Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

charlie54 24/09/2020

Sentimentos conflitantes
Esse não é um livro fácil. Primeiro, não recomendo ler se você for sensível. O nosso protagonista machuca animais casualmente e já matou 3 pessoas (crianças pelo visto), e fala abertamente sobre isso.

O contexto do livro em geral não me deixou mal (provavelmente porque já me acostumei a ler coisas assim), mas o que mais me incomodou foi a lucidez do protagonista. Ele é claramente perturbado, mas é inteligente e consciente do que faz. Ele inclusive argumenta várias vezes sobre o como é "explicável" tudo o que ele faz. Acho que é isso que um livro desse tipo tem que fazer com o leitor. Nos deixar questionando sobre o quão certo e o quão errado ele está. Quer dizer, óbvio que ele tá errado, mas ele fala de um jeito tão natural, como se fosse uma coisa banal, que a gente meio que aceita. Frank também tem uma visão deturpada sobre mulheres, provavelmente devido a traumas, ou a influência seu pai, não tenho certeza. Mas isso também me deixou desconfortável.

Óbvio que a outra coisa que me perturbou mais foi o final. Acho que se você ver o final como uma "desculpa" pro resto do livro, vai acabar odiando.

Toda a família de Frank é bagunçada da cabeça, e a gente vê isso claramente durante a narrativa. Isso também é bem desconfortável de ver.

Achei muito interessante a explicação da Fábrica, não era o que eu esperava.

Não tenho certeza de como me sinto com relação a esse livro. As vezes sinto que odiei lê-lo e outras vezes sinto que amei. Enfim kkkkkk

Dany.Marques 15/09/2020

Sensacional
Apesar de ter visto algumas opiniões acerca do livro sobre como ele era pesado em descrever certas coisas, me interessei em ler e não me arrependi. Realmente ele é um pouco pesado em algumas partes mas isso não interferiu em nada na minha leitura. Me prendeu do início ao fim e me ganhou no final.

Ana 14/09/2020

Que livro meus amigos, que livro! Fiquei curiosa sobre ele quando uma amiga emprestou para a minha irmã e então me joguei. No começo eu fiquei meio perdida, confesso. Não entendia o por quê do nome do livro ser "Fábrica de Vespas" e mesmo quando isso foi mencionado, ainda fiquei confusa sobre, porém a complexidade não deixa de ser maravilhosa. O livro é narrado por Frank, e podemos "ler" tudo o que ele pensa, em como ele lida com as coisas desde pequeno. Há umas partes no livro que tem que ter estômago para ler. O plot twist (é assim que se escreve?) no final é algo que eu realmente NÃO esperava, nunca teria imaginado uma coisa daquelas. Quero pedir que não "romantizem" comportamentos como o dele, claramente ele precisa de uma ajuda psiquiatra urgente!!! Gostei do livro porque me ajudou a, de certa forma, entender como a mente de uma pessoa com indícios de psicopatia funciona, me interesso pelo assunto (entender a mente humana). Nessa história tem o pai de Frank e o irmão também, os dois são problemáticos num nível....... Enfim, lê quem tiver estômago MESMO, contém alguns gatilhos, então sugiro que dêem uma olhada na sinopse do livro e imaginem que as coisas que tem nele são piores, pois ele narra como e o porquê de ter feito aquilo com as 3 pessoas e muitas outras coisas macabras.
Jess 07/11/2020minha estante
Nossa fiquei curiosaaa *-*

Rafa 13/09/2020

Gostei
A história é sobre um serial killer, desde sua infância, um adendo que ele é um psicopata, as cenas de horror são frequentes, como por exemplo morte de animais, de pessoas (sem arrependimento, nem compaixão ), além de algumas outras cenas repulsivas.

No início o livro é um pouco angustiante mas logo você se acostuma, amei a introdução e a divisão dos capítulos. Dois capítulos específicos me chamaram mais atenção,(6 e 7) os quais trouxeram uma reflexão atual e preponderante na sociedade.
Apesar de faltar algumas explicações mais densas ou mais completas, acredito que isso não atrapalhou o livro, a história é contada de uma maneira diferente, não linear e sim retrospectiva e na primeira pessoa, o que traz você para mais perto, como se tivesse lendo um diário, o que achei muito legal e interessante, pois em função de ser de terror, é difícil você se identificar com o protagonista, uma vez que ele tende a ser "mal" e ter visão deturpada.

