Último Turno

Stephen King

Resenhas - Último Turno

Malu Flório 14/08/2022

Último Turno de Stephen King
Fantástico! A trilogia se encerra de forma emocionante, eletrizante, da mesma forma que começou. O livro contém tudo de bom que tinha em Mr. Mercedes, além da evolução clara dos personagens.
Eu estava na metade do livro, faltavam pelo menos 170 páginas para terminar, mas eu não consegui largar. Terminei no mesmo dia. Stephen King tem uma habilidade em prender o leitor na história, que até parece que hipnotiza.
O livro contém uma história brilhante, assustadora, com suspense desde o primeiro capítulo. E se faltava algo característico de Stephen King na série, este livro entrega por inteiro.

Minha única critica vai na verdade pra trilogia e não para este livro.
Mr Mercedes é excelente. Além de assustador e cativante, ele cria a base da história da trilogia.
Achados e Perdidos é um bom livro, apesar de mais ?ameno?. Mostra a evolução dos personagens, e o que aconteceu com eles anos após os acontecimentos de Mr. Mercedes.
E então o Ultimo Turno chega pra revirar tudo que você achava que já estava resolvido. Faz conexões diretas o tempo todo com o primeiro livro da série, e que me deixou pensando: o que de fato Achados e Perdidos contribui pra trilogia?
É um bom livro, e logicamente temos os mesmos personagens principais, mas o crime é completamente novo, juntamente com o criminoso. A relação que interliga este livro ao primeiro da série é evidente pra construir a história, mas no macro, não vejo muito o que o segundo livro contribui para a trilogia em si. Há conexões, você consegue interligar pontos entre as histórias, mas me parece que a história nasceu e morreu naquele livro, sem grandes relevâncias. Lendo o Último Turno, você engole o livro rapidamente, faz conexões e revive o primeiro o tempo todo, de forma que você quase esquece a existência do segundo.

Adoro Stephen King, adoro a habilidade e criatividade que ele tem para prender o leitor e construir histórias. É uma trilogia escrita recentemente, mas tem material o suficiente para se tornar um dos grandes livros dele.

Victor, the Reader 14/08/2022

Último Turno da trilogia
Chego ao fim de mais uma trilogia, a trilogia de Bill Hodges, um detetive aposentado que decidiu continuar na ativa por conta própria. Eu havia dito na segunda obra da série que ela tinha sido melhor que a primeira, mas essa, meus amigos, é ainda melhor. Nessa terceira, Bill tem a oportunidade de terminar o que ficou, digamos, incompleto na primeira - agora no seu último turno...

Stephen King havia deixado uma dica bem mais que sutil no final do livro anterior. Então você termina o 2 querendo correr logo pro 3. Como sempre magistral e com pitadas de sobrenatural, nessa terceira obra da série, King nos assusta com uns aparelhinhos chamados "Zappit". Mas cuidado, leia sem se deixar ser hipnotizado pelos peixes, pois vai que... bem, você vai ter que ler o livro.

MireilaMM 23/08/2022

Livraço!
Fechamento da trilogia Bill Hodges com chave de ouro! Impossível não se conectar com Bill, Holly Gibney e Jerome. Personagens cativantes, sempre deixando claras suas fraquezas e defeitos, mas com um incrível senso de humanidade e empatia. O livro final levanta a trama com muita qualidade, já que o livro intermediário faz cair o ritmo da trilogia. A história é o tempo todo instigante e com um ritmo ótimo, no
melhor estilo virador de páginas. Com certeza, levantou a saga de maneira espetacular. Bill Hodges entra para a galeria dos meus personagens favoritos do rei. Uma excelente aventura policial para quem curte o gênero. Super recomendado e favoritado.

