Histórias de Leves Enganos e Parecenças

Histórias de Leves Enganos e Parecenças Conceição Evaristo

Resenhas - Histórias de leves enganos e parecenças

Pandora 14/09/2021

Conceição Evaristo é de uma sensibilidade e poética incríveis! Embora não seja a primeira vez que a leio, ainda me surpreendo. Nem sempre entendo suas simbologias, confesso, mas Evaristo tem um escrever único. Aquele a que se referiu Martha Batalha, numa entrevista à Companhia das Letras: “Todo escritor começa imitando os outros e tem uma hora em que a gente consegue encontrar uma coisa que é só nossa. Isso é prática.”. De uma forma ou de outra, Conceição encontrou aquilo que é somente seu.

Aqui temos 12 contos curtíssimos e uma novela e o que é incrível - e me parece bem difícil - é o quanto a autora consegue nos passar num conto de uma, duas páginas.

Estes são meus preferidos:
Teias de aranha
O sagrado pão dos filhos
Os guris de Dolores Feliciana

11. Fios de ouro
12. Mansões e puxadinhos
13. Sabela (novela)

Paloma 10/08/2021

"Outro dia me indagaram sobre a verdade das histórias que registro. Digo isto apenas: escrevo o que a vida me fala, o que capto de muitas vivências. Escrevivências."

Conceição Evaristo é poesia na sua forma mais celestial e sensível que existe... Ela é arte, cultura, sabedoria e beleza que transborda. É a beleza que transforma.

Deusa extraordinária! ?

Contos favoritos:

? Teias de aranha;
? O sagrado pão dos filhos;
? Os guris de Dolores Feliciana;
? Fios de Ouro;
? E a novela Sabela.

tomperadinha 07/05/2021

Arte.
Conceição é arte do início ao fim. Na capa, nas palavras, na vida. A cada leitura tenho mais certeza: ela é a maior escritora brasileira que temos.
Que sorte é estar nesse mundo ao mesmo tempo que Conceição, acompanhar seus lançamentos, suas palavras, sua poesia.
Que sorte é acompanhar a revolução viva e nada sutil que ela é, tanto no movimento das mulheres quanto no movimento negro. Revolução, representatividade, realidade em sua forma mais artística.
Esse livro é poesia contada através de contos. É dor em forma de poesia. É a verdade da nossa sociedade contada da forma mais poética que poderia existir e ninguém poderia contar tantas dores e amores e vidas de maneira melhor do que ela.
Obrigada Conceição, por tanto. É sempre uma honra te encontrar.

Arthus.Mehanna 13/03/2024

Maravilhado
A palavra-vivência, palavra-corpo, palavra-ancestral, palavra-genial.
Escrita sem igual!
Acabo de eleger meu livro de cabeceira para todos meus dias-palavras, ler e reler esta teia de conhecimento, história e genialidade.
As águas esparramam e ajuntam-nos, do fim ao início, do outro lado até aqui.

Bairral 21/06/2023

Conceição Evaristo, leitura obrigatória
Mais um livro de Conceição Evaristo que concluo a leitura e me dá a certeza de que deveria ter conhecido e me alimentado antes da obra dessa autora que me encantou em casa frase e conto.
Em histórias de leves enganos e parecencas, os 12 contos e na novela Sabela remetem a análise da desigaldade racial, social e de gênero. O que mais me capturou foi a novela Sabela, que vai da leitura fantástica ao realismo com a personagem de mesmo nome sendo construída em sua história geracional. Força da natureza se mistura com força humana e espitural, com cura dos dramas e traumas das personagens. Leitura mais que urgente.

Camila.Nunes 24/07/2022

Escrita poética
Quando li o livro, me pareceu tudo muito natural, como se a autora tivesse a poesia na ponta do lápis e fosse fluindo como uma pluma. Que histórias mais bonitas que eu li nesse livro de contos da Conceição. Totalmente poético e representativo. Maravilhoso!

