Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks




Resenhas - Fábrica de vespas


280 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


charlie54 24/09/2020

Sentimentos conflitantes
Esse não é um livro fácil. Primeiro, não recomendo ler se você for sensível. O nosso protagonista machuca animais casualmente e já matou 3 pessoas (crianças pelo visto), e fala abertamente sobre isso.

O contexto do livro em geral não me deixou mal (provavelmente porque já me acostumei a ler coisas assim), mas o que mais me incomodou foi a lucidez do protagonista. Ele é claramente perturbado, mas é inteligente e consciente do que faz. Ele inclusive argumenta várias vezes sobre o como é "explicável" tudo o que ele faz. Acho que é isso que um livro desse tipo tem que fazer com o leitor. Nos deixar questionando sobre o quão certo e o quão errado ele está. Quer dizer, óbvio que ele tá errado, mas ele fala de um jeito tão natural, como se fosse uma coisa banal, que a gente meio que aceita. Frank também tem uma visão deturpada sobre mulheres, provavelmente devido a traumas, ou a influência seu pai, não tenho certeza. Mas isso também me deixou desconfortável.

Óbvio que a outra coisa que me perturbou mais foi o final. Acho que se você ver o final como uma "desculpa" pro resto do livro, vai acabar odiando.

Toda a família de Frank é bagunçada da cabeça, e a gente vê isso claramente durante a narrativa. Isso também é bem desconfortável de ver.

Achei muito interessante a explicação da Fábrica, não era o que eu esperava.

Não tenho certeza de como me sinto com relação a esse livro. As vezes sinto que odiei lê-lo e outras vezes sinto que amei. Enfim kkkkkk
comentários(0)comente



Dany.Marques 15/09/2020

Sensacional
Apesar de ter visto algumas opiniões acerca do livro sobre como ele era pesado em descrever certas coisas, me interessei em ler e não me arrependi. Realmente ele é um pouco pesado em algumas partes mas isso não interferiu em nada na minha leitura. Me prendeu do início ao fim e me ganhou no final.
comentários(0)comente



Ana 14/09/2020

Que livro meus amigos, que livro! Fiquei curiosa sobre ele quando uma amiga emprestou para a minha irmã e então me joguei. No começo eu fiquei meio perdida, confesso. Não entendia o por quê do nome do livro ser "Fábrica de Vespas" e mesmo quando isso foi mencionado, ainda fiquei confusa sobre, porém a complexidade não deixa de ser maravilhosa. O livro é narrado por Frank, e podemos "ler" tudo o que ele pensa, em como ele lida com as coisas desde pequeno. Há umas partes no livro que tem que ter estômago para ler. O plot twist (é assim que se escreve?) no final é algo que eu realmente NÃO esperava, nunca teria imaginado uma coisa daquelas. Quero pedir que não "romantizem" comportamentos como o dele, claramente ele precisa de uma ajuda psiquiatra urgente!!! Gostei do livro porque me ajudou a, de certa forma, entender como a mente de uma pessoa com indícios de psicopatia funciona, me interesso pelo assunto (entender a mente humana). Nessa história tem o pai de Frank e o irmão também, os dois são problemáticos num nível....... Enfim, lê quem tiver estômago MESMO, contém alguns gatilhos, então sugiro que dêem uma olhada na sinopse do livro e imaginem que as coisas que tem nele são piores, pois ele narra como e o porquê de ter feito aquilo com as 3 pessoas e muitas outras coisas macabras.
Jess 07/11/2020minha estante
Nossa fiquei curiosaaa *-*




Rafa 13/09/2020

Gostei
A história é sobre um serial killer, desde sua infância, um adendo que ele é um psicopata, as cenas de horror são frequentes, como por exemplo morte de animais, de pessoas (sem arrependimento, nem compaixão ), além de algumas outras cenas repulsivas.

No início o livro é um pouco angustiante mas logo você se acostuma, amei a introdução e a divisão dos capítulos. Dois capítulos específicos me chamaram mais atenção,(6 e 7) os quais trouxeram uma reflexão atual e preponderante na sociedade.
Apesar de faltar algumas explicações mais densas ou mais completas, acredito que isso não atrapalhou o livro, a história é contada de uma maneira diferente, não linear e sim retrospectiva e na primeira pessoa, o que traz você para mais perto, como se tivesse lendo um diário, o que achei muito legal e interessante, pois em função de ser de terror, é difícil você se identificar com o protagonista, uma vez que ele tende a ser "mal" e ter visão deturpada.