smoraisc 02/09/2022

Que fechamento...
Eu simplesmente amei e recomendo fortemente a leitura dessa trilogia. Três livros que se conectam e nos apresentam personagens magníficos.
Último Turno é, em alguns momentos, o mais fraco dos três, mas a forma como se finaliza é incrível. A evolução de Holly Gibney é linda e criamos empatia e amor genuíno por ela, (personagem que inclusive aparece em mais dois livros de Stephen King, pois ela encantou também o autor).
O tema principal neste terceiro livro é o suicídio entre crianças e jovens, algo que infelizmente acontece demasiadamente no mundo todo, e o autor soube como conduzir o assunto muito bem.
É diferente de tudo que o King já escreveu, mas ao mesmo tempo, durante a leitura, conseguimos detectar muitas semelhanças com suas obras anteriores, com uma pitada de tudo, e o principal, um vilão muito bem construído, talvez um dos piores.

MellNavarro 06/09/2022

O melhor da trilogia!
Aqui temos o toque sobrenatural que tanto amamos nos livros do Stephen King e um livro totalmente focado no trio principal da série
Com um enredo original, a trilogia é fechada de forma primordial, com um livro de leitura muito ágil, com um enredo que você não tem certeza de como vai caminhar, então fica curioso e na expectativa

Wander.Santos 11/09/2022

É o mais fraco da trilogia, não gostei do elemento fantástico na história, gostava do tom de realidade com a maldade sobrenatural, mas que é possível! É muito legal a forma de hipnose, mas em outra história?

AlefRamos 28/09/2022

Desfecho eletrizante
O livro encerra a trilogia de Bill Hodges, e temos a volta de um importante personagem na história.

A história começa com a investigação de um caso de suicídio bem peculiar, e a partir dessa investigação a trama se desenrola. Diferente dos outros dois livros anteriores, nesse temos o toque supernatural, uma assinatura clássica de Stephen King.

Alguns personagens novos são apresentados, e outros do primeiro livro retornam. É o livro mais eletrizante da série e nos deixa sem querer parar de ler.

O final é poético, fazendo referência ao começo da trilogia. Belo e emocionante, um dos melhores finais de King.

Esther.Horn 02/10/2022

Nunca vou esquecer esses personagens. Fico muito feliz de saber que têm outros livros com a Holly, que o King ta escrevendo mais um. Ele foi genial na história e no quanto fez eles serem memoráveis e reais. Dá vontade de reler Outsider agorinha, com certeza tem outro gosto depois de ler essa série.

Lorena.Arantes 04/10/2022

Indecisão
Esse livro é o último de uma trilogia de nosso amado Stephen King. Ele é um pouco ambíguo, na minha humilde opinião, não curti muito como aparece o vilão, mas os personagens principais são apaixonantes e o final foi excitante a ponto de quase me levar ao orgasmo. Então, leiam e responda-me: será esse um dos melhores vilões?