Krishnamurti 17/07/2016

Vozes engasgadas nas gargantas…
Acaba de ser publicado pela Editora Malê, a obra “Histórias de leves enganos e parecenças” de Conceição Evaristo. Trata-se da reunião de doze contos e uma novela da experiente autora que é também Mestra em Letras pela PUC-Rio, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Para além das diversas obras publicadas, Conceição detém considerável fortuna crítica que dispensa maiores comentários.
O livro trás à guisa de prefácio, um primoroso e oportuno estudo sobre a obra da autora, assinado por Assunção de Maria Sousa e Silva no qual são elencados e esclarecidos determinados aspectos da ficção de Conceição, sobretudo quanto à evocação da história dos afro-brasileiros, centrada no sujeito subalterno da sociedade, “consciente de sua condição e realidade, sempre em busca de resistir às pressões do status quo quo que engendram as relações de poder demarcadas pela herança escravocrata”.
Os contos de “Histórias de leves enganos e parecenças” são primorosos em inventiva e conteúdo simbólico. Transitam em um estilo que vai do fantástico ao sagrado – como ocorre nos contos “Nossa Senhora das luminescências” e em “A moça do vestido amarelo” -, e trazem em seu conjunto um conhecimento carregado de saberes e fazeres cognitivos da tradição e oralidade da cultura de matriz africana, que são valiosos mecanismos de aprendizagem. O nível do simbólico de que a autora se vale tem o poder de impulsionar com vigor o imaginário fantástico da literatura como ferramenta de aprendizado no viés do pensamento de Paulo Freire: “aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito”. E como estamos carentes de aprender para mudar. Muito. Sobretudo na questão do racismo à brasileira, essa sujeira sempre lançada para debaixo do tapete.
O nosso 'racismo cordial' hoje, como aponta o economista Marcelo Paixão, é de caráter eminentemente estrutural, baseia-se em padrões de hierarquia racial na qual fortes diferenças separam as condições socioeconômicas de brancos, negros e mestiços. Fatores objetivos e subjetivos se irmanam não apenas para prorrogar as diferenças nas condições de vida entre portadores de cor de pele distintas, mas também para tornar tais diversidades naturais. Fatores objetivos e imediatos: A sempre intocada distribuição de renda, os eternos impasses do nosso sistema educacional, os aparatos policiais em completo despreparo, e tendo nos jovens negros alvos preferenciais – é de se ler com muita atenção o conto “Os guris de Dolores Feliciana” -, a nossa população carcerária, a terceira maior do mundo, e composta majoritariamente de pretos e pardos que nunca surrupiaram bilhões e bilhões dos cofres públicos; os empregos subalternos e com salário de fome etc. e etc.
Falamos em fatores subjetivos? Em nosso país como mais uma vez aponta o pesquisador Marcelo Paixão, “o olhar é educado para informar à consciência coletiva de que a cor da pele confere aos diferentes tipos de brasileiros, locais igualmente assimétricos em nossa pirâmide social”. É a naturalização das diferenças. A propósito, ler o conto “Mansões e puxadinhos”, um candente exemplo do 'realismo mágico', violento e injusto de nossa sociedade, para ficarmos num expressão literária.
Ainda hoje, Conceição Evaristo ouve um leve estalar de dedos que a convida a escrever sobre essas e outras questões, um estalar de dedos que provém de tempos imemoriais. É então que as incontidas águas da memória jorram os dias de ontem sobre os dias de hoje. E eis que na pequena casa de paredes amarelas, em Maricá, a 65 quilômetros do Rio de Janeiro, ela se desloca ao segundo andar da residência, e no percurso até a biblioteca, vai rememorando histórias ancestrais que ouviu de sua mãe, dona Joana; recorda também as vozes de Carolina Maria de Jesus, de Maria Firmina dos Reis, de Lino Guedes, de Oswaldo de Camargo, de Frantz Fanon e de tantos e tantos outros…
É uma guerreira de 70 anos Carolina Evaristo, que empenhou sua literatura nesta árdua luta para que não seja esquecido o passado de sofrimento físico e moral, individual e coletivo. Empenha sua literatura hoje (porque infelizmente ainda se faz muito necessário), nas demandas do presente pois continuam a ecoar as “vozes mudas e caladas, engasgadas nas gargantas” de milhões e milhões de brasileiros.

Jana 12/01/2021

Livros de contos e uma novela, que prende a atenção do início ao fim. Amei!!

Ana Paula 11/02/2021

Eu amo a Conceição Evaristo e amo livro de contos. CONTUDO, achei as histórias ou mto curtinhas e com mtas referências que não peguei ou mto longa (como a última, que se divide em 3 partes).
Ela tem uma escrita mto lírica e bastante envolta em metáforas com a água, que acho lindas, por sinal. Enfim, não foi meu favorito dela, mas sempre vale a leitura!

Ingrid Bays 21/03/2021

Encantada pelas escrevivências de Conceição Evaristo. Destaque para o conto Sabela e a profundidade de um mesmo acontecimento por olhares diversos - a "diversidade de fios".

"Sei que a vida está para além do que pode ser visto, dito ou escrito"

Wilderlane Oliveira 05/06/2021

Um misto de elucidação de problemas sociais, com cultura e imaginário social. Belas histórias e exemplos de situações vividas pelos marginalizados e excluídos. A percepção das circunstâncias apresentam um outro significado quando a visão parte dos oprimidos e essas vozes são despretensiosamente silenciadas.

Josi 23/01/2022

Um livro de eacrevivências, como bem nos ensina Conceição. Contos potentes, de vozes mulheres, que nos levam ao contato com nossa ancestralidade.

nifontana13 24/04/2023

Com textos curtos e profundos, consegue nos tirar de nossa comodidade e pensar, divagar e questionar tanta coisa. Primeiro livro que leio da autora, gostei e devo ler mais.

Aila Cristina 20/02/2022

Histórias não tão leves - enganos e parecenças
O livro é composto por 12 contos e uma novela. São leves histórias (de enganos), mas sempre com parecenças e semelhanças. Como tudo que a Conceição escreve, eu consigo me enxergar aqui. Sou parte dos amores, das celebrações, dos sonhos e das dores das (não) leves histórias. Os meus preferidos foram Teia de aranha, A moça do vestido amarelo, O sagrado pão dos filhos, Fios de ouro e claro, a novela Sabela é também entra na lista dos preferidos. Recomendo a leitura deste livro e de qualquer outro escrito da incrível autora que é a Conceição Evaristo.

Luana 12/10/2021

É um livro muito interessante, mas não fui tão tocada quanto em Olhos d'água e Ponciá. Acredito que para quem está começando a leitura de Conceição, talvez não seja o melhor livro.
Wesley.Barbosa 28/02/2022minha estante
É verdade...tem bons contos ali, mas a história da Sabela (se não me engano esse é nome da personagem ) é muito arrematada...gostei dos Olhos...O livro de contos. Ótima autora nacional.

Wesley.Barbosa 28/02/2022minha estante
*arrastada Eu quis dizer.