Portanto, mesmo com algumas pontas soltas, indico o livro, é uma leitura fácil e curta (apesar de um pouco angustiante) ele traz algumas reflexões e olhares diferentes da sociedade.
comentários(0)comente



Deca 12/09/2020

Bom
Em Fábrica de Vespas, do autor Iain Banks, acompanhamos o adolescente Frank, que vive com o pai em uma ilha escocesa. A mãe de Frank os abandonou anos atrás, Eric, seu irmão mais velho, está internado em um hospital psiquiátrico, e seu pai é um excêntrico que vive de acordo com as próprias teorias. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa sua fábrica de vespas, especialmente após saber do eminente retorno do irmão.

Considerado um clássico moderno, e eleito entre os cem romances mais importantes do século XX, para mim foi uma experiência de leitura muito diferente. Me senti dentro da mente de um psicopata em formação.

O final tem um plot twist muito forte. Tive a sensação de terem puxado meu tapete e fiquei chocada.

site: https://www.youtube.com/watch?v=esR2EDyX52A
comentários(0)comente



Vinicius 08/09/2020

?Dois anos depois de matar Blyth, matei meu irmãozinho Paul, por motivos muito mais sérios e diferentes daqueles que eu tivera para acabar com o primeiro. Daí, um ano depois, foi a vez da minha priminha Esmeralda, por puro capricho. Esse é o placar até agora. Três. Não mato ninguém há anos, e não pretendo matar de novo. Foi só uma fase pela qual passei.? 


Publicado pela @darksidebooks, "Fábrica de Vespas" é a obra mais chocante do escritor Iain Banks e conta a história de Frank, um garoto de 16 anos nada comum, que vive com seu pai em um vilarejo afastado, em uma ilha escocesa. A vida deles, para dizer o mínimo, não é nada convencional.


A mãe de Frank os abandonou anos atrás; Eric, seu irmão mais velho, está confinado em um hospital psiquiátrico; e seu pai é um homem cheio de manias estranhas. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa a praticar estranhos atos de violência, criando bizarros rituais diários onde encontra algum alívio e consolo. Suas únicas tentativas de contato com o mundo exterior são Jamie, seu amigo anão, com quem bebe no pub local, e os animais que persegue ao redor da ilha. 


Abandonado à própria sorte para observar a natureza e inventar sua própria teologia, Frank desconhece a escola e o serviço social, já que seu pai acredita na educação ?natural?, recomendada pelo filósofo do século XVIII Jean-Jacques Rousseau. 


Quando descobre que Eric fugiu do hospital, Frank tem que preparar o terreno para o inevitável retorno de seu irmão ? um acontecimento que implode os mistérios do passado e vai mudar a vida de Frank por completo.


A obra de Iain Banks,  foi tão aclamada quanto criticada, na sua estreia em 1984. A descrição macabra de violência praticada por uma criança faz com que nos recordemos de outros livros, como Senhor das Moscas, Menina Má e Precisamos Falar Sobre o Kevin. 


Com certeza não recomendo a leitura para qualquer pessoa. A medida que passamos as páginas, somos apresentados a forma cruel com que Frank lidava com os animais do local onde vivia. E com certeza esse é um assunto que não agrada todos os leitores. 


Em compensação, o final do livro acaba explicando muitas dúvidas que o leitor cultivou durante toda a leitura e eu tenho certeza que ninguém conseguiria imaginar esse desfecho, que mostra que Frank, apesar de tudo, não era o mais anormal daquela família. 


????????????????????????
comentários(0)comente



Raeli 07/09/2020

Não entendi o propósito do livro
Não entendi o começo, não entendi o meio e não entendi o fim. Fábrica de Vespas foi uma história incompreensível para mim. Talvez seja preciso um nível intelectual ou sensitivo especifico ao qual definitivamente eu ainda não alcancei para entender a história e o proposito do livro.

Frank é um tremendo psicopata com uma família desfuncional. A narração dos crimes cometidos por ele ainda na infância é horripilante e extremamente desconfortável, mas fora isso o livro não tem uma questão problema que dê sentido a trama para que ela se desenrole em um clímax surpreendente seguido de uma boa resolução final.

