Orlando

Orlando Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

SsCleo 10/11/2023

......
"O protagonista, Orlando, é um jovem nobre inglês do século XVI que vive na corte da rainha Elizabeth I. No entanto, após um sono misterioso, Orlando acorda e descobre que não envelheceu. Ao longo dos séculos que se seguem, Orlando vive diferentes épocas da história, mudando de sexo no processo. O personagem experimenta a vida como homem e mulher, enquanto testemunha mudanças sociais, políticas e culturais."

Lais 04/11/2023

É impossível se decepcionar com Virginia Woolf
Já havia lido três livros da autora, e estou apaixonada em Orlando. A forma como Virginia traz a sexualidade e gênero, ainda hoje não vejo autores retratando com tanta leveza e filosofia. O livro nos leva pela trajetória de Orlando ao longo de sua vida e dos séculos, ver a mudança que cada século traz em Orlando ao mesmo tempo que ele/ela envelhece é incrível. O livro me trouxe muito o que pensar e indagar sobre a vida junto de Orlando. Recomendo a quem for ler, que antes de iniciar a leitura leia o ensaio sobre Virginia e sobre o livro, que da uma visão mais clara do porquê Virginia escreveu o livro e da mais clareza a leitura, também acredito ser importante ler todas as notas ao longo do livro, para maior entendimento.

maria 30/10/2023

Confesso que ler virgínia foi muito difícil. eu pensei que não ia conseguir terminar, mas insisti. a escrita de virgínia, apesar de genial é muito desafiadora. levei MESES pra ler 214 págs!! ? pra mim, o livro tem uma melhora quando chega a fase em que orlando torna-se mulher. depois se arrasta de novo até chegar no último e melhor capítulo.

orlando: uma biografia é uma homenagem a vita, com quem virgínia manteve uma relação de amor e amizade. o narrador biógrafo sarcástico está sempre interagindo com o leitor, retratando a beleza do ordinário; os pequenos detalhes do cotidiano de orlando, seus pensamentos, encantamentos e divagações, sua paixão pela literatura. dois pontos que quero destacar: como virgínia satiriza as questões de gênero, ironizando o que era estabelecido pela sociedade, a percepção de orlando enquanto homem, em que tudo lhe era permitido e quando torna-se mulher vivencia várias privações, ?maneiras de se comportar? ; e o outro ponto é o caráter existencialista do texto, como os diversos eus de orlando (adorei um momento do último capítulo em que retrata um diálogo interno de orlando em que vários eus vão se intercalando a cada pensamento dela).

por fim, o exagero e sarcasmo de virgínia são uma maravilha! apesar da dificuldade que tive, continuo desejando ler outras obras dela, como mrs dalloway e ao farol. mas vou precisar de um tempo pra isso ?.

Helly 03/11/2023minha estante
Tô na mesma, mas me dou bem com a leitura de Virginia. Mrs Dalloway é bem mais fluída, mas o que eu indico mesmo é Um Teto Todo Seu!

Paulo474 24/10/2023

Nem pra relaxar a Virginia Woolf escreve algo fácil
É de conhecimento público que as intenções de Virginia Woolf ao escrever Orlando era relaxar, e isso se mostra real quando vemos humor em diversas passagens do livro, Woolf satiriza inúmeras vezes o gênero da biografia, com um narrador fazendo comentários bem engraçados, mas o livro traz ainda a reflexão.
Pra explicar um pouco sobre a obra, Orlando é um jovem nobre inglês, começamos a acompanhá-lo aos 16 seguindo-o até os 37 anos, o jovem demonstra seus interesses por montar a cavalo, guerras e mulheres, este último, causador de sua primeira decepção.
Além disso, talvez por ser nobre, ou simplesmente por ser jovem, Orlando ainda demonstra certo orgulho e prepotência, se achando o mais inteligente e genial dos homens, entretanto muito disso muda quando certo dia, ao acordar, algo está diferente.
Sem mais delongas, o livro é uma obra-prima, algumas passagens são um pouco datadas, porém ainda assim, vale ser lida e muitas vezes, relida pra que cada detalhe não seja perdido, mas vale o alerta que essa leitura demanda atenção, uma linha não entendida pode impactar no entendimento de um ponto mais a frente, mas se aceitarem o desafio, tenho certeza que gostarão do livro.

Comenta Livros 20/10/2023

Bom livro
Não me conectei com este livro que em momentos oscilei entre achar interessante com assuntos pontuais e em outros me dispersei e achei cansativo. Bem diferente para a época.

site: https://comentalivros.com/orlando-virginia-woolf/

Rodrigo 10/10/2023

Leitura obrigatória
Virginia Woolf é uma escritora que se destaca pela análise dos valores da sociedade vitoriana na Inglaterra ao mesmo tempo em que reflete sobre a mulher nesta época, pincipalmente no que se refere ao rico mundo interno delas que, muitas vezes, não transparece para os outros. Neste livro onde temos uma falsa biografia de Orlando, nascido homem, que vira mulher na metade de sua vida e, é imortal. Aqui podemos acompanhar a análise do papel e posição dos homens na sociedade e, depois, a brilhante e abrupta virada de papéis quando Orlando homem se torna Orlando mulher e passa a vivenciar o outro lado dos papéis sociais, agora pelo campo feminino. Ao mesmo tempo ele vive toda a odisseia, cheia de dúvidas e percalços, do processo criativo do escritor. É um livro brilhante, mas de leitura árdua e difícil, bem representativo das dificuldades e prazeres de se ser mulher é escritora. Portanto, vale muito a leitura.