Yuka 04/10/2022

Bom, já que coincidiu iniciar o mês lendo terror, então vamos maratonar livros de terror no mês de Halloween, meu mês preferido do ano. Claro que seria muito legal poder sair fantasiada pedindo doces nas vizinhanças, mas já tem tantos crimes sem as pessoas estarem fantasiadas, então vamos deixar só na ficção mesmo né...
Último turno faz parte de uma trilogia que só descobri existir depois de ler Achados e perdidos, que no caso, é o segundo volume hahaha ou seja, eu comecei do meio... Mas nada que altere os acontecimentos. Na verdade foi até mais interessante, já que o Achados e perdidos não se trata de Brady. Mas vamos iniciar direito.
Em Mr. Mercedes conhecemos o detetive Hodges que está se aposentando no momento que surge o assassino do Mercedes. Brady é um sujeito problemático que decidiu roubar um carro e atropelar as pessoas que estavam esperando em uma fila na feira de empregos. Foram vários feridos e 8 mortos. Até aí, nada sobrenatural né, apenas um psicopata de carne e osso louco para matar.
Brady tem fascínio pelo suicídio, tanto que Hodges quase foi uma de suas vítimas. Porém, Hodges, com a ajuda de Holly e Jerome, conseguem impedir Brady de causar danos piores e Holly o deixa incapacitado para o crime para sempre. Bem, era o que todos imaginavam, uma vez que aparentemente ele parece estar catatônico. Mas Hodges o visitava as vezes porque ele sentia que Brady estava ali, ele podia sentir a maldade emanando dele. Mas Hodges parou de visitá-lo porque Holly e Jerome não achavam que isso fazia bem para ele. Até que suicídios estranhos começam a acontecer e mesmo parecendo improvável, eles sentem que Brady é a causa. Mas como? Se ele continua preso no hospital? Pete e Izzy jamais acreditarão que Brady tem algo a ver, então por enquanto, Hodges e Holly investigam por conta. Só ressaltando que odiei a Izzy.
Jerome estava trabalhando em outro lugar por isso só se juntou à Hodges e Holly quando sua irmã sofreu o atentado. Para Jerome ainda é difícil acreditar que Brady possa estar envolvido, na verdade é até difícil para o próprio Hodges, mas tudo indica que é o Brady sim, eles só não conseguem encontrar a conexão certa. Pensar em algo sobrenatural realmente é difícil de acreditar. Mas eles precisam correr, pois Hodges também tem um prazo final...
A maior burrice que me deixou incrédula, foi Freddi, se ela sabia quem era Brady e o que poderia lhe acontecer, por que atendeu o telefone? Por um instante achei que ela fosse melhor que ele, que talvez, ela pudesse evitar o que estava por vir, mas apesar da ganância dela, pois sabia o que estava fazendo, era outro ser frágil nas mãos desse psicopata. Izzy e Freddi foram as personagens mais ridículas desse livro. E não fiquei nem um pouco satisfeita com a conclusão dessas duas. Mas enfim...
Nos capítulos finais foi tão tenso que meu coração parecia que ia saltar do peito. O final final mesmo, chorei horrores, foi uma trilogia incrível, apesar de que só esse último teve a marca inconfundível do sobrenatural de Stephen King. O modo como Hodges conheceu Holly, como um era importante na vida do outro, foi tão lindo, assim como Jerome, formavam um trio sensacional. Foi um encerramento perfeito.
O caso Brady pode não existir, mas o suicídio está aí, em qualquer lugar do mundo. Se não estiver bem, procure ajuda...

Caroles2 24/10/2022

Mesmo adorando o universo fantasioso do King não consegui me prender aos ?poderes? do Brady Hartsfield. Sim, houve momentos que fiquei muito entretida com a estória (passei muita raiva em como as vítimas eram tratadas pelo vilão), já outros? É um bom livro para finalização da jornada do Bill. Ainda continuo gostando mais do primeiro.

Amanda.Oliveira 26/10/2022

Que livro!!!
De toda trilogia esse é o que tem mais a identidade do Stephen, aquele sobrenatural e dessa vez envolvendo a tecnologia foi muito satisfatório e viciante de ler. Vou sentir falta da Holly, Jerome e do Bill.

Gabrielbneres97 27/10/2022

Desfecho de uma boa trilogia
Último Turno encerra a trilogia Bill Hodges de forma imponente. Tem um ritmo intenso, rápido, agressivo e bem investigativo - mesmo que o leitor tenha mais informação que os personagens, eles logo nos alcançam.

Todo o desenvolvimento do trio protagonista (apesar do Jerome ter uma participação reduzida neste terceiro livro) me fez adorar os três livros, até mesmo Achados e Perdidos, que é um grande interlúdio.

Holly é o grande destaque, sempre retraída, mas autoritária quando necessário. Passou por um ótimo desenvolvimento.

Brady Hartsfield retorna mais perigoso e mais aterrorizante que na primeira participação, certamente um dos piores vilões que já existiram na ficção.

Para quem for sensível ao tema suicídio, tome cuidado.