Eu sou as escolhas que faço

Eu sou as escolhas que faço Elle Luna

Resenhas - Eu sou as escolhas que faço

Nath 06/03/2020

Amei o livro! Me identifiquei muito com várias coisas ditas.
São "tapas na cara" de quem ainda vive para agradar aos outros de alguma forma.
Indico a leitura :)

Natalia.Eiras 03/08/2019

DEFINITIVAMENTE somos as escolhas que fazemos
Realmente somos as escolhas que fazemos.
A ciência já provou que o que escolhemos comer influência nas doenças que iremos adquirir.

São nossas escolhas que definirão que tipo de profissional você se tornará
Que tipo de funcionário
Que tipo de pai ou mãe
Que tipo de pessoa

Tudo nessa vida, são escolhas. E nós passamos a vida inteira escolhendo.
Do momento que acordamos até ir dormir.
Você começa escolhendo se quer levantar da cama ou dormir mais 5 minutinhos.
Passa para a escolha da roupa que irá usar naquele dia; o seu café da manhã; quais tarefas precisa fazer.... é uma infinidade de escolhas sendo feitas e bombardeadas em você o tempo todo!

Mas, apesar de passarmos quase 24h do nosso dia fazendo escolhas, muitas das vezes irracionais ou involuntárias, ainda temos muita dificuldade em fazer a mesma coisa quando nós paramos para pensar nas consequências que aquelas escolhas podem causar na nossa vida.

É muito fácil escolher racionalmente escovar os dentes pois, do contrário, a consequência será uma cárie. Pois você quer evitar algo que lhe faça sentir dor... algo ruim....
Mas nao é tão fácil quando você precisa escolher racionalmente largar o seu emprego, por exemplo. Ou o seu relacionamento. Mesmo que você racionalmente saiba que é para evitar algo que lhe trará dor... algo ruim...

POR QUE?

Porque ao contrário de uma cárie que você pode resolver indo a um dentista, e dessa forma "voltar atrás" sem grandes consequências além da estética e financeira (dentista é caro! Pasta de dente é mais barata!!), ao escolher pedir demissão, você não tem como voltar atrás. Você terá que arcar com as consequências disso PELO RESTO DA SUA VIDA.
E o resto da sua vida pode ser muito tempo!!! (ou não...)

A mesma coisa acontece quando decidimos seguir a nossa arte ao invés de manter um cargo que ganhamos um alto salário; abrir nosso próprio negócio ao invés de ficar na "segurança" de um trabalho remunerado, CLT, cargo público...
Ou quando decidimos nos jogar no mundo e ir morar num local que você nao conhece NINGUÉM.
Tudo isso dá medo, porque o nosso cérebro ele é maravilhoso, mas muito burro também.

O CÉREBRO É BURRO

Sim, ele é capaz de fazer coisas maravilhosas. Foi capaz de levar o homem a LUA MANO! Mas ele ainda é primitivo. E ainda roda aquela famosa programação correr ou lutar contra o tigre dentes de sabre quando ficamos estressados.
E toda decisão sem volta, vem carregada de uma toneladaaaaa de estresse.
Então, sim, o seu cérebro vê o seu pedido de demissão da mesma forma que um tigre dentes de sabre.

TÁ! E COMO EU MUDO ISSO?

Então, má notícia... Não muda.
Seu cérebro levou milhares de anos para aprender a se defender e instalar esse programa aê. Então, ele vai levar outros milhares de anos (e do jeito que a humanidade esta, não vai dar tempo de fazer upgrade até lá) para ele entender que o tigre dentes de sabre foi extinto.
Essa seria uma mudança gradual... sem dor....
Mas como não temos tempo para isso, vou arrancar o seu band aid e VAI DOER!

Como você muda isso?
SE JOGA!!!

Se joga no mundo.
Quer viajar o mundo? Pegue uma mochila e vá.

Se joga na vida.
Quer mudar de profissão? De cidade? Junta uma grana e vá. Trabalhe com qualquer coisa e siga seu caminho.

Se joga num novo projeto loko!
Todo mundo diz que vai dar merda? Provavelmente vai. Mas você vai aprender pra cacete e na próxima vez que tentar, já estará PHD nessa merda.

MAS EU AVISO

Você vai dormir todos os dias chorando pensando se tomou a decisão certa.
Você vai acordar todos os dias pensando "que merda eu tô fazendo com a minha vida".
Você vai todos os dias ter que convencer o mundo (e você mesmo) de que esta tudo bem não seguir a fórmula mágica que contaram na escola de que bastava você estudar muito para ter um bom emprego, que um dia você iria casar, ter uma família, se aposentar e finalmente morrer.
Você vai todos os dias xingar a Disney por encher a sua cabeça na infância com todos aqueles contos de fadas dizendo que o homem da sua vida iria lhe encontrar e lhe fazer a pessoa mais feliz do mundo... que o bem sempre vence o mal... e blá blá blá.

A QUESTÃO É...

Se você morresse hoje, estaria satisfeito com a sua vida?
Se você morresse hoje, sentiria que foi uma vida bem vivida?
Se você morresse hoje, sentiria que fez o que deveria ter feito (pro mundo, por você mesmo, não importa)?