Portanto, mesmo com algumas pontas soltas, indico o livro, é uma leitura fácil e curta (apesar de um pouco angustiante) ele traz algumas reflexões e olhares diferentes da sociedade.

Deca 12/09/2020

Em Fábrica de Vespas, do autor Iain Banks, acompanhamos o adolescente Frank, que vive com o pai em uma ilha escocesa. A mãe de Frank os abandonou anos atrás, Eric, seu irmão mais velho, está internado em um hospital psiquiátrico, e seu pai é um excêntrico que vive de acordo com as próprias teorias. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa sua fábrica de vespas, especialmente após saber do eminente retorno do irmão.

Considerado um clássico moderno, e eleito entre os cem romances mais importantes do século XX, para mim foi uma experiência de leitura muito diferente. Me senti dentro da mente de um psicopata em formação.

O final tem um plot twist muito forte. Tive a sensação de terem puxado meu tapete e fiquei chocada.

site: https://www.youtube.com/watch?v=esR2EDyX52A

Vinicius 08/09/2020

?Dois anos depois de matar Blyth, matei meu irmãozinho Paul, por motivos muito mais sérios e diferentes daqueles que eu tivera para acabar com o primeiro. Daí, um ano depois, foi a vez da minha priminha Esmeralda, por puro capricho. Esse é o placar até agora. Três. Não mato ninguém há anos, e não pretendo matar de novo. Foi só uma fase pela qual passei.?

Publicado pela @darksidebooks, "Fábrica de Vespas" é a obra mais chocante do escritor Iain Banks e conta a história de Frank, um garoto de 16 anos nada comum, que vive com seu pai em um vilarejo afastado, em uma ilha escocesa. A vida deles, para dizer o mínimo, não é nada convencional.

A mãe de Frank os abandonou anos atrás; Eric, seu irmão mais velho, está confinado em um hospital psiquiátrico; e seu pai é um homem cheio de manias estranhas. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa a praticar estranhos atos de violência, criando bizarros rituais diários onde encontra algum alívio e consolo. Suas únicas tentativas de contato com o mundo exterior são Jamie, seu amigo anão, com quem bebe no pub local, e os animais que persegue ao redor da ilha.

Abandonado à própria sorte para observar a natureza e inventar sua própria teologia, Frank desconhece a escola e o serviço social, já que seu pai acredita na educação ?natural?, recomendada pelo filósofo do século XVIII Jean-Jacques Rousseau.

Quando descobre que Eric fugiu do hospital, Frank tem que preparar o terreno para o inevitável retorno de seu irmão ? um acontecimento que implode os mistérios do passado e vai mudar a vida de Frank por completo.

A obra de Iain Banks,  foi tão aclamada quanto criticada, na sua estreia em 1984. A descrição macabra de violência praticada por uma criança faz com que nos recordemos de outros livros, como Senhor das Moscas, Menina Má e Precisamos Falar Sobre o Kevin.

Com certeza não recomendo a leitura para qualquer pessoa. A medida que passamos as páginas, somos apresentados a forma cruel com que Frank lidava com os animais do local onde vivia. E com certeza esse é um assunto que não agrada todos os leitores.

Em compensação, o final do livro acaba explicando muitas dúvidas que o leitor cultivou durante toda a leitura e eu tenho certeza que ninguém conseguiria imaginar esse desfecho, que mostra que Frank, apesar de tudo, não era o mais anormal daquela família.

????????????????????????

Raeli 07/09/2020

Não entendi o propósito do livro
Não entendi o começo, não entendi o meio e não entendi o fim. Fábrica de Vespas foi uma história incompreensível para mim. Talvez seja preciso um nível intelectual ou sensitivo especifico ao qual definitivamente eu ainda não alcancei para entender a história e o proposito do livro.

Frank é um tremendo psicopata com uma família desfuncional. A narração dos crimes cometidos por ele ainda na infância é horripilante e extremamente desconfortável, mas fora isso o livro não tem uma questão problema que dê sentido a trama para que ela se desenrole em um clímax surpreendente seguido de uma boa resolução final.

