Descobri que Estava Morto

Descobri que Estava Morto João Paulo Cuenca

Resenhas - Descobri que estava morto

Carla 20/03/2023

Não me conectei
A escrita do autor é muito boa, ele tem ótimas sacadas, irônicas e espirituosas.

E a história tbm é interessante: na vida real, o escritor foi dado como morto e, ao descobrir isso, passa a investigar a sua morte.

No meio dessa investigação, temos Cuenca retomando aspectos soltos da sua vida nas atuais ruas do Rio de Janeiro.

E aqui ele traça as críticas sociais sobre o "desmonte" dos espaços tradicionais da cidade, a gentrificação, a especulação imobiliária, etc.

Embora pareça interessante, o autor entra num processo de autopiedade e de morte em vida ao perder o interesse por tudo e criticar todas as coisas ao redor sem, no entanto, querer contribuir com alguma mudança.

É uma reflexão sobre a morte que não me trouxe empatia, talvez por que os valores do protagonista/autor real pareçam narcisistas e egocentrados demais.

Fabio 14/11/2022

Tava tudo certo até o final?
?Gostei muito da maior parte desse livro.

Como carioca, concordo com grande parte do que ele traz e expõe da atuação de um recorrente projeto higienista que acontece no Rio em diversos momentos.

Além disso, sua análise dos círculos dos abastados, pseudo-intelectuais e artistas foi muito boa! Uma geração que se distanciou demais da realidade e já não se importa mais de viver dentro da sua bolha.

Devorei o livro!

Mas aí a parte final chegou e foi um pouco mais complicado. A autoflagelação do personagem é cansativa e vazia. Ele reclama, sofre, mas não amadurece, não faz nada para mudar. De repente, ele me passou a visão de ser apenas farinha do mesmo saco, parte da bolha, só mais um irresponsável com seus problemas burgueses enquanto viaja pelo mundo.

Mas o pior mesmo foi o desprendimento total do tom do livro no último capítulo. Uma pena!

Ainda assim, é um livro que vale muito a pena!

Júlia 14/02/2021

Caí de paraquedas nesse livro, me deparei com ele no Unlimited, gostei da premissa e fui. Não conhecia o autor e não tinha referência nenhuma. Por isso acho que minha experiência não foi tão boa, não sabia muito o que esperar e não gostei muito do estilo. A escrita é boa, mas não me pegou, não é pra mim.

Lusia.Nicolino 27/10/2021

O que você faz quando descobre que está morto, mas ainda respira?
Acompanhe a intrigante, angustiante, entediante, frustrante, impactante (?) peripécia do autor por essa aventura que foi envolver-se em um caso banal e descobrir que está morto.
Baseado na notícia real do registro do óbito do autor, quando, em 2011, um cadáver foi identificado com sua certidão de nascimento. E Cuenca não perde a chance de discorrer sobre o Rio de Janeiro em momento pré-olímpico. Limpeza, reconstrução, maquiagem de uma cidade que se preparava para um grande momento. Como ele encara e que final se pode esperar de um acontecimento que, para um autor vira tema de livro, e que para muitos brasileiros vira dor de cabeça, porque certamente, ele não foi, não é e nem será único em seu desfortúnio. Leitura rápida e fluída.

Quote: "O que o mundo via como um traço excêntrico de personalidade ou mesmo antipatia e arrogância era uma gagueira existencial que não me permitia completar um raciocínio de um minuto. Eu sentia como se estivesse constantemente atrasado, ainda que não soubesse para quê."

Juliana 01/08/2022

Mais ou menos
O livro é conta a história do próprio autor descobrindo ter sido dado como morto, em um determinado período da sua vida, e os desdobramentos a partir dessa situação. Particularmente não achei tão bom.

@varaomichel 11/10/2016

"Descobri que estava morto" é um livro de leitura rápida, a respeito da crise de uma personagem que descobre, ao precisar da delegacia por um incidente com seus vizinhos, que tinha sido declarada morta havia 3 anos. Isso se passa no Rio pré-olímpico. Com digressões sobre a especulação imobiliária, a incongruência da cidade em estar destruindo os marcos importantes de seu passado e forjando novos marcos sobre expectativas flutuantes se relaciona com a trajetória da personagem. Ambos com corpos declarados mortos - o dele por uma declaração do IML, e os da cidade pelas marcas de despejo estampadas em fachadas de casas na região a ser "revitalizada" - e com corpos que seguem vivos mas que estão agora marcados pela morte. O estilo do autor sustenta boa parte do livro mais do que a trama em si. Acredito que, de fato, a trama não seja a coisa mais importante de um livro, mas senti que é muito errante o encerramento da história. O estilo muda de maneira muito abrupta e a sensação é de que o Cuenca só quer terminar o livro de uma vez. O livro contém reflexões interessantes e tem a intenção de ser moderno abordando temas geopolíticos e de organização social recentes. Eu comprei o livro pelo ótimo texto do autor publicado na Granta (que está presente nessa história) e pela indicação de Enrique Vila-Matas na contra capa, tinha expectativas altas e no fim...
Ana 10/02/2017minha estante
e no fim ... rs exatamente!