Se a sua resposta para alguma dessas questões foi NÃO!
Vá ler este livro, pois sinto lhe informar que você muitoooooo provavelmente esta fazendo as ESCOLHAS ERRADAS!
E como já concluímos no ínicio deste texto, nós somos as escolhas que fazemos.

QUEM VOCÊ QUER SER?

site: http://www.perdidanabiblioteca.com.br/2019/05/eu-sou-as-escolhas-que-faco.html

Cheiro de Livro 11/07/2018

Eu sou as escolhas que faço
“Há dois caminhos na vida: o caminho da segurança e o da paixão. Sempre encontramos essa encruzilhada. E, todos os dias, fazemos uma escolha. Que escolha você tem feito?”

No momento, estou lendo “A sutil arte de ligar o foda-se”, que é muito bom e diz que nem todos nós somos especiais, o que eu concordo. Mas aí, lembro de “Eu sou as escolhas que faço” e que não diz o oposto, mas explica que se queremos mudar a nossa vida, temos que nos responsabilizar pelos bônus e ônus das escolhas que fazemos. E concordo mais ainda com isso.

Sou formada em jornalismo e desde 2003 trabalho paralelamente com algo que amo: livros. Passei por redação de jornal popular, trabalhei com revista, site e fiquei 12 anos à frente da Comunicação Interna do Grupo Bradesco Seguros. Em cada uma dessas (e de muitas outras) experiências profissionais, eu aprendi muito e me desenvolvi pessoal e profissionalmente. Nada foi fácil, mas tudo valeu a pena.

Então, no fim de 2017, surgiu uma oportunidade de finalmente fazer a escolha pela qual eu tanto esperei. Pensam que foi fácil só levantar e mudar toda a minha vida? É ruim, hein! Foi complexo, recorri a família e amigos para levantar meus prós e contras, mas no fim das contas eu tomei a decisão que mudou tudo e foi a mais certa a fazer.

Foram 15 anos trabalhando paralelamente com livros, sempre com a segurança financeira de estar em uma das empresas mais sólidas do país, atuando na minha área de formação. Mas eu entendi que se queria tirar do papel os meus planos, fazer o que me movia por dentro e por fora, precisaria escolher.

Com essa escolha vieram limitações, mudanças, mas também veio o sono mais tranquilo, a leveza nos meus ombros. E o que eu mais buscava também chegou junto: novas oportunidades. Embora o mercado no qual atuo agora esteja passando por uma crise complexa, não me arrependo da escolha. Esperar tudo ficar perfeito para fazer o nosso movimento no tabuleiro da vida é perder tempo. E isso foi algo que aprendi ao longo da minha jornada e que vi nas páginas de “Eu sou as escolhas que faço”.

O livro diz que cada um de nós tem um potencial único que nos foi dado ao nascer, mas se vamos cultivá-lo ou não depende apenas de nós mesmos e eu concordo muito com isso. Em um evento do Cheiro de Livro com a Blooks em 2017, uma jovem leitora perguntou como estava o mercado editorial, porque ela queria estudar produção editorial na faculdade, mas estava com medo de ficar sem emprego. Minha resposta para ela vale para todos os mercados: trabalhe com o que te move. Sempre vai ser difícil, então que seja difícil, mas com propósito. Faça planos, trace estratégias e siga o caminho que faz sentido para você. Não adianta só seguir o mercado porque, adivinhe só, ele muda a todo momento! Não existe regra para mudar o caminho, existe estratégia e isso eu também vi muito em “Eu sou as escolhas que faço”. Não é sobre acordar e jogar tudo para o alto para ser feliz. É sobre acordar e colocar em prática o seu plano, adaptar às mudanças e não desistir. Não é sobre teimosia, mas persistência.

O livro é uma conversa com a autora, a designer e ilustradora Elle Luna, que publicou no site Medium.com um texto em abril de 2014 e, em poucas semanas, o texto viralizou na internet. Esse manifesto se expandiu e se tornou o livro “Eu sou as escolhas que faço”, no qual Elle parte de sua experiência pessoal para inspirar os leitores a traçar uma nova trajetória de vida, deixando para trás as escolhas convenientes e criando um futuro que represente sua verdadeira identidade.

Não, não é simples e nem fácil. Mudar significa deixar para trás hábitos, repensar crenças e abrir mão de luxos. Mas o retorno pode ser incrível! Depende não somente de nós, mas dos planos traçados por nós.

Não é um livro que te dá repostas, mas te mostra o caminho para se fazer as perguntas que podem te levar a uma vida menos angustiante e mais feliz. Recomendo muito a leitura e a reflexão sobre “Eu sou as escolhas que faço”.

site: http://cheirodelivro.com/eu-sou-as-escolhas-que-faco/

Agatha 30/07/2017

De cabeceira
Definitivamente eh daqueles que inspiram. De leitura rapida, deve ser daqueles que devemos reler todos os dias.

Michel.Rodrigo 23/03/2017

Inspirador
Leitura rápida, edificante, da uma vontade de por todas as dicas em prática!

Iasmin.Andrade 29/09/2016

Lindo livro.
Livro super criativo e passa ótimas mensagens!