A Filha do Pântano

A Filha do Pântano Franny Billingsley

Resenhas - A FILHA DO PÂNTANO

1 | 2 | 3 | 4

Roberta Maruki 11/01/2022

Se fosse pra resumir esse livro em uma palavra seria: Confuso.
Quando você acha que tá entendendo a história, poof, nada faz mais sentido.
Tive que ter muita força de vontade para continuar com a leitura.
Ingrid sttark 15/02/2022minha estante
Amei kkkk, comprei esse livrooo por 13 reais. E vamos de gostar do book

Sandra693 12/04/2024minha estante
Eu amei a história . Mas realmente é uma leitura que tem q estar prestando muita atenção. Mas realmente amei .

Queria Estar Lendo 24/01/2019

Resenha: A Filha do Pântano
A Filha do Pântano é um dos mais recentes lançamentos da Editora Novo Conceito - que cedeu este exemplar para resenha. A história de Franny Billingsley fala sobre uma cidadezinha esquecida por Deus, cercada por um pântano que guarda mais do que os olhos podem ver - e sobre uma garota conectada à magia obscura do lugar.

A trama acompanha Briony, uma garota simples que mora nesse canto pantanoso da Inglaterra; é a virada do século XX, mas as coisas não são tão comuns quanto se pode esperar - há bruxas espreitando as árvores, criaturas centenárias correndo pelas sombras. E Briony descobriu que, como bruxa, está conectada a elas; pode comandá-las com sua maldade. Pode causar horrores às pessoas ao seu redor com um simples pensamento.

Ela guarda esse segredo como uma promessa feita à sua Madrasta, que morreu misteriosamente alguns anos atrás. Junto a isso, se mantém fiel à irmã gêmea de quem precisa cuidar. Quando um estranho chega à cidade, a rotina controlada e monótona de Briony sofre reviravoltas inesperadas, apresentando-a à questionamentos e ameaças e uma possibilidade de liberdade que ela não havia experimentado até então.

"É o que as histórias fazem. Ligam os pontos aleatórios da vida na forma de uma figura. É tudo ilusão, porém tente ligar os pontos da vida. Acabará com um rabisco lunático."

A Filha do Pântano foi uma surpresa mais do que agradável; foi um livro espetacular do início ao fim. Eu não sabia bem o que esperar, mas, por envolver bruxas, estava ansiosa pra conferir a história - a narrativa é diferente, poética. O modo como a autora desenvolve a história te dá aqueles ares de virada do século, com a chegada da tecnologia mas nem tanto assim - e as descrições do pântano e do que existe nele são de arrepiar.

Briony é difícil de explicar; ela é bem caótica dentro de uma postura resoluta. Tem seus pensamentos sombrios, a vontade de se entregar ao caos, a falta de empatia pelas pessoas ao seu redor - mas também tem sentimentos pela irmã gêmea, está entendendo o que significa sorrir e se emocionar ao se relacionar com um recém-chegado na cidade, e sabe que é a única que pode impedir uma tragédia de se espalhar do pântano para o seu povo. A questão que permeia seu desenvolvimento é justamente essa: ela não se importa, realmente, ou só precisa entender que se importa sim?

"Como vocês podem pensar que sou inocente? Não deixem meu rosto enganá-los; ele conta as piores mentiras."

Eu gostei muito de acompanhar sua jornada, de ler o pandemônio em sua mente através de palavras caóticas e poéticas. Gostei de como a autora não entregou as respostas tão facilmente, usando a confusão da protagonista para me manter intrigada. O seu passado é permeado por sombras e incerteza e isso permanece por boa parte da trama; quem ela é, quais são seus poderes, o que realmente aconteceu com a Madrasta, tudo isso faz parte do arco da personagem.

Ao lado de Briony, Eldric, o recém-chegado, é certamente uma das figuras mais importantes para a trama. Um rapaz estudado e eloquente, cheio de carisma e de energia, que encontra em Briony uma companhia peculiar como ele bem precisa. Uma amiga para entender quem ele é realmente, como vê o mundo - e acaba por fazer com que ela abra os olhos para o mundo também. Além do pântano e as criaturas que espreitam ele, em direção aos sonhos e infinitas possibilidades. Além dos seus medos em direção aos desejos.

Eles têm um relacionamento bonito que trabalha confiança e entrega e falo com tranquilidade que rolei no chão em algumas cenas porque eles tiveram seus MOMENTOS. É o começo de uma paixão, mas é incerta porque Briony não entende seus sentimentos e Eldric está confuso quanto a entender as emoções da própria Briony. Tem uma tensãozinha muito bem trabalhada que é de arrepiar.

"A Morte não tinha lábios, porém estava sorrindo."

Rose e o Pai de Briony são personagens enigmáticos que ajudam a desenvolver o mistério por trás do passado e da herança dela; Rose, diferente das pessoas ao seu redor, com sua mente distante e comentários obscuros, e o Pai, uma figura soturna e solitária. As reações de Briony a eles ajudam a tornar toda a história ainda mais instigante.