Carla 20/03/2023minha estante
Adorei a sua resenha. Gostei da analogia que apontaste sobre a morte da cidade e a morte do escritor, ambos morrendo em vida. A prosa do autor é bem interessante, mas acho que faltou mesmo uma linha narrativa para conduzir a um final mais alicerçado na história que prometeu contar.

@varaomichel 04/04/2023minha estante
Obrigado pela gentileza! Nunca mais li nenhum livro dele, mas tenho aqui o "O único final feliz possível para uma história de amor é um acidente". Parece uma ficção científica. Me deixou curioso, em breve eu devo ler. Boas leituras!

Carla 05/04/2023minha estante
O título do livro parece bem instigante! Aguardarei as tuas percepções.

Berenice.Thais 01/10/2022

Muita expectativa
Fui cega na idéia que o autor ia nos contar esse fato que soube através de uma ligação policial que foi identificado um corpo com o seu nome, ou seja ele tinha um atestado de óbito que dizia que estava morto. Ledo engano cada página que passava minha frustração aumentava,
pelas memórias de um sujeito egocêntrico e chato.... mais que falou algumas verdades sobre o governo do Rio de Janeiro antes da copa de 2016. no fim o que eu realmente queria saber ficou sem resposta.

Dezwith (Capítulo 18) 02/06/2021

Me recuso a resenhar a livro
Eu simplesmente não tenho a mínima condição ainda de falar absolutamente nada sobre este livro.

Ainda não consegui processar direito a metalinguagem.

Rittes 17/12/2020

Um morto muito vivo
É a primeira vez que tenho contato com a prosa de Cuenca e, confesso, gostei do estilo do moço. Ou por ser um estilo que também desenvolvo em minha própria obra (vide Os Caranguejos) ou pelo questionamento da literatura e do ato de escrever. Fluente, mesmo que um pouco amarrado em alguns trechos, mas uma boa experiência. Lerei mais algum título dele para fechar um juízo mais pertinente.

Glaucia153 06/12/2022

Frustrante
A premissa do livro é excelente, mas o autor se perde no final.
Muito uso de metalinguagem no último ato que deixa o leitor sem entender nada.

leonardo camargo 11/07/2018

Um exercício de (re)inventar a própria morte?
O livro apresenta uma proposta digna de “escritor” – como ressaltado durante o livro – onde o personagem tem a possibilidade de investigar a própria morte. Contudo, o que era para ser a linha direta de um romance policial, acaba puxando o leitor para um emaranhado de pensamentos mal resolvidos do autor. Por meio de suas diversas reflexões e comentários sobre a vida pessoal, Cuenca reinventa a sua morte e deixa o assunto principal de lado, podemos assim dizer, com o intuito de adicionar o seu próprio drama em algo que não passa de documentos e dados perdidos, sobre um conflito que não cabe ao leitor resolver.

Paulo Sousa 29/05/2018

Livro lido 7°/Mai//29°/2018
Título: Descobri que estava morto
Autor: João Paulo Cuenca (BRA)
Editora: Planeta, selo Tusquets
Ano de lançamento: 2015
Ano desta edição: 2016
Páginas: 240
Classificação: ??????
_______________________________________________
"(...) o fato de que o destino tivesse realizado a minha tão sonhada fuga, o meu sonho de desaparição, sem que eu saísse do lugar. Aquela morte era só para mim" (Posição no Kindle 1002/61%).
O livro relata, como ponto de partida, a notificação ao autor de que um corpo havia sido identificado pela polícia com sua certidão de nascimento. O que o torna, para efeitos legais, morto. Desencadei-se a investigação do fato, em páginas ambietados num Rio de Janeiro nos anos que antecedem as Olimpíadas de 2016 (a descoberta do corpo se dá em 2011) e cujos matizes vão sendo explorados e delineados pela visão nostálgica do autor, que não exita em se misturar e se reescrever na trama.
Eu não saberia classificar o livro de Cueca de romance policial, embora a pegada policialesca esteja presente e que dá um tom de suspense que muito me agradou. Contudo, fica ainda mais latente a busca por decifrar os próprios dilemas do autor/personagem, no seu olhar crítico, politizado e arguto por um Rio que aos poucos vai mudando para acolher o evento olímpico.
O estilo do autor não decepciona, embora um revés abrupto, já no final do livro, deixa de lado a ideia central da trama e acaba por dar um fim de certa forma confuso e inconcluso.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/04/2018

Descobri que Estava Morto é um romance sobre a morte, «real», do autor. Ou melhor, sobre a famosa questão da morte do autor no sentido real e no literário.A ação passa-se num atualíssimo Rio de Janeiro pré-olimpíadas 2016; onde a «expulsão» e a «pacificação» dos favelados e outros excluídos da sociedade carioca «deixa permanecer» uma corrupta e endinheirada classe média e alta que tanto sai beneficiada como se «perde» na turbulência da cidade.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542207576