Martony.Demes 08/10/2023

Livro bem complexo, repleto de reflexões, inferências e críticas! Uma linguagem mais rebuscada que pode fazer desistir!
Não faz muito meu estilo! Li-o por curiosidade

CAcera3 01/10/2023

A leitura desse livro me pareceu por várias vezes cansativa, com bastante digressões, mas esses pontos são compensados pelas questões abordadas. Em início do sec XX a autora já aborda com bastante naturalidade o tema da transexualidade e principalmente a questão de gênero. Ao acompanharmos Orlando e sua troca de sexo, vemos também todas mudanças que vão ocorrendo em seu comportamento, liberdade, decisões e até pensamentos. Virgínia nos coloca diretamente de frente a questão: o que é de fato ser homem ou ser mulher?

naedellaparma 30/09/2023

Virgínia tem uma mente além de seu tempo
Orlando é uma carta de amor para Vita, sua amiga e amante, por quem Virgínia era apaixonada e que inspirou diretamente na representação do protagonista. Orlando foi o meu primeiro contato com Virgínia e amei a experiência, o livro foi um pouco arrastado para mim, mas muito provavelmente por ter sido meu primeiro Virgínia, apesar disso, a escrita sensível e profunda de Orlando e as discussões altamente contemporâneas sobre sexualidade e gênero são pontos geniais da obra. Virgínia foi uma escritora frente a seu tempo

Ray 26/09/2023

Absurdo
Segundo contato que tenho com a Virgínia Woolf e que pra mim já consagrou ela como uma das escritoras mais incríveis e impressionantes que eu já li, o Mrs. Dolloway em comparação (e primeiro que li) é incrível, mas esse aqui me conquistou, porque conseguiu reunir tudo o que eu gostei lá adicionando outras coisas mais.

A narrativa é centrada na figura da Orlando, não segue o fluxo de consciência o tempo todo, essa habilidade da autora de escrever assim aparece aqui e ali de vez em quando, quando ela simplesmente voa com você pra algum outro lugar e depois volta pra Orlando num piscar de pensamento! Nesse livro aqui temos muito mais natureza, cores e texturas, cheiros e ação do que no Mrs. Dolloway, o que torna ele bem mais leve.

Tem uma coisa de cinematográfico também, em algumas cenas eu podia facilmente ver as cores e as formas como num filme - ou minha mente foi totalmente imersa na história - que eu tive que sair procurando sobre a história do cinema e como isso impactou a literatura moderna!

Enfim, esse livro me fez ir atrás de história de reinados, reis, rainhas e poetas! Já fiz uma lista de livros pra ler, filmes pra assistir e outras coisas mais que envolvem direta e indiretamente esse livro.

Mas que livro, meus amigos que livro!! Vale muito a pena o esforço, leiam com calma e paciência que vai dar bom.

belarules 25/09/2023

Importantíssimo, apesar das barreiras temporais e geográficas que nos separam.
Digo que foi um sacrifício terminar este livro, apesar de ter relido várias partes por ter gostado demais delas, apesar de ter entendido o motivo de ter sido tão revolucionário e apreciado enormemente as reflexões sobre gênero e temporalidades. Algumas coisas só não me pertenciam, por tempo ou geografia, elas não chegam em mim ou em muitos de nós que lemos hoje. Mas a Virginia e Orlando conseguem chegar aqui de formas muito atuais, atemporais! Verdadeiramente atemporais. Fiquei feliz de ter lido, mas não acredito que leria de novo D: O que eu desejo é agradecer por Orlando e então ir além dele com tudo o que temos hoje. Ah, uma coisa é que ter lido uma espécie de biografia da Vita Sackville-West antes de ler esse livro e as cartas entre ela e Virginia me ajudou MUITO a entender melhor, mas também fico curiosa pra saber como seria a experiência sem essas informações.

biiaaa_nunesss 20/09/2023

É um livro muito detalhista e algumas partes são bem confusas e desnecessárias, mas é uma obra q deve, sim, ser lida.

Eslen.Silva 08/09/2023

Talvez seja o melhor comentário sobre questões de gênero e sobre literatura inglesa feito na ficção do início do séc XX, eu fiquei feliz pela autora lendo, a impressão que passa sabendo um pouco sobre a biografia dela me faz achar que ela escreveu exatamente sobre o que ela queria escrever nesse livro, queria ter mais o que comentar mas me faltam palavras e clareza no momento, fica pra outra hora.

clarita 07/09/2023

?Aquele que de nós rouba os sonhos também nos rouba a vida.?

assim como a maioria dos livros da virginia woolf, orlando é uma obra bemmm a frente do seu tempo.. sou apaixonada pelo fluxo de consciência dela, q traz o msm tipo de perspectiva q a clarice lispector e me faz sentir totalmente imersa na mente dos personagens

fiz várias marcações e a maior parte delas focadas na reflexão sobre a incongruência dos sexos no q se diz respeito a se sentir mulher, amo a profundidade na escrita e a percepção da virginia ??