E, por fim, o pântano - que com certeza vale como personagem. Com uma ambientação sinistra e carregada em escuridão, ele também estende vislumbres de uma magia ancestral, com seus monstros e criaturas bem escondidos que vão se revelando com o desenrolar do livro. Dá pra sentir medo e fascinação ao mesmo tempo pelo cenário que a autora construiu tão bem.

A edição da Novo Conceito está muito bonita, com uma diagramação espaçosa e letras grandes e todo um cuidado na tradução e revisão. A capa não me ganhou tanto assim, mas o conteúdo do livro vale muito a pena.

"Há diversos tipos de silêncio. Há o silêncio da solidão, do qual gosto bastante. Há o silêncio de um pai. O silêncio de quando você não tem nada a dizer e ele não tem nada a dizer."

A Filha do Pântano oferece uma história de mistério e terror, de romance e amizade; é a jornada de uma garota assombrada pelo passado e pelo presente, pela herança que carrega e pelos enigmas ao redor dela.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/01/resenha-filha-do-pantano.html#more

Jubs 28/03/2022

Saindo da zona de conforto
A um século não lia fantasia nem nada fora dos romances. Mas é tão gostoso sair da zona de conforto, e apesar de não ter entendido tudo tão certo, que belezinha gente. Ah como quero um Eldric para mim!

Krika 08/12/2022

A leitura é confusa e o desenrolar da história é lento. A personagem principal se mostra muito caótica, provavelmente por ser adolescente, mas deixa a narrativa desgastante.

Andressa Andrade 01/06/2021

Amei
A Filha do Pântano é um livro de fantasia que conta a história de Briony Larkin uma menina que descobre que é bruxa pela sua madrasta. Onde a madrasta conta que sempre que Briony sente ciúmes algo ruim acontece, mas será mesmo?

Briony tem o poder da segunda visão onde pode ver, ouvir e falar com Antigos e com espíritos, ela tem o dom da escrita e gosta de escrever as histórias deles, mas tudo um dia muda, e ela perdeu essa vontade, ela acredita que perdeu, mas não foi isso, no fundo ela sabia toda a verdade, mas escondia de si mesma, talvez para sempre acreditar que ela era má.

A Aldeia descobre que Briony é uma bruxa e ela vai a julgamento, pois bruxas eram sempre enforcadas. Será que Briony vai para forca? Será que ela é realmente uma bruxa? O julgamento leva dias para ser concluído.

A história começa muito interessante, perde um pouco a graça no meio e depois volta a ficar interessante, um amor surge, mas será capaz as bruxas a amarem alguém? Briony se questiona a todo o momento, pessoas más não amam, não podem, mas ela ama.

Eu gostei do livro, achei que a autora consegue demonstrar o que a personagem sente a todo momento, já que a história é toda contada por Briony, você consegue entende-la e também sente vontade de entrar no livro e dar uns safanões na personagem hahaha

Moon 29/03/2021

Este livro, apesar de não ser muito conhecido e c
omentado na mídia, é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores que já li.

Briony é a filha do Pastor. Mora na Casa Paroquial com seu pai e irmã gêmea, de uma cidadezinha do interior da Inglaterra. Daquelas cidadezinhas bem conservadoras.

Ela é uma garota temperamental, impulsiva e de personalidade forte, o que é demais pra digerir no começo do século XX, período em que o nosso livro se passa, especialmente na cidade onde Briony mora, pois ali, a caça as bruxas nunca terminou. E, é claro que Briony é uma bruxa.

As reviravoltas começam com a chegada de um menino-homem leonino. Logo Briony não o odeia, o que é o máximo que ela pode fazer ja que, todos sabem, bruxas não podem amar.

Eles vivem aventuras enquanto Briony tenta salvar a irmã da tosse pantaneira, por meio da magia. Porém, deixaremos bem claro, ela pagará com a vida pela cura da irmã e dos outros membros da comunidade, e ela sabe disso.

florence28 16/06/2021

O lobo virou cordeiro e o cordeiro lobo
?No começo o livro é bastante confuso e sem sentido, demorou um pouco para que eu me acostumasse com a escrita fantasiosamente mirabolante, eloquente e metafórica, (apesar de que gosto muito de metáforas) e por isso cheguei a abandonar a leitura algumas vezes.

?Eu não tinha certeza se Briony, (a personagem principal) era realmente uma bruxa e tudo aquilo que acontecia era real ou se ela só achava que era uma bruxa e se odiava por isso. Cheguei a conclusão que ela e a irmã dela têm o espectro do autismo e até mesmo um TOC, principalmente a irmã dela. E cheguei a achar que ela tivesse algum outro problema que a fazia ouvir e ver coisas

?Depois das 100 páginas eu fui me acostumando melhor com a escrita e passei a gostar bastante de todas as metáforas e criatividade da autora.