Sinceramente, não me prendeu nem um pouco, a escrita é bem detalhada o que pode ser um pouco chato para as pessoas que, como eu, gostam de imaginar alguns detalhes. Desse modo o desenvolvimento da história é lento fazendo você se interessar mais pelas moscas que passam voando do que pelas vespas do livro.

Todos a volta de Frank parecem sofrer de algum distúrbio psicológico, nenhum deles desperta a simpatia do leitor nem consegue construir um vínculo, fora o irmão e o pai que são tão doentios quanto Frank, todos os personagens secundários são facilmente esquecíveis.

Não li ainda O Senhor das Moscas nem Precisamos Falar sobre Kevin, que segundo o comentário da contra capa, são os dois romances que o livro evoca, ambos estão na minha lista de desejados mas estou pensando seriamente em retirá-los da lista porque se Fábrica de Vespas evoca os dois livros provavelmente não será uma leitura que irá me agradar.

Iain Banks foi um renomado escritor e Fábrica de Vespas seu livro de estreia, não sei se as outras dezenas de livros que ele publicou seguem a linha de raciocínio deste livro, mas o primeiro contato com a escrita do autor definitivamente não foi nada agradável.

Por fim, duas estrelas pela edição perfeita feita pela Darkside, que tem uma capa assustadora, elementos gráficos lindos e uma diagramação muito boa. A parte externa do livro é uma verdadeira beleza, a história nem tanto.
Aline 09/10/2020minha estante
Sobre precisamos falar sobre Kevin: acho que a semelhança é por serem ambos lúcidos das coisas que fazem, entretanto o livro do Kevin tem uma abordagem totalmente diferente, traz reflexões diferentes. Então, não tire ele dá sua lista por conta de Fábrica de Vespas :D

Raeli 09/10/2020minha estante
Aaaah, muito obrigada por fazer essa diferenciação!!! Precisamos falar sobre Kevin continua na minha lista e agora que vc falou que tem uma abordagem diferente fiquei ainda mais curiosa para ler!

Aline 09/10/2020minha estante
Porém Precisamos falar sobre Kevin não tem praticamente nenhum diálogo, então a leitura é bem densa e demorada, mas mesmo assim muito boa.

Crys 06/09/2020

Sentimentos confusos com relação a esse livro!
Bom livro, Frank é um personagem incrível mas a narrativa um pouco arrastada, ao longo da estória o autor vai deixando pistas do desfecho, mas o livro acaba e a sensação é de que faltou algo!

Alex 06/09/2020

Por recomendação de um canal queridinho meu no YouTube, adquiri o título com alguma expectativa e, embora Fábrica de Vespas seja um livro relativamente curto, ele parece arrastado e curto ao mesmo tempo. O autor toma páginas preciosas com digressões que não levam a lugar algum e aparentemente não possuem nenhuma função narrativa. E ao mesmo tempo, o final é abrupto, logo após o "grande twist", que já fica mais ou menos claro nas primeiras 100 páginas, o autor força uma reflexão débil para tentar dar alguma credibilidade a obra, que acaba não indo a lugar algum. Terrível experiência.

PandaLoveBooks 06/09/2020

QUE FINAL MDS
Amei o livro, gostei bastante dos detalhe dos personagens, que cada um foi bem explicado, a história contada pelo Frank foi perfeita. Que final em autor MDS ????

aliciaaliciaaa 04/09/2020

Não é o que parece
Começa meio fraco, mas fica muito bom depois. O plot twist em um certo ponto o faz se tornar muito interessante.

Giann0 04/09/2020

Pesado... Confuso...
Um livro que me deixou intrigada do começo ao fim. Uma confusão que vai se tornando necessária pra enfrentar o plot no final.

Nathalia.Grams 03/09/2020

Confuso porém interessante
No meio do livro você já imagina qual é o final. Algumas partes confusas, mas no geral é bom. O livro é lindo enquanto capa e desenhos iniciais, mas não foi uma história que me surpreendeu e me prendeu na leitura.

Tamires.Isis 01/09/2020

Surpreendente
A leitura me supreendeu bastante. Me apeguei muito ao Frank, apesar de ele ser uma pessoa totalmente pertubada. A narrativa do livro é muito fluída e os capítulos são bem objetivos. Algumas bizarrices do Frank não são explicadas, mas até aí tudo bem, porque tem coisas que não há explicação racional mesmo rsrs. Vale muito essa leitura.