Sinceramente, não me prendeu nem um pouco, a escrita é bem detalhada o que pode ser um pouco chato para as pessoas que, como eu, gostam de imaginar alguns detalhes. Desse modo o desenvolvimento da história é lento fazendo você se interessar mais pelas moscas que passam voando do que pelas vespas do livro.

Todos a volta de Frank parecem sofrer de algum distúrbio psicológico, nenhum deles desperta a simpatia do leitor nem consegue construir um vínculo, fora o irmão e o pai que são tão doentios quanto Frank, todos os personagens secundários são facilmente esquecíveis.

Não li ainda O Senhor das Moscas nem Precisamos Falar sobre Kevin, que segundo o comentário da contra capa, são os dois romances que o livro evoca, ambos estão na minha lista de desejados mas estou pensando seriamente em retirá-los da lista porque se Fábrica de Vespas evoca os dois livros provavelmente não será uma leitura que irá me agradar.

Iain Banks foi um renomado escritor e Fábrica de Vespas seu livro de estreia, não sei se as outras dezenas de livros que ele publicou seguem a linha de raciocínio deste livro, mas o primeiro contato com a escrita do autor definitivamente não foi nada agradável.

Por fim, duas estrelas pela edição perfeita feita pela Darkside, que tem uma capa assustadora, elementos gráficos lindos e uma diagramação muito boa. A parte externa do livro é uma verdadeira beleza, a história nem tanto.
Aline 09/10/2020minha estante
Sobre precisamos falar sobre Kevin: acho que a semelhança é por serem ambos lúcidos das coisas que fazem, entretanto o livro do Kevin tem uma abordagem totalmente diferente, traz reflexões diferentes. Então, não tire ele dá sua lista por conta de Fábrica de Vespas :D


Raeli 09/10/2020minha estante
Aaaah, muito obrigada por fazer essa diferenciação!!! Precisamos falar sobre Kevin continua na minha lista e agora que vc falou que tem uma abordagem diferente fiquei ainda mais curiosa para ler!


Aline 09/10/2020minha estante
Porém Precisamos falar sobre Kevin não tem praticamente nenhum diálogo, então a leitura é bem densa e demorada, mas mesmo assim muito boa.




Crys 06/09/2020

Sentimentos confusos com relação a esse livro!
Bom livro, Frank é um personagem incrível mas a narrativa um pouco arrastada, ao longo da estória o autor vai deixando pistas do desfecho, mas o livro acaba e a sensação é de que faltou algo!
comentários(0)comente



Alex 06/09/2020

Por recomendação de um canal queridinho meu no YouTube, adquiri o título com alguma expectativa e, embora Fábrica de Vespas seja um livro relativamente curto, ele parece arrastado e curto ao mesmo tempo. O autor toma páginas preciosas com digressões que não levam a lugar algum e aparentemente não possuem nenhuma função narrativa. E ao mesmo tempo, o final é abrupto, logo após o "grande twist", que já fica mais ou menos claro nas primeiras 100 páginas, o autor força uma reflexão débil para tentar dar alguma credibilidade a obra, que acaba não indo a lugar algum. Terrível experiência.
comentários(0)comente



PandaLoveBooks 06/09/2020

QUE FINAL MDS
Amei o livro, gostei bastante dos detalhe dos personagens, que cada um foi bem explicado, a história contada pelo Frank foi perfeita. Que final em autor MDS ????
comentários(0)comente



aliciaaliciaaa 04/09/2020

Não é o que parece
Começa meio fraco, mas fica muito bom depois. O plot twist em um certo ponto o faz se tornar muito interessante.
comentários(0)comente



Giann0 04/09/2020

Pesado... Confuso...
Um livro que me deixou intrigada do começo ao fim. Uma confusão que vai se tornando necessária pra enfrentar o plot no final.
comentários(0)comente



Nathalia.Grams 03/09/2020

Confuso porém interessante
No meio do livro você já imagina qual é o final. Algumas partes confusas, mas no geral é bom. O livro é lindo enquanto capa e desenhos iniciais, mas não foi uma história que me surpreendeu e me prendeu na leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tamires.Isis 01/09/2020

Surpreendente
A leitura me supreendeu bastante. Me apeguei muito ao Frank, apesar de ele ser uma pessoa totalmente pertubada. A narrativa do livro é muito fluída e os capítulos são bem objetivos. Algumas bizarrices do Frank não são explicadas, mas até aí tudo bem, porque tem coisas que não há explicação racional mesmo rsrs. Vale muito essa leitura.
comentários(0)comente



280 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |