras vivencias pessoais dela. Durante um tempo eu tentei pescar a excencia do livro e na minha opinião ela fica ocilando em um momento entre condenar o "mercado" da morte, depois elogiar, depois em elevar determinadas culturas e criticar outras ,em relação a como elas lidam com a morte. Não vejo muito sentido em querer nivelar um assunto que envolve muitas vezes questoes pessoais e de fortes sentimentos. Não considero tabu o assunto como ela propõe, considero uma questão em que a opinião de cada um e os seus desejos devem ser respeitados. Quando a autora comenta que (em outras palavras): "Alguém que esta com um parente doente a meses, não deve tratar a morte como algo inesperado, pois teve "tempo" de procurar um "bom" servico funerario" e de conversar com a pessoa para saber como ela deseja morrer "...Achei o fim da linha para minha leitura ali.... . Cada um que passou e/ou passa por alguma situação assim sabe, ou melhor não sabe, como deve ser tratado esse momento. E não existe formula ou conselho que sirva para todo mundo. Então quere dizer que todo mundo deveria tratar isso como escolher entre açúcar ou adoçante do café, para mim, é muita falta de empatia. Essa questão Determinista que autora tenta passar me decepcionou muito.

Rayssa414 11/01/2023

Minha experiência
Gostei da forma como me fez não querer ser cremada e repensar o jeito como lidamos com os cadáveres, muitos não têm o mínimo respeito pelo corpo ou pela família.

Dei 3 estrelas por ser um pouco chato, já que é meio uma biografia relatando uma experiência vivida no crematório. O que não há muita emoção, digamos assim.

prsixx 10/01/2023

Esse livro mudou a minha visão sobre a morte, a leitura não é cansativa e é super interessante. Histórias verdadeiras que te prendem, me fez ter mais vontade de trabalhar nessa indústria da morte.
Virei fã da Caitlin Doughty.

ari 09/01/2023

Meu primeiro da Darkside e não me decepcionou.
Comecei bem empolgada e interessada, mas com o passar da leitura acabou se tornando arrastado, talvez por ler em um momento em que estava cheia de compromissos tenha dificultado a experiência, mas ainda assim foi uma boa leitura.

Espinoza 07/01/2023

Um tema pesado, porém humano, demasiadamente humano, é preciso ter muita coragem, resignação, e um senso de gratidão com a vida, para conseguir lê-lo.

Malu 05/01/2023

Um livro pra quem planeja morrer um dia
Esse livro mudou completamente o meu ponto de vista sobre a morte. A autora te mostra com vivências dela mesma como a sociedade vê a morte de um jeito diferente. Eu amei ler esse livro, foi super rápido e interessante.

ibiank 28/12/2022

Perfeito para entender a morte
Comecei lendo esse livro completamente sem maiores expectativas, mas acabei encontrando quase como um manual para entender minha mortalidade.

As histórias e relatos desse livro são todas reais o que torna o livro ainda mais especial, a medida que fui lendo fui percebendo, assim como a autora, como nossa sociedade lida com a morte (escondendo e fingindo que nada aconteceu) as palavras me pegaram pensando e refletindo sobre algo que nunca tinha realmente parado pra pensar.

O livro é ótimo, perfeito, recomendo demais a leitura (que é bem rápida e fluída) só deixo uma ressalva que há partes bem explícitas sobre cadáveres e coisas do gênero, então se não se sente confortável com descrições bem detalhadas sobre isso, fica aí o alerta.