?Basicamente a Briony acha que é uma bruxa e fica com isso na cabeça, se culpando por tudo de ruim que acontece com as pessoas pois pra ela tudo é culpa dela, já que ela é uma bruxa. No começo a relação dela consigo mesma é tão ruim que ela sempre diz que se odeia e fica remoendo isso na cabeça, algo que chega a ser obsessivo. Não vou mentir, algumas partes podem ser gatilhos pra pessoas que lidam com a mesma coisa.

?Mas o livro também nos mostra um romance, com a entrada do carismático Eldric na vida de Briony, para alegrar seus dias de menina triste e bruxa que se odeia, que, com a ajuda dele consegue se aceitar e se amar no final do livro.
Os diálogos entre eles dois e os outros personagens são muito confortáveis.
Pode parecer estranho dizer isso mas em algumas partes eu me identifiquei com a esquisitisse da Briony.

?O final é surpreendente e só posso dizer que adorei, não suspeitei nem um pouco do desfecho e devo dizer que geralmente eu sempre acabo descobrindo como o livro vai terminar antes do final, o que não foi o caso. Estava com saudade de ler um livro bom de fantasia sobrenatural que terminasse em apenas um livro, sem ter outros 500 livros de continuação.

?--- Penso em nós como o sol e a lua --- revela Eldric.
Meu coração está todo desmanchado. Se corações tivessem cordas, eu diria que Eldric está dedilhando as do meu.

Kivialatuque 29/05/2021

Bruxas e Senhor Pantanoso.
Este livro vai ser de romance, bruxas e criaturas mágicas que acompanham a destemida bruxa Briony
Final bem inesperado.
Início pode ser devagar mas depois a leitura se desenvolve, na minha opinião deveria ter mais volumes.

Nick 14/02/2022

Algo leve para sair da ressaca
Eu gostei do livro! Aborda temas importante como a uniam da família, o luto.
A protagonista se alto deprimia dizendo que se odiava por te feito coisas más.

Briony e uma garota forte e inteligente.
Eldric e tipi de personagem certo para equilibrar o livro.

E um bom livro e vale a pena dá uma chance, mas não espere grandes acontecimentos e reviravoltas.

Amanda2451 11/08/2023

Não menospreze os livros da barraquinha de 10 reais
Esse livro foi a minha maior e melhor surpresa de 2022. Evitei por meses comprar na barraquinha do shopping - sim, aquela que só tem livro sem vergonha - e acabei comprando por 5 (?) reais na bienal.
Habemos magia, romance, conflitos familiares, perrengues de cidade pequena e uma jornada (ainda que fantástica) muito real sobre autoconhecimento; o assunto é tratado pelo véu da magia, na visão ingênua de uma garota se percebendo amadurecer - longe dos louros e da beleza mística, mas de mãos dadas à dolorosa (re)avaliação do papel que desempenhamos na nossa vida e no porquê ou por quem esse papel nos foi atribuído.
Me fez chorar no ônibus, 10/10.
damas 22/01/2024minha estante
AMIGA ADOREI SUA RESENHA ARRASOU!!! basicamente descreveu minha experiência

sam 13/12/2022

Simplesmente meu livro favorito
Eu amei cada parte do livro, briony é a minha maior kinnie e eu amo como o livro envolve culpa, fantasia, romance,etc. Simplesmente meu fav

Alinee.Silveira 05/04/2021

bom.
A leitura desse livro foi bem tranquila, e rápida por conter a diagramação maravilhosa. Conta a historia de uma menina que se achava bruxa.... criada por seu pai e sua madrasta algumas coisas acontece e logo ela se acha bruxa... uma aventura muito legal de acompanhar e bem fluida....

anitalwz 28/02/2022

narrativa chata e massante, a historia mistura elementos de romance e fantasia, a personagem principal tem sindrome de sou diferente das outras garotas e nao me cativou, nao consgui me importar com nenhum personagem ou com o que estava sendo contado, apesar de ter quotes bons isso nao sustenta a historia.

Mih 29/05/2021

A filha do pântano
Estava eu arrumando a estante e achei esse livro perdido, pensei por que não ler? Agora me pergunto porque demorei tanto para ler.
"Como pode algo tão frágil quanto uma palavra construir todo um mundo?"
A história desse livro é linda. Um fundo de fantasia para uma história de auto aceitação, amor, culpa e perdão. Ver a personagem principal se aceitando, com todos os erros e defeitos é lindo.
Os personagens são intensos, profundos, todos são mais do que aparentam ser. O romance também está fortemente presente no livro, e não deixa a desejar. Devo destacar que quando entendi o real plot do livro eu surtei, um surto tão grande quanto o que tive no final de 'Império de Tempestades'.
Como toda obra, o livro tem seus defeitos, mas se tornam imperceptíveis se comparados com as qualidades. O livro é leve e fluído, não é enrolado, o que torna a leitura prazerosa e contínua, confesso que não parei de ler a não ser para necessidades básicas.

1 | 2 | 3 | 4